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Pistoes sulloy

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    fsobral86
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    #6

    olha, sempre ouvi falar mal, ja ouvi falar até de motor original montado com suloy quebrar pistão em marcha lenta.

    mas… eu montei meu motor com suloy alcool(ap 1.8) e acabei colocando um caracol nele.

    resultado:

    1° setup: turbina apl e 2e e com junta de papel da taranto, não me deu nenhuma dor de cabeça.

    2° setup: tirei o 2e e coloquei uma weber 40, a pressão subiu pra 1,2 bar com o motor taxado e ta quebrando tudo, bolacha, homocinetica, juntas de escape e de admissão, e os pistões continuam la dando risada, nem eu estou acreditando que ainda nao quebrou.

    me parece que a suloy evoluiu muito se comparar com os primeiros pistões laçados, hoje eles trabalham com 3 décimos de folga, realmente são bem leves e sao lindos.

    acho que eu estou tendo muita sorte por eles ainda nao terem quebrado... não sei...

    mas estão lá, rodaram 2 mil km tomamdo coro

    ahh

    a config do motor:

    ap 1.8 82,00 x 86,40 mm

    pistões suloy alcool (cabeça reta)

    junta de cabeçote de papel da taranto

    cabeçote com 132,5mm de altura.

    kit pulsativo no farol com turbina mp .42/.63 apl

    ponto 9°~19°

    motor que ao meu ver é uma bomba relógio, mas ainda nao quebrou.

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    • L Offline
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      Lost
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      #7

      puts…

      cada vez mais duvida :d

      os metal leve pro meu carro trabalham com 4 decimos de folga...

      os aneis pra montar com esses pistoes sao apex...

      vou tentar achar metal leve, mas se nao achar vou acabar sendo obrigado a tentar os suloy mesmo...

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      • F Offline
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        fsobral86
        escreveu em última edição por
        #8

        puts…

        cada vez mais duvida :d

        os metal leve pro meu carro trabalham com 4 decimos de folga...

        os aneis pra montar com esses pistoes sao apex...

        vou tentar achar metal leve, mas se nao achar vou acabar sendo obrigado a tentar os suloy mesmo...

        de onde você é?

        os mahle quando cotei pro meu motor estavam 400,00, e os suloy 200,00.

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
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          Lost
          escreveu em última edição por
          #9

          puts…

          cada vez mais duvida :d

          os metal leve pro meu carro trabalham com 4 decimos de folga...

          os aneis pra montar com esses pistoes sao apex...

          vou tentar achar metal leve, mas se nao achar vou acabar sendo obrigado a tentar os suloy mesmo...

          de onde você é?

          os mahle quando cotei pro meu motor estavam 400,00, e os suloy 200,00.

          sp são paulo :hauhau:

          sabe onde posso encontrar pistoes mahle raros?

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          • F Offline
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            fsobral86
            escreveu em última edição por
            #10

            sei sim,

            cooperpeças

            4479-6211

            fica em santo andré.

            1 Resposta Última resposta
            • W Offline
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              wagnerls
              escreveu em última edição por
              #11

              sei sim,

              cooperpeças

              4479-6211

              fica em santo andré.

              e la o preco e bom mesmo, sao distribuidores, comprei tudo do meu motor la, inclusive pistoes mahle.

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lost
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                #12

                e será que la tem pistoes pro fire 1.3 16v 0,60mm? hehehe amanha vou ligar la…

                valeu pessoal

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                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  procura pistao ks… menos ruins que suloy...

                  eu quando quebrei canaleta de 3 pistão original do meu motor (fiat sevel) preferi por um jogo de usadinho bem bão metal leve do que suloy.... paguei 100 nos usados, o suloy era 220 e metal leve 580...

                  depois, dei uma amansada no avanço da ignição e os usadinhos bem bão tão lá a quase um ano aguentando o sarrafo... um dia vem os iapel...

