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Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

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  • S Offline
    S Offline
    SemControle
    escreveu em última edição por
    #9

    pessoal acabo de lembrar q certa vez fiz uma leitura sobre motores de f1, e a relacao era a seguinte….

    baixo curso e grande diametro, girando muito, grande potencia, e pela relacao do cambio se conseguia algum torque em baixa

    nao sei se isso ajuda alguma coisa, ou so complica

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    • R Offline
      R Offline
      Rix
      escreveu em última edição por
      #10

      pra embolar mais ainda: na europa, existem alguns corsa que tem motor 1.0 (ou 1.1, num lembro com certeza) que usam 3 cilindros, são mais econômicos, mais potentes e com mais torque que os motores de 4 cilindros. disseram que é por causa da efici?ncia térmica…

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        SemControle
        escreveu em última edição por
        #11

        eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..

        a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)

        logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SóGM
          escreveu em última edição por
          #12

          eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..

          a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)

          logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?

          [snapback]450215[/snapback]

          a cilindrada e dada pelo deslocamento do pistão, somando-se todos os cilindros….a c?mara de combustão não entra na conta....

          a quantidade de combustável deve ser proporcional a de ar, de acordo com a razão estequiom?trica do combustável utilizado.......

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SóGM
            escreveu em última edição por
            #13

            por exemplo, um motor gm 2.0

            di?metro: 86mm

            curso: 86mm

            4 cilindros

            cálculo de cilindrada: pi (3,14) x di?metro? x curso x número de cilindros / 4

            convertendo pra centímetros, 3,14 x 73,96 x 8,6 x 4 / 4= 7988 / 4= 1997 cm?

            deslocamento, por cilindro, de 499,25 cm?

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SóGM
              escreveu em última edição por
              #14

              entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?

              eh isso ou to errado?

              o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000

              [snapback]450201[/snapback]

              num tem essa de muito ou pouco….a questão é pra qual finalidade o motor foi projetado...

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                GUBH
                escreveu em última edição por
                #15

                continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Carbon
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

                  [snapback]450329[/snapback]

                  mantendo a simplicidade:

                  tempo de abertura do bico.

                  quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    streit
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.

                    essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.

                    a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.

                    o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                    a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SemControle
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....

                      gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SóGM
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                        [snapback]450345[/snapback]

                        por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação :humpft:

                        no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...

                        quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....

                        se alguém quiser calcular, aí vai..

                        sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva

                        onde:

                        ce em g/kwh, g/cvh

                        mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s

                        potência em cv ou kw

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          TopFuel
                          escreveu em última edição por
                          #20

                          a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]

                          era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber :humpft:

                          porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            TopFuel
                            escreveu em última edição por
                            #21

                            ahhhh sim, sei que mini block não existe, mais suponhamos sua existencia…

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              Cleber T.
                              escreveu em última edição por
                              #22

                              tem um limite tb de peças moveis…

                              o melhor que existe esta ai no mercado

                              ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
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                                TopFuel
                                escreveu em última edição por
                                #23

                                tem um limite tb de peças moveis…

                                o melhor que existe esta ai no mercado

                                ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                [snapback]450655[/snapback]

                                sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 :humpft:) não seria bem mais divertido ????

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
                                  C Offline
                                  Carbon
                                  escreveu em última edição por
                                  #24

                                  dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
                                    T Offline
                                    TopFuel
                                    escreveu em última edição por
                                    #25

                                    dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                                    [snapback]450802[/snapback]

                                    o padula (ex- mazdav6) conhece bem esse motor

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
                                      S Offline
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                                      #26

                                      tem um limite tb de peças moveis…

                                      o melhor que existe esta ai no mercado

                                      ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                      [snapback]450655[/snapback]

                                      sim, mais peças m?veis são mais pontos em potencial pra dar problema.

                                      ? por isso que, mesmo sabendo que um motor de baixa cilindrada unit?ria (pouco volume por cilindro), seja mais eficiente, não é muito usual devido ao custo proibitivo para uso em rua. imagine ter de trocar o dobro de peças num motor de mesmo tamanho? a perca de tempo na regulagem, etc.

                                      mas não se esque?a que os compromissos para rua são bem diferentes dos para pista.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        GUBH
                                        escreveu em última edição por
                                        #27

                                        mantendo a simplicidade:

                                        tempo de abertura do bico.

                                        quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                                        [snapback]450342[/snapback]

                                        então seria uma relação consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • E Offline
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                                          epinheirojr
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                                          #28

                                          então seria uma relação  consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                          [snapback]451651[/snapback]

                                          ops

                                          um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                                          t+

                                          eduardo pinheiro

                                          manaus-am

                                          1 Resposta Última resposta

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