Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Taxa no ap 2.0 aspro…

Taxa no ap 2.0 aspro…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
19 Posts 6 Posters 12.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • S Offline
    S Offline
    smk. 0
    escreveu em última edição por
    #1

    estamos montando um 2.0 aspirado, carburador por enquanto 3e(gargalo), pistoes 83mm a alcool, 4x1, o comando é um samcams 350t 296º e antes que me malhem, nao é o definitivo…

    do jeito que esta,(ainda nao montado) cubiquei e cheguei a taxa de 12,8:1 mas ideia é deixar o motor com 13,5:1 ou 14:1 de taxa, alguem ja usou isso ou tem alguma contra indicação(detonação)?

    quanto em media usam de ponto num motor com uma taxa dessa?

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima
      escreveu em última edição por
      #2

      estamos montando um 2.0 aspirado, carburador por enquanto 3e(gargalo), pistoes 83mm a alcool, 4x1, o comando é um samcams 350t 296º e antes que me malhem, nao é o definitivo…

      do jeito que esta,(ainda nao montado) cubiquei e cheguei a taxa de 12,8:1 mas ideia é deixar o motor com 13,5:1 ou 14:1 de taxa, alguem ja usou isso ou tem alguma contra indicação(detonação)?

      quanto em media usam de ponto num motor com uma taxa dessa?

      eu tive um 1.8 com cabeçote -1,5mm ( dava uns 13,5:1 a 14:1 de taxa ) com tldz trabalhado. usava comando 288 e 4x1.

      o limite de ponto, não me lembro bem, mas era 26º antes de grilar. e coisa de 18 ou 21 inicial.

      no meu atual aspro preferi deixar com 12,3:1 mesmo.

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #3

        não tira 13.5:1 com cabeçote rebaixado nem com reza…

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          smk. 0
          escreveu em última edição por
          #4

          ahm? como nao?

          do jeito que tá ja tem 12,8:1 pistao 83mm dos ap a alcool

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            smk. 0
            escreveu em última edição por
            #5

            eu tive um 1.8 com cabeçote -1,5mm ( dava uns 13,5:1 a 14:1 de taxa ) com tldz trabalhado. usava comando 288 e 4x1.

            o limite de ponto, não me lembro bem, mas era 26º antes de grilar. e coisa de 18 ou 21 inicial.

            no meu atual aspro preferi deixar com 12,3:1 mesmo.

            12,3 é praticamente original… porque nao gostou dos 13,5:1 de taxa ?

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #6

              12,3:1 é a original do 1.8 a alcool.

              não rebaixei esse cabeçote pq queria experimentar como ficaria na podium o carro, ficou bom mas no fim deixei no alcool msm. com mais taxa com ctza ficaria mais potente.

              –

              motores a alcool, qquer rebaixada a taxa vai lá no inferno. pra ilustrar a ideia, vamos supor que tirar 1mm do cabeçote subtraia 5cc do volume dele:

              num 1.8 gasolina, com 8,5 de taxa, isso elevaria a taxa para 9,18:1;

              já num 1.8 alcool, de 12,3:1, a taxa iria para 13,9:1;

              se pegar o mesmo motor e ao invéz de 5cc, vc tirar 10cc:

              do motor a gasolina, a taxa vai para 10:1;

              do motor a alcool, ela vai a 16,1:1;

              quanto menor a camara original, mais % dela vc tira com tanto de rebaixamento. É tipo uma progressão geometrica.tudo feito na base da formula da taxa de compressão: taxa=cilindro+camara/camara.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #7

                não sei quanto de taxa dá pra ir no ap, mas para o motor admitir só 26º de avanço não era pouco que tinha ali não. lembro que no caso dos 1.8alcool não há camara no pistao, ele é reto, a camara de combustao em pms é só o cabecote + luz. o 2.0a tem cava se não me engano. mas a razão de calculo é a mesma.

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lee
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  faz o ring, no meu foi feito e com isso consegue mais taxa.

                  amanha to pegando o carro e vejo com o preparador os dados certinhos, se ele passar. mas vc vai usar caburador né, pretende usar fueltech no futuro proximo?

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    smk. 0
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    o carro é para um amigo, conversando com ele a ideia é futuramente injeção, tbi + comando maior…

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      smk. 0
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      12,3:1 é a original do 1.8 a alcool.

                      não rebaixei esse cabeçote pq queria experimentar como ficaria na podium o carro, ficou bom mas no fim deixei no alcool msm. com mais taxa com ctza ficaria mais potente.

