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Chavinha pra desligar o alternador

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • S Offline
    S Offline
    SemControle
    escreveu em última edição por
    #27

    uma coisa eu sei, qnt mais energia vc consumir no carro, mais energia o alternador rouba do motor

    eu sei e tenho como exemplo o ex corsa q em lenta se mandasse bala no botao da maritma, quase q morria, acredito q se nao soltasse morreria o motor, isso qnd a bateria tava no bico do corvo e era de 42ah

    vejo outros carros de bateria pequena q qnd liga a ventilacao do radiador vc sente o carro dar akela balancada na rotacao

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    • A Offline
      A Offline
      Adriano Sushi
      escreveu em última edição por
      #28

      como pra que??? quero saber como faz.

      [snapback]537402[/snapback]

      desculpa perguntei por curiosidade somente… :ppteam:

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      • T Offline
        T Offline
        Tshiii
        escreveu em última edição por
        #29

        ? fato q a energia na natureza nunca se cria, sempre se transforma…

        exemplos: energia eletrica da sua casa, é a energia q tem a agua de um curso de rio caindo de um grande desnivel, q é transformanda na energia q giram os rotores das turbinas das hidreletricas, q se transforma em energia eletrica,q chega na sua casa, e se transforma em energia de calor e luminosidade, qdo vc acende a sua lampada...

        no carro eh a mesma coisa, se vc tem 2 cv sendo gerados em energia eletrica, eles sairam de algum outro tipo de energia... nesse caso mecanica, sendo roubada do eixo do seu virabrequim...

        detalhe: até o som do seu motor, é uma forma de dissipação de energia... ou seja, perda de potencia...

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #30

          ? fato q a energia na natureza nunca se cria, sempre se transforma…

          exemplos: energia eletrica da sua casa, é a energia q tem a agua de um curso de rio caindo de um grande desnivel, q é transformanda na energia q giram os rotores das turbinas das hidreletricas, q se transforma em energia eletrica,q  chega na sua casa, e se transforma em energia de calor e luminosidade, qdo vc acende a sua lampada...

          no carro eh a mesma coisa, se vc tem 2 cv sendo gerados em energia eletrica, eles sairam de algum outro tipo de energia... nesse caso mecanica, sendo roubada do eixo do seu virabrequim...

          detalhe: até o som do seu motor, é uma forma de dissipação de energia... ou seja, perda de potencia...

          [snapback]538112[/snapback]

          agora sim :ppteam:

          1 Resposta Última resposta
          • I Offline
            I Offline
            Italo
            escreveu em última edição por
            #31

            agora sim

            vc acha q o motor entrega a potencia de gra?a? ou me explique como ele gera essa corrente aplique a lei de ohm e pronto. essa é a potencia entregue pelo alternador.

            não preciso te dizer q a energia química é transformada em mecânica e o alternador aproveita pela polia para tranforma-la em elétrica. não tem segredo

            ?????

            o q importa é q entendeu.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #32

              não precisa desligar o alternador nao… tem um lance  :ppteam:  de colocar uma polia menor nele...

              [snapback]537817[/snapback]

              mais pra ele ficar mais leve .. noa deveria ser uma polia maior?

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                GusWRC
                escreveu em última edição por
                #33

                bom, na minha época de mlk (muito antes da grande maioria daki), os carros de rua era muito limitados, não era qquer um q tinha motorzão galo, muito menos turbo.

                o q era dominante na época eram os carros 1.6 e 1.8, com cabeçote, comando baixo e carburação de linha (as mini, 2e, 3e, h34 e as weber dmtb), e qquer recurso era vêlido pra se tirar água de pedra.

                eu cansei de desligar alternador, e nunca tive problemas de queima ou qquer outro tipo, a não ser algumas vezes q esquecia de religar, ia pro trecho duas ou tr?s vezes na noite e no fim ficava sem bateria :ppteam:

                chegamos ao extremo de tirar tapetes, estepe, alguns usavam baterias menores, tiravam revestimentos anti ruido e tudo mais, era o recurso que tinha na época.

                quem tinha um motor como tenho hj, era o patr?o na rua, não tinha pra ninguém… como diz o thayde, q tempo bom, q não volta nunca mais ...

                eu desligava direto o cabo, mas muita gente tinha chavinhas, dentro do cofre ou do carro.

