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Efici?ncia volum?trica

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  • A Offline
    A Offline
    amarchetti
    escreveu em última edição por
    #18

    krai..

    sa? do trampo ntem com esta dúvida…

    chego aqui hoje e já tá na 2a pagina.....:d

    com essa galera não tem erro.... b)

    bem..estou convencido, apesar de ainda não ter entendido muito bem como conseguir isso..

    o conceito de 100cv/l como 100% de ev é uma lenda urbana q eu trouxe de fora e como me mostraram é uma furada...

    bem..um motor nascido pr atingir mais de 100% de ev aguenta a parada

    agora..se eu pensar num motor civil ...por exemplo um ap, um fiat 1,6 16v, um fam?lia 2 ou mesmo um zetec 1,8 ou um rocan da vida..

    motores q não foram feitos pra ationgir os 100% de ev...

    projetando um conunto de coletores e kbãote monstro bem otimizado eu conseguiria chegar aos 100% de ev nestes motores street ?

    pelo resposta do vicent ao streit dá pra induzir q se possa aproximar-se muito......mas o custo deveria ser ignorante...

    ou estou enganado?

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    • E Offline
      E Offline
      Extreme Fast
      escreveu em última edição por
      #19

      custo e equipamento pra fazer isso nesses motores iam ficar invi?veis, já a barreira de 100cv/l acho que em um ap 1.6 é possivel, tem aqueles de turismo que já tem 140cv +ou-, acho que fazendo girar mais fica com uns 160cv.

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        SeaL
        escreveu em última edição por
        #20

        se num me engano, os motor de chevette 1.6 junior, quando preparados ao extremo, achegavam a absurdos 178cv no dino… uahuahua

        b):d:d

        irado isso...

        tenho que achar a matéria em que dizia isso... hehehe...

        1 Resposta Última resposta
        • E Offline
          E Offline
          Extreme Fast
          escreveu em última edição por
          #21

          vai uns 5 digitos de conta banc?ria pra fazer tb, hahahhahah

          sou mais um kitzinho fraco pra preencher o que o motor num aspira…

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            streit
            escreveu em última edição por
            #22

            o problema da ev é conseguir torna-la alta em toda a faixa de giros do motor.

            nunca um motor vai ter ev constante de 100%. é preciso ter dutos longos e largos, para armazenar o ar que será admitido, além de toda a equalização dos pulsos. mas isso só estará disponível a altos giros, tornando um lixo em baixa.

            e esse é exatamente o problema de motores aspirados, pra conseguir mais força em alta, abdica-se da força em baixa.

            por isso, de maneira geral, não da pra dizer que o motor possuir? mais de 100% de efici?ncia. a não ser que vc limite a rotação dele exclusivamente para aquela faixa de efici?ncia.

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SeaL
              escreveu em última edição por
              #23

              nunca havia pensado nisso streit… mas de certo modo, vc tem raz?o...

              com a turbina soprando, consegue-se manter os 100%ou mais de ev o tempo todo...

              num motor aspro, soh na faixa de potência ideal... em todos os outros rpm, não conseguimos isso... =/

              errrr..... tah dando um né na minha cabeça... hahuahua :humpft::d

              b) :d

              1 Resposta Última resposta
              • C Offline
                C Offline
                Carbon
                escreveu em última edição por
                #24

                outrso exemplos de motores com mais de 100cv/l sao o 3.5 v6 da nissan (equipa o 350z, o maxima.. acho que o altima tbm…) com 380cv e com um kitzinho da nismo melhora esse nivel..

                o novo motor da m3 com um 3.2 6cil em linha com 343cv....

                lembro que falando com um professor de fisica que adorava mecanica e andava em arrancada e tal que ele fez um chevette com motor original 1.6 (bem preparadoe aberto, obvio ) passar nos 400 metros na frente de um covette b) isso ha uns 10 anos atraz..

                e lembro muito bem ele me falando que passar de 100cv/l nao eh algo muito dificil, mas varias vezes indocil.

                ja ev h outro papo.......

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Flavio Cruz
                  escreveu em última edição por
                  #25

                  pelo que vi, para enxer 100 do cilindor, tem que recorrer a coletores de admissao gigantes para poder gerar uma especia de impacto nas valvulas e/ou pressionar o ar em direcao a elas…

                  mais isso so se dá pelas baixas/medias rotacoes.. em alta estrangula o carro...

                  ou seja, é muito dificil vc conseguir esses 100% em toda a faixa...

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #26

                    galera,

                    100 cv por litro não é a mesma coisa que 100% de eficiencia volum?trica

                    eficiencia volumetrica é a porcentagem de mistura ar combustivel que entra na camara em relação ao volume nominal desta.

                    se entre o pms e o pmi do pistao cabem 100cc de mistura, e vc enxe com 90, tem 90% de ev. se vc enxe com 130, tem 130% de ev.

                    abs

                    martin

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      amarchetti
                      escreveu em última edição por
                      #27

                      só imaginando tudo isso antes de encarar a brincadeira…

                      o custo iria lá pra cima..mataria a dirigibilidade....

                      e no final de tudo vc poderia fazer isso com um kitzinho turbo a um menor custo e com resultados bem mais fortes....

                      por isso q não encontrava casos de carros normais q dessem conta dos 100%...

                      só q partá do princ?pio de q se não encontra é pq não tem....qdo na verdade é pq não é prático nem econômico...

                      1 Resposta Última resposta
                      • I Offline
                        I Offline
                        Igor Bastos
                        escreveu em última edição por
                        #28

                        pessoal confunde ev com cv/litro …..não tem nada a ver....hj em dia é relativamente fácil de superar os 100cv/l mas 100% de ev em aspirado é extremamente difácil...lembresse que para isso é a mesma coisa que ter pressao positiva no coletor

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          dyablu
                          escreveu em última edição por
                          #29

                          falando em cv/l

                          e moto entao q tem umas por ai com mais de 170cv/l

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #30

                            aproveitando o embalo.

                            no coletor de admissão ( para carro aspirado ), vale mais alta velocidade ( di?metro menor ) ou velocidade menor ( di?metro maior ) ?

                            não sei se me entenderam.

                            ou ainda, di?metro maior na tubulação de admissão…...e uma redução para aumentar a velocidade ?

                            sempre tive essas dúvidas se a velocidade de entrada do flu?do no coletor influi na performance.

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
                              E Offline
                              Extreme Fast
                              escreveu em última edição por
                              #31

                              se tantos fabricantes conseguem fazer 100cv/l, pq num tem nenhum 1.0 aki assim? ia ficar uma bosta o torque? ia ter que girar uns 9000?

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                amarchetti
                                escreveu em última edição por
                                #32

                                tento imaginar o 1,0 girando a 9k, com o kra queimando embreagem pra sair em ladeira a 4-5k..

                                e no final o preão do motor seria ignorante….

                                1,0 de r$ 40k, por exemplo...

                                não teria o mínimo apelo comercial...

                                a vw encarou o gol t e não vendeu muita coisa exatamente por causa do maior custo de peças e manutenção...

                                depois q mudou a classe de ipi..a? complicou de vez....

                                mas q seria legal colocar um 1,0 desses no km lançado e engolir cmuit motor maior, isso seria (não tão maior, né? rs)

                                1 Resposta Última resposta
                                • I Offline
                                  I Offline
                                  Igor Bastos
                                  escreveu em última edição por
                                  #33

                                  aproveitando o embalo.

                                  no coletor de admissão ( para carro aspirado ), vale mais alta velocidade ( di?metro menor ) ou velocidade menor ( di?metro maior ) ?

                                  não sei se me entenderam.

                                  ou ainda, di?metro maior na tubulação de admissão…...e uma redução para aumentar a velocidade ?

                                  sempre tive essas dúvidas se a velocidade de entrada do flu?do no coletor influi na performance.

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                                  veja os coletores de alta performance…a m3, hondas brabos com 4 borboletas, e os proprios motores da f1....são todos curt?ssimos e largos. esse é o caminho pra potencia. corky bell tem uma frase boa pra ocasião não exite em copiar, só tenha certeza que vc está copiando o melhor .

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    amarchetti
                                    escreveu em última edição por
                                    #34

                                    mas pro uso civil esta config de coletor não ficaria legal..exceto se fosse un 8cil da vida pra ter força em baixa..

                                    carro civil tem q ser esperto na rua, mesmo q isso mate a final….

                                    de certa forma isso amarra um pouco o desenvolvimento dos carros..pq se não vender não tem din din pra montadora sobreviver...

                                    agora pra quem vende pra high-eraner aí q se dane..o q se colocar de melhor e mais caro os kras pagam dando risada

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
                                      R Offline
                                      RodrigoLóke
                                      escreveu em última edição por
                                      #35

                                      veja os coletores de alta performance…a m3, hondas brabos com 4 borboletas, e os proprios motores da f1....são todos curt?ssimos e largos. esse é o caminho pra potencia. corky bell tem uma frase boa pra ocasião não exite em copiar, só tenha certeza que vc está copiando o melhor  .

                                      [snapback]213480[/snapback]

                                      gostei bastante dessa explicação…..simples.....e explicativa.

                                      o problema é fazer isso em um honda vti 1.6l. o carro já é fraco em baixa......fazer algo do tipo mata o carro.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • E Offline
                                        E Offline
                                        Extreme Fast
                                        escreveu em última edição por
                                        #36

                                        um 1.0 de 100cv seria pra provas específicas só, num tem condições de ficar com 10k de torque a 7500 e pot. max. a 8500

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • V Offline
                                          V Offline
                                          Vicente Sprint
                                          escreveu em última edição por
                                          #37

                                          gurizada, para atingir o enchimento acima de 100% no cilindro, o segredo está em compreender os mecanismos que fazem isso acontecer, que já foram toscamente descritos por mim, combinar as peças adequadas e fazer os ajustes necessários.

                                          pode ser qquer motor, não precisa ser um motor especial. só tem de ter o necessário em termos de: cabeçote, comando, escape, admissão, borboletas (ou carburadores), tudo funcionando em um conjunto bem ajustado.

                                          isso significa um carro proporcionalmente fraco de baixa e com grande capacidade de rpm, para deslocar uma massa de ar proporcionalmente grande em relação é sua cilindrada.

                                          ademais, trabalhando com a cabeça, é só abrir a carteira e colocar a mão na graxa.

                                          ab?

                                          1 Resposta Última resposta

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