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O tão famoso ponto de ignição.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • L Offline
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    Leo_Multi
    escreveu em última edição por
    #19

    independente do motor e do sistema de alimentação (carburado e injetado) o procedimento é empirico mesmo :

    o primeiro passo é ajustar a mistura.

    o ponto depende da mistura , a mistura não depende do ponto.

    uma vez acertada a mistura, varia-se o ponto para cada rpm e cada posição do acelerador.

    dependendo do sistema (injeção/distribuidor) tenta-se atender as condições de utilização mais importantes (distribuidor) ou todas (injeção).

    acho complicado mexer nestes parametro via programa de edição de chip.

    com unichip é muito facil

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    • G Offline
      G Offline
      GTi-T
      escreveu em última edição por
      #20

      ? … leo, vc ainda acerta carro turbo adaptado?

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      • L Offline
        L Offline
        Leo_Multi
        escreveu em última edição por
        #21

        ? … leo, vc ainda acerta carro turbo adaptado?

        [snapback]323687[/snapback]

        sory

        hoje não tenho interesse neste tipo de acerto pois acabo me envolvendo e tendo que refazer e consertar muitos itens da instalação em si.

        este trabalho não compensa ($$$$).

        tenho me dedicado a treinamento e expansão da rede de revendedores dastek.

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          DRoP
          escreveu em última edição por
          #22

          mas se alguem fizer um sistema para gravar o chip do mesmo modo como o unichip é acertado, ficaria muito facil fazer um chip…

          basta um bom programador, com um cara que intenda bem de injeção... mas aqui no brasil todos querem tudo na mão, ninguem quer ter o trabalho de fazer nada, dai fica dificil...

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #23

            mas se alguem fizer um sistema para gravar o chip do mesmo modo como o unichip é acertado, ficaria muito facil fazer um chip…

            basta um bom programador, com um cara que intenda bem de injeção... mas aqui no brasil todos querem tudo na mão, ninguem quer ter o trabalho de fazer nada, dai fica dificil...

            [snapback]323790[/snapback]

            mas se o reprogramador tiver acesso ao dino, lambda meter e tiver um emulador o trabalho é exatamente igual…e resultado... só que ele vai te cobrar por isso (igual o leo cobra no acerto do unichip... o uso de equipamentos de acerto) e vai acertar não só pela posição da borboleta, mas pela temperatura, carga, etc que souber nos mapas.

            teoricamente a mistura não depende do ponto, mas já vi miutos casos de aumentar o ponto e a mistura cair em sonda narrow (provavelmente por não ter precisão de uma wide) então algum efeito acaba tendo.

            atraso via knock pode ser de 2 formas:

            degrau ou patamar, nos aspro geralmente (não é regra) é degrau, vai atrasando (e retornando) em degrau de digamos 2? até parar e depois pra voltar ao normal, em caro turbo geralmente é patamar, o knock atua atrasando um valor se persistir detonação vai pra um valor considerado seguro e só retorna qdo se reinicia o motor (alguns voltam por tempo...depende)

            o formato de uma curva de ponto é característico, só que as injeções mapeadas se valem disso (poder ter um valor independente de qualquer função) pra corrigir alguns pontos que limitariam a curva de avanço caso calculada teoricamente... fica dificil associar...ficaria muito abaixo doque se usa hoje

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #24

              olha esse topico é muito interessante.

              meu carro eh gol gti 1993 injecao lejetronic com bico extra e gerenciador que naum atrasa ponto. rodando no alcool. com 0.5 bar (tava com 1,5bar diminui… quanto mais se estuda mais se fica com medo hehehe)

              bom, no dino, o ponto acertado foi 15 de inicial. diminui pra 14, caiu potencia. aumentei pra 16, caiu tb... voltou pra 15 e ficou com a potencia maxima.

              [snapback]323600[/snapback]

              acredito que a variação de potência deu-se devido ao ponto final, que sobre na mesma escala que o ponto inicial é alterado. muito ponto final pode amarrar o motor e tirar potência as vzs antes mesmo de ter detonação.

              olha que eu seguro de final mesmo… hehehe arranco faco o escambal com o carro, nunca tive problema, temperatura no meio, com valvula termostatica, tudo na boa mesmo... como manda o figurino...

