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Sonda x interfer?ncias

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    * Caroline Stella *
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    #93

    borracha isola corrente elétrica, mas campo eletromagn?tico eu acho que não…

    certeza que seu problema é interfer?ncia... vc aterra tudo no - da bateria?

    [snapback]627801[/snapback]

    então, era td aterrado na bateria sim, ai li alguns conselhos p/ diversificar os aterramentos, e assim o fiz.

    o q isola eletromagnetismo? chumbo?

    cm racing staile :hauhau:

    [snapback]627802[/snapback]

    ? algo sovi?tico (super-dimensionado), mas isola mesmo qto a fugas de corrente :ninja:

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      036ullivan
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      #94

      nossa.. nunca me preocupei com isso…

      o fio que vem da sonda para o hallmeter tem 2 emendas (porém foram mto bem feitas, soldadas com estanho e isoladas com um espaguete térmico que comprime com o calor [para isolar] ) e passa perto de muitos fios, e um deles é de alimentação e passa perto de reles tbm…

      para ter idéia, quando liga a seta, o hallmeter tbm fica piscando ahuahauhauhauhauhauha

      mas funciona legalzinho... quando ocarro esquenta bem ele marca certinho ... ainda bem que o preparador não acerta o carro com ele...

      pir?metro é mto melhor que hall?

      qual instrumento de medição de relação de ar/comb. que podemos confiar?

      obrigado.

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        * Caroline Stella *
        escreveu em última edição por
        #95

        nossa.. nunca me preocupei com isso…

        o fio que vem da sonda para o hallmeter tem 2 emendas (porém foram mto bem feitas, soldadas com estanho e isoladas com um espaguete térmico que comprime com o calor [para isolar] ) e passa perto de muitos fios, e um deles é de alimentação e passa perto de reles tbm…

        para ter idéia, quando liga a seta, o hallmeter tbm fica piscando ahuahauhauhauhauhauha

        mas funciona legalzinho... quando ocarro esquenta bem ele marca certinho ... ainda bem que o preparador não acerta o carro com ele...

        pir?metro é mto melhor que hall?

        qual instrumento de medição de relação de ar/comb. que podemos confiar?

        obrigado.

        [snapback]627814[/snapback]

        p

        pois é, comigo é tudo emendado com solda (isso qdo tem alguma emenda), isolado certinho e mesmo assim acontece dessas coisas. ja até me acostumei :ninja: :hauhau:

        o instrumento relativamente confiável p/ acerto é a sonda wide. isso, claro, sem esquecer o indispensável feeling de quem está a cargo do acerto do motor. preparador de verdade é aquele que não se limita a somente voar por instrumentos .

        1 Resposta Última resposta
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          036ullivan
          escreveu em última edição por
          #96

          pois é, comigo é tudo emendado com solda (isso qdo tem alguma emenda), isolado certinho e mesmo assim acontece dessas coisas. ja até me acostumei  :ninja:  :hauhau:

          o instrumento relativamente confiável p/ acerto é a sonda wide. isso, claro, sem esquecer o indispensável feeling de quem está a cargo do acerto do motor. preparador de verdade é aquele que não se limita a somente voar por instrumentos .

          [snapback]627818[/snapback]

          felizmente eu posso esperar isso do atual preparador do carro.

          ele ja me falou que não acerta o carro usando o hall…

          um sonda wide custa na faixa de quanto? e qual marca é melhor.... inovatte?

          1 Resposta Última resposta
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            #97

            carol, 1 dos 2 fios vc usa pro sinal da sonda, o outro usa pro negativo da sonda.

            a malha vc aterra la na frente do carro.

            normalmente esse fiozinho eh 1 branco e 1 vermelho, use o vermelho pro sinal e o branco pro terra da sonda. esse branco, ligue junto com o terra do hallmeter dentro do carro.

            quer dizer que na loja chamaram de fio de microfone ?? que coisa :ohoh:

            1 Resposta Última resposta
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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #98

              felizmente eu posso esperar isso do atual preparador do carro.

              ele ja me falou que não acerta o carro usando o hall…

              um sonda wide custa na faixa de quanto? e qual marca é melhor.... inovatte?

