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Supercharger + turbo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • S Offline
    S Offline
    smk. 0
    escreveu em última edição por
    #13

    vai ser uma maquina de destracionar…

    a goodyear e a pirelli agradecem....

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    • Z Offline
      Z Offline
      Zé chedid
      escreveu em última edição por
      #14

      acho que colocando um circuito de bypass no sc, sendo que a válvula que abre esse circuito atuada a aprtir da hora que a turbina já estivesse, sei lá, com 0,8 bar por exemplo, deve funcionar sim…

      o ruim vai ser arrumar espaço pra montar tudo isso, ainda mais em um gti 16v completo.

      mas será que não daria tranco, porque haveria mudança de fluxo, o que poderia gerar perda de pressão? será que haveria problema da turbina pressuirzar junto com compressor?

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      • R Offline
        R Offline
        Ricardo
        escreveu em última edição por
        #15

        no sistema supositório em questão, o sc só faria o serviço dele na parte de baixa rpm, com isso poderia ser usada uma turbina maior. não vejo sentido em manter o sc no circuito depois que a turbina encheu.

        1 Resposta Última resposta
        • Q Offline
          Q Offline
          quarteto
          escreveu em última edição por
          #16

          já vi esse tópico, mais minha pergunta é se alguem já fez ou viu algo já feito e funcionando, esse é de fábrica.

          nops

          os únicos carros da história do automóvel que saíram da fábrica com turbo + supercharger foram as lancia delta s4 stradale (pouquíssimas unidades para homologar o carro pro grupo b ) e o vw golf 6a geração (1.4 tfsi)

          nunca existiu palio com qualquer tipo de sobrealimentação original

          1 Resposta Última resposta
          • Z Offline
            Z Offline
            Zé chedid
            escreveu em última edição por
            #17

            nops

            os únicos carros da história do automóvel que saíram da fábrica com turbo + supercharger foram as lancia delta s4 stradale (pouquíssimas unidades para homologar o carro pro grupo b ) e o vw golf 6a geração (1.4 tfsi)

            nunca existiu palio com qualquer tipo de sobrealimentação original

            quarteto, vc conseguiria o esquema ou digrama (ou algo similar que mostre as valvulas etc.) de como fizeram isso no carro original?

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Rix
              escreveu em última edição por
              #18

              quarteto, ia escrever o quevc escreveu.

              dar uma olhada como é feito no lancia delta.

              ver se o sc vem antes da turbina, ou o inverso, ou se é paralelo, chaveando conforme o regime de funcionamento.

              abs

              1 Resposta Última resposta
              • Z Offline
                Z Offline
                Zé chedid
                escreveu em última edição por
                #19

                quarteto, ia escrever o quevc escreveu.

                dar uma olhada como é feito no lancia delta.

                ver se o sc vem antes da turbina, ou o inverso, ou se é paralelo, chaveando conforme o regime de funcionamento.

                abs

                opa, gostaria de saber também….

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  quarteto, vc conseguiria o esquema ou digrama (ou algo similar que mostre as valvulas etc.) de como fizeram isso no carro original?

                  vou procurar…se achar algo, posto aqui :hauhau:

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    GusWRC
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    no lancia delta tem um bypass. são dois intercoolers e um y antes da admissão.

                    tem um chevy nova 64 beeeeeeem das antigas que foi o 1o carro mega violento que eu vi na vida, 2000hp de rua no começo dos anos 80. usa duas holley antes das turbinas (sitema draw trough tipo os ishi), e comprimem num blower 6-71 com nitro ainda por cima….

                    http://img.photobucket.com/albums/v610/31chevy/rick_dobbrtins_65.jpg

                    http://img.photobucket.com/albums/v610/31chevy/rick_dobbertin_engine.jpg

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      lancia:

                      http://www.rallybuzz…eo-development/

                      http://en.wikipedia….lancia_delta_s4

                      vw:

                      http://www.cubiccapa…the-year-award/

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Rix
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        devo estar ficando cego, mas no lancia s4, pelo que entendi, o ar entra pelo filtro de ar, passa pela turbina, depois um intercooler, depois o sc, depois outro intercooler e aí sim tem um y, que divide entre a admissão e a válvula de alívio…

                        ser que compreendi errado? se sim, por favor, me ajudem a ver o certo...

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #24

                          vw tsi:

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
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                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #25

                            devo estar ficando cego, mas no lancia s4, pelo que entendi, o ar entra pelo filtro de ar, passa pela turbina, depois um intercooler, depois o sc, depois outro intercooler e aí sim tem um y, que divide entre a admissão e a válvula de alívio…

                            ser que compreendi errado? se sim, por favor, me ajudem a ver o certo...

                            o y na admissão é da válvula de prioridade, que descarrega o ar na boca da turbina…

                            mas é isso mesmo, o ar entra pelo compressor do turbo, passa por um intercooler, vai pro compressor mecânico, passa pro outro intercooler e daí vai pro motor...

                            a divisão do fluxo é feita na altura do compressor mecânico

                            o propósito nesse esquema da lancia era o carro ter força até o turbo acordar...esse motor é 1.8 16v e chegou a gerar 600 cv nas últimas versões do delta s4 do grupo b, fora q girava 9000 rpm

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
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                              AVILA GTS
                              escreveu em última edição por
                              #26

                              como será que funcionaria a ligação dos dolis compressores (turbo e charger)? e quando a turbina entra o charger desliga? como será que é feito para um não interfererir no outro.

