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Temperatura com intercooler

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    _NandoO_
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    #54

    belquip. +- 600 reais com alguns dos tubos de conexão, e ja faz muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo.

    caramba, é caro esse negócio =(

    mas o teu é grande né? o meu vai ser um pequeno pra caramba, talvez saia barato (quem sabe uns 300), só penso se vai valer o investimento.

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      * Caroline Stella *
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      #55

      hj em dia não sei mais o q é grande ou não :)

      o meu vai de farol a farol, e com colméia de +- 7 ou 8 cms de largura.

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        _NandoO_
        escreveu em última edição por
        #56

        hj em dia não sei mais o q é grande ou não :)

        o meu vai de farol a farol, e com colméia de +- 7 ou 8 cms de largura.

        deve ser um monstro, o meu até vou querer a colméia larga, porém não quero ele alto, quero com aparencia de pressurização, será que vai baixar a temperatura legal mesmo sendo pequeno? não quero nenhum absurdo porque não quero ocupar muito espaço, mas fazendo o papal dele já ta de bom tamanho.

        vo mandar email pra belquip.

        valeu pelas dicas carol muito obrigado

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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #57

          cuidado com ic pequeno , pois pode gerar restrição ao fluxo e ainda por cima não resfriar o ar.

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            _NandoO_
            escreveu em última edição por
            #58

            cuidado com ic pequeno , pois pode gerar restrição ao fluxo e ainda por cima não resfriar o ar.

            xiii… será? vo ver então como vai ficar essa bronca, não queria colocar um grande mas então talvez seja o jeito, vo ver com o pessoal da belquip.

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            • G Offline
              G Offline
              Gaucho
              escreveu em última edição por
              #59

              o meu vai de farol a farol, e com colméia de +- 7 ou 8 cms de largura.

              fotos.

              1 Resposta Última resposta
              • B Offline
                B Offline
                biohazard
                escreveu em última edição por
                #60

                sim carol eu to ligado nessa parte… mais achei muito frio só por causa do bico. se a temperatura estiver correta ele praticamente ta valendo por um ic ??

                funciona igual um radiador, o ar passa por dentro dele, e ele tem contato com ar do ambiente, que esta mais frio que dentro da pressurização, esfriando quando se passa por dentro

                ele perguntou como que o ar da adm. consegue ficar mais frio que o proprio ar que esta resfriando ele.

                a grosso modo (e exagerado) é a mesma coisa que dizer que vai gelar a cerveja só de colocar a latinha para fora do carro

                ate que aparece uma explicação técnica, para mim é erro no seu pirometro.

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  rbsmontemor
                  escreveu em última edição por
                  #61

                  ele perguntou como que o ar da adm. consegue ficar mais frio que o proprio ar que esta resfriando ele.

                  a grosso modo (e exagerado) é a mesma coisa que dizer que vai gelar a cerveja só de colocar a latinha para fora do carro

                  ate que aparece uma explicação técnica, para mim é erro no seu pirometro.

                  sem mudança de fase e/ou queda significativa na pressão do gás isso não acontece mesmo. o que acontece é que não é raro termopar ter erro de mais de 20ºc…

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #62

                    para mim é erro no seu pirometro.

                    uso 2 pirômetros ligados no mesmo relógio (1 p admissão e outro p descarga) e tenho temperatura ambiente no painel do carro

                    pela manhã vou ligar o carro e os 2 pirômetros marcam a temperatura parecida c a do painel

                    parecida pois marcam de 5º em 5º…...e o painel marca de 1º em 1º

                    vou dar 1 exemplo

                    hj tava 32º qdo fui ligar e os 2 pirômetros marcavam 30º em cada.

                    sempre q pego a ponte rio-nit, a admissão está uns 5º a 10º abaixo da ambiente.

                    vou dar 1 exemplo..........na ponte a 100 km/h a admissão está 20º , a temperatura ambiente em 30º e a descarga nos 480º

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      biohazard
                      escreveu em última edição por
                      #63

                      uso 2 pirômetros ligados no mesmo relógio (1 p admissão e outro p descarga) e tenho temperatura ambiente no painel do carro

                      pela manhã vou ligar o carro e os 2 pirômetros marcam a temperatura parecida c a do painel

                      parecida pois marcam de 5º em 5º…...e o painel marca de 1º em 1º

                      vou dar 1 exemplo

                      hj tava 32º qdo fui ligar e os 2 pirômetros marcavam 30º em cada.

                      sempre q pego a ponte rio-nit, a admissão está uns 5º a 10º abaixo da ambiente.

                      vou dar 1 exemplo..........na ponte a 100 km/h a admissão está 20º , a temperatura ambiente em 30º e a descarga nos 480º

                      gaucho, eu quero que você entenda que eu realmente não duvido que o seu pirometro esta mostrando essa temperatura, que seja por imprecisão de escala, ou por tolerância alta (como o rbsmontemor disse) só que não tem como, mesmo sendo um ótimo ic, a temperatura da admissão estão mais baixa que a temperatura do ar que esta resfriando ele.

                      anyway, para enriquecer o tópico, posta qual ic que vc usa, se mandou fazer em algum lugar, quem fez o projeto e se possível, o preço.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #64

                        biohazard, sabes o principio de funcionamento de um sistema de refrigeração???

