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Turbo e economia, isso é possível?

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  • S Offline
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    SemControle
    escreveu em última edição por
    #20

    uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

    bicos, dosador, bomba, ponto?

    qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

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    • M Offline
      M Offline
      miozao
      escreveu em última edição por
      #21

      uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

      bicos, dosador, bomba, ponto?

      qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

      [snapback]526827[/snapback]

      bicos

      depois, caso a bomba não estiver 100%, a própria.

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        SemControle
        escreveu em última edição por
        #22

        legal entao, as limitacoes estao fora da central e tem como contornar, se levar em conta a capacidade adaptativa da central ela podera acertar o tempo de abertura dos bicos pra menos conforme o tamanho dos mesmos

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          miozao
          escreveu em última edição por
          #23

          legal entao, as limitacoes estao fora da central e tem como contornar, se levar em conta a capacidade adaptativa da central ela podera acertar o tempo de abertura dos bicos pra menos conforme o tamanho dos mesmos

          [snapback]526845[/snapback]

          não muito

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            ALEXANDRE BH MINAS
            escreveu em última edição por
            #24

            leva uma coisa em consideração, a não ser q vc faça um sistema no escape q deixe a turbina parada, ele vai ficar soprando pressão pra fora e pode rodar demais o eixo causando um desgaste prematuro

            pessoal costuma fazer um sistema com borboleta de santana antigo, um pra gnv e outro pra turbo

            []s

            [snapback]526783[/snapback]

            interessante, essa do desgaste prematuro eu nao tinha pensado.

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              ALEXANDRE BH MINAS
              escreveu em última edição por
              #25

              se existisse uma forma de ter um turbo , mas o mesmo ficasse tipo desligado e sem desgastar a turbina, isso sim seria otimo, o problema é que ela ficaria girando sem utilidade e por isso geraria um desgaste.

              bem, era mais ou menos isso que eu queria saber, na minha cabeça rolava de colocar um turbo totalmente desligado até que o dono quisesse que ele entrasse, mas tá vendo que isso é complicado.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                miozao
                escreveu em última edição por
                #26

                se existisse uma forma de ter um turbo , mas o mesmo ficasse tipo desligado e sem desgastar a turbina, isso sim seria otimo, o problema é que ela ficaria girando sem utilidade e por isso geraria um desgaste.

                bem, era mais ou menos isso que eu queria saber, na minha cabeça rolava de colocar um turbo totalmente desligado até que o dono quisesse que ele entrasse, mas tá vendo que isso é complicado.

                [snapback]526859[/snapback]

                por isso que gosto de turbinão :d

                dá pra andar de boa sem usar pressão, e qdo quiser, só pisar no acelerador :^^:

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  ALEXANDRE BH MINAS
                  escreveu em última edição por
                  #27

                  por isso que gosto de turbinão  :d

                  dá pra andar de boa sem usar pressão, e qdo quiser, só pisar no acelerador  :^^:

                  [snapback]526860[/snapback]

                  não deixa de ser uma otima dica, usando um turbo maior isso retardaria a sua entrada n

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    LeonardoZ
                    escreveu em última edição por
                    #28

                    esse lan?e de incandescente nao é tao tenebroso… o passat 1.8t 20v aqui de casa depois de uma esticada booooa fica incandescente tb... sem problema algum...

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      guauad
                      escreveu em última edição por
                      #29

                      se existisse uma forma de ter um turbo , mas o mesmo ficasse tipo desligado e sem desgastar a turbina, isso sim seria otimo, o problema é que ela ficaria girando sem utilidade e por isso geraria um desgaste.

                      bem, era mais ou menos isso que eu queria saber, na minha cabeça rolava de colocar um turbo totalmente desligado até que o dono quisesse que ele entrasse, mas tá vendo que isso é complicado.

                      [snapback]526859[/snapback]

                      fala alexandre , to gostando de ver a iniciativa hein . é como eu te disse aquele dia , se fizer tudo como manda o figurino , além de ser prazeiroso , vai ganhar bastante dinheiro …

                      enfim , quero comentar um detalhe . você não precisa desligar o turbo num motor perfeitamente gerenciado , porque a potência , independente de qual for , é perfeitamente controlavel pelo acelerador , como ocorre nos carros esportivos , e nos turbo de fábrica . você faz o que quer .

                      e pefeito é perfeito e não bonzinho .

                      até a mesma potência do original , o turbinado é mais economico com certeza e isso é um dos motivos das principais montadoras estarem cada vez mais usando o turbo .

                      claro que estou falando de motores perfeitamente gerenciados e não os feitos com chip , injeções program?veis e hpi , pois esses passam longe disso .

                      ainda estou te devendo uma visita pra ver a ignição né . logo passo por ai de novo .

                      sds

                      gustavo

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        ALEXANDRE BH MINAS
                        escreveu em última edição por
                        #30

                        fala alexandre , to gostando de ver a iniciativa hein . é como eu te disse aquele dia , se fizer tudo como manda o figurino , além de ser prazeiroso , vai ganhar bastante dinheiro …

                        enfim , quero comentar um detalhe . você não precisa desligar o turbo num motor perfeitamente gerenciado , porque a potência , independente de qual for , é perfeitamente controlavel pelo acelerador , como ocorre nos carros esportivos , e nos turbo de fábrica . você faz o que quer .

                        e pefeito é perfeito e não bonzinho .

                        até a mesma potência do original , o turbinado é mais economico com certeza e isso é um dos motivos das principais montadoras estarem cada vez mais usando o turbo .

                        claro que estou falando de motores perfeitamente gerenciados e não os feitos com chip , injeções program?veis e hpi , pois esses passam longe disso .

                        ainda estou te devendo uma visita pra ver a ignição né . logo passo por ai de novo .

                        sds

                        gustavo

                        [snapback]526874[/snapback]

                        valeu, passa mesmo, tá curioso com essa igni?ao ai.

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #31

                          uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

                          bicos, dosador, bomba, ponto?

                          qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

                          [snapback]526827[/snapback]

                          1- que ela num sabe que tem pressão al?, pra ela 1 atm ou 1bar de turbo (vó lá…2 bar absoluto no coletor) é a mesma coisa

                          2- se ela souber (sistema maf ou usar map positivo) o que limita primeiro é a vazão dos bicos.

                          ou seja trocou map e usou bicos maiores alimenta... al?as se usar hpi e bicos maiores já alimenta porque o dosador é como se fosse um map mecânico e em vez de abrir tempo o bico ele faz fluir mais combustável pelo aumento de press

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            Steve McQueen
                            escreveu em última edição por
                            #32

                            claro que estou falando de motores perfeitamente gerenciados e não os feitos com chip , injeções program?veis e hpi , pois esses passam longe disso .

                            [snapback]526874[/snapback]

                            qual o problema com o hpi gustavo?

                            sempre vejo o pessoal falar bem e usar em variadas configurações de kit.

                            o que seria um motor perfeitamente gerenciado?

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
                              P Offline
                              PrEsA
                              escreveu em última edição por
                              #33

                              detalhe muito importante:

                              estou trabalhando com o parafuso da waste-gate toda aberta e ele sobe 0,8kg de pressao (por causa da mola).

                              então esta história de andar só com 0,2kg é meio furada….

                              sem contar q se o cara andar com 0,6kg no po e 1,5kg no booster, ele pode ter um carro mais tranqs p andar normalmente e mais forte p as puxadas. e com injeção vc consegue alimentar ambos

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                guauad
                                escreveu em última edição por
                                #34

                                qual o problema com o hpi gustavo?

                                vixe , infelizmente o hpi é a solução para alimentação mais usada infelizmente .

                                o hpi já começa a ser errado quando te obriga a baixar a pressão de comb e arrombar os bicos , e sem pressão positiva , acabando com o spray dos bicos . quando a pressão de turbo vem , faz com que os bicos trabalhem com uma pressão de comb. muito maior do que foram projetados , mudando o tempo de abertura e fechamento dos mesmos , além de ficarem muito mais propicios a falhas . agora o que considero principal , que é não ter como ter uma mistura perfeita(valor de sonda em wot onde vc colocar). normalmente, os carros feitos com hpi bebem bem mais , e quebram bem mais e andam bem menos , até pela falta de controle de ponto . o aumento depressão de combustável não é a solução correta para alimentar um motor turbo . os números mostram isso facilmente . vou citar como exemplo um motor original com 100hp que use 3 bar de pressão de comb . turbine esse motor no mesmo combustivel que o original levando essa pot?nia para 200cv , ou seja dobre a potência . portanto precisar? do dobro de combustável , certo ??? se dobra a pressão de comb para apenas 6 bar , teria um aumento apenas fict?cio de + ou - 42% na vazão de comb. , ou seja , não alimentaria nem de perto esses 100cv . da? você precisa arrombar os bicos originais , e ai eles ja viraram um gigle …

                                além disso , quando você calcula o incremento de combustável gerado pelo aumento de pressão de comb. num motor turbo , você precisa lembrar que vai existir pressão positiva na cara do bico . ou seja , se você estiver com 6 bar de comb. e 1 bar de turbo , você terá a vazão de 5bar de pressão de combustivel .

                                sempre vejo o pessoal falar bem e usar em variadas configurações de kit.

                                aqui no pp ??? isso não acredito … acho que a turma aqui ja passou dessa fase hein ...

                                o que seria um motor perfeitamente gerenciado?

