Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Junta de cabeçote… oval?

Junta de cabeçote… oval?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
64 Posts 20 Posters 6.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • M Offline
    M Offline
    Martin
    escreveu em última edição por
    #11

    ? assim mesmo cara

    nao vai inventar de mandar fazer redondo pq vai dar problema.

    pistoes nao sao um circulo perfeito, assim como cilindros tbm nao.

    motivo: dilatação térmica.

    aten?ao: pistoes e motores novos e originais sao assim.

    retificados nao. ai é feito redondo mesmo, e pistao de sobremedida tbm eh 100% redondo.

    pode pegar otra junta e conferir, é isso ai mesmo.

    abs..

    martin

    1 Resposta Última resposta
    • N Offline
      N Offline
      Nuvo
      escreveu em última edição por
      #12

      ele não usa pistões originais…

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        Martin
        escreveu em última edição por
        #13

        mas nao existe junta pra motor retificado e junta pra motor zero km.

        o padrao usado eh o de motor zero km.

        ? tudo a mesma coisa e nao faz a menor diferença.

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Anderson Torres
          escreveu em última edição por
          #14

          gente, isso da ate medo de ler se pistões não são circulos perfeitos acho q devemos informar isso para as retificas em…

          serio, fiquei encaga?ado :-(

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            Martin
            escreveu em última edição por
            #15

            gente, isso da ate medo de ler   se pistões não são circulos perfeitos acho q devemos informar isso para as retificas em…

            serio, fiquei encaga?ado   :-(

            [snapback]421034[/snapback]

            querido, a diferença é milesimal…

            beeeeeemmm menor que no caso da junta.

            e eu falei ai em cima q na retifica eh feito um circulo perfeito e que os pistoes de sobremedida sao circulos perfeitos tbm. tanto é que a folga indicada pra sobremedida (retifica) é maior que a usada qdo o motor é montado na fabrica.

            pow, vamo ler o topico e todas as respostas antes de postar neh...

            abraçoo

            martin

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              streit
              escreveu em última edição por
              #16

              gente, isso da ate medo de ler   se pistões não são circulos perfeitos acho q devemos informar isso para as retificas em…

              serio, fiquei encaga?ado   :-(

              [snapback]421034[/snapback]

              as vezes eu me pergunto o que essa juventude anda bebendo… :hauhau:

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Anderson Torres
                escreveu em última edição por
                #17

                as vezes eu me pergunto o que essa juventude anda bebendo…  :hauhau:

                [snapback]421128[/snapback]

                u?, mas se a junta vai ficar ruim caso o cara deixe tudo redondo por igual, pq os pistões tambem não sofreriam caso a retifica fizesse a usinagem por igual nos cilindros tambem???

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  PrEsA
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  kct

                  o pessoal do pp manja pra kct, mas de vez em qdo vcs me surpreendem…

                  o pistao é oval, e nao redondo. isto é pq temos uma diferença de dilatação entre partes diferentes do pistão, devido ao formato deste p termos o pino.

                  alem disto temos mais dois efeitos importantes: a flexao da cabeca do pistao é diferente qdo pegamos perpendicular ao pino, e paralelamente a este, pois os pinos segurando o pistao sao modelados como uma viga biapoiada....

                  o bloco dilata de forma não uniforme, pois a resistencia de longitudinal deste é maior q a perpendicular....

                  falando em bloco o pessoal de pista qdo faz o brunimento deixa a parte superior do cilindro um pouco mais fechado (coisa de 5-10 microns) pois como a parte superior dilata mais, pois a temp é maior, acaba ficando uniforme qdo em condicoes de trabalho... na rua nao vi pessoas fazendo isto ainda...

                  qto a pistao de sobremedida ser redondo, eu acho dificil, pois a sobremedida é adicionada ao projeto original do pistao, mantendo a maior parte das outras medidas. mas não tenho certeza desta informacao. seria interessante alguem q ja projetou dizer....

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    sergiobernardinetti
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    caramba… ainda nao me convenci. to indo agora na concession?ria de paquémetro em mãos pra tirar a duvida de uma vez por todas

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      barata_cefet
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      kct

                      o pessoal do pp manja pra kct, mas de vez em qdo vcs me surpreendem…

                      o pistao é oval, e nao redondo. isto é pq temos uma diferença de dilatação entre partes diferentes do pistão, devido ao formato deste p termos o pino.

                      alem disto temos mais dois efeitos importantes: a flexao da cabeca do pistao é diferente qdo pegamos perpendicular ao pino, e paralelamente a este, pois os pinos segurando o pistao sao modelados como uma viga biapoiada....

                      o bloco dilata de forma não uniforme, pois a resistencia de longitudinal deste é maior q a perpendicular....

                      falando em bloco o pessoal de pista qdo faz o brunimento deixa a parte superior do cilindro um pouco mais fechado (coisa de 5-10 microns) pois como a parte superior dilata mais, pois a temp é maior, acaba ficando uniforme qdo em condicoes de trabalho...  na rua nao vi pessoas fazendo isto ainda...

                      qto a pistao de sobremedida ser redondo, eu acho dificil, pois a sobremedida é adicionada ao projeto original do pistao, mantendo a maior parte das outras medidas. mas não tenho certeza desta informacao. seria interessante alguem q ja projetou dizer....

