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Roletar o vira

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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #12

    isso é do tempo do on?a :d

    só ouvi falar até hoje de motor de fusca roletado porque pela carcater?stica única de construção tem como fazer….

    vc tem 3 meis de ganhar potência num motor alternativo a explosão:

    1. melhora efici?ncia térmica

    ou seja aproveita mais do que os 30% que se aproveita hoje de toda a energia liberada na explosão

    1. melhora efici?ncia mecânica

    ou seja faz entrar mais ar, seja por melhora dos dutos e comandos, seja por artificio (turbo)

    1. diminui as perdas mecânicas (que no fim é a mesma do anterior)

    no caso, o sistema de mancal tem muito mais atrito que roletes...qualquer um percebe isso sem muito esfor?o...

    se vc tem digamos 100cv sendo gerado e perder 20cv de atrito e passar a perder 10 vc pula de 80 pra 90cv (valores nada a ver com a realidade hein ...só um exemplo não-prático)

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    • C Offline
      C Offline
      crisrj
      escreveu em última edição por
      #13

      eu tb vi isso so nos motores a ar

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        caferninha
        escreveu em última edição por
        #14

        hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          streit
          escreveu em última edição por
          #15

          os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

          e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

          agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #16

            os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

            e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

            agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

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            assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              punkrocker
              escreveu em última edição por
              #17

              camshaft num seria o comando não?

              [snapback]289502[/snapback]

              rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

              [snapback]289528[/snapback]

              o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

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              ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

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              só p/ deixar bem claro.

              o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

              nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

              este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

              vide o video:

              http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

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              • C Offline
                C Offline
                crisrj
                escreveu em última edição por
                #18

                teria como fazer isso num ap

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                • R Offline
                  R Offline
                  Ricardo
                  escreveu em última edição por
                  #19

                  muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

                  só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #20

                    a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #21

                      que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...

                      na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..

                      pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...

                      qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gelais
                        escreveu em última edição por
                        #22

                        essa semana vê na faculdade um motor de combustão externa em que todos os mancais do vira erão com rolamentos (de esferas). não sei onde é usado esse motor, só sei que ele gira pouco.

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #23

                          falou tudo overspeed….....

                          só como exemplo, temos os motores v8 americanos de competição que usam tudo roletado.......comando, balancins, vira e etc...

                          esses motorzinhos........de 505ci.......giram apenas 10.000 rpm.

                          como outro exemplo e se falando de fusca, tenho um colega americano que tem um beetle com motor 3.2l que -ele disse- gira 12.000 rpm......

                          ps: acho que não é viavel instalar roletes em um vira comum.........seria melhor comprar pronto o vira roletado , forjado e aliviado feito por uma grande empresa...............como crower e talz...

                          mas aí vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$..........:d

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            crisrj
                            escreveu em última edição por
                            #24

                            existem comando de valculas roletados?

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              crashtun
                              escreveu em última edição por
                              #25

                              pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
                                C Offline
                                crashtun
                                escreveu em última edição por
                                #26

                                pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                                [snapback]289870[/snapback]

                                putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d :ninja: :p

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
                                  P Offline
                                  punkrocker
                                  escreveu em última edição por
                                  #27

                                  putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d  :ninja:  :p

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                                  mas ta barato

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                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    crisrj
                                    escreveu em última edição por
                                    #28

                                    mas o orcamento e para motor forjado

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
                                      C Offline
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                                      #29

                                      ta barato nao veio, po é um md, motor antigo, 1.6 original…

                                      vo pesquisa em outros lugares ou ve se coloco um ap montado ja...

                                      1 Resposta Última resposta

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