                1 Resposta Última resposta
                • K Offline
                  K Offline
                  kmon
                  escreveu em última edição por
                  #34

                  bom, na minha época de mlk (muito antes da grande maioria daki), os carros de rua era muito limitados, não era qquer um q tinha motorzão galo, muito menos turbo.

                  o q era dominante na época eram os carros 1.6 e 1.8, com cabeçote, comando baixo e carburação de linha (as mini, 2e, 3e, h34 e as weber dmtb), e qquer recurso era vêlido pra se tirar água de pedra.

                  eu cansei de desligar alternador, e nunca tive problemas de queima ou qquer outro tipo, a não ser algumas vezes q esquecia de religar, ia pro trecho duas ou tr?s vezes na noite e no fim ficava sem bateria :ppteam:

                  chegamos ao extremo de tirar tapetes, estepe, alguns usavam baterias menores, tiravam revestimentos anti ruido e tudo mais, era o recurso que tinha na época.

                  quem tinha um motor como tenho hj, era o patr?o na rua, não tinha pra ninguém… como diz o thayde, q tempo bom, q não volta nunca mais ...

                  eu desligava direto o cabo, mas muita gente tinha chavinhas, dentro do cofre ou do carro.

                  [snapback]538558[/snapback]

                  muito bom saber :humpft: , o fio a ser desligado é o mais fino né?? sei que tem um preto de um lado e do outro dois vermelhos, um fino e um mais grosso.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    marcioap
                    escreveu em última edição por
                    #35

                    bom, na minha época de mlk (muito antes da grande maioria daki), os carros de rua era muito limitados, não era qquer um q tinha motorzão galo, muito menos turbo.

                    o q era dominante na época eram os carros 1.6 e 1.8, com cabeçote, comando baixo e carburação de linha (as mini, 2e, 3e, h34 e as weber dmtb), e qquer recurso era vêlido pra se tirar água de pedra.

                    eu cansei de desligar alternador, e nunca tive problemas de queima ou qquer outro tipo, a não ser algumas vezes q esquecia de religar, ia pro trecho duas ou tr?s vezes na noite e no fim ficava sem bateria :joia:

                    chegamos ao extremo de tirar tapetes, estepe, alguns usavam baterias menores, tiravam revestimentos anti ruido e tudo mais, era o recurso que tinha na época.

                    quem tinha um motor como tenho hj, era o patr?o na rua, não tinha pra ninguém… como diz o thayde, q tempo bom, q não volta nunca mais ...

                    eu desligava direto o cabo, mas muita gente tinha chavinhas, dentro do cofre ou do carro.

                    [snapback]538558[/snapback]

                    cara, tem certeza q tu desligava o alternador? ou vc tirava a correia? si desligar o fio fino e o grosso pode até ser, mais se desligar só o fino q é o sinal, queima, pelo menos foi isso que 2 eletrecistas aki falaran e o que aconteceu comigo.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      GusWRC
                      escreveu em última edição por
                      #36

                      cara, tem certeza q tu desligava o alternador? ou vc tirava a correia? si desligar o fio fino e o grosso pode até ser, mais se desligar só o fino q é o sinal, queima, pelo menos foi isso que 2 eletrecistas aki falaran e o que aconteceu comigo.

                      [snapback]539672[/snapback]

                      como eu disse, arrancava o plug, mas tinha gente (não era o meu caso) q tinha chavinha dentro do carro ou no cofre. vou ver certinho com um amigo meu q tem um esquema assim e aviso.

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        juliano lima
                        escreveu em última edição por
                        #37

                        quanto maior for a amperagem do alternador mais pesado ele ?, ou seja força muito mais o motor, na turismo daqui eles deixam a correia frouxa pra ter menos perda de potência, mas tem que estar funcional, pois muitos são desclassificados, principalmente quando chove que é obrigatéria usar as lanternas traseiras acesas, não acendeu ou falhou uma é penalização na certa

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Garcia
                          escreveu em última edição por
                          #38

                          mais ou menos assim:

                          quando o carro está desligado, a bateria é uma fonte de energia (?, eu sou inteligente :fppt:)

                          quando ligado, ele é um acumulador de energia, pura e simplesmente, pelo fato de o alternador mandar uma carga (tensão e corrente) maior.