                      [snapback]421479[/snapback]

                      vc esta cert?ssimo e completando: os pistão de sobre medida tambem são ovais e conicos

                      abraço,

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Flavio Cruz
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        agora pra complicar…

                        quando vc pede um pistão sobre medida a um fabricande de 83mm...

                        83mm é a parte menor ou maior da ovalização.

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          PrEsA
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          eu estou consultando um amigo q projeta pistao, depois eu posto os resultados….

                          []s

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            agora pra complicar…

                            quando vc pede um pistão sobre medida a um fabricande de 83mm...

                            83mm é a parte menor ou maior da ovalização.

                            [snapback]421801[/snapback]

                            ? a medida da parte mais larga da peça flavio.

                            estranho é q na literatura da vw (pelo q entendi), eles consideram a medida do centro do pistão.

                            alias, as medidas dos pistões são feitas em tr?s pontos diferentes:

                            • no topo

                            • no meio

                            • na saia

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
                              N Offline
                              Nuvo
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              mas e no caso de pistões como os wiseco do sórgio, que são voltados para a performance? tb?m são ovais?

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                Ricardo
                                escreveu em última edição por
                                #25

                                se alguém aqui entendesse um pouquinho que seja de usinagem, saberia que a coisa mais difácil que existe para um torno ?, por incrável que pareça, usinar uma peça 100% paralela.

                                quase impossível.

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
                                  B Offline
                                  barata_cefet
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  se alguém aqui entendesse um pouquinho que seja de usinagem, saberia que a coisa mais difácil que existe para um torno ?, por incrável que pareça, usinar uma peça 100% paralela.

                                  quase impossível.

                                  [snapback]421825[/snapback]

                                  não estamos falando de erros de fabricação o primeiro diametro (na cabeça) é quase 0,4mm menor que o da saia, e a saia tem uma forma de elipse com aprox. 0,15mm (os valores eu não lembro muito bem, mas posso medir e passar se alguem quiser saber o valores corretos)

                                  isto não quer dizer que o pistão trabalha assim, ele é deixado nestas medidas justamente para quando em carga (temperatura + esfor?os que são diferentes em cada regi?o) possa ficar com seu formato mais próximo de um cilindro

                                  abraço,

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
                                    ? Offline
                                    Visitante
                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    não estamos falando de erros de fabricação o primeiro diametro (na cabeça) é quase 0,4mm menor que o da saia, e a saia tem uma forma de elipse com aprox. 0,15mm (os valores eu não lembro muito bem, mas posso medir e passar se alguem quiser saber o valores corretos)

                                    isto não quer dizer que o pistão trabalha assim, ele é deixado nestas medidas justamente para quando em carga (temperatura + esfor?os que são diferentes em cada regi?o) possa ficar com seu formato mais próximo de um cilindro

                                    abraço,

                                    [snapback]421836[/snapback]

                                    exatamente, a vw usa nos ap a diferença de 0,3mm entre o topo do pistão e a saia.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      Martin
                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      ..bla bla bla bla bla e bla.

                                      o cara perguntou se tem algum problema com a junta, por ela ter o formato de elipse.

                                      foi respondido que nao.

                                      assunto resolvido =p

                                      ah sim, que eu saiba, as formas elipticas dos pistoes sao milesimais. menor que decimo de milimetro.

                                      e tbm que eu sabia, pistoes de sobremedida nao sao elipticos, ou entao sao menos que os originais. e as folgas recomendadas pra retifica sao maiores que as originais.

                                      abraão ..

                                      martin

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
                                        ? Offline
                                        Visitante
                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        culpa do flavio hauehuahaeuaueh agora pra complicar…quando vc pede um pistão zueira flavio :(

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
                                          B Offline
                                          barata_cefet
                                          escreveu em última edição por
                                          #30

                                          ah sim, que eu saiba, as formas elipticas dos pistoes sao milesimais. menor que decimo de milimetro.

                                          e tbm que eu sabia, pistoes de sobremedida nao sao elipticos, ou entao sao menos que os originais. e as folgas recomendadas pra retifica sao maiores que as originais.

                                          abraão ..

                                          martin

                                          [snapback]421853[/snapback]

                                          então o que vc sabe esta errado

                                          abraço,

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários