Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Carro aspro com pressão positiva no coletor de adm

Carro aspro com pressão positiva no coletor de adm

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
61 Posts 26 Posters 5.7k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • I Offline
    I Offline
    Inssurection
    escreveu em última edição por
    #31

    kaaaaaaaaaaaaaaaaakakakkakakakakakakakakakaka

    vo virar meu motor de lado pras borboleta ficarem virada pra frente, ai vo coloca umas corneta dakelas slenium d-405 longa

    ai acho q da bão

    haiuahua se n virar pelo menus vai ficar bem tchuning

    1 Resposta Última resposta
    • P Offline
      P Offline
      PrEsA
      escreveu em última edição por
      #32

      putz… de cabeca eu nao lembro, mas acho q e eh:

      p= 1/2 *(r?) * v^2

      com:

      r?=1,2kg/m^3

      v=50m/s (=180km/h)

      temos:

      p=1500pa

      sendo 100.000pa=1bar (aprx)

      p=0,015bar

      logo se eu nao esqueci nada, pois fiz esta matéria ha mais de quatro anos, vc tem um ganho irrisério

      alguem pode tentar achar a formula certa??

      1 Resposta Última resposta
      • H Offline
        H Offline
        herbinho
        escreveu em última edição por
        #33

        valeu ai pela ajuda.

        apesar de muitos não saberem lidar com a expressão conseguiriam tirar a minha dúvida.

        como falei desde o inicio, eu ouvi falar dessa estoria e queria entender melhor valeu

        1 Resposta Última resposta
        • I Offline
          I Offline
          Italo
          escreveu em última edição por
          #34

          putz… de cabeca eu nao lembro, mas acho q e eh:

          p= 1/2 *(r?) * v^2

          com:

          r?=1,2kg/m^3

          v=50m/s (=180km/h)

          temos:

          p=1500pa

          sendo 100.000pa=1bar (aprx)

          p=0,015bar

          logo se eu nao esqueci nada, pois fiz esta matéria ha mais de quatro anos, vc tem um ganho irrisério

          alguem pode tentar achar a formula certa??

          eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado :)

          vamos lá

          eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto :d

          1 Resposta Última resposta
          • E Offline
            E Offline
            el.rafar
            escreveu em última edição por
            #35

            :) e sem mais…

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              gts turbo
              escreveu em última edição por
              #36

              kaaaaaaaaaaaaaaaaakakakkakakakakakakakakakaka

              vo virar meu motor de lado pras borboleta ficarem virada pra frente, ai vo coloca umas corneta dakelas slenium d-405 longa

              ai acho q da bão

              haiuahua se n virar pelo menus vai ficar bem tchuning

              [snapback]568580[/snapback]

              e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta

              não resisti

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #37

                eu vi q tinha algo errado msm… desse geito nem com dois v8 big block turbo o gol nao chegava a 250 por hora.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  Milho
                  escreveu em última edição por
                  #38

                  finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                  acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #39

                    finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                    acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                    [snapback]568935[/snapback]

                    :)

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SemControle
                      escreveu em última edição por
                      #40

                      finalmente eu entendi pq tem uns caras que enchem o porta malas do s carros de corneta…

                      acho q é pra conseguir alguma pressão positiva na marcha r?...

                      [snapback]568935[/snapback]

                      propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó :)

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Milho
                        escreveu em última edição por
                        #41

                        propulsao aguda seria o termo correto, aumentando 0,00000000 meio cavalo no sentido de marcha mesmo, na marcha r? funciona diferente, seria um sistema de radar, a onda aguda sai, o tempo q leva pra voltar dentro do carro se tem a exata distancia do obstaculo atras, respondida a duvida ou ainda precisa de algo a maisó :)

                        [snapback]568946[/snapback]

                        :d :hauhau: :hauhau: :hauhau:

                        1 Resposta Última resposta
                        • I Offline
                          I Offline
                          Inssurection
                          escreveu em última edição por
                          #42

                          kakakakakakkakakakakaka curti a ideia de vender pamonha, aki em casa passa nego direto vendendo pamonha, arrumando panela, vendendo churros auhaiuhaiuhaiuha

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            m4c4c0
                            escreveu em última edição por
                            #43

                            yamaha v-max tem captadores de ar laterais com borboletas…

                            mas acho que não dá 100g… hehehe...

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
                              L Offline
                              Lost
                              escreveu em última edição por
                              #44

                              isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...