                          mais ou menos assim: se você medir a tensão da bateria com o carro desligado, é normal ela estar próximo de 13v (o normal é 2,25v por elemento, multiplicado por 6 elementos = 13,5v).

                          quando ligado (e o alternador funcionando corretamente) essa tensão deve chegar próximo de 14,5v, para carregar a bateria.

                          eu não sei ao certo se esse procedimento (de colocar uma chavinha no cabo mais fino) dá certo, mas, esse seria o teste:

                          coloca a chave, deixa ela fechada (conduzindo), liga o carro e vê a tensão da bateria. depois, abra a chave e me?a a tensão. se altera valor, é pq funfou .

                          ok?

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            gts turbo
                            escreveu em última edição por
                            #39

                            no meu carro nem dá pois a injeção fica maluca quando o alternador para

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Garcia
                              escreveu em última edição por
                              #40

                              no meu carro nem dá pois a injeção fica maluca quando o alternador para

                              [snapback]580480[/snapback]

                              mas, ela apenas acusa erro no painel, certo??

                              qual a central do seu carro??

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                gts turbo
                                escreveu em última edição por
                                #41

                                digipulse maxy, o proprio engenheiro comentou comigo, que minha fia?ao deveria estar todo completa e direita, pra naum ter problema

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Garcia
                                  escreveu em última edição por
                                  #42

                                  digipulse maxy, o proprio engenheiro comentou comigo, que minha fia?ao deveria estar todo completa e direita, pra naum ter problema

                                  [snapback]581948[/snapback]

                                  o que dá pra fazer, nesse caso, é jogar um sinal na hora em que desliga o alternador, pra ela não apresentar erro…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    FRMG78
                                    escreveu em última edição por
                                    #43

                                    bom dia a todos,

                                    dando uma de coveiro, desenterrei este tópico pra ver se sano uma dúvida. o negócio é o seguinte, que o alternador pesa no motor, ou seja, rouba um pouco de potência, isto está bem claro. a minha dúvida é a seguinte. quanto maior a amperagem, maior será a perda ocasionada pelo alternador? por exemplo um alternador de 75 a, consumirá 50% a mais de potência que um de 50 aí teria como fazer um estimativa da perda de potência? considerando que a voltagem seja mantida entre 13,5 e 14 volts.

                                    agradeço quem puder me ajudar e, se possível, explicar de uma maneira que um leigo como eu possa entender.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
                                      S Offline
                                      streit
                                      escreveu em última edição por
                                      #44

                                      bom dia a todos,

                                      dando uma de coveiro, desenterrei este tópico pra ver se sano uma dúvida. o negócio é o seguinte, que o alternador pesa no motor, ou seja, rouba um pouco de potência, isto está bem claro. a minha dúvida é a seguinte. quanto maior a amperagem, maior será a perda ocasionada pelo alternador? por exemplo um alternador de 75 a, consumirá 50% a mais de potência que um de 50 aí teria como fazer um estimativa da perda de potência? considerando que a voltagem seja mantida entre 13,5 e 14 volts.

                                      agradeço quem puder me ajudar e, se possível, explicar de uma maneira que um leigo como eu possa entender.

                                      sim.

                                      a potência roubada pelo alternador será = tensão (13,8v constantes) x corrente (depende do alternador) + perdas mecânicas do alternador.

                                      quanto maior for o alternador, mais corrente ele gera e tb maiores as perdas mecânicas.

                                      de qualquer forma, vai roubar entre 1 e 2 cavalos. bem menos de 1%.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        FRMG78
                                        escreveu em última edição por
                                        #45

                                        obrigado streit, esta era uma dúvida que eu tinha e agora vou por em prática a mudança do meu alternador.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          Flavio Cruz
                                          escreveu em última edição por
                                          #46

                                          pessoal, agora se o problema aqui é 1% ou 2%, temos que pensar em uma pá de coisas, pore exemplo, a bateria, teria que ser a menor possivel pra aguentar o conjunto sem alternador associando o menor peso da mesma, estou certo?

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

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