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Relação de temperatura e pressão barometrica com dino

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  • A Offline
    A Offline
    AVILA GTS
    escreveu em última edição por
    #4

    esses dados vc coloca para que o software do dyno aplique um fator de correção estipulado pela sae.

    se a pressão for maior que 760mmhg o software vai corrigir o valor medido para menos e vice-versa. aumenta a pressão, aumenta a disponibilidade de oxigênio num mesmo volume de ar.

    para temperatura, se tiver maior que o padrão (deve ser de 20 ou 25c) o dyno vai entender que a potência q ele mediu é menor que a que ocorreria numa dada situação padrão…

    não entendi muito então quer dizer se der 250cv com 760mmhg, se inserir 860mmhg vai marcar +- 230cv, é isso?

    quanto a temperatura o dino vai me dar tb a potencia errada, caso esteja com 30 graus inserido vai aumentar a potencia ou diminuir a potencia correta?

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    • S Offline
      S Offline
      streit
      escreveu em última edição por
      #5

      não entendi muito então quer dizer se der 250cv com 760mmhg, se inserir 860mmhg vai marcar +- 230cv, é isso?

      quanto a temperatura o dino vai me dar tb a potencia errada, caso esteja com 30 graus inserido vai aumentar a potencia ou diminuir a potencia correta?

      isso.

      vc precisa entender que uma medição precisa ser comparada com outras medições ao redor do mundo e o resultado tem que ser o mesmo.

      a única maneira de conseguir isso, é tendo o mesmo ponto de referência, ou seja: mesma pressão, umidade, temperatura, etc.

      como sabemos que isso é impossível, existem as normas, como as abnt, iso, din, etc que regulamentam essas referências.

      então após fazer uma medição no dyno, o software faz correções nos valores, para que o resultado saia obedecendo a uma determinada norma, tornando possível a comparação com qqr outro motor medido na mesma norma.

      o problema é quando alguns pilotos de dynos jogam uns parametros irreais para conseguir um gráfico mais poupudo…

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      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #6

        se vc está em sampa, vc tem uma pressão atmosférica de cerca de 0,92bar… se medir nesta condição certamente vai ter menos potência do que se ler ao nivel do mar onde a pressão é de cerca de 1bar... os valores lidos servem pra equalizar esta leitura pra que sejam padronizadas...

        e ao contrário do que se imagina, qdo tem a estação barométrica no dino (hoje todos tem integrado) o operador num tem acesso a estes dados, num consegue mudar..ele pode apenas qdo vai começar cada teste mandar a estação ler novamente temperatura e pressão ambiente...

        ou seja o operador num tem como influenciar o resultado... ademais... mesmo que ele pudesse colocar valor esdruxulos... digamos falar que mediu a uma pressão barométrica de 0,85bar (acho que é uns 1.500m de altitude) e temperatura de 60°c (ambos impossiveis) é que a alteração seria significativa

        1 Resposta Última resposta
        • Z Offline
          Z Offline
          Zé chedid
          escreveu em última edição por
          #7

          se vc está em sampa, vc tem uma pressão atmosférica de cerca de 0,92bar… se medir nesta condição certamente vai ter menos potência do que se ler ao nivel do mar onde a pressão é de cerca de 1bar... os valores lidos servem pra equalizar esta leitura pra que sejam padronizadas...

          e ao contrário do que se imagina, qdo tem a estação barométrica no dino (hoje todos tem integrado) o operador num tem acesso a estes dados, num consegue mudar..ele pode apenas qdo vai começar cada teste mandar a estação ler novamente temperatura e pressão ambiente...

          ou seja o operador num tem como influenciar o resultado... ademais... mesmo que ele pudesse colocar valor esdruxulos... digamos falar que mediu a uma pressão barométrica de 0,85bar (acho que é uns 1.500m de altitude) e temperatura de 60°c (ambos impossiveis) é que a alteração seria significativa

          junior e como fazem os gatos (botão do agrada cliente) nos dinos?