              [snapback]323602[/snapback]

              tb sempre usei valvula termost?tica e tb seguro de final quando tem espaço + segurança.

              ja viu né…cambio ps..., de 4? marcha (estico as marchas só até 7500 rpm q é até onde o motor rende) ja passa de 230 km/h reais. e ainda tem a 5? que entra cheia e continua empurrando. mesmo com cambio pesado o motor não esquenta, não grila e nem nada.

              1 Resposta Última resposta
              • C Offline
                C Offline
                Carlbizz
                escreveu em última edição por
                #25

                duvidazinha basica

                como ficar o ponto em carro turbo adptado que não teve os parametros de chip mexidos?

                a injeção atrasa mesmo sem ter mechido em nada?

                abraços

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #26

                  duvidazinha basica

                  como ficar o ponto em carro turbo adptado que não teve os parametros de chip mexidos?

                  a injeção atrasa mesmo sem ter mechido em nada?

                  abraços

                  [snapback]323874[/snapback]

                  o principal sensor que é usado no mapa de ponto é o map, como ele só enxerga pressão atmosf?rica a sua injeção não diferencia 0,0001bar de pressão de turbo de 10000,0 então ele não sabe que seu carro é turbo e não atrasa mais do que atrasaria entre pouca e toda carga.

                  maf lá vaz?o, só que a calibração dele faz a mesma cosia, não enxerga vazão maior que a esperada.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio
                    escreveu em última edição por
                    #27

                    mas a central tem estratégia de atraso rápida e em patamar, não degrau como é corriqueiro nos aspirados.

                    o que significa isso?

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #28

                      o que significa isso?

                      [snapback]323887[/snapback]

                      leia acima :ppteam:

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        Carlbizz
                        escreveu em última edição por
                        #29

                        o principal sensor que é usado no mapa de ponto é o map, como ele só enxerga pressão atmosf?rica a sua injeção não diferencia 0,0001bar de pressão de turbo de 10000,0 então ele não sabe que seu carro é turbo e não atrasa mais do que atrasaria entre pouca e toda carga.

                        maf lá vaz?o, só que a calibração dele faz a mesma cosia, não enxerga vazão maior que a esperada.

                        [snapback]323879[/snapback]

                        over

                        mas se eu trocasse então por um map desses positivosó a ie preceberia e atrasaria o ponto?

                        nos carros com chip alterado como faria então? manteria o map negativo?

                        abraços

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          michael
                          escreveu em última edição por
                          #30

                          alguém sabe dizer como levar em consideração a leitura do pirometro para o acerto do ponto?

                          até que temperatura é suportavel pelo motor?

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #31

                            over

                            mas se eu trocasse então por um map desses positivosó a ie preceberia e atrasaria o ponto?

                            nos carros com chip alterado como faria então? manteria o map negativo?

                            abraços

                            [snapback]323895[/snapback]

                            se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                            nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              Carlbizz
                              escreveu em última edição por
                              #32

                              se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                              nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                              [snapback]323917[/snapback]

                              valeu over

                              duvida solucionada

                              abraços

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
                                P Offline
                                PrEsA
                                escreveu em última edição por
                                #33

                                se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                                nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                                [snapback]323917[/snapback]

                                eu consigo em um sistema de injeção tradicional (aspro) trocar a map e acertar na ecu o ponto e tempo de injecao para pressao positiva??

                                alguem ja fez isto?

                                tks

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
                                  O Offline
                                  overspeed
                                  escreveu em última edição por
                                  #34

                                  eu consigo em um sistema de injeção tradicional (aspro) trocar a map e acertar na ecu o ponto e tempo de injecao para pressao positiva??

                                  alguem ja fez isto?

                                  tks

                                  [snapback]324207[/snapback]

                                  sim consegue

                                  e

                                  sim muitos de nés xipeiros já fazem assim… só precisa saber que modelo de injeção é pra saber que sensor positivo (não gosto desse termo, mas facilita o entendimento) se deve usar.

                                  1 Resposta Última resposta

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