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    detalhe: suloy pesa a metade dos originais…. afinal aluminio eh caro hehehehe

                    logo: menor peso = menos material = menos dissipação de calor = quebra mais fácil

                    quem anda de turbo com pressão e cabeçote feito aposto que tem distribuidor travado em 22º ou não rende potência... famosos turbão que leva espanco de civic aspiradinho heheheheheheheheheh

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lost
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      liguei na cooperpeças e só tem mahle 0,40, e ainda custa 600 pau… na concessionaria sai 450... preciso do 0,60..

                      orignial meu nao quebrou canaleta desde que passei a usar injecao programavel, to querendo trocar pq teve uma vez que derreteu um pistao e deu uma marcada no bloco, ai pra limpar vai ter que abrir legal... quando derreteu usava i.e. original + bico extra.

                      vou tentar pegar um pistao do 1.4 16v do fiat 500, tem 72mm (1,2 a mais que o 1.3) e tem o topo da cabeça 1,2mm mais baixo. só tenho que conferir se o volume da cava é o mesmo, se for, a taxa vai baixar de 10,2:1 pra aproximadamente 9,1:1, o que seria ótimo... e sao originais né... e custam 500 reais... preciso pegar um na mao pra comparar, as medidas eu ja tenho´, só nao tenho o volume da cava...

                      é, to correndo dos suloy tb depois de tudo isso... hehehe....

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                      • L Offline
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                        LeonardoZ
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        detalhe: suloy pesa a metade dos originais…. afinal aluminio eh caro hehehehe

                        logo: menor peso = menos material = menos dissipação de calor = quebra mais fácil

                        quem anda de turbo com pressão e cabeçote feito aposto que tem distribuidor travado em 22º ou não rende potência... famosos turbão que leva espanco de civic aspiradinho heheheheheheheheheh

                        aspiradinho não… ali é simples, motor nao girador chip e firtro esportivo...

                        ai os turbão tomam

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                        • S Offline
                          S Offline
                          smk. 0
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          procura pistao ks… menos ruins que suloy...

                          eu quando quebrei canaleta de 3 pistão original do meu motor (fiat sevel) preferi por um jogo de usadinho bem bão metal leve do que suloy.... paguei 100 nos usados, o suloy era 220 e metal leve 580...

                          depois, dei uma amansada no avanço da ignição e os usadinhos bem bão tão lá a quase um ano aguentando o sarrafo... um dia vem os iapel...

                          nao acho ks ruim nao…

                          os meus guentaram falta, bastante ponto e muito desaforo...

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                          • A Offline
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                            Adriano Sushi
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            realmente ks não é ruim. usei muito tempo com 2 bar de turbo em cima, e só troquei pq forjei o motor.

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
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                              Lost
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              outro detalhe que o pessoal da retifica colocou é que os suloy tem muita variação de tamanho, entao vc nao pode pegar o jogo e mandar abrir pela tabela o bloco. tem que pegar pistao a pistao, medir e ajustar o cilindro pra aquele pistao. ai fica até bom. talvez esse seja um dos problemas do pessoal aí que teve o pistao desgastado na lateral, pode ser que a folga nao ficou como deveria.

                              ja os metal leve e mahle, pode pegar da tabela e abrir o bloco, depois comprar o pistao e colocar pq sao todos certinhos… ks ja nem tanto pq é a segunda linha da mahle, sao bons tb, mas o controle de qualidade é menor e tem alguma variacao.

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
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                                Adriano Sushi
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                como assim ks segunda linha da mahle? são fabricas diferentes….

                                pelo menos no workshop que fui lá, eles citam a mahle como concorrente direto.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Flavio Cruz
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  vou tentar pegar um pistao do 1.4 16v do fiat 500, tem 72mm (1,2 a mais que o 1.3) e tem o topo da cabeça 1,2mm mais baixo. só tenho que conferir se o volume da cava é o mesmo, se for, a taxa vai baixar de 10,2:1 pra aproximadamente 9,1:1, o que seria ótimo… e sao originais né... e custam 500 reais... preciso pegar um na mao pra comparar, as medidas eu ja tenho´, só nao tenho o volume da cava...

