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Supercharger + turbo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
    M Offline
    menegotto
    escreveu em última edição por
    #7

    o turbocompressor de geometria variável, com palhetas móveis na entrada do rotor da turbina, já existe no brasil: o primeiro na picape ford ranger, dotada de motor international. depois dele apareceu o ótimo mercedes-benz accelo, seguido dos mwm sprint usados nos volkswagen lt-2 exportados à alemanha, e os om611 da daimlerchrysler utilizados nos sprinter – todos de tecnologia garrett, a maior fabricante mundial de turbocompressores para motores de combustão interna. a área da turbina varia, como se fosse uma turbina pequena para baixos giros e cargas e uma turbina grande para giros e cargas altos, tudo num só turbo. este tecnologia é chamada de vnt_multi vane_, turbina de bico variável, multi palhetas.

    http://www.dana.com.br/noticias/default.aspoidregistro=996

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    • L Offline
      L Offline
      LeonardoZ
      escreveu em última edição por
      #8

      prefiro rodar com um turbo bem montado.

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      • Z Offline
        Z Offline
        Zé chedid
        escreveu em última edição por
        #9

        prefiro rodar com um turbo bem montado.

        pessoal, o cara quer sair do modismo, vamos, pelo menos, tentar a judar e discutir o assunto?

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          AVILA GTS
          escreveu em última edição por
          #10

          pessoal, o cara quer sair do modismo, vamos, pelo menos, tentar a judar e discutir o assunto?

          é isso mesmo zé

          leonardo meu carro esta bem montado, e muito bom de andar, mais estava pensando em algo diferente, imagina vc ter um carro com bastante torque desde baixa, com 1750 rpm vc já tem torque e potencia bem maior do que apenas com turbo.

          1 Resposta Última resposta
          • Z Offline
            Z Offline
            Zé chedid
            escreveu em última edição por
            #11

            é isso mesmo zé

            leonardo meu carro esta bem montado, e muito bom de andar, mais estava pensando em algo diferente, imagina vc ter um carro com bastante torque desde baixa, com 1750 rpm vc já tem torque e potencia bem maior do que apenas com turbo.

            como será que funcionaria a ligação dos dolis compressores (turbo e charger)? e quando a turbina entra o charger desliga? como será que é feito para um não interfererir no outro.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Ricardo
              escreveu em última edição por
              #12

              acho que colocando um circuito de bypass no sc, sendo que a válvula que abre esse circuito atuada a aprtir da hora que a turbina já estivesse, sei lá, com 0,8 bar por exemplo, deve funcionar sim…

              o ruim vai ser arrumar espaço pra montar tudo isso, ainda mais em um gti 16v completo.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                smk. 0
                escreveu em última edição por
                #13

                vai ser uma maquina de destracionar…

                a goodyear e a pirelli agradecem....

                1 Resposta Última resposta
                • Z Offline
                  Z Offline
                  Zé chedid
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  acho que colocando um circuito de bypass no sc, sendo que a válvula que abre esse circuito atuada a aprtir da hora que a turbina já estivesse, sei lá, com 0,8 bar por exemplo, deve funcionar sim…

                  o ruim vai ser arrumar espaço pra montar tudo isso, ainda mais em um gti 16v completo.

                  mas será que não daria tranco, porque haveria mudança de fluxo, o que poderia gerar perda de pressão? será que haveria problema da turbina pressuirzar junto com compressor?

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    Ricardo
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    no sistema supositório em questão, o sc só faria o serviço dele na parte de baixa rpm, com isso poderia ser usada uma turbina maior. não vejo sentido em manter o sc no circuito depois que a turbina encheu.

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      já vi esse tópico, mais minha pergunta é se alguem já fez ou viu algo já feito e funcionando, esse é de fábrica.

                      nops

                      os únicos carros da história do automóvel que saíram da fábrica com turbo + supercharger foram as lancia delta s4 stradale (pouquíssimas unidades para homologar o carro pro grupo b ) e o vw golf 6a geração (1.4 tfsi)

                      nunca existiu palio com qualquer tipo de sobrealimentação original

                      1 Resposta Última resposta
                      • Z Offline
                        Z Offline
                        Zé chedid
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        nops

                        os únicos carros da história do automóvel que saíram da fábrica com turbo + supercharger foram as lancia delta s4 stradale (pouquíssimas unidades para homologar o carro pro grupo b ) e o vw golf 6a geração (1.4 tfsi)

                        nunca existiu palio com qualquer tipo de sobrealimentação original

                        quarteto, vc conseguiria o esquema ou digrama (ou algo similar que mostre as valvulas etc.) de como fizeram isso no carro original?

