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Motor torque fiat

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • R Offline
    R Offline
    ronaldin
    escreveu em última edição por
    #1

    olá pessoal, gostaria de saber se algúem sabe como é feita a adaptaçao do fiat 1.6 16v pra 1.9, sem usar o miolo do linea, e sem fabricar peças sob medida…

    já ouvi dizer que tem como fazer usando um modelo de pistão da gm(vectra 16v acho) e virabrequim de curso longo do brava...

    a dúvida é o seguinte, tem que retrabalhar os pistõesó qual é o retrabalho feito?

    as bielas são do palio mesmo, do brava, ou são de outro carro?

    o pino do pistão serve numa boa ou é um modelo diferente?

    o pistão é do vectra mesmo?

    se alguém puder detalhar ao máximo essa adaptaçao vou ficar muito grato.

    perdão pela avalanche de perguntas.

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #2

      então vamos lá:

      • peças:

      pistão: gm familia ii (monza 2.0): tem diâmetro de 86,00, porém a altura do pino eh 5 mm mais baixa

      biela: mantém a original do motor torque

      virabrequim: motor stepb (brava/marea). tem curso 11mm maior.

      • retrabalhos:

      junta: espessura de 1mm a mais que a original. com a diferença do pistão de 5mm na altura do pino, é abatido 10mm do curso. com isso o pistão sobe 1 mm pra fora do bloco. ae que entra a junta.

      usinar cabeça do pistão: usado em caso de não ter acesso a junta. tira-se 1 mm da cabeça e ele fica rente ao bloco

      usinar bloco: devido ao curso maior, a biela baterá nas paredes da camisa… deverá ser feito um chanfro para livrar a biela de bater no bloco

      usinar bucha p/ pino de pistão: pistão de monza tem ø do pino maior. assim , tem que embuchar o pistão para caber o pino da biela do palio

      observação: iapel vende um pistão forjado especifico para esta aplicação (1.6 virado pra 1.9)

      1 Resposta Última resposta
      • B Offline
        B Offline
        biriba
        escreveu em última edição por
        #3

        tenho alguns dados que pode te auxiliar :

        1.6 corsa lunga mpi 16v step b gasolina

        motor construção

        nº de cilindros 4

        cilindrada total / unitária (cc) 1596 / 399

        diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 80,5 x 78,4

        ciclo / tempos otto / 04

        taxa de compressão (:1) 9,5 +/- 0,15 : 1

        distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93

        aspiração natural

        material do bloco do motor ferro fundido

        material do cabeçote alumínio

        motor - dados

        nº de mancais 5

        tipo de pistões com pino móvel

        nº de anéis de segmento 03 por pistão

        diâmetro dos cilindros (mm):

        classe a 80,500 a 80,510

        classe b 80,510 a 80,520

        classe c 80,520 a 80,530

        diâmetro dos pistões (mm):

        classe a 80,452 a 80,462

        classe b 80,459 a 80,471

        classe c 80,468 a 80,478

        folga entre pistão e cilindro (mm)

        classe a 0,038 a 0,058

        classe b 0,039 a 0,061

        classe c 0,042 a 0,062

        espessura dos anéis (mm):

        1º anel (de compressão) 1,175 a 1,190

        2º anel (raspador) 1,175 a 1,190

        3º anel (de óleo) 1,975 a 1,990

        medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):

        1º anel (de compressão) 1,225 a 1,245

        2º anel (raspador) 1,210 a 1,230

        3º anel (de óleo) 2,010 a 2,030

        abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):

        1º anel (de compressão) 0,200 a 0,400

        2º anel (raspador) 0,250 a 0,450

        3º anel (de óleo) 0,200 a 0,450

        folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):