                                  é, to correndo dos suloy tb depois de tudo isso... hehehe....

                                  e a junta, vai ser como?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    como assim ks segunda linha da mahle? são fabricas diferentes….

                                    pelo menos no workshop que fui lá, eles citam a mahle como concorrente direto.

                                    hum… falar o que ouviu é sempre uma merda né...

                                    entao nao tem nada a ver, mas a informação que pode ficar é que tem mais variação entre um pistao e outro do que os mahle...

                                    mas sei la né, eu nao peguei um monde e medi eu mesmo, to repetindo o que o kra da retifica falou, e nem é uma retifica de nome, entao...

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                                    • L Offline
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                                      #23

                                      vou tentar pegar um pistao do 1.4 16v do fiat 500, tem 72mm (1,2 a mais que o 1.3) e tem o topo da cabeça 1,2mm mais baixo. só tenho que conferir se o volume da cava é o mesmo, se for, a taxa vai baixar de 10,2:1 pra aproximadamente 9,1:1, o que seria ótimo… e sao originais né... e custam 500 reais... preciso pegar um na mao pra comparar, as medidas eu ja tenho´, só nao tenho o volume da cava...

                                      É, to correndo dos suloy tb depois de tudo isso... hehehe....

                                      e a junta, vai ser como?

                                      irei usar junta do 1.4 16v, tem a mesma espessura. do turbo tem um pouco mais espessura.

                                      decidi montar desse jeito, pistoes do 1.4 16v aspirado mesmo, pois consegui mais informações sobre os motores, e fiz os calculos em uma ordem diferente.

                                      consegui o volume total da camara do 1.3 e do 1.4, e o volume do cabeçote de cada um. nao tenho o volume dos pistoes. entao fiz o calculo partindo de um motor 1.4 pois ja conta os 72mm a mais de diametro do cilindro no volume da camara, junta de cabeçote do 1.4 que tambem é de 72mm e a mesma altura, colocando cabeçote e virabrequim de 1.3.

                                      1.3 16v original

                                      diâmetro 70,8

                                      curso 78,9

                                      cilindros 4

                                      câmara 33,75

                                      turbo 0,8

                                      cilindrada individual 310,62

                                      cilindrada total 1242,49

                                      câmara total 135,00

                                      taxa compressão 10,20:1

                                      taxa dinâmica 18,37:1

                                      cilindrada dinâmica 2479,48

                                      1.4 16v original

                                      diâmetro 72

                                      curso 84

                                      cilindros 4

                                      câmara 34,80

                                      turbo 0,8

                                      cilindrada individual 342,01

                                      cilindrada total 1368,03

                                      câmara total 139,20

                                      taxa compressão 10,83:1

                                      taxa dinâmica 19,49:1

                                      cilindrada dinâmica 2713,01

                                      motor 1.3 16v com pistões 1.4 16v, ou motor 1.4 16v com cabeçote e vira do 1.3 16v

                                      diferença de curso do virabrequim

                                      raio

                                      1.3 16v 39,45

                                      1.4 16v 42,00

                                      diferença cm³ 72mm diam. 10,38

                                      cabeçote

                                      1.3 16v 12,58

                                      1.4 16v 14,3

                                      diferença cm³ -1,72

                                      diâmetro 72

                                      curso 78,9

                                      cilindros 4

                                      câmara do 1.4 –1,72(cabeçote do 1.3) + 10,38(vira do 1.3) 43,46

                                      turbo 0,8

                                      cilindrada individual 321,24

                                      cilindrada total 1284,97

                                      câmara total 173,84

                                      taxa compressão 8,39:1

                                      taxa dinâmica 15,10:1

                                      cilindrada dinâmica 2625,85

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
                                        L Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #24

                                        alguem concorda ou discorda dos calculos acima?

                                        falem (escrevam) alguma coisa pô :d

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
                                          F Offline
                                          Flavio Cruz
                                          escreveu em última edição por
                                          #25

                                          me explica esse turbo ai…

                                          1 Resposta Última resposta

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