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Rix
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          quarteto, ia escrever o quevc escreveu.

                          dar uma olhada como é feito no lancia delta.

                          ver se o sc vem antes da turbina, ou o inverso, ou se é paralelo, chaveando conforme o regime de funcionamento.

                          abs

                          1 Resposta Última resposta
                          • Z Offline
                            Z Offline
                            Zé chedid
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            quarteto, ia escrever o quevc escreveu.

                            dar uma olhada como é feito no lancia delta.

                            ver se o sc vem antes da turbina, ou o inverso, ou se é paralelo, chaveando conforme o regime de funcionamento.

                            abs

                            opa, gostaria de saber também….

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              quarteto, vc conseguiria o esquema ou digrama (ou algo similar que mostre as valvulas etc.) de como fizeram isso no carro original?

                              vou procurar…se achar algo, posto aqui :hauhau:

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #21

                                no lancia delta tem um bypass. são dois intercoolers e um y antes da admissão.

                                tem um chevy nova 64 beeeeeeem das antigas que foi o 1o carro mega violento que eu vi na vida, 2000hp de rua no começo dos anos 80. usa duas holley antes das turbinas (sitema draw trough tipo os ishi), e comprimem num blower 6-71 com nitro ainda por cima….

                                http://img.photobucket.com/albums/v610/31chevy/rick_dobbrtins_65.jpg

                                http://img.photobucket.com/albums/v610/31chevy/rick_dobbertin_engine.jpg

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  lancia:

                                  http://www.rallybuzz…eo-development/

                                  http://en.wikipedia….lancia_delta_s4

                                  vw:

                                  http://www.cubiccapa…the-year-award/

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #23

                                    devo estar ficando cego, mas no lancia s4, pelo que entendi, o ar entra pelo filtro de ar, passa pela turbina, depois um intercooler, depois o sc, depois outro intercooler e aí sim tem um y, que divide entre a admissão e a válvula de alívio…

                                    ser que compreendi errado? se sim, por favor, me ajudem a ver o certo...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      #24

                                      vw tsi:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Q Offline
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                                        #25

                                        devo estar ficando cego, mas no lancia s4, pelo que entendi, o ar entra pelo filtro de ar, passa pela turbina, depois um intercooler, depois o sc, depois outro intercooler e aí sim tem um y, que divide entre a admissão e a válvula de alívio…

                                        ser que compreendi errado? se sim, por favor, me ajudem a ver o certo...

                                        o y na admissão é da válvula de prioridade, que descarrega o ar na boca da turbina…

                                        mas é isso mesmo, o ar entra pelo compressor do turbo, passa por um intercooler, vai pro compressor mecânico, passa pro outro intercooler e daí vai pro motor...

                                        a divisão do fluxo é feita na altura do compressor mecânico

                                        o propósito nesse esquema da lancia era o carro ter força até o turbo acordar...esse motor é 1.8 16v e chegou a gerar 600 cv nas últimas versões do delta s4 do grupo b, fora q girava 9000 rpm

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          como será que funcionaria a ligação dos dolis compressores (turbo e charger)? e quando a turbina entra o charger desliga? como será que é feito para um não interfererir no outro.

                                          iriamos colocar identica a ligação do lancia, mais com apenas um intercooler

                                          o sc seria um eaton m62 e a turbina a mesma que uso

                                          o sc teria pressão de 1,3 kg regulados pela polia e a pressão do turbo seria revista para somar com a do sc.

                                          em baixa a pressão do sc seria máxima, conforme a turbina começasse a encher iria somar com a do sc, em alta a turbina continua empurrando pelo sc a pressão a ser definida.

                                          mais será que isso deixaria o carro muito lixadeira??

                                          será que vale a pena, ou é frescura??

                                          1 Resposta Última resposta

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