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Motor torque fiat

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  • N Offline
    N Offline
    nogueiraxr3
    escreveu em última edição por
    #4

    aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma duvida que é sobre motores fiat tb, só que o fiasa, gostaria de saber se alguem já conseguiu colocar o eixo do 1.5 no 1.0, é que meu velho tem uma fiorino largada em casa, sem motor, tava pensando em botar ela pra andar, me apareceu uma proposta muito boa, só que o motor é 1.0 então gostaria saber de vcs mais experiente se é possivel esse up no motorzinho, pra deixar ele 1.5 para dar um folego, pois andar de fiorino 1.0 é pedir pra sofrer….

    amigo desculpe a invasão do seu tópico, se quiser que tire é só falar que abro um tópico pra isso vlw.

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    • F Offline
      F Offline
      fisioluiz
      escreveu em última edição por
      #5

      aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma duvida que é sobre motores fiat tb, só que o fiasa, gostaria de saber se alguem já conseguiu colocar o eixo do 1.5 no 1.0, é que meu velho tem uma fiorino largada em casa, sem motor, tava pensando em botar ela pra andar, me apareceu uma proposta muito boa, só que o motor é 1.0 então gostaria saber de vcs mais experiente se é possivel esse up no motorzinho, pra deixar ele 1.5 para dar um folego, pois andar de fiorino 1.0 é pedir pra sofrer….

      amigo desculpe a invasão do seu tópico, se quiser que tire é só falar que abro um tópico pra isso vlw.

      cara … nao tem como , o bloco do 1.0 eh mais estreito na sua base, o que impossibilita a colocacao do vira do 1.5. ja ouvi falar que se colocar o pistao do corsa 1.6 da pra ganhar um pouco , mas nao sei quanto.

      arranja um kit turbo e gaste menos por mais.

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      • F Offline
        F Offline
        Fiasa Power
        escreveu em última edição por
        #6

        não tem condições de jogar o vira 1.5 pro bloco 1.0 . são quase 30mm de diferença

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        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #7

          então vamos lá:

          • peças:

          pistão: gm familia ii (monza 2.0): tem diâmetro de 86,00, porém a altura do pino eh 5 mm mais baixa

          biela: mantém a original do motor torque

          virabrequim: motor stepb (brava/marea). tem curso 11mm maior.

          • retrabalhos:

          junta: espessura de 1mm a mais que a original. com a diferença do pistão de 5mm na altura do pino, é abatido 10mm do curso. com isso o pistão sobe 1 mm pra fora do bloco. ae que entra a junta.

          usinar cabeça do pistão: usado em caso de não ter acesso a junta. tira-se 1 mm da cabeça e ele fica rente ao bloco

          usinar bloco: devido ao curso maior, a biela baterá nas paredes da camisa… deverá ser feito um chanfro para livrar a biela de bater no bloco

          usinar bucha p/ pino de pistão: pistão de monza tem ø do pino maior. assim , tem que embuchar o pistão para caber o pino da biela do palio

          observação: iapel vende um pistão forjado especifico para esta aplicação (1.6 virado pra 1.9)

          sempre tive curiosidade nesse up…

          alguem que tenha feito mediu:

          taxa (com os pistões da iapel ou mesmo com os de monza)

          potencia/torque

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Adriano Sushi
            escreveu em última edição por
            #8

            essa eh uma preparação que eu gostaria de ver pessoalmente.

            sempre gostei de uno, tenho vontade de montar um canhãozinho…

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #9

              esse eh o problema… o quanto rende...

              na argentina eh muito usada essa receita.. o problema é que junto vem comando, polia, cabeçote 16v todo retrabalhado pra girar 10k... dae o ganho de virar pra 1.9 não fica evidente...

              tem no youtube... step a 1.9 girando 10k... rendeu 250 cv no dinamometro de bancada...

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #10

                http://www.youtube.com/watch?v=takf5y0x0qo&feature=related

                ap kill detected :teteto:

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                • R Offline
                  R Offline
                  ronaldin
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  obrigado a todos.

                  menegotto, o pistão do monza tem o pino 5 mm mais baixo? não entendi direito como ele chega a ficar apenas 1mm acima do bloco? as medidas são essas mesmas?

                  pelo que vc explicou que com os 5mm do diferença do pino, abatem 10mm do curso….

                  então, o pino é montado 5mm mais pra cima no pistão, e o pistão tbm é ainda 5mm mais baixo do que o 16v original?

                  vou ver se consigo os dois ao vivo pra ver como é..

                  biriba, tenho o livro de papel que tem esses dados... ele tem sido meu livro de cabeceira nos últimos 5 meses rsss

                  obrigado pela ajuda.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    ronaldin, altura de compressão (medida da cabeça até o centro do pino)é menor no pistão do monza do que no do step a/b. por isso disse mais baixo…

                    quanto ao curso... imagine um virabrequim em funcionamento...

                    curso = distância percorrida pelo pistão de cima a baixo

                    se ele tem 11mm a mais de curso, então o pistão sobre 5,5mm a mais que o normal e desce 5,5mm a mais que o normal... entendeu????

                    esses 5,5mm que sobe a mais, tu monta o pistão de monza que tem altura de compressão 5 mm menor, assim sobra 0,5 pra fora do bloco (eu arredondei pra 1 mm pra não complicar, mas agora jah compliquei tudo mesmo heheheheheh)

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      fiz um desenho tosco no paint… acho q fica mais facil de entender

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        http://catalogo.mahle.com.br/applications/web/catalogos/catalog.nsf/index/metal leve - pistões - por fabricantesãopen&start=1&count=100

                        ae segue o catalogo mahle de pistões… com ele tu pode tirar as medidas dos pistões bem certinho, sem precisar medir... o que te disse é o que lembro de cabeça...

                        mas de antemão te digo... esses tipos de adaptações, não existem receitas prontas... tem que abrir, ir comprando as peças, montar e dae vai surgir os problemas... surgiu um problema, resolve... surge outro, resolve... até fechar o motor e fazer funcionar...

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