              [snapback]627823[/snapback]

              +- 1000 reais.

              http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=32538

              carol, 1 dos 2 fios vc usa pro sinal da sonda, o outro usa pro negativo da sonda.

              a malha vc aterra la na frente do carro.

              normalmente esse fiozinho eh 1 branco e 1 vermelho, use o vermelho pro sinal e o branco pro terra da sonda. esse branco, ligue junto com o terra do hallmeter dentro do carro.

              quer dizer que na loja chamaram de fio de microfone ?? que coisa :afe:

              [snapback]627952[/snapback]

              a coisa ta complicada aqui, to quase desistindo e abrindo mão de vez do tal instrumento :ohoh:

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                16volts
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                #99

                pode ter certeza que o problema não é da sonda… não duvide que o hallmeter seja o responsavel por estar recebendo interfer?ncia de outra coisa...

                1 Resposta Última resposta
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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #100

                  pode ter certeza que o problema não é da sonda… não duvide que o hallmeter seja o responsavel por estar recebendo interfer?ncia de outra coisa...

                  [snapback]628255[/snapback]

                  ja foram 3 hal + 2 multimetros + 2 sondas ali em testes. sera q o tal campo magn?tico esta melando a leitura desse jeito a ponto de nada conseguir ler a voltagem direito? :ohoh:

                  vou ter q isolar tb o fio q sai de dentro sonda, entre a sonda e o plug? existe a possibilidade de q os bicos estejam causando isso? lembro q é justamente qdo vem pressão e o atrasador de ponto + os bicos são acionados (via his) é q a leitura despenca.

                  1 Resposta Última resposta
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                    #101

                    carol,

                    tenta desligar o his e alimentar só na weber… talvez vc tenha canetas e difusores na mão aí pra rodar turbo... testa e ve o qq acontece :ohoh:

                    1 Resposta Última resposta
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                      #102

                      vc testeou pelo menos 1x como eu falei carol, se bem que qqr ruido, adicionaria alguns mv na medicao, mas nao seria tanto nao… tem coisa estranha ai...

                      quanto a ligacao, o ruido nao vem pelo negativo. se ele vier pelo negativo e pelo sinal ao mesmo tempo, vc anularia o ruido, o que seria otimo e acabaria com o problema, se o problema fosse ruido. passando aquele cabo blindado com o positivo + negativo da sonda pelo cofre nao trara ruido no sinal, pois o cabo tem a malha, que isola muito bem o ruido dos 2 fios. como eu disse, usar o terra tanto do hall quanto da sonda na lata do carro causa uma diferenca na medicao do hall, por causa da concorrencia no terra. quando pensar no hall, pense em 2 circuitos distintos onde passa corrente, um eh o circuito de alimentacao do hall, que seria negativo do hall > positivo do hall... imagine a corrente entrando em um fio e saindo no outro... outra coisa eh o circuito de medicao do sinal da sonda, que é negativo do hall > sinal do hall, no primeiro caso, negativo do hall eh ligado no negativo da bateria, e positivo do hall ligado no positivo da bateria. no caso do circuito de sinal do hall, esse que mede o sinal da sonda, o negativo do hall deve ser ligado no negativo da sonda, e fio do sinal, ligado no sinal da sonda, entao a tensao medida eh a que vem pelo negativo e sai pelo sinal. sao 2 circuitos diferentes, e o terra comum entre alimentacao e medicao nao interfere no sinal medido. o que interfere eh que se a alimentacao variar (12v), a referencia de tensao do hallmeter varia tb, entao vc tem uma pequena variacao na medicao, mas eh pequena. com o multimetro, nao tem problema nenhum, pois a alimentacao do multimetro eh feita pela bateria interna, que eh estavel...

                      1 Resposta Última resposta
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                        escreveu em última edição por
                        #103

                        vc testeou pelo menos 1x como eu falei carol, se bem que qqr ruido, adicionaria alguns mv na medicao, mas nao seria tanto nao… tem coisa estranha ai...

                        quanto a ligacao, o ruido nao vem pelo negativo. se ele vier pelo negativo e pelo sinal ao mesmo tempo, vc anularia o ruido, o que seria otimo e acabaria com o problema, se o problema fosse ruido. passando aquele cabo blindado com o positivo + negativo da sonda pelo cofre nao trara ruido no sinal, pois o cabo tem a malha, que isola muito bem o ruido dos 2 fios. como eu disse, usar o terra tanto do hall quanto da sonda na lata do carro causa uma diferenca na medicao do hall, por causa da concorrencia no terra. quando pensar no hall, pense em 2 circuitos distintos onde passa corrente, um eh o circuito de alimentacao do hall, que seria negativo do hall > positivo do hall... imagine a corrente entrando em um fio e saindo no outro... outra coisa eh o circuito de medicao do sinal da sonda, que é negativo do hall > sinal do hall, no primeiro caso, negativo do hall eh ligado no negativo da bateria, e positivo do hall ligado no positivo da bateria. no caso do circuito de sinal do hall, esse que mede o sinal da sonda, o negativo do hall deve ser ligado no negativo da sonda, e fio do sinal, ligado no sinal da sonda, entao a tensao medida eh a que vem pelo negativo e sai pelo sinal. sao 2 circuitos diferentes, e o terra comum entre alimentacao e medicao nao interfere no sinal medido. o que interfere eh que se a alimentacao variar (12v), a referencia de tensao do hallmeter varia tb, entao vc tem uma pequena variacao na medicao, mas eh pequena. com o multimetro, nao tem problema nenhum, pois a alimentacao do multimetro eh feita pela bateria interna, que eh estavel...