        1º anel (de compressão) 0,035 a 0,070

        2º anel (raspador) 0,020 a 0,055

        3º anel (de óleo) 0,020 a 0,055

        diâmetro do pino do pistão (mm): 20,990 a 20,995

        diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 20,997 a 21,001

        folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011

        diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 21,004 a 21,009

        diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041

        folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019

        diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972

        interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102

        diâmetro do munhão do virabrequim (mm):

        classe a 50,794 a 50,800

        classe b 50,787 a 50,793

        classe c 50,780 a 50,786

        diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):

        classe a 54,507 a 54,510

        classe b 54,511 a 54,515

        classe c 54,516 a 54,520

        folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050

        diâmetro do moente do virabrequim (mm):

        classe a 45,518 a 45,523

        classe b 45,510 a 45,517

        classe c 45,503 a 45,509

        diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):

        classe a 48,641 a 48,646

        classe b 48,635 a 48,640

        classe c 48,630 a 48,634

        folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060

        folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120

        espessura do casquilho do munhão (mm)

        classe a (vm) 1,840 a 1,844

        classe b (az) 1,844 a 1,848

        classe c (am) 1,850 a 1,854

        espessura do casquilho da biela (mm)

        classe a (vm) 1,537 a 1,541

        classe b (az) 1,540 a 1,544

        classe c (am) 1,544 a 1,548

        espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360

        folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265

        diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):

        diâmetro 1 35,593 a 35,618

        diâmetro 2 31,940 a 31,960

        diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

        diâmetro 1 35,664 a 35,684

        diâmetro 2 32,000 a 32,020

        diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

        diâmetro 1 38,818 a 38,852

        diâmetro 2 35,154 a 35,188

        folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):

        diâmetro 1 0,046 a 0,091

        diâmetro 2 0,040 a 0,080

        diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):

        diâmetro 1 38,700 a 38,730

        diâmetro 2 35,036 a 35,066

        interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152

        cabeçote - dados

        volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 33,35

        diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975

        diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025

        folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066

        diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030

        diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977

        interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080

        diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040

        válvulas:

        admissão:

        diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000

        diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50

        ângulo: 45º 30 +/- 5

        escape:

        diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992

        diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05

        ângulo: 45º 30 +/- 5

        sede das válvulas:

        admissão (ângulo) 45º +/- 5

        escape (ângulo) 45º +/- 5

        folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)

        admissão 0,022 a 0,058

        escape 0,030 a 0,066

        fases da distribuição (admissão - em ° ):

        início 00 apms

        término 34 dpmi

        fases da distribuição (escape - em ° ):

        início 24 apmi

        término 00 dpms

        folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0

        nº de dentes da correia dentada 158

        diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):

        1º 29,989 a 30,014

        2º 52,445 a 52,470

        3º 52,845 a 52,870

        4º 53,245 a 53,270

        5º 53,645 a 53,670

        diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):

        1º 29,944 a 29,960

        2º 52,400 a 52,415

        3º 52,800 a 52,815

        4º 53,200 a 53,215

        5º 53,600 a 53,615

        folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070

        folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340

        elevação do came (mm):

        admissão 8,5

        escape 8,0

        altura do came + altura da base (mm):

        admissão 42,5

        escape 43,0

        identificação das engrenagens de comando:

        engrenagem lado escape possui anel interno

        para sinal do sensor de fase.

        alimentação

        injeção de combustível iaw 59fb mpi magneti marelli

        bomba de combustível elétrica

        filtro de ar a seco tipo caixa

        dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de

        emissões evaporativas e recirculação dos

        gases do cárter.

        pressão da linha de combustível 3 bar

        teor de co em marcha lenta < 0,5%

        (medido antes do conversor catalítico)

        performance

        potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0

        regime de rotação (rpm) 5500

        torque abnt (kgm/danm) 15,4 / 15,1

        regime de rotação (rpm) 4500

        marcha lenta (rpm): com ar condicionado desligado 700 +/- 50

        distribuição

        nº de válvulas por cilindro 4

        eixo comando de válvulas 02 no cabeçote

        acionamento da distribuição correia dentada

        lubrificação

        sistema forçada com bomba de engrenagens.

        filtro de óleo full flow

        pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)

        marcha lenta > 1,0 bar

        a 4000 rpm > 4,5 bar

        arrefecimento

        sistema a água com bomba centrífuga.

        temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc

        termostato com by pass controlado

        tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)

        pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,4 +/- 0,1 bar

        temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade

        liga 88 +/- 2ºc

        desliga 83 +/- 2ºc

        temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades

        1ª veloc. - liga 88 +/- 2ºc

        1ª veloc. - desliga 83 +/- 2ºc

        2ª veloc. - liga 92 +/- 2ºc

        2ª veloc. - desliga 87 +/- 2ºc

        tabela de torque:

        cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°

        cabeçote superior: 1,5kg.m

        cárter: 0,9kg.m

        mancais fixos do virabrequim: 8kg.m

        capas das bielas: 5,1kg.m

        coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m

        coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m

        volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m

        bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m

        polia/virabrequim: 19kg.m

        polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m

        este motor equipou os fiats; brava e doblò a partir de 02 e os marea 1.6 16v

        1.6 hi-torque mpi 16v step a gasolina

        motor construção

        nº de cilindros 4

        cilindrada total / unitária (cc) 1580 / 395,2

        diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 86,4 x 67,4

        ciclo / tempos otto / 04

        taxa de compressão (:1) 9,3 +/- 0,15 : 1

        distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93

        aspiração natural

        material do bloco do motor ferro fundido

        material do cabeçote alumínio

        motor - dados

        nº de mancais 5

        tipo de pistões com pino móvel

        nº de anéis de segmento 03 por pistão

        diâmetro dos cilindros (mm):

        classe a 86,400 a 86,410

        classe b 86,410 a 86,420

        classe c 86,420 a 86,430

        diâmetro dos pistões (mm):

        classe a 86,352 a 86,362

        classe b 86,359 a 86,371

        classe c 86,368 a 86,378

        folga entre pistão e cilindro (mm)

        classe a 0,038 a 0,058

        classe b 0,039 a 0,061

        classe c 0,042 a 0,062

        espessura dos anéis (mm):

        1º anel (de compressão) 1,470 a 1,490

        2º anel (raspador) 1,470 a 1,490

        3º anel (de óleo) 2,935 a 2,945

        medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):

        1º anel (de compressão) 1,525 a 1,545

        2º anel (raspador) 1,510 a 1,530

        3º anel (de óleo) 3,010 a 3,030

        abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):

        1º anel (de compressão) 0,200 a 0,450

        2º anel (raspador) 0,250 a 0,500

        3º anel (de óleo) 0,400 a 1,400

        folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):

        1º anel (de compressão) 0,035 a 0,075

        2º anel (raspador) 0,020 a 0,060

        3º anel (de óleo) 0,065 a 0,095

        diâmetro do pino do pistão (mm): 21,990 a 21,995

        diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 21,997 a 22,001

        folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011

        diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 22,004 a 22,009

        diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041

        folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019

        diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972

        interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102

        diâmetro do munhão do virabrequim (mm):

        classe a 50,794 a 50,800

        classe b 50,787 a 50,793

        classe c 50,780 a 50,786

        diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):

        classe a 54,507 a 54,510

        classe b 54,511 a 54,515

        classe c 54,516 a 54,520

        folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050

        diâmetro do moente do virabrequim (mm):

        classe a 45,518 a 45,523

        classe b 45,510 a 45,517

        classe c 45,503 a 45,509

        diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):

        classe a 48,641 a 48,646

        classe b 48,635 a 48,640

        classe c 48,630 a 48,634

        folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060

        folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120

        espessura do casquilho do munhão (mm)

        classe a (vm) 1,840 a 1,844

        classe b (az) 1,844 a 1,848

        classe c (am) 1,850 a 1,854

        espessura do casquilho da biela (mm)

        classe a (vm) 1,537 a 1,541

        classe b (az) 1,540 a 1,544

        classe c (am) 1,544 a 1,548

        espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360

        folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265

        diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):

