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Atraso de ponto por gerenciador

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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #93

    ja que o assunto é ponto, quero q tirem uma duvida minha.

    digamos que numa ie mi, com borboleta 100% aberta, o map marcando 1bar(presão atmosferica) a temperatura do ar admitido seja de uns 30 graus e com tudo isso a 6000rpm eu tenha 35 graus de avanço, o que vai acontecer si quando eu estiver a 6000rpm puxando uma 5? marcha eu aliviar un pouco o po de maneira q o motor fique nesta rotação e não gire mais. ao aliviar o po, a borboleta fecharia, aumentando o vacuo fazendo o ponto, subir ou baixar??? essa é minha duvida.

    [\quote]

    depende da central, mas em termos gerais ao aliviar o po deixa de ser wot portanto geralmente usa uma curva com mais ponto…se vc estiver com carga máxima ainda (uma subida ou o motor em plena potência) o vêcuo pouco se alterar? na estabilizada porque vc precisa gerar uma certa potência pra manter a velocidade ..se aumentar o vêcuo (diminuir a pressão no coletor) e/ou sair de curva de wot o ponto aumenta

    no ejemplo acima, digamos que seja un carro turbo com un gerenciador de ponto que atraza x de ponto por x de presão. ai eu regulo ele pra atrazar 10 graus com 1bar de presão, minha duvida ?, entrou 1bar ele atraza os 10graus independente da rotação certo? e neste caso, digamos que eu comeão a puxar ele en 2? marcha, ai entrou 1bar, ele atraza 10 graus, ficando 25 graus com 1bar a 6000rpm puxo todas as marchas até 6k e quando chegar en 6000rpm en 5? eu alivio un pouco o po de maneira a ficar nesta rotação e não girar mais a ponto de cortar, aliviando o po a borboleta vai fechar e tal, e ai, o que acontece? si eu estive-se com 100% de borboleta e 1bar eu estaria a 25graus, mais no caso da borboleta fechar un pouco, a presão tambein vai cair, o que vai acontecer com o ponto? não seria facil de quebrar nestas condições?

    [snapback]456749[/snapback]

    o ponto vai aumentar sim… se vai quebrar depende.... cada carro tem um acerto diferente de ponto entre wot e meia carga... tem carro que tem apenas 2 ou 3? de diferença..tem carro que chega a mais de 6?...

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    • M Offline
      M Offline
      marcioap
      escreveu em última edição por
      #94

      o ponto vai aumentar sim… se vai quebrar depende.... cada carro tem um acerto diferente de ponto entre wot e meia carga... tem carro que tem apenas 2 ou 3? de diferença..tem carro que chega a mais de 6?...

      [snapback]456784[/snapback]

      neste caso ai, dependeria do sistema q esta sendo usando pra fazer o atrazo de ponto certo, faz o atrazo por presão e rotação não ter por que quebrar né? desde que o atrazo seja o correto, não sendo pouco, nem muito fazendo esquetar tudo.

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #95

        neste caso ai, dependeria do sistema q esta sendo usando pra fazer o atrazo de ponto certo, faz o atrazo por presão e rotação não ter por que quebrar né? desde que o atrazo seja o correto, não sendo pouco, nem muito fazendo esquetar tudo.

        [snapback]456800[/snapback]

        vou lhe responder com uma pergunta… se a fabrica, pra fazer o acerto de um motor aspirado (que teoricamente tem metade das condições de uso de um turbo com 1bar) usa pelo menos 2 familias de curvas (ou seja duas situações diferentes) pra wot e meia carga não seria o caso do atrasador tbm diferenciar estas condições ?

        afinal digamos que em wot venham 32? de ponto final e vc atrase 10? pra ficar com 22?...a? ao sair de wot em vez de 32? vê para 38 ou 39? sendo atrasado para 29?...será que não é suficiente pra quebrar canaleta ?

        entendeu porque eu prefiro mapear do que usar um atrasador linear...

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fahrell
          escreveu em última edição por
          #96

          mas quando o carro não está em wot, por menor que seja a tirada de po a carga no motor cai drasticamente, não sendo mais necessário nem mesmo mistura perfeita, quanto mais uns pontinhos a menos no atraso de ponto…

          muito difácil carro sem ser em wot quebrar por ponto, pq não grila, não aquece tanto... e por mistura idem...

          caso vc tire o pe pouco o suficiente pra manter condições de quebra, então seja lá qual for o gerenciador que vc use, vai continuar funcionando quase como se fosse em wot, e portanto , tambem não quebra...

          resultado: (bem regulado) em wot, não quebra, e sem ser em wot, não quebra igualmente...