                      –

                      motores a alcool, qquer rebaixada a taxa vai lá no inferno. pra ilustrar a ideia, vamos supor que tirar 1mm do cabeçote subtraia 5cc do volume dele:

                      num 1.8 gasolina, com 8,5 de taxa, isso elevaria a taxa para 9,18:1;

                      já num 1.8 alcool, de 12,3:1, a taxa iria para 13,9:1;

                      se pegar o mesmo motor e ao invéz de 5cc, vc tirar 10cc:

                      do motor a gasolina, a taxa vai para 10:1;

                      do motor a alcool, ela vai a 16,1:1;

                      quanto menor a camara original, mais % dela vc tira com tanto de rebaixamento. é tipo uma progressão geometrica.tudo feito na base da formula da taxa de compressão: taxa=cilindro+camara/camara.

                      sim sim, tenho em mente isso, estamos montando um motor fora, pra nao estragar o original, é um motorzinho pra levar sarrafo….

                      queriamos uma taxa boa, a ponto de extrair uma boa potencia ainda no alcool e com certa durabilidade....

                      não sei quanto de taxa dá pra ir no ap, mas para o motor admitir só 26º de avanço não era pouco que tinha ali não. lembro que no caso dos 1.8alcool não há camara no pistao, ele é reto, a camara de combustao em pms é só o cabecote + luz. o 2.0a tem cava se não me engano. mas a razão de calculo é a mesma.

                      é o pistao do 2.0 tem uma cavinha

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        matt5
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        como esta de cabeçote? algum serviço? não adianta colocar a taxa nos caralho e deixar o cabeçote original. alem de melhorar o fluxo vc melhora a taxa dinamica.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          smk. 0
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          sim o cabeçote é feito, dutos abertos e polidos testado em bancada de fluxo, tuchos maiores com reg por baixo e etc…

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            smk. 0
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            começamos a montagem da parte de baixo hoje, recalculei a taxa, nao sabia que o dome do pistao subia alem do bloco, no calculo anterior contei que ficaria rente ao bloco… taxa esta em 14,1:1... vamos montar assim...

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fabio Lima
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              é o squish dos pistoes passa acima do bloco mesmo. tanto alcool quanto gasolina.

                              talvez vc sinta um pouco de falta de torque em baixa com o 3e. uma weber 40 ai, vc nem percebe a perca de torque em baixa.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                smk. 0
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                finalizada a montagem, quanto voces usam de ponto num motor desses ?

                                configuração atual:

                                ap 2.0 - 2008cc

                                14,0:1 de taxa

                                comando 296º - 350t samcams

                                4x1

                                carburador 3e trabalhado

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
                                  S Offline
                                  smk. 0
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  se servir de referencia para outros…

                                  estou usando travado ~23º ~24º de ponto... para ter um motor esperto desde baixa....

                                  o carro ficou bem legal, frita a 2a marcha inteira e de 5a marcha a 160km/h só beliscar o acelerador o carro sobe forte a velocidade...

                                  o negocio ficou alem da minha da expectativa e do meu amigo, dono do carro... agora, alem dos turbos minha nova paixao são os aspiradinhos....

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • J Offline
                                    J Offline
                                    juliano lima
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    18/21 iniciais, se o arranque der conta e 28 de ponto final, usava assim em um cabeçote com2,5mm e pistão de 83mm alcool e nunca se quer ameaçou a bater pino

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
                                      J Offline
                                      juliano lima
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      talvez vc sinta um pouco de falta de torque em baixa com o 3e. uma weber 40 ai, vc nem percebe a perca de torque em baixa.

                                      com dois milhão, só vai vir torque em baixa de 3e

                                      é o squish dos pistoes passa acima do bloco mesmo. tanto alcool quanto gasolina.

                                      nos ap 1.6 alc passa bastante, nos demais só no 2.0 alc e mesmo assim só um pedaço para equalizar a taxa.

                                      pode ser feito um trabalho desses no bloco, mas tem que ser bem criterioso

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Fabio Lima
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        nos ap 1.6 alc passa bastante, nos demais só no 2.0 alc e mesmo assim só um pedaço para equalizar a taxa.

                                        pode ser feito um trabalho desses no bloco, mas tem que ser bem criterioso

                                        realmente quando montei meu 1.8/alcool passou quase nada, coisa de 0,3/0,4 no maximo.

                                        imaginei que o 1.6 pra chegar nos 12:1 passa bem mais pra fora msm.

                                        1 Resposta Última resposta

                                        • Login

                                        • Não tem uma conta? Cadastrar

                                        • Primeiro post
                                          Último post
                                        0
                                        • Recente
                                        • Usuários