        diâmetro 1 35,593 a 35,618

        diâmetro 2 31,940 a 31,960

        diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

        diâmetro 1 35,664 a 35,684

        diâmetro 2 32,000 a 32,020

        diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

        diâmetro 1 38,818 a 38,852

        diâmetro 2 35,154 a 35,188

        folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):

        diâmetro 1 0,046 a 0,091

        diâmetro 2 0,040 a 0,080

        diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):

        diâmetro 1 38,700 a 38,730

        diâmetro 2 35,036 a 35,066

        interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152

        cabeçote - dados

        volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 33,35

        diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975

        diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025

        folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066

        diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030

        diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977

        interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080

        diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040

        válvulas:

        admissão:

        diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000

        diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50

        ângulo: 45º 30 +/- 5

        escape:

        diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992

        diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05

        ângulo: 45º 30 +/- 5

        sede das válvulas:

        admissão (ângulo) 45º +/- 5

        escape (ângulo) 45º +/- 5

        folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)

        admissão 0,022 a 0,058

        escape 0,030 a 0,066

        fases da distribuição (admissão - em ° ):

        início 04 apms

        término 38 dpmi

        fases da distribuição (escape - em ° ):

        início 28 apmi

        término 04 dpms

        folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0

        nº de dentes da correia dentada 158

        diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):

        1º 29,989 a 30,014

        2º 52,445 a 52,470

        3º 52,845 a 52,870

        4º 53,245 a 53,270

        5º 53,645 a 53,670

        diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):

        1º 29,944 a 29,960

        2º 52,400 a 52,415

        3º 52,800 a 52,815

        4º 53,200 a 53,215

        5º 53,600 a 53,615

        folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070

        folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340

        elevação do came (mm):

        admissão 8,5

        escape 8,0

        altura do came + altura da base (mm):

        admissão 42,5

        escape 43,0

        identificação das engrenagens de comando:

        engrenagem lado escape possui anel interno

        para sinal do sensor de fase.

        alimentação

        injeção de combustível iaw 49fb mpi magneti marelli

        bomba de combustível elétrica

        filtro de ar a seco tipo caixa

        dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de

        emissões evaporativas e recirculação dos

        gases do cárter.

        pressão da linha de combustível 3 bar

        teor de co em marcha lenta < 0,5%

        (medido antes do conversor catalítico)

        performance

        potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0

        regime de rotação (rpm) 5500

        torque abnt (kgm/danm) 15,4 / 15,1

        regime de rotação (rpm) 4500

        marcha lenta (rpm): 850 +/- 50

        distribuição

        nº de válvulas por cilindro 4

        eixo comando de válvulas 02 no cabeçote

        acionamento da distribuição correia dentada

        lubrificação

        sistema forçada com bomba de engrenagens.

        filtro de óleo full flow

        pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)

        marcha lenta > 1,0 bar

        a 4000 rpm > 4,5 bar

        arrefecimento

        sistema a água com bomba centrífuga.

        temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc

        termostato com by pass controlado

        tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)

        pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,4 +/- 0,1 bar

        temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade

        liga 96 +/- 2ºc

        desliga 91 +/- 2ºc

        temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades

        1ª veloc. - liga 96 +/- 2ºc

        1ª veloc. - desliga 91 +/- 2ºc

        2ª veloc. - liga 100 +/- 2ºc

        2ª veloc. - desliga 95 +/- 2ºc

        tabela de torque:

        cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°

        cabeçote superior: 1,5kg.m

        cárter: 0,9kg.m

        mancais fixos do virabrequim: 8kg.m

        capas das bielas: 5,1kg.m

        coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m

        coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m

        volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m

        bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m

        polia/virabrequim: 19kg.m

        polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m

        esta versão de motor equipou a linha palio de 00/03 e linha brava até 01

        1.6 torque mpi 16v gasolina

        motor construção

        nº de cilindros 4

        cilindrada total / unitária (cc) 1580 / 395,2

        diâmetro x curso do cilindro (mm x mm) 86,4 x 67,4

        ciclo / tempos otto / 04

        taxa de compressão (:1) 9,3 +/- 0,15 : 1

        distância entre eixos dos cilindros (mm) 93 - 96 - 93

        aspiração natural

        material do bloco do motor ferro fundido

        material do cabeçote alumínio

        motor - dados

        nº de mancais 5

        tipo de pistões com pino móvel

        nº de anéis de segmento 03 por pistão

        diâmetro dos cilindros (mm):

