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Água do radiador

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  • S Offline
    S Offline
    SemControle
    escreveu em última edição por
    #6

    sei uma oficina em santo andre no abc q tem um lance de fazer limpeza no sistema de arrefecimento, nao sei se tem esse maquinario

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    • G Offline
      G Offline
      gts turbo
      escreveu em última edição por
      #7

      aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

      engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        ALEXANDRE BH MINAS
        escreveu em última edição por
        #8

        aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

        engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

        [snapback]525719[/snapback]

        sua valvula tá travada aberta.

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          ALEXANDRE BH MINAS
          escreveu em última edição por
          #9

          alexandre, chique esse negócio, hein ??? nunca tinha visto

          vou dar uma olhada p/ ver se encontro alguém q/ tenha isso….

          inssurection, até pensei nessa coisa de bolha... mas, na minha cabeça, a água sempre circulava, independente da temperatura.... rs.... outra q/ aprendi... rs...

          ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

          valeu pelas dicas, galerinha

          [snapback]525537[/snapback]

          hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :)

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #10

            ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

            [snapback]525537[/snapback]

            q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              LeonardoZ
              escreveu em última edição por
              #11

              o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fahrell
                escreveu em última edição por
                #12

                q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

                [snapback]525876[/snapback]

                exato… tanto que se usa muito na gringol?ndia um segundo aditivo chamado water wetter, que diminui a tensão superficial da agua + aditivo ou do aditivo puro... aproximando da água pura...

                no meu computador quando usava watercooler, usava aditivo pra não ficar suja a água de lodo e não oxidar o sistema e perdia eficiencia quando colocava muito aditivo... aí, quando botava umas 3 gotinhas de detergente, o negócio melhorava e muito a troca de calor... pena que não dá pra usar o detergente no carro :)

                alias... o water wetter é exatamente isso... um detergente que não faz espuma...

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  ALEXANDRE BH MINAS
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

                  [snapback]526060[/snapback]

                  o melhor é usar o aditivo diluido na propor?ao recomendada pelo fabricante, hoje em dia existem aditivos diluidos em agua desmineralizada.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    fusca84
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SemControle
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                      [snapback]526200[/snapback]

                      a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

                      se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        amarchetti
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                        solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                        só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                        no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                        as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                        não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                        use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                        a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                        e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                        se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                        dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                        aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Marc
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente…depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                          dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                          [snapback]526234[/snapback]

                          uhnnn….

                          solto a mangueira, deixo o motor trabalhando.... qdo. fizer o rod?zio da água, solta a mangueira de novo e repete tudo...

                          ? isso ???

                          q/ coisa chata de se fazer... hahahahahahahahaha...

                          valeu todo mundo

                          ah... esse negócio de água desmineralizada... onde encontro isso ???

                          o meu só anda c/ água de torneira... nunca me deu problemas, é não ser a água ficar barrenta....

                          será q/ o interior do motor tá todo enferrujado ???

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            ricardo tb
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :^^:

                            [snapback]525738[/snapback]

                            e por um acaso a sua oficina e a high torque?

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
                              E Offline
                              edsonmassao
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              senhores, fui fazer o procedimento de limpeza no radiador do citroen zx e acho q estou com problemas, pois meu ar condicionado parou de gelar e o ar quente tb não esquenta, sem falar na temp q antes era de metade da escala e agora chega a 3/4 da escala :olhos:

                              o q fiz foi simplesmente soltar a mangueira q vem do cabeçote e vai pro radiador, soltei na parte onde ela é fixada no radiador, na img abaixo é o ponto 3 é direita:

                              http://img135.imageshack.us/my.phpoimage=sangriauq9.jpg

                              nos outros pontos nem mexi, com o motor ligado, mangueira solta e tampa do radiador idem fui jogando água da torneira no radiador, e depois de mais ou menos meia hora parei tudo, montei a mangueira de volta e completei o nivel com 2 litros de aditivo…

                              agora o carro trabalha a 3/4 da escala (metade da escala 90 graus e fim de escala 120 graus), com ac sem gelar e ar quente sem esquentar :(

                              será q deu entrada de ar no sistema? como posso eliminar isso?

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                ALEXANDRE BH MINAS
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                e  por um acaso a sua oficina  e a high  torque?

                                [snapback]527358[/snapback]

                                isso garoto, high torque mesmo.

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  ALEXANDRE BH MINAS
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                                  solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                                  só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                                  no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                                  as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                                  não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                                  use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                                  a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                                  e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                                  se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                                  dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                                  aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

                                  [snapback]526234[/snapback]

                                  marchetti, a maquina lava com agua corrente sim.

                                  esse negocio de limpar em casa é bem perigoso, temperatura alta, pressao e etc…

                                  outra coisa, vc nao tem no?ao do tanto de vez que se tem que fazer o procedimento com sistemas muito sujos.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    fusca84
                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

                                    se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

                                    [snapback]526224[/snapback]

                                    nao.

                                    oleo soluvel é um oleo para ser diluido em agua. a agua fica branquinha, parecendo leite.

                                    []s

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fahrell
                                      escreveu em última edição por
                                      #23

                                      nao.

                                      oleo soluvel é um oleo para ser diluido em agua. a agua fica branquinha, parecendo leite.

                                      []s

                                      [snapback]528404[/snapback]

                                      mas o óleo reduz dr?sticamente a transfer?ncia de calor do láquido… seria uma perda de rendimento ainda maior que a que acontece com o aditivo etilinoglicol...

                                      haja watter wetter pra melhorar isso :olhos:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        ALEXANDRE BH MINAS
                                        escreveu em última edição por
                                        #24

                                        mas o óleo reduz dr?sticamente a transfer?ncia de calor do láquido… seria uma perda de rendimento ainda maior que a que acontece com o aditivo etilinoglicol...

                                        haja watter wetter pra melhorar isso :olhos:

                                        [snapback]528405[/snapback]

                                        isso ai, hoje em dia nem uso aditivos a base de monoetilenoglicol, eu uso a base de polimeros.

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                                          escreveu em última edição por
                                          #25

                                          a água em si é um excelente trocador de calor. muito diferente do ar por exemplo.

                                          os aditivos servem para reduzir o ponto de ebulição e congelamento.

                                          ou seja, a água ferve a 100 graus, com os aditivos o ponto de ebulição desce um pouco e assim o motor não sofre tanto com a temperatura.

                                          mesmo ocorre com o ponto de congelamento que passa de zero para menos 5 por exemplo.

                                          1 Resposta Última resposta

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