                        [snapback]628476[/snapback]

                        nossa que complicado :afe:

                        a ligação do meu hall é relativamente simples:

                        negativo do hall: aterrado na lata dentro do carro.

                        positivo do hall: ligado no pos chave.

                        sinal do hall: ligado diretamente no sinal da sonda

                        negativo da sonda: ligado no (-) da bateria

                        resist?ncia e positivo da sonda: ligado no (+) da bateria

                        sinal da sonda: ligado diretamente no sinal do hall

                        e não tenho problemas com leitura… certo que só uso o hall para desencargo de consci?ncia, sei que não é confiável, mas quando ta tudo vermelho ou amarelo no hall nem piso no acelerador... certo que tem o feeling da coisa tbm, como a carol comentou... :teteto:

                        olhar a temperatura do motor quando se está com o po no por?o de 5a a mais de 5000rpm é bom tbm... :ohoh:

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                        • L Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #104

                          nao é tao complicado assim… resumindo, basta trocar o fio comum do sinal da sonda, por um com 2 vias, blindado, continuar ligando o fio de sinal normal, e ligar o terra da sonda junto do terra do hall. o resto continua igual, pos chave, terra na carca?a, etc... o resumo eh trazer o negativo da sonda e aterrar junto do negativo do hall... só isso...

                          nossa que complicado  :cry:

                          a ligação do meu hall é relativamente simples:

                          negativo do hall: aterrado na lata dentro do carro.

                          positivo do hall: ligado no pos chave.

                          sinal do hall: ligado diretamente no sinal da sonda

                          negativo da sonda: ligado no (-) da bateria

                          resist?ncia e positivo da sonda: ligado no (+) da bateria

                          sinal da sonda: ligado diretamente no sinal do hall

                          e não tenho problemas com leitura… certo que só uso o hall para desencargo de consci?ncia, sei que não é confiável, mas quando ta tudo vermelho ou amarelo no hall nem piso no acelerador... certo que tem o feeling da coisa tbm, como a carol comentou...  :cry:

                          olhar a temperatura do motor quando se está com o po no por?o de 5a a mais de 5000rpm é bom tbm...  :sppt:

                          [snapback]628489[/snapback]

                          1 Resposta Última resposta
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                            * Caroline Stella *
                            escreveu em última edição por
                            #105

                            lost, liguei sim como vc indicou. só o q ainda não fiz foi passar o negativo da sonda usando o cabo blindado q sobrou.

                            daniel: tem como isso ser feito sim.

                            1 Resposta Última resposta
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                              #106

                              lost, liguei sim como vc indicou. só o q ainda não fiz foi passar o negativo da sonda usando o cabo blindado q sobrou.

                              daniel: tem como isso ser feito sim.

                              [snapback]628562[/snapback]

                              quando não se pode chamar o padre quevedo, o negócio é ir fazendo por eliminação :sppt:

                              1 Resposta Última resposta
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                                #107

                                hj coloquei devolta a sonda nova (ntk) e liguei o positivo do aquecimento direto na bateria…e nada de vir voltagem bonita :)

                                ai desencanei, desliguei o fio positivo e voltando pra casa reparei no medidor: 1040 mv :)

                                acelerando forte fica entre 950 e 970mv.

                                tem alguma explicação para isso? a sonda estava ficando quente demais por causa do aquecimento interno dela?

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  #108

                                  hum… tinha que ver em um carro com a i.e. original, se o aquecimento fica ligado o tempo todo mesmo... desconfio que a i.e. tenha algum parametro pra desligar o aquecimento, seja quando a leitura atingir determinado sinal, por exemplo, sonda atingiu 800mv, desliga o aquecimento... ou pela temp da agua mesmo, sei la...