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #8

            num fazem… é o que digo a muito tempo... se a medição saiu muito abaixo do esperado pode ser um monte de coisas... fui testar a muito tempo atrás um calibra turbo forjado de um cliente... veio 300cv na roda... ai no ano seguinte ele mandou fazer revisão porque o carro ficou muito tempo parado (mais de 4 meses) porque ele tinha ido pro exterior... mandou medir de novo e veio 240cv e o acerto exatamente igual... qdo bateu a lembrança de que o alcool era antigo talvez num estivesse legal... mediu dia seguinte com alcool 100% novo e voltou aos 300cv-roda

            outra coisa... se o teu carro ta acertado pra 25°c... mas no dia vc mediu com ele a 45°c, o valor lido vai ser corrigido, mas num quer dizer que será exatamente o mesmo valor caso vc volte a medir num dia que esteja a 25°c entendeu ?

            dina de rolo serve de comparativo...vc mede antes, modifica e mede depois.. ai vc sabe se o que fez mudou algo e o que mudou...

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              AVILA GTS
              escreveu em última edição por
              #9

              blz, o que acontece no dino que medi tem como fazer essa alteração, então foi medido com 860mmhg, sou do rio o que deveria ser medido a 760mmhg, então essa potencia que veio de 400cv era para ser maior, igual ou esta certo?

              1 Resposta Última resposta
              • Z Offline
                Z Offline
                Zé chedid
                escreveu em última edição por
                #10

                num fazem… é o que digo a muito tempo... se a medição saiu muito abaixo do esperado pode ser um monte de coisas... fui testar a muito tempo atrás um calibra turbo forjado de um cliente... veio 300cv na roda... ai no ano seguinte ele mandou fazer revisão porque o carro ficou muito tempo parado (mais de 4 meses) porque ele tinha ido pro exterior... mandou medir de novo e veio 240cv e o acerto exatamente igual... qdo bateu a lembrança de que o alcool era antigo talvez num estivesse legal... mediu dia seguinte com alcool 100% novo e voltou aos 300cv-roda

                outra coisa... se o teu carro ta acertado pra 25°c... mas no dia vc mediu com ele a 45°c, o valor lido vai ser corrigido, mas num quer dizer que será exatamente o mesmo valor caso vc volte a medir num dia que esteja a 25°c entendeu ?

                dina de rolo serve de comparativo...vc mede antes, modifica e mede depois.. ai vc sabe se o que fez mudou algo e o que mudou...

                tendi….. mas que falam muito do botão agrada cliente, isso falam , já ouvi muitas histórias da preparadora prado (curitiba e cascavel) mas num sei se é verdade.... uns me relataram que dava até 100 cavalos a mais entre o dino deles e o de outros isso no mesmo dia.

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                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  se der absurdamente acima/abaixo de outro dinamometro pode ser calibração do mesmo…

                  avila, num tem como ser pressão de 860mmhg porque isso seria abaixo do nivel do mar :(... mas se fosse medido assim a potência corrigida para 760mmhg seria ainda menor porque ao corrigir pra 760 aumenta a potência sobre a medida em 860mmhg

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                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabinho E.A
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    avila, tive problemas com isso tbm no dino, por acaso vc ta passando o carro na amb?

                    é la que eu to indo e ele ta sem estação barometrica e o meu preparador falou que o valor que ele ta aplicando ta dando chimbre ate pq o mesmo tem estação barometrica na oficina a 10 anos e ja esta acostumado com isso.

                    mas a mediçao muda e muito com esse valor imposto errado.

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      AVILA GTS
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      avila, tive problemas com isso tbm no dino, por acaso vc ta passando o carro na amb?

                      é la que eu to indo e ele ta sem estação barometrica e o meu preparador falou que o valor que ele ta aplicando ta dando chimbre ate pq o mesmo tem estação barometrica na oficina a 10 anos e ja esta acostumado com isso.

                      mas a mediçao muda e muito com esse valor imposto errado.

                      sim é lá mesmo, vou conversar com o marcelo sobre isso para ver se dá para corrigir.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabinho E.A
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        sim é lá mesmo, vou conversar com o marcelo sobre isso para ver se dá para corrigir.

                        ate da pra corrigir, mas e ele que nao quer mudar, pq diz ele que o eng. falou pra travar nesse valor ate chegar a estaçao barometrica.

                        foi ai que o preparador que estava comigo conversou com ele e disse que o valor era muito alto que nos dez anos que ele tem com a estaçao nunca obteve esse valor usado pelo marcelo.

                        a parada e esperar a estaçao do cara chegar, pq ai o valor vai variar de acordo com a estaçao.

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