                              tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade... :)

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
                                P Offline
                                PrEsA
                                escreveu em última edição por
                                #45

                                eita, eu calculei na pogina anterior errado, converti km/h em m/s errado :d

                                vamos lá

                                eu fiz por estagnação usando p=r?.r.t p/ achar r? a 25?c e depois usei bernouilli como volume de controle sendo a corneta e cheguei, agora sim acho q tá certo, para 180km/h (o resto dos dados na pg anterior) 0.013625 bar. alias, tudo isso pra dizer q a equação q vc usou tá vc certa sim, só reparei agora q vc substituiu direto :d

                                [snapback]568806[/snapback]

                                eu sou um acochambrador com diploma :) tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….

                                e ainda dá pra vender uma panonha com essa corneta

                                não resisti

                                [snapback]568830[/snapback]

                                :d

                                multifuncional

                                isso ai eh ram-air… muitas motos usam isso, por exemplo as ninja até antigas, verdonas... sabe aquelas mangueiras que vem da carenagem da frente pro lado do tanque? elas vao pra admissao e forçam o ar pra admissao. uma vez li que a 160kmh, se tem 0.1 de pressao, ou seja, 10% de ganho... é alguma coisa, pensando que elas chegam a velocidade muito maiores...

                                tenta fazer um scoop que tenha uma mangueira no diametro da admissao saindo por baixo do capo levando pra admissao, ai bota um manometro e diz pra nois quanto de pressao da a quanto de velocidade... :d

                                [snapback]569099[/snapback]

                                lost… mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.

                                p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:

                                v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.

                                porém..... temos os efeitos de ondas... se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito :hauhau: :hauhau: :hauhau: aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá :o_o:

                                se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer :bravo:

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
                                  W Offline
                                  WEST
                                  escreveu em última edição por
                                  #46

                                  eu sou um acochambrador com diploma  :)  tenho valores de referencia anotados p nao gastar tempo….

                                  :d

                                  multifuncional

                                  lost...  mesmo fazendo um sistema de captação com um duto q diminue de diametro nao acho q dá p chegar nos 0,1bar.

                                  p termos p=0,1bar teriamos q ter velocidade de:

                                  v=(2p/r?)^1/2= (210^5/1,2)^0,5=408m/s=1450km/h isto é mais que a velocidade do som o ar a temp ambiente nao chega a isto só por uma reducao de diametro de dutos.

                                  porém..... temos os efeitos de ondas...  se alguem souber como equalizar as ondas de choque com a abertura das valvulas é capaz de conseguir este efeito  :hauhau:  :hauhau:  :hauhau: aí sim é muito ninja mas eu nunca fiz estas contas p ver o q dá  :d

                                  se alguem se habilitar, rs, eu revisaria com prazer :bravo:

                                  [snapback]569151[/snapback]

                                  pois?, que diferença faz se a densidade do ar é 1,2 ou 1,184… :d

                                  mas era isso que eu tinha em mente quando rolei de rir dos 1kg de pressão no kadett do vicente...

                                  a pressão de estagnação vem da conversão da energia cin?tica do fluido em pressão quando este é levado ao repouso... tanto faz se o carro está parado e o ar em movimento, ou neste caso o carro em movimento e o ar parado, é a mesma coisa...

                                  como já foi mostrado, a pressão de estagnação em si dá valores rid?culos, e somente em velocidades muito altas.

                                  porém, se considerarmos um motor de 2 litros, com 4 borboletas de 40mm, girando a 6000rpm e com efici?ncia volum?trica de 85%, temos um consumo de ar da ordem de 85litros/s e uma área de borboletas de ~50cm?...

                                  andando a 200km/h, a área necessária para coletar um fluxo de 85litros/s é de ~15cm?, ou seja menos de 1/3 da área de borboleta...

                                  a? está a f?sica por tr?s do ram-air, um funil/corneta ou algo do g?nero que tenha uma área maior que a entrada do motor...

                                  mas como eu estudei mecflu em 2001, não estou mais apto a fazer as contas... :o_o:

                                  em tempo, um formula 1 tem cerca de 130% de efici?ncia volum?trica, mas não lembro agora se isso é só no casamento das ondas de pressão com os eventos de válvula ou se já inclui o efeito da velocidade do carro..

                                  []s

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
                                    P Offline
                                    PrEsA
                                    escreveu em última edição por
                                    #47

                                    pois?, que diferença faz se a densidade do ar é 1,2 ou 1,184…  :d

                                    mas era isso que eu tinha em mente quando rolei de rir dos 1kg de pressão no kadett do vicente...