        classe a 86,400 a 86,410

        classe b 86,410 a 86,420

        classe c 86,420 a 86,430

        diâmetro dos pistões (mm):

        classe a 86,352 a 86,362

        classe b 86,359 a 86,371

        classe c 86,368 a 86,378

        folga entre pistão e cilindro (mm)

        classe a 0,038 a 0,058

        classe b 0,039 a 0,061

        classe c 0,042 a 0,062

        espessura dos anéis (mm):

        1º anel (de compressão) 1,470 a 1,490

        2º anel (raspador) 1,470 a 1,490

        3º anel (de óleo) 2,935 a 2,945

        medida das canaletas dos anéis no pistão (mm):

        1º anel (de compressão) 1,525 a 1,545

        2º anel (raspador) 1,510 a 1,530

        3º anel (de óleo) 3,010 a 3,030

        abertura entre extremidades dos anéis montados no bloco padrão (mm):

        1º anel (de compressão) 0,200 a 0,450

        2º anel (raspador) 0,250 a 0,500

        3º anel (de óleo) 0,400 a 1,400

        folga entre os anéis e as fendas do pistão (mm):

        1º anel (de compressão) 0,035 a 0,075

        2º anel (raspador) 0,020 a 0,060

        3º anel (de óleo) 0,065 a 0,095

        diâmetro do pino do pistão (mm): 21,990 a 21,995

        diâmetro da sede do pino do pistão (mm): 21,997 a 22,001

        folga entre o pino do pistão e a sede do pistão (mm) 0,002 a 0,011

        diâmetro da bucha do pé da biela - interno (mm) usinada 22,004 a 22,009

        diâmetro da bucha do pé da biela - externo (mm) 24,016 a 24,041

        folga entre o pino do pistão e a bucha do pé da biela (mm) 0,009 a 0,019

        diâmetro da sede da bucha no pé da biela (mm): 23,939 a 23,972

        interferência entre a bucha do pé da biela e a sede (mm) 0,044 a 0,102

        diâmetro do munhão do virabrequim (mm):

        classe a 50,794 a 50,800

        classe b 50,787 a 50,793

        classe c 50,780 a 50,786

        diâmetro da sede dos casquilhos dos mancais fixos (mm):

        classe a 54,507 a 54,510

        classe b 54,511 a 54,515

        classe c 54,516 a 54,520

        folga radial entre os casquilhos e o munhão (mm): 0,032 a 0,050

        diâmetro do moente do virabrequim (mm):

        classe a 45,518 a 45,523

        classe b 45,510 a 45,517

        classe c 45,503 a 45,509

        diâmetro da sede dos casquilhos da biela (mm):

        classe a 48,641 a 48,646

        classe b 48,635 a 48,640

        classe c 48,630 a 48,634

        folga radial entre os casquilhos e o moente (mm): 0,025 a 0,060

        folga axial entre biela e virabrequim (mm): 0,045 a 0,120

        espessura do casquilho do munhão (mm)

        classe a (vm) 1,840 a 1,844

        classe b (az) 1,844 a 1,848

        classe c (am) 1,850 a 1,854

        espessura do casquilho da biela (mm)

        classe a (vm) 1,537 a 1,541

        classe b (az) 1,540 a 1,544

        classe c (am) 1,544 a 1,548

        espessura do semi-anel de encosto (mm) 2,310 a 2,360

        folga axial do virabrequim (mm) 0,055 a 0,265

        diâmetro do eixo comando auxiliar (mm):