                                  e o positivo / negativo da sonda? como estao ligadosó ligou o negativo da sonda usando o fio branco do fiozinho blindado dentro do carro?

                                  mas agora sim deve ta lendo direito hein...

                                  proxima vez que eu for la no barco que ta com a minha i.e. vou testar desligar o aquecimento da sonda quando o motor tiver quente... se tiver que desligar o aquecimento quando o motor tiver quente, ou deixar uma saida no modulo novo pra controlar isso... valeu pela info ae carol

                                  ah, poe um interruptor pra ligar/desligar o aquecimento, ou deixa desligado mesmo... deve demorar um tempo pra esquentar soh.... mas funciona... as primeiras i.e. nem tinham aquecimento... como a sua eh soh pra ler no hallmeter, deixa desligado...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #109

                                    hum… tinha que ver em um carro com a i.e. original, se o aquecimento fica ligado o tempo todo mesmo... desconfio que a i.e. tenha algum parametro pra desligar o aquecimento, seja quando a leitura atingir determinado sinal, por exemplo, sonda atingiu 800mv, desliga o aquecimento... ou pela temp da agua mesmo, sei la...

                                    e o positivo / negativo da sonda? como estao ligadosó ligou o negativo da sonda usando o fio branco do fiozinho blindado dentro do carro?

                                    mas agora sim deve ta lendo direito hein...

                                    proxima vez que eu for la no barco que ta com a minha i.e. vou testar desligar o aquecimento da sonda quando o motor tiver quente... se tiver que desligar o aquecimento quando o motor tiver quente, ou deixar uma saida no modulo novo pra controlar isso... valeu pela info ae carol

                                    ah, poe um interruptor pra ligar/desligar o aquecimento, ou deixa desligado mesmo... deve demorar um tempo pra esquentar soh.... mas funciona... as primeiras i.e. nem tinham aquecimento... como a sua eh soh pra ler no hallmeter, deixa desligado...

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                                    pelo q sei, a ie desliga o aquecimento após um certo tempo msm :)

                                    o positivo (sinal) está no cabo blindado e passando por fora do painel - ta meio feio, mas por enquanto vai ficar assim. inclusive fiz um furo na lataria só pra passar ele longe dos outros cabos. o negativo está aterrado no paralama (junto com a malha do cabo blindado) e tb sendo o terra do halmeter. não cheguei a ligar esse terra no fio extra do cabo blindado. estava ja desanimada com essas coisas de rraum?ter , tanto q esse desligamento do aquecimento foi feito num momento de revolta , qdo arranquei o fio positivo antes de voltar pra casa :)

                                    sim, agora siiim está mostrando uma voltagem coerente com a alimentação do motor. sexta feira limpei as velas com uma dremel pra tirar a carbonização craquenta q o tiner não foi capaz. a abertura está em 1 mm. achei estranho q uma vela tem 19.7 ohm, outra tem 66, outra 45 e a ultima mostrou 8.8 ohm sendo q elas são diretas (ngk b9egv). é normal?

                                    ?, vou deixar assim msm. lembra q comentei q essa sonda ntk dava um pico de voltagem logo q eu ligava o motor ainda frio e depois ia caindo? a impressão é q essa sonda é mais sensável ao calor do motor e acaba ficando quente demais caso o aquecimento interno não seja desativado logo.

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                                        acabei de falar algo sobre isso n topico do astra chipado, conforme vc aquece a sonda ela passa a amrcar valores diferentes em lambda diferente de 1… normalmente num faz mal o aquecimento ficar ligado direto...

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                                          acabei de falar algo sobre isso n topico do astra chipado, conforme vc aquece a sonda ela passa a amrcar valores diferentes em lambda diferente de 1…  normalmente num faz mal o aquecimento ficar ligado direto...

                                          [snapback]629755[/snapback]

                                          jr, essa sonda (ntk 906 262) de tempra 16v ficou ok qdo desliguei o aquecimento, sei la, a impressão é q ela é mto sensável ao calor e com isso só a temp dos gases ja é suficiente pra ela trabalhar, inclusive com o aquecimento ligado a voltagem gerada é hiper baixa. a tal voltagem (com o aquecimento ligado) só ia la em cima por alguns segundos qdo ligo o motor ainda frio.

                                          uma coisa q notei hj é q ela não aceita trabalhar com 2 halmeter?s ao mesmo tempo. a voltagem não sobe com os 2 ligados (o do monitorador + o de leds) juntos :d

                                          1 Resposta Última resposta

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