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Água do radiador

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  • G Offline
    G Offline
    gts turbo
    escreveu em última edição por
    #7

    aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

    engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

    1 Resposta Última resposta
    • A Offline
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      ALEXANDRE BH MINAS
      escreveu em última edição por
      #8

      aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

      engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

      [snapback]525719[/snapback]

      sua valvula tá travada aberta.

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        ALEXANDRE BH MINAS
        escreveu em última edição por
        #9

        alexandre, chique esse negócio, hein ??? nunca tinha visto

        vou dar uma olhada p/ ver se encontro alguém q/ tenha isso….

        inssurection, até pensei nessa coisa de bolha... mas, na minha cabeça, a água sempre circulava, independente da temperatura.... rs.... outra q/ aprendi... rs...

        ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

        valeu pelas dicas, galerinha

        [snapback]525537[/snapback]

        hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :)

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #10

          ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

          [snapback]525537[/snapback]

          q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            LeonardoZ
            escreveu em última edição por
            #11

            o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #12

              q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

              [snapback]525876[/snapback]

              exato… tanto que se usa muito na gringol?ndia um segundo aditivo chamado water wetter, que diminui a tensão superficial da agua + aditivo ou do aditivo puro... aproximando da água pura...

              no meu computador quando usava watercooler, usava aditivo pra não ficar suja a água de lodo e não oxidar o sistema e perdia eficiencia quando colocava muito aditivo... aí, quando botava umas 3 gotinhas de detergente, o negócio melhorava e muito a troca de calor... pena que não dá pra usar o detergente no carro :)

              alias... o water wetter é exatamente isso... um detergente que não faz espuma...

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                ALEXANDRE BH MINAS
                escreveu em última edição por
                #13

                o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

                [snapback]526060[/snapback]

                o melhor é usar o aditivo diluido na propor?ao recomendada pelo fabricante, hoje em dia existem aditivos diluidos em agua desmineralizada.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  fusca84
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                    [snapback]526200[/snapback]

                    a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

                    se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      amarchetti
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                      solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                      só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                      no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                      as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                      não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                      use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                      a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                      e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                      se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                      dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                      aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Marc
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente…depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                        dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                        [snapback]526234[/snapback]

                        uhnnn….

                        solto a mangueira, deixo o motor trabalhando.... qdo. fizer o rod?zio da água, solta a mangueira de novo e repete tudo...

                        ? isso ???

                        q/ coisa chata de se fazer... hahahahahahahahaha...

                        valeu todo mundo

                        ah... esse negócio de água desmineralizada... onde encontro isso ???

                        o meu só anda c/ água de torneira... nunca me deu problemas, é não ser a água ficar barrenta....

                        será q/ o interior do motor tá todo enferrujado ???

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          ricardo tb
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :^^:

                          [snapback]525738[/snapback]

                          e por um acaso a sua oficina e a high torque?

                          1 Resposta Última resposta
                          • E Offline
                            E Offline
                            edsonmassao
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            senhores, fui fazer o procedimento de limpeza no radiador do citroen zx e acho q estou com problemas, pois meu ar condicionado parou de gelar e o ar quente tb não esquenta, sem falar na temp q antes era de metade da escala e agora chega a 3/4 da escala :olhos:

                            o q fiz foi simplesmente soltar a mangueira q vem do cabeçote e vai pro radiador, soltei na parte onde ela é fixada no radiador, na img abaixo é o ponto 3 é direita:

                            http://img135.imageshack.us/my.phpoimage=sangriauq9.jpg

                            nos outros pontos nem mexi, com o motor ligado, mangueira solta e tampa do radiador idem fui jogando água da torneira no radiador, e depois de mais ou menos meia hora parei tudo, montei a mangueira de volta e completei o nivel com 2 litros de aditivo…

                            agora o carro trabalha a 3/4 da escala (metade da escala 90 graus e fim de escala 120 graus), com ac sem gelar e ar quente sem esquentar :(

                            será q deu entrada de ar no sistema? como posso eliminar isso?

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              ALEXANDRE BH MINAS
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              e  por um acaso a sua oficina  e a high  torque?

                              [snapback]527358[/snapback]

                              isso garoto, high torque mesmo.

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                ALEXANDRE BH MINAS
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                                solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                                só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                                no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                                as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                                não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                                use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                                a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                                e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                                se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                                dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                                aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

                                [snapback]526234[/snapback]

                                marchetti, a maquina lava com agua corrente sim.

                                esse negocio de limpar em casa é bem perigoso, temperatura alta, pressao e etc…

                                outra coisa, vc nao tem no?ao do tanto de vez que se tem que fazer o procedimento com sistemas muito sujos.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  fusca84
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

                                  se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

                                  [snapback]526224[/snapback]

                                  nao.

                                  oleo soluvel é um oleo para ser diluido em agua. a agua fica branquinha, parecendo leite.

                                  []s

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fahrell
                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    nao.

                                    oleo soluvel é um oleo para ser diluido em agua. a agua fica branquinha, parecendo leite.

                                    []s

                                    [snapback]528404[/snapback]

                                    mas o óleo reduz dr?sticamente a transfer?ncia de calor do láquido… seria uma perda de rendimento ainda maior que a que acontece com o aditivo etilinoglicol...

                                    haja watter wetter pra melhorar isso :olhos:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
                                      A Offline
                                      ALEXANDRE BH MINAS
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      mas o óleo reduz dr?sticamente a transfer?ncia de calor do láquido… seria uma perda de rendimento ainda maior que a que acontece com o aditivo etilinoglicol...

                                      haja watter wetter pra melhorar isso :olhos:

                                      [snapback]528405[/snapback]

                                      isso ai, hoje em dia nem uso aditivos a base de monoetilenoglicol, eu uso a base de polimeros.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
                                        D Offline
                                        Dinas
                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        a água em si é um excelente trocador de calor. muito diferente do ar por exemplo.

                                        os aditivos servem para reduzir o ponto de ebulição e congelamento.

                                        ou seja, a água ferve a 100 graus, com os aditivos o ponto de ebulição desce um pouco e assim o motor não sofre tanto com a temperatura.

                                        mesmo ocorre com o ponto de congelamento que passa de zero para menos 5 por exemplo.

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                                          fusca84
                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          mas o óleo reduz dr?sticamente a transfer?ncia de calor do láquido… seria uma perda de rendimento ainda maior que a que acontece com o aditivo etilinoglicol...

                                          haja watter wetter pra melhorar isso :olhos:

                                          [snapback]528405[/snapback]

                                          essa era a minha duvida. se era possivel usar o oleo soluvel no sistema.

                                          isso ai, hoje em dia nem uso aditivos a base de monoetilenoglicol, eu uso a base de polimeros.

                                          alexandre, me diz o nome desses produtos a base de polimero que sao melhores que o monoetilenoglicol e qual a proporcao deles na agua.

                                          estou a procura de um anti-congelante, algo para eu poder usar a agua tranquilamente a -5 ou -10 graus.

                                          vou usar isso numa geladeira industrial para refrigerar um molde de uma maquina injetora que tenho. quanto mais fria essa agua, mais producao (teoricamente) eu consigo.

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

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