        diâmetro 1 35,593 a 35,618

        diâmetro 2 31,940 a 31,960

        diâmetro interno da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

        diâmetro 1 35,664 a 35,684

        diâmetro 2 32,000 a 32,020

        diâmetro externo da bucha do eixo comando auxiliar (mm):

        diâmetro 1 38,818 a 38,852

        diâmetro 2 35,154 a 35,188

        folga entre eixo comando auxiliar e a bucha (mm):

        diâmetro 1 0,046 a 0,091

        diâmetro 2 0,040 a 0,080

        diâmetro da sede da bucha do eixo comando auxiliar no bloco (mm):

        diâmetro 1 38,700 a 38,730

        diâmetro 2 35,036 a 35,066

        interferência entre a bucha do eixo comando auxiliar e sua sede no bloco (mm): 0,088 a 0,152

        cabeçote - dados

        volume da câmara de combustão no cabeçote (.³): 37,5

        diâmetro do tucho (mm): 32,959 a 32,975

        diâmetro da sede do tucho no cabeçote (mm): 33,000 a 33,025

        folga entre o tucho e sua sede no cabeçote (mm): 0,025 a 0,066

        diâmetro externo da guia de válvulas (mm): 13,010 a 13,030

        diâmetro da sede da guia de válvulas no cabeçote (mm) 12,950 a 12,977

        interferência entre a guia de válvulas e a sede do cabeçote (mm) 0,033 a 0,080

        diâmetro interno da guia de válvulas (mm): 7,022 a 7,040

        válvulas:

        admissão:

        diâmetro da haste (mm): 6,982 a 7,000

        diâmetro da base (mm): 30,20 a 30,50

        ângulo: 45º 30 +/- 5

        escape:

        diâmetro da haste (mm): 6,974 a 6,992

        diâmetro da base (mm): 29,75 a 30,05

        ângulo: 45º 30 +/- 5

        sede das válvulas:

        admissão (ângulo) 45º +/- 5

        escape (ângulo) 45º +/- 5

        folga entre a válvula e a guia de válvula (mm)

        admissão 0,022 a 0,058

        escape 0,030 a 0,066

        fases da distribuição (admissão - em ° ):

        obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

        início 0 (apms)

        término 39 (dpmi)

        fases da distribuição (escape - em ° ):

        obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

        início 34 (apmi)

        término 0 (dpms)

        folga para verificação do diagrama de distribuição das válvulas (mm) 0

        nº de dentes da correia dentada 158

        diâmetro dos mancais do eixo comando de válvulas (mm):

        1º 29,989 a 30,014

        2º 52,445 a 52,470

        3º 52,845 a 52,870

        4º 53,245 a 53,270

        5º 53,645 a 53,670

        diâmetro dos munhões do eixo comando de válvulas (mm):

        1º 29,944 a 29,960

        2º 52,400 a 52,415

        3º 52,800 a 52,815

        4º 53,200 a 53,215

        5º 53,600 a 53,615

        folga radial eixo comando de válvulas (mm): 0,030 a 0,070

        folga axial eixo comando de válvulas (mm): 0,200 a 0,340

        elevação do came (mm):

        obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

        admissão 9,0

        escape 8,5

        altura do came + altura da base (mm):

        obs.: para estes dados estão exclusos os modelos palio 2v / strada / siena sem ar condicionado.

        admissão 43,0

        escape 43,5

        identificação das engrenagens de comando:

        engrenagem lado escape possui anel interno

        para sinal do sensor de fase.

        alimentação

        injeção de combustível iaw 1abg mpi magneti marelli

        bomba de combustível elétrica

        filtro de ar a seco tipo caixa

        dispositivo anti-poluição conversor catalítico, sistema de controle de

        emissões evaporativas e recirculação dos

        gases do cárter.

        pressão da linha de combustível 3 bar

        teor de co em marcha lenta < 0,5%

        (medido antes do conversor catalítico)

        performance

        potência abnt (cv/kw) 106,0 / 78,0

        regime de rotação (rpm) 5500

        torque abnt (kgm/danm) 15,1 / 14,9

        regime de rotação (rpm) 4500

        marcha lenta (rpm): 850 +/- 50

        distribuição

        nº de válvulas por cilindro 4

        eixo comando de válvulas 02 no cabeçote

        acionamento da distribuição correia dentada

        lubrificação

        sistema forçada com bomba de engrenagens.

        filtro de óleo full flow

        pressão de lubrificação: (a temperatura de 100ºc)

        marcha lenta > 1,0 bar

        a 4000 rpm > 4,5 bar

        arrefecimento

        sistema a água com bomba centrífuga.

        temperatura de abertura da válvula termostática 88 +/- 2ºc

        termostato com by pass controlado

        tipo de refrigeração forçada (eletroventilador)

        pressão para controle de impermeabilidade do radiador 1,0 +/- 0,1 bar

        temperatura para acionamento (s/ ar condicionado): 1 velocidade

        liga 92 +/- 2ºc

        desliga 87 +/- 2ºc

        temperatura para acionamento (c/ ar condicionado): 2 velocidades

        1ª veloc. - liga 92 +/- 2ºc

        1ª veloc. - desliga 87 +/- 2ºc

        2ª veloc. - liga 97 +/- 2ºc

        2ª veloc. - desliga 92 +/- 2ºc

        tabela de torque:

        cabeçote ao bloco 2,0kg.m + 2,0kg.m + 90° + 90°

        cabeçote superior: 1,5kg.m

        cárter: 0,9kg.m

        mancais fixos do virabrequim: 8kg.m

        capas das bielas: 5,1kg.m

        coletor de admissão ao cabeçote: 2,5kg.m

        coletor de escape ao cabeçote: 2,5kg.m

        volante do motor ao virabrequim: 8,3kg.m

        bomba de óleo ao bloco: 2,5kg.m

        polia/virabrequim: 19kg.m

        polia/eixo comando (admissão e escape): 12kg.m

        esta versão de motor (facilmente identificado pelo coletor de admissão totalmente em alumínio) esteve em linha no brasil de 1997 a 2000.

        1 Resposta Última resposta
        • N Offline
          N Offline
          nogueiraxr3
          escreveu em última edição por
          #4

          aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma duvida que é sobre motores fiat tb, só que o fiasa, gostaria de saber se alguem já conseguiu colocar o eixo do 1.5 no 1.0, é que meu velho tem uma fiorino largada em casa, sem motor, tava pensando em botar ela pra andar, me apareceu uma proposta muito boa, só que o motor é 1.0 então gostaria saber de vcs mais experiente se é possivel esse up no motorzinho, pra deixar ele 1.5 para dar um folego, pois andar de fiorino 1.0 é pedir pra sofrer….

          amigo desculpe a invasão do seu tópico, se quiser que tire é só falar que abro um tópico pra isso vlw.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            fisioluiz
            escreveu em última edição por
            #5

            aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma duvida que é sobre motores fiat tb, só que o fiasa, gostaria de saber se alguem já conseguiu colocar o eixo do 1.5 no 1.0, é que meu velho tem uma fiorino largada em casa, sem motor, tava pensando em botar ela pra andar, me apareceu uma proposta muito boa, só que o motor é 1.0 então gostaria saber de vcs mais experiente se é possivel esse up no motorzinho, pra deixar ele 1.5 para dar um folego, pois andar de fiorino 1.0 é pedir pra sofrer….

            amigo desculpe a invasão do seu tópico, se quiser que tire é só falar que abro um tópico pra isso vlw.

            cara … nao tem como , o bloco do 1.0 eh mais estreito na sua base, o que impossibilita a colocacao do vira do 1.5. ja ouvi falar que se colocar o pistao do corsa 1.6 da pra ganhar um pouco , mas nao sei quanto.

            arranja um kit turbo e gaste menos por mais.

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            • F Offline
              F Offline
              Fiasa Power
              escreveu em última edição por
              #6

              não tem condições de jogar o vira 1.5 pro bloco 1.0 . são quase 30mm de diferença

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              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #7

                então vamos lá:

                • peças:

                pistão: gm familia ii (monza 2.0): tem diâmetro de 86,00, porém a altura do pino eh 5 mm mais baixa

                biela: mantém a original do motor torque

                virabrequim: motor stepb (brava/marea). tem curso 11mm maior.