          1 Resposta Última resposta
          • W Offline
            W Offline
            WEST
            escreveu em última edição por
            #97

            mas quando o carro não está em wot, por menor que seja a tirada de po a carga no motor cai drasticamente, não sendo mais necessário nem mesmo mistura perfeita, quanto mais uns pontinhos a menos no atraso de ponto…

            muito difácil carro sem ser em wot quebrar por ponto, pq não grila, não aquece tanto... e por mistura idem...

            caso vc tire o pe pouco o suficiente pra manter condições de quebra, então seja lá qual for o gerenciador que vc use, vai continuar funcionando quase como se fosse em wot, e portanto , tambem não quebra...

            resultado: (bem regulado) em wot, não quebra, e sem ser em wot, não quebra igualmente...

            [snapback]456847[/snapback]

            concordo. nunca ouvi falar de nenhuma quebra em carga parcial por causa de avanço…

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              GTi-T
              escreveu em última edição por
              #98

              eu também tinha esta dúvida.

              bom confirmar assim.

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #99

                mas quando o carro não está em wot, por menor que seja a tirada de po a carga no motor cai drasticamente, não sendo mais necessário nem mesmo mistura perfeita, quanto mais uns pontinhos a menos no atraso de ponto…

                isso depende da pressão que o turbo trabalha, tem carro q com meio pedal ja tem quase 2 bar de pressão. ai se grilar…

                o unico caso (talvez seja o q vc quis dizer) é se vc ta em wot e tira o po a ponto de abrir a prioridade e descarregar toda a pressão.

                muito difácil carro sem ser em wot quebrar por ponto, pq não grila, não aquece tanto… e por mistura idem...[snapback]456847[/snapback]

                o volume de combustivel é proporcional a abertura da borboleta. o motor pode estar com as c?maras aquecidas mesmo em baixa rotação/pouca aceleração.

                concordo. nunca ouvi falar de nenhuma quebra em carga parcial por causa de avanço…

                [snapback]456851[/snapback]

                depende de qto que o ponto avan?a, depende da relação do cambio, depende da marcha q está. pode grilar mesmo sem estar de po no fundo.

                obs: nesse post estou falando de carros com muita pressão e/ou com erros de ajuste com muito ponto e/ou mistura pobre.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #100

                  foi por isso que eu escrevi entre parenteses o (bem regulado)

                  o que, afinal, eh o objeto da duvida do marcio…

                  ? que seus parametros de carros são meio ninja :ohoh: :d

                  tipo, 2kg ser meia-carga :^^: :aaf: :) :)

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #101

                    foi por isso que eu escrevi entre parenteses o (bem regulado)

                    o que, afinal, eh o objeto da duvida do marcio…

                    [snapback]456907[/snapback]

                    tranquilo =)

                    ? que seus parametros de carros são meio ninja :ohoh: :d

                    tipo, 2kg ser meia-carga :^^: :aaf: :) :)

                    [snapback]456907[/snapback]

                    q nada, to com 1,1 bar de pressão…carro pra ir passear aos domingos de manhã =)

                    agora vc vem dizer q os meus parametros é q são ninja? hmmmm sei hehehehe

                    agora sório: vc sabe q tiver com pressão bem alta regulada na valv. de alivio + uma turbina de pegada boa vc consegue bastante pressão mesmo sem pisar tudo.

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #102

                      mas quando o carro não está em wot, por menor que seja a tirada de po a carga no motor cai drasticamente, não sendo mais necessário nem mesmo mistura perfeita, quanto mais uns pontinhos a menos no atraso de ponto…

                      muito difácil carro sem ser em wot quebrar por ponto, pq não grila, não aquece tanto... e por mistura idem...

                      caso vc tire o pe pouco o suficiente pra manter condições de quebra, então seja lá qual for o gerenciador que vc use, vai continuar funcionando quase como se fosse em wot, e portanto , tambem não quebra...

                      resultado: (bem regulado) em wot, não quebra, e sem ser em wot, não quebra igualmente...

                      [snapback]456847[/snapback]

                      mais ou menos… como o ka disse tem carro que com meio acelerador sobe toda a pressão final dependendo do giro em que estiver... e dependendo do carro tem muita diferença de ponto entre wot e meia carga...como o método que uso é remapeamento a coisa fica bem sossegada nesse quesito...se fosse um atrasador linear ..bem aí me preocuparia mais um pouco ...

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        marcioap
                        escreveu em última edição por
                        #103

                        mais ou menos… como o ka disse tem carro que com meio acelerador sobe toda a pressão final dependendo do giro em que estiver... e dependendo do carro tem muita diferença de ponto entre wot e meia carga...como o método que uso é remapeamento a coisa fica bem sossegada nesse quesito...se fosse um atrasador linear ..bem aí me preocuparia mais um pouco ...

                        [snapback]456996[/snapback]

                        mais como foi falado, dificilmente tirando o po do acelerador vai se manter a mesma presão, vai ficar presão, mais provavelmente será menos do que a maxima n

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #104

                          vamos mudar a pergunta pra o que realmente interessa…. digamos que vc tenha 1,2bar de pressão total no seu carro (po no fundo e rotação em que a potência é máxima) ...então vc acerta o ponto num determinado valor x

                          vc consegue com uma posição do acelerador inferior a de wot a mesma pressão na mesma rotação ?...a resposta é que isso é possível sim... vc consegue manter a pressão quase total com o acelerador não estando inteiro pressionado...