                              iriamos colocar identica a ligação do lancia, mais com apenas um intercooler

                              o sc seria um eaton m62 e a turbina a mesma que uso

                              o sc teria pressão de 1,3 kg regulados pela polia e a pressão do turbo seria revista para somar com a do sc.

                              em baixa a pressão do sc seria máxima, conforme a turbina começasse a encher iria somar com a do sc, em alta a turbina continua empurrando pelo sc a pressão a ser definida.

                              mais será que isso deixaria o carro muito lixadeira??

                              será que vale a pena, ou é frescura??

                              1 Resposta Última resposta
                              • Z Offline
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                                Zé chedid
                                escreveu em última edição por
                                #27

                                iriamos colocar identica a ligação do lancia, mais com apenas um intercooler

                                o sc seria um eaton m62 e a turbina a mesma que uso

                                o sc teria pressão de 1,3 kg regulados pela polia e a pressão do turbo seria revista para somar com a do sc.

                                em baixa a pressão do sc seria máxima, conforme a turbina começasse a encher iria somar com a do sc, em alta a turbina continua empurrando pelo sc a pressão a ser definida.

                                mais será que isso deixaria o carro muito lixadeira??

                                será que vale a pena, ou é frescura??

                                os dois entãopressuiram então?

                                1 Resposta Última resposta
                                • Z Offline
                                  Z Offline
                                  Zé chedid
                                  escreveu em última edição por
                                  #28

                                  os dois entãopressuiram então?

                                  os dois, então, pressurizam ao mesmo tempo?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    menegotto
                                    escreveu em última edição por
                                    #29

                                    fazendo contas, digamos que sua atual turbina pegue em 4k rpm…

                                    com um controle de largada, é possível arrancar já com pressão... puchando o giro até 7500, a próxima marcha certamente ficara acima dos 4k rpm, o que já teria sua turbina a toda pressão...

                                    ou seja, na arrancada essa config não te ajuda de nada...

                                    a não ser que... queira puchar o giro até 9k rpm, ae a brincadeira muda de conversa... teria que usar uma turbina com pegada lá nos 5k rpm ou um pouco mais... ae o sc vai ajudar a empurrar bem...

                                    se manter a mesma turbina, ela vai pegar bem mais cedo, pois o que é fase aspro hoje será pressurizada pelo sc amanhã, então, automaticamente ela se torna pequena para o projeto...

                                    sc + turbo são para situações de altas rpm s, com uso de turbinas monstruosas mesmo...

                                    ainda prefiro o bi-turbo mesmo assim...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
                                      S Offline
                                      SemControle
                                      escreveu em última edição por
                                      #30

                                      a pressao do sc nao cresce conforme a rotacao?

                                      eu acho q vai rolar a mesma patada do turbo e bem mais violenta, pq vao subir 2 pressoes se somando

                                      no celta do comeco, o sc da a pressao inicial, e mantem mandando pressao até o fim, mas o ar q ele receber ja vem pressurizado da turbina q em questao é enorme pra o motor 1.0

                                      eu achei muito interessante

                                      algo q me chamou atencao é a localizacao da preparadora do celta e o dino onde medem na regiao do abc, um senhor role

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        AVILA GTS
                                        escreveu em última edição por
                                        #31

                                        os dois, então, pressurizam ao mesmo tempo?

                                        sim sempre os dois juntos.

                                        fazendo contas, digamos que sua atual turbina pegue em 4k rpm…

                                        com um controle de largada, é possível arrancar já com pressão... puchando o giro até 7500, a próxima marcha certamente ficara acima dos 4k rpm, o que já teria sua turbina a toda pressão...

                                        ou seja, na arrancada essa config não te ajuda de nada...

                                        a não ser que... queira puchar o giro até 9k rpm, ae a brincadeira muda de conversa... teria que usar uma turbina com pegada lá nos 5k rpm ou um pouco mais... ae o sc vai ajudar a empurrar bem...

                                        se manter a mesma turbina, ela vai pegar bem mais cedo, pois o que é fase aspro hoje será pressurizada pelo sc amanhã, então, automaticamente ela se torna pequena para o projeto...

                                        sc + turbo são para situações de altas rpm s, com uso de turbinas monstruosas mesmo...

                                        ainda prefiro o bi-turbo mesmo assim...

                                        esse é o problema que estavamos tb pensando, a real eficacia do projeto, para brincar na rua seria muito bom, pois não teria lag nenhum, mais já para arrancada seria realmente desnecessário.

                                        a pressao do sc nao cresce conforme a rotacao?

                                        eu acho q vai rolar a mesma patada do turbo e bem mais violenta, pq vao subir 2 pressoes se somando

                                        no celta do comeco, o sc da a pressao inicial, e mantem mandando pressao até o fim, mas o ar q ele receber ja vem pressurizado da turbina q em questao é enorme pra o motor 1.0

                                        eu achei muito interessante

                                        algo q me chamou atencao é a localizacao da preparadora do celta e o dino onde medem na regiao do abc, um senhor role

                                        não iria subir as duas pressões ao mesmo tempo, pq o sc já estaria com pressão máxima desde cedo, com 3k que a turbina iria começar a somar com o sc até o corte.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • Q Offline
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                                          quarteto
                                          escreveu em última edição por
                                          #32

                                          eu sinceramente não acredito que o supercharger vá se somar com o turbo em alta rpm, qdo o turbo já estiver pressurizando…se fosse assim mesmo, a lancia e a vw não teriam feito bypass no compressor para atuar em alta rpm...

                                          pra mim, em alta, o supercharger serviria mais como uma restrição do que efetivamente algo que aumentasse o rendimento do motor...

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