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Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

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  • D Offline
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    Danilo Alves
    escreveu em última edição por
    #8

    grosseiramente falando, motores com menos curso giram mais…..

    se vc tiver um v8 de 2.5l e um 4cc de 2,5l, o v8 vai girar muuuito mais....

    [snapback]450164[/snapback]

    entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?

    eh isso ou to errado?

    o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000

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    • S Offline
      S Offline
      SemControle
      escreveu em última edição por
      #9

      pessoal acabo de lembrar q certa vez fiz uma leitura sobre motores de f1, e a relacao era a seguinte….

      baixo curso e grande diametro, girando muito, grande potencia, e pela relacao do cambio se conseguia algum torque em baixa

      nao sei se isso ajuda alguma coisa, ou so complica

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Rix
        escreveu em última edição por
        #10

        pra embolar mais ainda: na europa, existem alguns corsa que tem motor 1.0 (ou 1.1, num lembro com certeza) que usam 3 cilindros, são mais econômicos, mais potentes e com mais torque que os motores de 4 cilindros. disseram que é por causa da efici?ncia térmica…

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SemControle
          escreveu em última edição por
          #11

          eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..

          a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)

          logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SóGM
            escreveu em última edição por
            #12

            eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..

            a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)

            logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?

            [snapback]450215[/snapback]

            a cilindrada e dada pelo deslocamento do pistão, somando-se todos os cilindros….a c?mara de combustão não entra na conta....

            a quantidade de combustável deve ser proporcional a de ar, de acordo com a razão estequiom?trica do combustável utilizado.......

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SóGM
              escreveu em última edição por
              #13

              por exemplo, um motor gm 2.0

              di?metro: 86mm

              curso: 86mm

              4 cilindros

              cálculo de cilindrada: pi (3,14) x di?metro? x curso x número de cilindros / 4

              convertendo pra centímetros, 3,14 x 73,96 x 8,6 x 4 / 4= 7988 / 4= 1997 cm?

              deslocamento, por cilindro, de 499,25 cm?

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SóGM
                escreveu em última edição por
                #14

                entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?

                eh isso ou to errado?

                o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000

                [snapback]450201[/snapback]

                num tem essa de muito ou pouco….a questão é pra qual finalidade o motor foi projetado...

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  GUBH
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    Carbon
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

                    [snapback]450329[/snapback]

                    mantendo a simplicidade:

                    tempo de abertura do bico.

                    quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      streit
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.

                      essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.

                      a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.

                      o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                      a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SemControle
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....

                        gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SóGM
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                          [snapback]450345[/snapback]

                          por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação :humpft:

                          no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...

                          quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....

                          se alguém quiser calcular, aí vai..

                          sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva

                          onde:

                          ce em g/kwh, g/cvh

                          mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s

                          potência em cv ou kw

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            TopFuel
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]

                            era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber :humpft:

                            porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
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                              TopFuel
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              ahhhh sim, sei que mini block não existe, mais suponhamos sua existencia…

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
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                                Cleber T.
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                tem um limite tb de peças moveis…

                                o melhor que existe esta ai no mercado

                                ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
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                                  TopFuel
                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  tem um limite tb de peças moveis…

                                  o melhor que existe esta ai no mercado

                                  ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                  [snapback]450655[/snapback]

                                  sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 :humpft:) não seria bem mais divertido ????

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #24

                                    dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #25

                                      dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                                      [snapback]450802[/snapback]

                                      o padula (ex- mazdav6) conhece bem esse motor

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        #26

                                        tem um limite tb de peças moveis…

                                        o melhor que existe esta ai no mercado

                                        ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                        [snapback]450655[/snapback]

                                        sim, mais peças m?veis são mais pontos em potencial pra dar problema.

                                        ? por isso que, mesmo sabendo que um motor de baixa cilindrada unit?ria (pouco volume por cilindro), seja mais eficiente, não é muito usual devido ao custo proibitivo para uso em rua. imagine ter de trocar o dobro de peças num motor de mesmo tamanho? a perca de tempo na regulagem, etc.

                                        mas não se esque?a que os compromissos para rua são bem diferentes dos para pista.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #27

                                          mantendo a simplicidade:

                                          tempo de abertura do bico.

                                          quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                                          [snapback]450342[/snapback]

                                          então seria uma relação consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                          1 Resposta Última resposta

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