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Água do radiador

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    Visitante
    escreveu em última edição por
    #3

    o q faão é isso q seu mecânico recomendou. porem, talvez tirando a valvula termostatica de pra fzr como vc esta querendo.

    e depois de tudo limpinho ai vc coloca a valvula no lugar.

    aproveita e usa água desmineralizada junto com o aditivo.

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    • A Offline
      A Offline
      ALEXANDRE BH MINAS
      escreveu em última edição por
      #4

      oi?s….....

      tá querendo trocar o recipiente da água do radiador, pq a minha já tá mto. velha e escura....

      conversando c/ um mecânico, ele disse q/ o ideal é trocar a água, andar um pouco, trocar a água novamente e andar mais um pouco.... fazer isso até a água parar de sair barrenta ... aí sim, trocar o recipiente e meter fluido....

      mas, p/ agilizar isso.... h? algum mal se eu deixar uma mangueira de água ( tipo de jardim ), ligada, despejando água dentro do recipiente do radiador, c/ o motor ligado, até a água começar a sair normal ??

      ok, vai fazer uma melequeira no motor... mas estou p/ lavar o motor logo mais... rs....

      tem algum problema em fazer isso ??? pq. uma vez me falaram q/ não é bom fazer isso... mas não souberam me explicar o pq. ... rs...

      perguntinha idiota, né ??  :)

      [snapback]525478[/snapback]

      não adianta enfiar a mangueira e deixar, a valvula termostatica vai manter a agua dentro do bloco e essa só sai depois que aquecer.

      o melhor a fazer é procurar uma oficina equipada com uma maquina de lavagem, ela permiti que o motor funcione e troque a agua por varias vezes até ficar limpinha.

      essa é a que tenho em minha oficina e é muito legal.

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        Marc
        escreveu em última edição por
        #5

        alexandre, chique esse negócio, hein ??? nunca tinha visto

        vou dar uma olhada p/ ver se encontro alguém q/ tenha isso….

        inssurection, até pensei nessa coisa de bolha... mas, na minha cabeça, a água sempre circulava, independente da temperatura.... rs.... outra q/ aprendi... rs...

        ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

        valeu pelas dicas, galerinha

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SemControle
          escreveu em última edição por
          #6

          sei uma oficina em santo andre no abc q tem um lance de fazer limpeza no sistema de arrefecimento, nao sei se tem esse maquinario

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            gts turbo
            escreveu em última edição por
            #7

            aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

            engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              ALEXANDRE BH MINAS
              escreveu em última edição por
              #8

              aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

              engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

              [snapback]525719[/snapback]

              sua valvula tá travada aberta.

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                ALEXANDRE BH MINAS
                escreveu em última edição por
                #9

                alexandre, chique esse negócio, hein ??? nunca tinha visto

                vou dar uma olhada p/ ver se encontro alguém q/ tenha isso….

                inssurection, até pensei nessa coisa de bolha... mas, na minha cabeça, a água sempre circulava, independente da temperatura.... rs.... outra q/ aprendi... rs...

                ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

                valeu pelas dicas, galerinha

                [snapback]525537[/snapback]

                hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :)

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

                  [snapback]525537[/snapback]

                  q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    LeonardoZ
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fahrell
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

                      [snapback]525876[/snapback]

                      exato… tanto que se usa muito na gringol?ndia um segundo aditivo chamado water wetter, que diminui a tensão superficial da agua + aditivo ou do aditivo puro... aproximando da água pura...

                      no meu computador quando usava watercooler, usava aditivo pra não ficar suja a água de lodo e não oxidar o sistema e perdia eficiencia quando colocava muito aditivo... aí, quando botava umas 3 gotinhas de detergente, o negócio melhorava e muito a troca de calor... pena que não dá pra usar o detergente no carro :)

                      alias... o water wetter é exatamente isso... um detergente que não faz espuma...

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        ALEXANDRE BH MINAS
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

                        [snapback]526060[/snapback]

                        o melhor é usar o aditivo diluido na propor?ao recomendada pelo fabricante, hoje em dia existem aditivos diluidos em agua desmineralizada.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          fusca84
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SemControle
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                            [snapback]526200[/snapback]

                            a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

                            se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              amarchetti
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                              solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                              só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                              no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                              as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                              não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                              use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                              a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                              e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                              se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                              dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                              aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                Marc
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente…depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                                dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                                [snapback]526234[/snapback]

                                uhnnn….

                                solto a mangueira, deixo o motor trabalhando.... qdo. fizer o rod?zio da água, solta a mangueira de novo e repete tudo...

                                ? isso ???

                                q/ coisa chata de se fazer... hahahahahahahahaha...

                                valeu todo mundo

                                ah... esse negócio de água desmineralizada... onde encontro isso ???

                                o meu só anda c/ água de torneira... nunca me deu problemas, é não ser a água ficar barrenta....

                                será q/ o interior do motor tá todo enferrujado ???

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
                                  R Offline
                                  ricardo tb
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :^^:

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                                  e por um acaso a sua oficina e a high torque?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • E Offline
                                    E Offline
                                    edsonmassao
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    senhores, fui fazer o procedimento de limpeza no radiador do citroen zx e acho q estou com problemas, pois meu ar condicionado parou de gelar e o ar quente tb não esquenta, sem falar na temp q antes era de metade da escala e agora chega a 3/4 da escala :olhos:

                                    o q fiz foi simplesmente soltar a mangueira q vem do cabeçote e vai pro radiador, soltei na parte onde ela é fixada no radiador, na img abaixo é o ponto 3 é direita:

                                    http://img135.imageshack.us/my.phpoimage=sangriauq9.jpg

                                    nos outros pontos nem mexi, com o motor ligado, mangueira solta e tampa do radiador idem fui jogando água da torneira no radiador, e depois de mais ou menos meia hora parei tudo, montei a mangueira de volta e completei o nivel com 2 litros de aditivo…

                                    agora o carro trabalha a 3/4 da escala (metade da escala 90 graus e fim de escala 120 graus), com ac sem gelar e ar quente sem esquentar :(

                                    será q deu entrada de ar no sistema? como posso eliminar isso?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
                                      A Offline
                                      ALEXANDRE BH MINAS
                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      e  por um acaso a sua oficina  e a high  torque?

                                      [snapback]527358[/snapback]

                                      isso garoto, high torque mesmo.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        ALEXANDRE BH MINAS
                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                                        solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                                        só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                                        no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                                        as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                                        não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                                        use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                                        a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                                        e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                                        se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                                        dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                                        aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

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                                        marchetti, a maquina lava com agua corrente sim.

                                        esse negocio de limpar em casa é bem perigoso, temperatura alta, pressao e etc…

                                        outra coisa, vc nao tem no?ao do tanto de vez que se tem que fazer o procedimento com sistemas muito sujos.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          fusca84
                                          escreveu em última edição por
                                          #22

                                          a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

                                          se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

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                                          nao.

                                          oleo soluvel é um oleo para ser diluido em agua. a agua fica branquinha, parecendo leite.

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

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