                        compressão - expansão - resfriamento devido a expansão

                        conhece tubo vortex ????

                        tem coisas na área da termodinâmica que são inacreditáveis…

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #65

                          gaucho, eu quero que você entenda que eu realmente não duvido que o seu pirometro esta mostrando essa temperatura, que seja por imprecisão de escala, ou por tolerância alta (como o rbsmontemor disse) só que não tem como, mesmo sendo um ótimo ic, a temperatura da admissão estão mais baixa que a temperatura do ar que esta resfriando ele.

                          anyway, para enriquecer o tópico, posta qual ic que vc usa, se mandou fazer em algum lugar, quem fez o projeto e se possível, o preço.

                          fera,

                          essa dúvida eu tb tinha…....sempre achei q a temperatura de admissão nunca poderia estar abaixo da ambiente..................hj já vejo o contrário

                          o ic foi eu q projetei

                          fui numa oficina q conserta radiadores de caminhão em juíz de fora mg

                          lá (c meu parachoque em mãos) escolhí 1 radiador de scania e 1 funcionário me ajudou a cortar

                          outro fez as soldas

                          a colméia tem 86x30x7 cm

                          a entrada é 2,5 e a saída de 3 pol

                          custou 350 reais e demorei 1 dia p fazer.......(2 anos atrás)

                          tinha fotos dele aqui no fórum............mas sumiu

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #66

                            termodinânica nunca foi meu forte…que me lembre de cabeça exceto se tiver um efeito venturi alí na região do termopar, num tem como a temperatura de admissão ser menor que a ambiente... entenda que o intercooler tem um rendimento de resfriamento, e esse rendimento é sempre inferior a 100% (lei de carnot).

                            se tiver um efeito venturi já acho possivel que pontualmente possa ocorrer diminuição na temperatura da admissão.

                            tem outra coisa… o erro na leitura do termopar num é obrigatoriamente constante, ele tem uma região onde o erro é minimo, e tem uma região onde o erro é considerável.

                            de toda forma o que cabe pra num ficar off-tópic é que o intercooler é na minha opnião o melhor upgrade, permite que vc tenha até mesmo mais potência com menor pressão, menos pressão e temperatura mais fria fazem que exista menos chance de detonação deixando o motor mais forte e mais confiável...

                            1 Resposta Última resposta
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                              _NandoO_
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                              #67

                              gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                miozao
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                                #68

                                gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.

                                um intercooler nada mais é que um radiador de ar a eficiência dele vai ser a eficiência da colméia que voce usar. e melhor coisa é usar um intercooler de caminhão, que geralmente se acha uns enormes fudidos em uns pedaços… dai corta e faz um pro carro.

                                1 Resposta Última resposta
                                • _ Offline
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                                  #69

                                  um intercooler nada mais é que um radiador de ar a eficiência dele vai ser a eficiência da colméia que voce usar. e melhor coisa é usar um intercooler de caminhão, que geralmente se acha uns enormes fudidos em uns pedaços… dai corta e faz um pro carro.

                                  entendi amigo, vou fazer pra mim então, muito obrigado

                                  agora me fiz, como é que ele é por dentro? tipo uma caixa, com espaço livre por dentro, ou é literalmente uma colméia? porque vou fazer pro meu fusca com entrada em cima dele, e duas saidas de cada lado, queria pensar se vou ter que centralizar a entrada pra não ter diferença de pressão em cada lado do motor… sendo que fazer ele com entrada superior centralizada é meio dificil no motor de fusca, pelo menos com supercharger.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    #70

                                    entendi amigo, vou fazer pra mim então, muito obrigado

                                    agora me fiz, como é que ele é por dentro? tipo uma caixa, com espaço livre por dentro, ou é literalmente uma colméia? porque vou fazer pro meu fusca com entrada em cima dele, e duas saidas de cada lado, queria pensar se vou ter que centralizar a entrada pra não ter diferença de pressão em cada lado do motor… sendo que fazer ele com entrada superior centralizada é meio dificil no motor de fusca, pelo menos com supercharger.

                                    http://www.intercooler.com.br/cartilha.html aqui tem varias fotos de colmeias

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                                      #71

                                      mano, agora que me toquei que meu sogro é dono de concessionária que meche com caminhãão huahua, já sei que meu intercooler vais me custar apenas os pontos de solda haha

                                      valeu muito obrigado mesmo o site foi muito explicativo, logo logo terei meu intercooler pronto, antes de acabar minhas férias

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                                        #72

                                        lembrem de lavar beeem a colmeia por dentro, em caso de ic de caminhão comprado em desmanche.

                                        existe a possibilidade de estarem sujos de oleo vindo do compressor.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          #73

                                          gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.

                                          vc fazendo, fica muito melhor q esses vendidos p aí

                                          vc terá certeza q todas as passagens de ar internas estão desobstruídas e sem amassados

                                          os q ví na crestana me assustaram.

                                          1 Resposta Última resposta

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