                          ou pior, toda vez que vc altera a posição da borboleta a injeção tbm acrescenta ou decresce ponto em relação ao mapeado... ou seja uma coisa é dizer eu uso e não quebra outra é dizer que é extremamente planejado nesta forma...

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            marcioap
                            escreveu em última edição por
                            #105

                            vamos mudar a pergunta pra o que realmente interessa…. digamos que vc tenha 1,2bar de pressão total no seu carro (po no fundo e rotação em que a potência é máxima) ...então vc acerta o ponto num determinado valor x

                            vc consegue com uma posição do acelerador inferior a de wot a mesma pressão na mesma rotação ?...a resposta é que isso é possível sim... vc consegue manter a pressão quase total com o acelerador não estando inteiro pressionado...

                            ou pior, toda vez que vc altera a posição da borboleta a injeção tbm acrescenta ou decresce ponto em relação ao mapeado... ou seja uma coisa é dizer eu uso e não quebra outra é dizer que é extremamente planejado nesta forma...

                            [snapback]457263[/snapback]

                            ou seja, no meu ej, minha ie mi pode me dar 32graus a 6500rpm com borboleta 100% mais tambien pode me dar mais que isso, na mesma rotação porem com menos abertura de borboleta é isso mesmo?

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fahrell
                              escreveu em última edição por
                              #106

                              exato, muda a carga, ou a posicao da borboleta, muda o avanço do ponto…

                              e no caso o seu modulo estará apenas complementando isso tudo que a sua i.e. original faz... mais especificamente, atrasando o ponto resultante disso tudo...

                              como o over falou, não vai ser nunca o mapeamento de fábrica, mas funciona e na prática... nem mesmo as melhores i.e. dessas hal, mo, tec da vida são melhores que o mapeamento de fábrica, se for analisado pelo aspecto perfeição de funcionamento...

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                stry_mh2o
                                escreveu em última edição por
                                #107

                                na minha saveiro forjada uso 20graus de ponto inicial e comeão a retardar com 0.7kg~0.9kg - 1 grau ,1kg~1.2kg - 2 graus e assim vai o mapa até 2.5kg q retarda 8 ou 9 graus nao me lembro,aceito dicas e comentarios, abraços

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  stry_mh2o
                                  escreveu em última edição por
                                  #108

                                  esqueci de citar q retardo pelo turbo link da hardware

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    Flavio Cruz
                                    escreveu em última edição por
                                    #109

                                    essa ciencia so retia exatidao com algo qua calcule: pressao x rotacao x braubuleta (tps)…. nao tem como

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
                                      O Offline
                                      overspeed
                                      escreveu em última edição por
                                      #110

                                      o ponto depende em termos gerais de:

                                      • pressão no coletor (map) ou fluxo de massa de ar (maf/debimetro)

                                      • posição da borboleta pra saber o estado submetido (meia carga, ml ou wot)

                                      e isso para cada

                                      • temperatura do ar

                                      mas existem correções:

                                      • temperatura da água

                                      • qdo vc acaba de ligar o carro algumas injeções adicionam um pouco mais de ponto mesmo com a correção de temperatura da água

                                      • delta positivo do tps (qdo vc acelera)

                                      • delta negativo do tps (qdo vc alivia o pedal)

                                      • delta positivo do map (idem anterior)

                                      • delta negativo do map (idem anterior)

                                      • correções de transientes (qdo muda muito rápido o sinal do sensor map ou tps usa uma tabela de interpolação)

                                      então imagine a dificuldade que é vc estabelecer uma regrinha como vc?s estão querendo… tem carro que tem todas essas correções acima...tem carro que tem apenas uma ou duas... tem carro que tem umas e outras não...depende...

                                      pra fazer o atraso, que é uma correção vc precisa pelo menos estabelecer a carga submetida ao motor ou seja

                                      rpm x map (ou maf)

                                      saber o estado de carga

                                      tps (pra saber se é plena potência ou não)

                                      refinamento como temperatura do ar é altamente recomendável pois vc pode ter 21? de avanço numa temperatura de 25?c e ser legal... msa estes 21? se for a 45?c podem levar a detonação.... ou se estiver -10?c ese avanço é certamente insuficiente pra um bom desempenho/consumo.

                                      isso seria o minimo que uma montadora pediria...mas o resto que citei mais pra cima tbm são refinamentos que ajudam muito.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        saveiroboladona
                                        escreveu em última edição por
                                        #111

                                        você provavelmente anda com ponto travado = lixo, mesmo porque estamos falando de carros acertados para rendimento;

                                        anda com mistura rica = lixo;

                                        anda sem termost?tica e radiador de óleo = escondendo super-aquecimento;

                                        me desculpe, mas não preciso mais falar nada.

                                        [snapback]455807[/snapback]

                                        eu nao estou entendendo vc bruno , comentario do mauricio .

                                        1 Resposta Última resposta

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