                                ? so andar num motor turbo de fábrica como um volvo turbo ou mesmo uma porsche turbo . assim saber? o que é um motor perfeitamente gerenciado . como fazer , basta manter a perfeita ie original 100% funcional sem mudar nada nela , e usar um gerenciador que no momento que essa ie não mais alimentar o carro , injete combustável e gerencie o ponto do motor para a nova potência , mesmo assim , mantendo a perfeita ie original ainda 100% funcional . qualquer produto que realmente cumpra isso , fara esse motor perfeito

                                lembro de um amigo que comentou que comparou a saveiro mi dele turbinada dessa forma , e o audi a3 180cv do pai e eram identicos no funcionamento , ambos perfeitos . se não me engano , quem fez isso foi o dácio benevides aqui do fórum .

                                sds

                                gustavo

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
                                  ? Offline
                                  Visitante
                                  escreveu em última edição por
                                  #35

                                  gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

                                  usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

                                  desde que se for usado direito, única e exclusivamente como um regulador de pressão que permita as correções de acordo com a necessidade durante o ajuste fino de um motor bem montado.

                                  essa é a função correta de um regulador num motor alterado, onde a regulagem original de fábrica não ficou boa pra nova condição do tal motor.

                                  mas usar um regulador, seja la qual for, para aumentar a pressão de combustivel la no talo com a intenção de alimentar mais o motor na marra sem trabalho nos bicos, isso sim é a gambiarra.

                                  cuidado gente, quando alguem fala q usa hpi logo vem o povo querendo por o cara na forca sem nem antes perguntar como o hpi esta sendo usado.

                                  e antes que alguem reclame do delta, um bom preparador sabe como deixar um hpi com um delta correto, sem aumentos abr?ptos na pressão de combustável.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    Alex JF
                                    escreveu em última edição por
                                    #36

                                    gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

                                    usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

                                    [snapback]526935[/snapback]

                                    usava hpi no meu golf turbo e não tive problemas.

                                    como a ka sempre fala: hpi não morde

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fahrell
                                      escreveu em última edição por
                                      #37

                                      gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

                                      usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

                                      desde que se for usado direito, única e exclusivamente como um regulador de pressão que permita as correções de acordo com a necessidade durante o ajuste fino de um motor bem montado.

                                      essa é a função correta de um regulador num motor alterado, onde a regulagem original de fábrica não ficou boa pra nova condição do tal motor.

                                      mas usar um regulador, seja la qual for, para aumentar a pressão de combustivel la no talo com a intenção de alimentar mais o motor na marra sem trabalho nos bicos, isso sim é a gambiarra.

                                      cuidado gente, quando alguem fala q usa hpi logo vem o povo querendo por o cara na forca sem nem antes perguntar como o hpi esta sendo usado.

                                      e antes que alguem reclame do delta, um bom preparador sabe como deixar um hpi com um delta correto, sem aumentos abr?ptos na pressão de combustável.

                                      [snapback]526935[/snapback]

                                      isso aí… mas é tão mal usado que quando se fala em hpi já se pensa em bicos super-arrombados, gotejando em baixa @ menos de 1 bar de pressao e se lascando em alta com 6 paus de pressao de bomba...

                                      alguns (pouquissimos) casos ele é bem usado... eu mesmo, já com o meg no carro, usei um pra testes inicial em 3 bar (original) e subindo pra 5 bar (incluindo já os 1,4k de turbo) ou seja pouca coisa mais que o delta 1:1 do regulador original...

                                      detalhe, dica do proprio cm pra uns testes que estava fazendo...

                                      ou seja, quando se fala mal do hpi, se fala mal do uso mais comum e gen?rico que se faz dele aqui... infelizmente as excessões são atingidas injustamente pelos comentários, mas é só saber filtrar mesmo pq aqui no pp a maioria do pessoal sabe como um hpi funciona e tem quem deixe o carro adequado com um...

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                                      • M Offline
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                                        miozao
                                        escreveu em última edição por
                                        #38

                                        claro concordo com o que disseram.

                                        mais infelizmente hoje, hp/hpi é praticamente = a bicos arrombados e mijando com até menos de 1 bar, como disse o fahrell.

                                        ai em alta nego taca 10 bomba de gti quase empurrando os proprios bicos pra dentro do motor ehheehhehe..

                                        :^^:

                                        como a ka disse: é pra regular alimentação e não alimentar doiskilimei

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                                          escreveu em última edição por
                                          #39

                                          pior ainda são os kits turbo pra motor injetado que vem com hpi e não vem com bicos trabalhados. ai o responsavel pelo preparamento (mecânico orelha) monta tudo e taca pressão em cima dos bicos originais até conseguir uma alimentação pro carro andar alguma coisa.

                                          essa má fama e as lendas em cima do hpi foram causadas pelos próprios vendedores de kits e por alguns trocadores de peças q se auto-entitulam como preparadores :^^:

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