                                    a pressão de estagnação vem da conversão da energia cin?tica do fluido em pressão quando este é levado ao repouso... tanto faz se o carro está parado e o ar em movimento, ou neste caso o carro em movimento e o ar parado, é a mesma coisa...

                                    como já foi mostrado, a pressão de estagnação em si dá valores rid?culos, e somente em velocidades muito altas.

                                    porém, se considerarmos um motor de 2 litros, com 4 borboletas de 40mm, girando a 6000rpm e com efici?ncia volum?trica de 85%, temos um consumo de ar da ordem de 85litros/s e uma área de borboletas de ~50cm?...

                                    andando a 200km/h, a área necessária para coletar um fluxo de 85litros/s é de ~15cm?, ou seja menos de 1/3 da área de borboleta...

                                    a? está a f?sica por tr?s do ram-air, um funil/corneta ou algo do g?nero que tenha uma área maior que a entrada do motor...

                                    mas como eu estudei mecflu em 2001, não estou mais apto a fazer as contas... :)

                                    em tempo, um formula 1 tem cerca de 130% de efici?ncia volum?trica, mas não lembro agora se isso é só no casamento das ondas de pressão com os eventos de válvula ou se já inclui o efeito da velocidade do carro..

                                    []s

                                    [snapback]569177[/snapback]

                                    rodrigo:

                                    pelo q me lembro de mecflu compressivel, voce não deve ultrapassar de 1/3 da vsom para poder desprezar a compressibilidade do fluido (isto apenas como guideline )

                                    e pensando nos dados que vc postou, faz sentido sem contar que as perdas de carga aumentam muito com o aumento de velocidade…

                                    e eu acredito (ou seja, não tenho evid?ncias concretas para colocar aos meus amigos que láem) que o fator determinante seja o acerto das ondas de choque... senão as fabricas gastariam dinheiro fazendo ram-air ao invós de coletores com dimensão variável :hauhau: (mas cuidado, pq as montadores fazem cada coisa p reduzir custos, que dá até medo...)

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • I Offline
                                      I Offline
                                      Italo
                                      escreveu em última edição por
                                      #48

                                      não estou bem lembrado tb, mas efeitos de compressibilidade e ondas de choque só são levadas em conta acima de mach=1

                                      estou me sentindo deslocado, vcs são :)

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
                                        S Offline
                                        SemControle
                                        escreveu em última edição por
                                        #49

                                        achei ninja o lance do f1 ter 130% de eficiencia volumetrica, como se consegue chegar em valores assim?

                                        qnt a conta, vcs podem passar o q querem eu tento por na hp e vejo o q sai, so isso q posso ajudar

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • W Offline
                                          W Offline
                                          WEST
                                          escreveu em última edição por
                                          #50

                                          rodrigo:

                                          pelo q me lembro de mecflu compressivel, voce não deve ultrapassar de 1/3 da vsom para poder desprezar a compressibilidade do fluido (isto apenas como guideline )

                                          e pensando nos dados que vc postou, faz sentido sem contar que as perdas de carga aumentam muito com o aumento de velocidade…

                                          sim, a regra geral é considerar incompressável abaixo de m=0,3.. (cerca de 410km/h). mas eu não tinha nem pensado em escoamento compressável.. a estagnação ocorre a qualquer velocidade, bota a mão pra fora do carro em forma de concha a 80km/h e lá está ela…

                                          eu ia calcular por bernoulli simplesmente, mas não lembro mais... fora que ia ser chut?o, tem a perda de carga na entrada do ram-air que não é nada desprezável...

                                          mas 5a feira agora estarei em contato com parte da nata :) da engenharia mecânica na área térmica, vou numa defesa de dissertação de mestrado amanhã, aih já vou ver ver meus amigos mestres mestrandos e doutorandos, então aproveito para refrescar a minha memória nesse assunto...

                                          e eu acredito (ou seja, não tenho evid?ncias concretas para colocar aos meus amigos que láem) que o fator determinante seja o acerto das ondas de choque…  senão as fabricas gastariam dinheiro fazendo ram-air ao invós de coletores com dimensão variável  :hauhau:  (mas cuidado, pq as montadores fazem cada coisa p reduzir custos, que dá até medo...)

                                          [snapback]569450[/snapback]

                                          a resposta está no próprio tópico ram air = altas velocidades… logo, para a utilização civilizada do veículo, coletores vari?veis dão muito mais resultado.

                                          eu sei bem como é redução de custos em montadora... :d

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários