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Motor torque fiat

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • F Offline
    F Offline
    fisioluiz
    escreveu em última edição por
    #5

    aproveitando o tópico do amigo, gostaria de tirar uma duvida que é sobre motores fiat tb, só que o fiasa, gostaria de saber se alguem já conseguiu colocar o eixo do 1.5 no 1.0, é que meu velho tem uma fiorino largada em casa, sem motor, tava pensando em botar ela pra andar, me apareceu uma proposta muito boa, só que o motor é 1.0 então gostaria saber de vcs mais experiente se é possivel esse up no motorzinho, pra deixar ele 1.5 para dar um folego, pois andar de fiorino 1.0 é pedir pra sofrer….

    amigo desculpe a invasão do seu tópico, se quiser que tire é só falar que abro um tópico pra isso vlw.

    cara … nao tem como , o bloco do 1.0 eh mais estreito na sua base, o que impossibilita a colocacao do vira do 1.5. ja ouvi falar que se colocar o pistao do corsa 1.6 da pra ganhar um pouco , mas nao sei quanto.

    arranja um kit turbo e gaste menos por mais.

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    • F Offline
      F Offline
      Fiasa Power
      escreveu em última edição por
      #6

      não tem condições de jogar o vira 1.5 pro bloco 1.0 . são quase 30mm de diferença

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #7

        então vamos lá:

        • peças:

        pistão: gm familia ii (monza 2.0): tem diâmetro de 86,00, porém a altura do pino eh 5 mm mais baixa

        biela: mantém a original do motor torque

        virabrequim: motor stepb (brava/marea). tem curso 11mm maior.

        • retrabalhos:

        junta: espessura de 1mm a mais que a original. com a diferença do pistão de 5mm na altura do pino, é abatido 10mm do curso. com isso o pistão sobe 1 mm pra fora do bloco. ae que entra a junta.

        usinar cabeça do pistão: usado em caso de não ter acesso a junta. tira-se 1 mm da cabeça e ele fica rente ao bloco

        usinar bloco: devido ao curso maior, a biela baterá nas paredes da camisa… deverá ser feito um chanfro para livrar a biela de bater no bloco

        usinar bucha p/ pino de pistão: pistão de monza tem ø do pino maior. assim , tem que embuchar o pistão para caber o pino da biela do palio

        observação: iapel vende um pistão forjado especifico para esta aplicação (1.6 virado pra 1.9)

        sempre tive curiosidade nesse up…

        alguem que tenha feito mediu:

        taxa (com os pistões da iapel ou mesmo com os de monza)

        potencia/torque

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        • A Offline
          A Offline
          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #8

          essa eh uma preparação que eu gostaria de ver pessoalmente.

          sempre gostei de uno, tenho vontade de montar um canhãozinho…

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          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #9

            esse eh o problema… o quanto rende...

            na argentina eh muito usada essa receita.. o problema é que junto vem comando, polia, cabeçote 16v todo retrabalhado pra girar 10k... dae o ganho de virar pra 1.9 não fica evidente...

            tem no youtube... step a 1.9 girando 10k... rendeu 250 cv no dinamometro de bancada...

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            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #10

              http://www.youtube.com/watch?v=takf5y0x0qo&feature=related

              ap kill detected :teteto:

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                ronaldin
                escreveu em última edição por
                #11

                obrigado a todos.

                menegotto, o pistão do monza tem o pino 5 mm mais baixo? não entendi direito como ele chega a ficar apenas 1mm acima do bloco? as medidas são essas mesmas?

                pelo que vc explicou que com os 5mm do diferença do pino, abatem 10mm do curso….

                então, o pino é montado 5mm mais pra cima no pistão, e o pistão tbm é ainda 5mm mais baixo do que o 16v original?

                vou ver se consigo os dois ao vivo pra ver como é..

                biriba, tenho o livro de papel que tem esses dados... ele tem sido meu livro de cabeceira nos últimos 5 meses rsss

                obrigado pela ajuda.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  ronaldin, altura de compressão (medida da cabeça até o centro do pino)é menor no pistão do monza do que no do step a/b. por isso disse mais baixo…

                  quanto ao curso... imagine um virabrequim em funcionamento...

                  curso = distância percorrida pelo pistão de cima a baixo

                  se ele tem 11mm a mais de curso, então o pistão sobre 5,5mm a mais que o normal e desce 5,5mm a mais que o normal... entendeu????

                  esses 5,5mm que sobe a mais, tu monta o pistão de monza que tem altura de compressão 5 mm menor, assim sobra 0,5 pra fora do bloco (eu arredondei pra 1 mm pra não complicar, mas agora jah compliquei tudo mesmo heheheheheh)

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    fiz um desenho tosco no paint… acho q fica mais facil de entender

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      http://catalogo.mahle.com.br/applications/web/catalogos/catalog.nsf/index/metal leve - pistões - por fabricantesãopen&start=1&count=100

                      ae segue o catalogo mahle de pistões… com ele tu pode tirar as medidas dos pistões bem certinho, sem precisar medir... o que te disse é o que lembro de cabeça...

                      mas de antemão te digo... esses tipos de adaptações, não existem receitas prontas... tem que abrir, ir comprando as peças, montar e dae vai surgir os problemas... surgiu um problema, resolve... surge outro, resolve... até fechar o motor e fazer funcionar...

                      1 Resposta Última resposta

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