Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Roletar o vira

Roletar o vira

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
29 Posts 13 Posters 11.7k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • P Offline
    P Offline
    punkrocker
    escreveu em última edição por
    #4

    tb já vi um mecânico do interior que fez isso num motor a ar, mas o que seria roletar o vira e qual o efeito, desculpa a ignorancia

    [snapback]289455[/snapback]

    no lugar das buchas que seguram (na verdade elas estão al? para não segurar :d) o vira, vc instala rolamentos, é necessário usinar o vira e o bloco ou só um dos dois.

    em motores atuais não tem vantagem.

    1 Resposta Última resposta
    • E Offline
      E Offline
      Extreme Fast
      escreveu em última edição por
      #5

      mas qual o efeito?

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        Maran
        escreveu em última edição por
        #6

        no lugar das buchas que seguram (na verdade elas estão al? para não segurar :d) o vira, vc instala rolamentos, é necessário usinar o vira e o bloco ou só um dos dois.

        em motores atuais não tem vantagem.

        [snapback]289467[/snapback]

        não seria o sistema rocam da ford??? rollerfinger camshaftá se for a mesma coisa esse é um motor atual…

        1 Resposta Última resposta
        • E Offline
          E Offline
          Extreme Fast
          escreveu em última edição por
          #7

          camshaft num seria o comando não?

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            Maran
            escreveu em última edição por
            #8

            camshaft num seria o comando não?

            [snapback]289502[/snapback]

            rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado . :d

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #9

              rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

              [snapback]289528[/snapback]

              o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Maran
                escreveu em última edição por
                #10

                o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                [snapback]289549[/snapback]

                ah tá????….valeu fr?vio :d

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  amarchetti
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  eu conhec? um certo chevete com motor de opala q fizeram isso..:d

                  pena q nunca pude ver o vira fora pra entender de verdade como o bichinho funciona

                  não faz teu motor ganhar potência, mas alivia em muito o sofrimento pra ganhar giro…a idéia é não comprometer um motor girador

                  no ipiranga tem um kra q faz isso em motores de fuca e kombosa, o seu dejair...fica +/- perto da oficina do junior..não lembro o nome da rua, mas ela é paralela a bom pastor e a silva bueno e termina num acesso pra via anchieta..

                  o kra tá +/- perto (um pouco antes) do cruzameto com a rua do grito

                  não lembro o nome da oficina, mas parecia com o nome dele..

                  o kra acerta uns daqueles fóruma esprons do piquet...mas é enrolado pra fazer serviço..:ninja:

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    isso é do tempo do on?a :d

                    só ouvi falar até hoje de motor de fusca roletado porque pela carcater?stica única de construção tem como fazer….

                    vc tem 3 meis de ganhar potência num motor alternativo a explosão:

                    1. melhora efici?ncia térmica

                    ou seja aproveita mais do que os 30% que se aproveita hoje de toda a energia liberada na explosão

                    1. melhora efici?ncia mecânica

                    ou seja faz entrar mais ar, seja por melhora dos dutos e comandos, seja por artificio (turbo)

                    1. diminui as perdas mecânicas (que no fim é a mesma do anterior)

                    no caso, o sistema de mancal tem muito mais atrito que roletes...qualquer um percebe isso sem muito esfor?o...

                    se vc tem digamos 100cv sendo gerado e perder 20cv de atrito e passar a perder 10 vc pula de 80 pra 90cv (valores nada a ver com a realidade hein ...só um exemplo não-prático)

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      crisrj
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      eu tb vi isso so nos motores a ar

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        caferninha
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          streit
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                          e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                          agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                            e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                            agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                            [snapback]289649[/snapback]

                            assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
                              P Offline
                              punkrocker
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              camshaft num seria o comando não?

                              [snapback]289502[/snapback]

                              rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

                              [snapback]289528[/snapback]

                              o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                              [snapback]289549[/snapback]

                              ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

                              [snapback]289563[/snapback]

                              só p/ deixar bem claro.

                              o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

                              nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

                              este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

                              vide o video:

                              http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
                                C Offline
                                crisrj
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                teria como fazer isso num ap

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
                                  R Offline
                                  Ricardo
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

                                  só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
                                    ? Offline
                                    Visitante
                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
                                      O Offline
                                      overspeed
                                      escreveu em última edição por
                                      #21

                                      que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...

                                      na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..

                                      pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...

                                      qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        Gelais
                                        escreveu em última edição por
                                        #22

                                        essa semana vê na faculdade um motor de combustão externa em que todos os mancais do vira erão com rolamentos (de esferas). não sei onde é usado esse motor, só sei que ele gira pouco.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
                                          ? Offline
                                          Visitante
                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          falou tudo overspeed….....

                                          só como exemplo, temos os motores v8 americanos de competição que usam tudo roletado.......comando, balancins, vira e etc...

                                          esses motorzinhos........de 505ci.......giram apenas 10.000 rpm.

                                          como outro exemplo e se falando de fusca, tenho um colega americano que tem um beetle com motor 3.2l que -ele disse- gira 12.000 rpm......

                                          ps: acho que não é viavel instalar roletes em um vira comum.........seria melhor comprar pronto o vira roletado , forjado e aliviado feito por uma grande empresa...............como crower e talz...

                                          mas aí vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$..........:d

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários