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Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

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  • S Offline
    S Offline
    SóGM
    escreveu em última edição por
    #13

    por exemplo, um motor gm 2.0

    di?metro: 86mm

    curso: 86mm

    4 cilindros

    cálculo de cilindrada: pi (3,14) x di?metro? x curso x número de cilindros / 4

    convertendo pra centímetros, 3,14 x 73,96 x 8,6 x 4 / 4= 7988 / 4= 1997 cm?

    deslocamento, por cilindro, de 499,25 cm?

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      SóGM
      escreveu em última edição por
      #14

      entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?

      eh isso ou to errado?

      o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000

      [snapback]450201[/snapback]

      num tem essa de muito ou pouco….a questão é pra qual finalidade o motor foi projetado...

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        GUBH
        escreveu em última edição por
        #15

        continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          Carbon
          escreveu em última edição por
          #16

          continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

          [snapback]450329[/snapback]

          mantendo a simplicidade:

          tempo de abertura do bico.

          quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            streit
            escreveu em última edição por
            #17

            top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.

            essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.

            a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.

            o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

            a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SemControle
              escreveu em última edição por
              #18

              poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....

              gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SóGM
                escreveu em última edição por
                #19

                o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                [snapback]450345[/snapback]

                por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação :humpft:

                no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...

                quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....

                se alguém quiser calcular, aí vai..

                sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva

                onde:

                ce em g/kwh, g/cvh

                mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s

                potência em cv ou kw

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
                  T Offline
                  TopFuel
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]

                  era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber :humpft:

                  porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    TopFuel
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    ahhhh sim, sei que mini block não existe, mais suponhamos sua existencia…

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      Cleber T.
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      tem um limite tb de peças moveis…

                      o melhor que existe esta ai no mercado

                      ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        TopFuel
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        tem um limite tb de peças moveis…

                        o melhor que existe esta ai no mercado

                        ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                        [snapback]450655[/snapback]

                        sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 :humpft:) não seria bem mais divertido ????

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          Carbon
                          escreveu em última edição por
                          #24

                          dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            TopFuel
                            escreveu em última edição por
                            #25

                            dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                            [snapback]450802[/snapback]

                            o padula (ex- mazdav6) conhece bem esse motor

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              streit
                              escreveu em última edição por
                              #26

                              tem um limite tb de peças moveis…

                              o melhor que existe esta ai no mercado

                              ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                              [snapback]450655[/snapback]

                              sim, mais peças m?veis são mais pontos em potencial pra dar problema.

                              ? por isso que, mesmo sabendo que um motor de baixa cilindrada unit?ria (pouco volume por cilindro), seja mais eficiente, não é muito usual devido ao custo proibitivo para uso em rua. imagine ter de trocar o dobro de peças num motor de mesmo tamanho? a perca de tempo na regulagem, etc.

                              mas não se esque?a que os compromissos para rua são bem diferentes dos para pista.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                GUBH
                                escreveu em última edição por
                                #27

                                mantendo a simplicidade:

                                tempo de abertura do bico.

                                quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                                [snapback]450342[/snapback]

                                então seria uma relação consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                1 Resposta Última resposta
                                • E Offline
                                  E Offline
                                  epinheirojr
                                  escreveu em última edição por
                                  #28

                                  então seria uma relação  consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                  [snapback]451651[/snapback]

                                  ops

                                  um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                                  t+

                                  eduardo pinheiro

                                  manaus-am

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    Ricardo
                                    escreveu em última edição por
                                    #29

                                    agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                    o indicador de nível de combustável tem ligação com a central da injeção; cada vez que se abastece o carro, a central faz uma rotina de checagem na mistura cheirando o g?s do escape com a sonda e efetuando as devidas correções de mistura (tempo de injeção).

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
                                      R Offline
                                      Ricardo
                                      escreveu em última edição por
                                      #30

                                      um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                                      não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • E Offline
                                        E Offline
                                        epinheirojr
                                        escreveu em última edição por
                                        #31

                                        não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                                        [snapback]451672[/snapback]

                                        tens raz?o cafundi com o conector de octanagem do zetec. sorry

                                        t+

                                        eduardo pinheiro

                                        manaus-am

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
                                          R Offline
                                          Rix
                                          escreveu em última edição por
                                          #32

                                          os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                          1 Resposta Última resposta

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