                • retrabalhos:

                junta: espessura de 1mm a mais que a original. com a diferença do pistão de 5mm na altura do pino, é abatido 10mm do curso. com isso o pistão sobe 1 mm pra fora do bloco. ae que entra a junta.

                usinar cabeça do pistão: usado em caso de não ter acesso a junta. tira-se 1 mm da cabeça e ele fica rente ao bloco

                usinar bloco: devido ao curso maior, a biela baterá nas paredes da camisa… deverá ser feito um chanfro para livrar a biela de bater no bloco

                usinar bucha p/ pino de pistão: pistão de monza tem ø do pino maior. assim , tem que embuchar o pistão para caber o pino da biela do palio

                observação: iapel vende um pistão forjado especifico para esta aplicação (1.6 virado pra 1.9)

                sempre tive curiosidade nesse up…

                alguem que tenha feito mediu:

                taxa (com os pistões da iapel ou mesmo com os de monza)

                potencia/torque

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                • A Offline
                  A Offline
                  Adriano Sushi
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  essa eh uma preparação que eu gostaria de ver pessoalmente.

                  sempre gostei de uno, tenho vontade de montar um canhãozinho…

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                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    esse eh o problema… o quanto rende...

                    na argentina eh muito usada essa receita.. o problema é que junto vem comando, polia, cabeçote 16v todo retrabalhado pra girar 10k... dae o ganho de virar pra 1.9 não fica evidente...

                    tem no youtube... step a 1.9 girando 10k... rendeu 250 cv no dinamometro de bancada...

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                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      http://www.youtube.com/watch?v=takf5y0x0qo&feature=related

                      ap kill detected :teteto:

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        ronaldin
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        obrigado a todos.

                        menegotto, o pistão do monza tem o pino 5 mm mais baixo? não entendi direito como ele chega a ficar apenas 1mm acima do bloco? as medidas são essas mesmas?

                        pelo que vc explicou que com os 5mm do diferença do pino, abatem 10mm do curso….

                        então, o pino é montado 5mm mais pra cima no pistão, e o pistão tbm é ainda 5mm mais baixo do que o 16v original?

                        vou ver se consigo os dois ao vivo pra ver como é..

                        biriba, tenho o livro de papel que tem esses dados... ele tem sido meu livro de cabeceira nos últimos 5 meses rsss

                        obrigado pela ajuda.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          ronaldin, altura de compressão (medida da cabeça até o centro do pino)é menor no pistão do monza do que no do step a/b. por isso disse mais baixo…

                          quanto ao curso... imagine um virabrequim em funcionamento...

                          curso = distância percorrida pelo pistão de cima a baixo

                          se ele tem 11mm a mais de curso, então o pistão sobre 5,5mm a mais que o normal e desce 5,5mm a mais que o normal... entendeu????

                          esses 5,5mm que sobe a mais, tu monta o pistão de monza que tem altura de compressão 5 mm menor, assim sobra 0,5 pra fora do bloco (eu arredondei pra 1 mm pra não complicar, mas agora jah compliquei tudo mesmo heheheheheh)

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            fiz um desenho tosco no paint… acho q fica mais facil de entender

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              http://catalogo.mahle.com.br/applications/web/catalogos/catalog.nsf/index/metal leve - pistões - por fabricantesãopen&start=1&count=100

                              ae segue o catalogo mahle de pistões… com ele tu pode tirar as medidas dos pistões bem certinho, sem precisar medir... o que te disse é o que lembro de cabeça...

                              mas de antemão te digo... esses tipos de adaptações, não existem receitas prontas... tem que abrir, ir comprando as peças, montar e dae vai surgir os problemas... surgiu um problema, resolve... surge outro, resolve... até fechar o motor e fazer funcionar...

                              1 Resposta Última resposta

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