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O tão famoso ponto de ignição.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #23

    mas se alguem fizer um sistema para gravar o chip do mesmo modo como o unichip é acertado, ficaria muito facil fazer um chip…

    basta um bom programador, com um cara que intenda bem de injeção... mas aqui no brasil todos querem tudo na mão, ninguem quer ter o trabalho de fazer nada, dai fica dificil...

    [snapback]323790[/snapback]

    mas se o reprogramador tiver acesso ao dino, lambda meter e tiver um emulador o trabalho é exatamente igual…e resultado... só que ele vai te cobrar por isso (igual o leo cobra no acerto do unichip... o uso de equipamentos de acerto) e vai acertar não só pela posição da borboleta, mas pela temperatura, carga, etc que souber nos mapas.

    teoricamente a mistura não depende do ponto, mas já vi miutos casos de aumentar o ponto e a mistura cair em sonda narrow (provavelmente por não ter precisão de uma wide) então algum efeito acaba tendo.

    atraso via knock pode ser de 2 formas:

    degrau ou patamar, nos aspro geralmente (não é regra) é degrau, vai atrasando (e retornando) em degrau de digamos 2? até parar e depois pra voltar ao normal, em caro turbo geralmente é patamar, o knock atua atrasando um valor se persistir detonação vai pra um valor considerado seguro e só retorna qdo se reinicia o motor (alguns voltam por tempo...depende)

    o formato de uma curva de ponto é característico, só que as injeções mapeadas se valem disso (poder ter um valor independente de qualquer função) pra corrigir alguns pontos que limitariam a curva de avanço caso calculada teoricamente... fica dificil associar...ficaria muito abaixo doque se usa hoje

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    • ? Offline
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      Visitante
      escreveu em última edição por
      #24

      olha esse topico é muito interessante.

      meu carro eh gol gti 1993 injecao lejetronic com bico extra e gerenciador que naum atrasa ponto. rodando no alcool. com 0.5 bar (tava com 1,5bar diminui… quanto mais se estuda mais se fica com medo hehehe)

      bom, no dino, o ponto acertado foi 15 de inicial. diminui pra 14, caiu potencia. aumentei pra 16, caiu tb... voltou pra 15 e ficou com a potencia maxima.

      [snapback]323600[/snapback]

      acredito que a variação de potência deu-se devido ao ponto final, que sobre na mesma escala que o ponto inicial é alterado. muito ponto final pode amarrar o motor e tirar potência as vzs antes mesmo de ter detonação.

      olha que eu seguro de final mesmo… hehehe arranco faco o escambal com o carro, nunca tive problema, temperatura no meio, com valvula termostatica, tudo na boa mesmo... como manda o figurino...

      [snapback]323602[/snapback]

      tb sempre usei valvula termost?tica e tb seguro de final quando tem espaço + segurança.

      ja viu né…cambio ps..., de 4? marcha (estico as marchas só até 7500 rpm q é até onde o motor rende) ja passa de 230 km/h reais. e ainda tem a 5? que entra cheia e continua empurrando. mesmo com cambio pesado o motor não esquenta, não grila e nem nada.

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        Carlbizz
        escreveu em última edição por
        #25

        duvidazinha basica

        como ficar o ponto em carro turbo adptado que não teve os parametros de chip mexidos?

        a injeção atrasa mesmo sem ter mechido em nada?

        abraços

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #26

          duvidazinha basica

          como ficar o ponto em carro turbo adptado que não teve os parametros de chip mexidos?

          a injeção atrasa mesmo sem ter mechido em nada?

          abraços

          [snapback]323874[/snapback]

          o principal sensor que é usado no mapa de ponto é o map, como ele só enxerga pressão atmosf?rica a sua injeção não diferencia 0,0001bar de pressão de turbo de 10000,0 então ele não sabe que seu carro é turbo e não atrasa mais do que atrasaria entre pouca e toda carga.

          maf lá vaz?o, só que a calibração dele faz a mesma cosia, não enxerga vazão maior que a esperada.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio
            escreveu em última edição por
            #27

            mas a central tem estratégia de atraso rápida e em patamar, não degrau como é corriqueiro nos aspirados.

            o que significa isso?

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #28

              o que significa isso?

              [snapback]323887[/snapback]

              leia acima :ppteam:

              1 Resposta Última resposta
              • C Offline
                C Offline
                Carlbizz
                escreveu em última edição por
                #29

                o principal sensor que é usado no mapa de ponto é o map, como ele só enxerga pressão atmosf?rica a sua injeção não diferencia 0,0001bar de pressão de turbo de 10000,0 então ele não sabe que seu carro é turbo e não atrasa mais do que atrasaria entre pouca e toda carga.

                maf lá vaz?o, só que a calibração dele faz a mesma cosia, não enxerga vazão maior que a esperada.

                [snapback]323879[/snapback]

                over

                mas se eu trocasse então por um map desses positivosó a ie preceberia e atrasaria o ponto?

                nos carros com chip alterado como faria então? manteria o map negativo?

                abraços

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  michael
                  escreveu em última edição por
                  #30

                  alguém sabe dizer como levar em consideração a leitura do pirometro para o acerto do ponto?

                  até que temperatura é suportavel pelo motor?

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #31

                    over

                    mas se eu trocasse então por um map desses positivosó a ie preceberia e atrasaria o ponto?

                    nos carros com chip alterado como faria então? manteria o map negativo?

                    abraços

                    [snapback]323895[/snapback]

                    se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                    nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      Carlbizz
                      escreveu em última edição por
                      #32

                      se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                      nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                      [snapback]323917[/snapback]

                      valeu over

                      duvida solucionada

                      abraços

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        PrEsA
                        escreveu em última edição por
                        #33

                        se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                        nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                        [snapback]323917[/snapback]

                        eu consigo em um sistema de injeção tradicional (aspro) trocar a map e acertar na ecu o ponto e tempo de injecao para pressao positiva??

                        alguem ja fez isto?

                        tks

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #34

                          eu consigo em um sistema de injeção tradicional (aspro) trocar a map e acertar na ecu o ponto e tempo de injecao para pressao positiva??

                          alguem ja fez isto?

                          tks

                          [snapback]324207[/snapback]

                          sim consegue

                          e

                          sim muitos de nés xipeiros já fazem assim… só precisa saber que modelo de injeção é pra saber que sensor positivo (não gosto desse termo, mas facilita o entendimento) se deve usar.

                          1 Resposta Última resposta

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