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Água do radiador

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  • I Offline
    I Offline
    Inssurection
    escreveu em última edição por
    #2

    olha eu não recomendo, pois pode ser que entre bolhas de ar no caminho que a água faz pelo motor fazendo com que a termost?tica não funcione direito.

    bom é isso que eu acho, vamos esperar alguém se pronunciar.

    1 Resposta Última resposta
    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #3

      o q faão é isso q seu mecânico recomendou. porem, talvez tirando a valvula termostatica de pra fzr como vc esta querendo.

      e depois de tudo limpinho ai vc coloca a valvula no lugar.

      aproveita e usa água desmineralizada junto com o aditivo.

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        ALEXANDRE BH MINAS
        escreveu em última edição por
        #4

        oi?s….....

        tá querendo trocar o recipiente da água do radiador, pq a minha já tá mto. velha e escura....

        conversando c/ um mecânico, ele disse q/ o ideal é trocar a água, andar um pouco, trocar a água novamente e andar mais um pouco.... fazer isso até a água parar de sair barrenta ... aí sim, trocar o recipiente e meter fluido....

        mas, p/ agilizar isso.... h? algum mal se eu deixar uma mangueira de água ( tipo de jardim ), ligada, despejando água dentro do recipiente do radiador, c/ o motor ligado, até a água começar a sair normal ??

        ok, vai fazer uma melequeira no motor... mas estou p/ lavar o motor logo mais... rs....

        tem algum problema em fazer isso ??? pq. uma vez me falaram q/ não é bom fazer isso... mas não souberam me explicar o pq. ... rs...

        perguntinha idiota, né ??  :)

        [snapback]525478[/snapback]

        não adianta enfiar a mangueira e deixar, a valvula termostatica vai manter a agua dentro do bloco e essa só sai depois que aquecer.

        o melhor a fazer é procurar uma oficina equipada com uma maquina de lavagem, ela permiti que o motor funcione e troque a agua por varias vezes até ficar limpinha.

        essa é a que tenho em minha oficina e é muito legal.

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Marc
          escreveu em última edição por
          #5

          alexandre, chique esse negócio, hein ??? nunca tinha visto

          vou dar uma olhada p/ ver se encontro alguém q/ tenha isso….

          inssurection, até pensei nessa coisa de bolha... mas, na minha cabeça, a água sempre circulava, independente da temperatura.... rs.... outra q/ aprendi... rs...

          ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

          valeu pelas dicas, galerinha

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SemControle
            escreveu em última edição por
            #6

            sei uma oficina em santo andre no abc q tem um lance de fazer limpeza no sistema de arrefecimento, nao sei se tem esse maquinario

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              gts turbo
              escreveu em última edição por
              #7

              aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

              engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                ALEXANDRE BH MINAS
                escreveu em última edição por
                #8

                aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

                engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

                [snapback]525719[/snapback]

                sua valvula tá travada aberta.

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  ALEXANDRE BH MINAS
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  alexandre, chique esse negócio, hein ??? nunca tinha visto

                  vou dar uma olhada p/ ver se encontro alguém q/ tenha isso….

                  inssurection, até pensei nessa coisa de bolha... mas, na minha cabeça, a água sempre circulava, independente da temperatura.... rs.... outra q/ aprendi... rs...

                  ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

                  valeu pelas dicas, galerinha

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                  hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :)

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

                    [snapback]525537[/snapback]

                    q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      LeonardoZ
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

                        [snapback]525876[/snapback]

                        exato… tanto que se usa muito na gringol?ndia um segundo aditivo chamado water wetter, que diminui a tensão superficial da agua + aditivo ou do aditivo puro... aproximando da água pura...

                        no meu computador quando usava watercooler, usava aditivo pra não ficar suja a água de lodo e não oxidar o sistema e perdia eficiencia quando colocava muito aditivo... aí, quando botava umas 3 gotinhas de detergente, o negócio melhorava e muito a troca de calor... pena que não dá pra usar o detergente no carro :)

                        alias... o water wetter é exatamente isso... um detergente que não faz espuma...

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          ALEXANDRE BH MINAS
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

                          [snapback]526060[/snapback]

                          o melhor é usar o aditivo diluido na propor?ao recomendada pelo fabricante, hoje em dia existem aditivos diluidos em agua desmineralizada.

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            fusca84
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              SemControle
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                              [snapback]526200[/snapback]

                              a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

                              se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                amarchetti
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                                solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                                só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                                no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                                as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                                não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                                use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                                a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                                e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                                se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                                dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                                aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  Marc
                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente…depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                                  dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                                  [snapback]526234[/snapback]

                                  uhnnn….

                                  solto a mangueira, deixo o motor trabalhando.... qdo. fizer o rod?zio da água, solta a mangueira de novo e repete tudo...

                                  ? isso ???

                                  q/ coisa chata de se fazer... hahahahahahahahaha...

                                  valeu todo mundo

                                  ah... esse negócio de água desmineralizada... onde encontro isso ???

                                  o meu só anda c/ água de torneira... nunca me deu problemas, é não ser a água ficar barrenta....

                                  será q/ o interior do motor tá todo enferrujado ???

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    ricardo tb
                                    escreveu em última edição por
                                    #18

                                    hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :^^:

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                                    e por um acaso a sua oficina e a high torque?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • E Offline
                                      E Offline
                                      edsonmassao
                                      escreveu em última edição por
                                      #19

                                      senhores, fui fazer o procedimento de limpeza no radiador do citroen zx e acho q estou com problemas, pois meu ar condicionado parou de gelar e o ar quente tb não esquenta, sem falar na temp q antes era de metade da escala e agora chega a 3/4 da escala :olhos:

                                      o q fiz foi simplesmente soltar a mangueira q vem do cabeçote e vai pro radiador, soltei na parte onde ela é fixada no radiador, na img abaixo é o ponto 3 é direita:

                                      http://img135.imageshack.us/my.phpoimage=sangriauq9.jpg

                                      nos outros pontos nem mexi, com o motor ligado, mangueira solta e tampa do radiador idem fui jogando água da torneira no radiador, e depois de mais ou menos meia hora parei tudo, montei a mangueira de volta e completei o nivel com 2 litros de aditivo…

                                      agora o carro trabalha a 3/4 da escala (metade da escala 90 graus e fim de escala 120 graus), com ac sem gelar e ar quente sem esquentar :(

                                      será q deu entrada de ar no sistema? como posso eliminar isso?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        ALEXANDRE BH MINAS
                                        escreveu em última edição por
                                        #20

                                        e  por um acaso a sua oficina  e a high  torque?

                                        [snapback]527358[/snapback]

                                        isso garoto, high torque mesmo.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
                                          A Offline
                                          ALEXANDRE BH MINAS
                                          escreveu em última edição por
                                          #21

                                          eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                                          solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                                          só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                                          no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                                          as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                                          não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                                          use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                                          a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                                          e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                                          se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                                          dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                                          aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

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                                          marchetti, a maquina lava com agua corrente sim.

                                          esse negocio de limpar em casa é bem perigoso, temperatura alta, pressao e etc…

                                          outra coisa, vc nao tem no?ao do tanto de vez que se tem que fazer o procedimento com sistemas muito sujos.

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