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Taxa e pressão nos forjados de hoje

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  • G Offline
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    goiano
    escreveu em última edição por
    #63

    pois é, como a tia carol falou, metanol pode abusar mais de taxa, pressão, ponto e etc…

    se não for assim, pra que usar?

    alem do que o metanol de procedencia voce sabe o que ta botando no carro, ja alcool e gasolina de posto.....aafff.....cada abastecimento é uma surpresa.... :preparadortaba:

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    • F Offline
      F Offline
      fusca84
      escreveu em última edição por
      #64

      um motor com 11:1 de taxa e 1.5 kg tem uma taxa dinâmica de 27.5:1

      um motor com 8:1 de taxa e 1.5 kg tem uma taxa dinâmica de 20:1

      ambos iguais.

      qual destes motores apresenta um melhor rendimento térmico?

      qual destes apresenta um maior torque e potência?

      se disser que é o de menor taxa de compressão aí o ignorante e alienado está sendo vc.

      é claro que ambos os motores não tem a mesma taxa dinâmica.

      concordo até este ponto, menos na parte do alienado.

      o que determina o enchimento dos cilindros é a pressão utilizada.

      negativo.

      alienado mode on

      o que determina o enchimentos dos cilindros não é só a pressão utilizada, mas o fluxo do cabeçote e o espaço que voce tem lá dentro do conjunto camara de combustão + cilindro para encher.

      pensa da seguinte forma, voce tem um cilindro com 500 cm³ (motor 4 cilindros 2.0) e uma camara de combustão com 50cm³ isso da uma taxa de compressão de 11:1. portanto, voce tinha um volume total para encher de 550cm³ (camara de combustão mais deslocamento do pistão).

      outro caso, cilindro com 500cm³ e camara de combustão com 65 cm³ que da taxa de 8,5:1 aproximadamente. neste caso, voce tem 565cm³ para encher. voce tem mais espaço dentro do conjunto para preencher com a mistura a 1,5 bar.

      taxa de compressão não é tudo.

      eu andava com 8:1 no alcool e 1,5 kg de pressao. ponto bem adiantado sempre. não era ruim de andar, não era exageradamente gastador e quando a turbina pegava não precisa nem comentar.

      se usam a mesma pressão, ambos os motores terão o mesmo enchimento.

      mais uma vez, não terao o mesmo enchimento. no motor mais destaxado cabe mais mistura.

      e aí se considerarmos motores com o mesmo enchimento, o de maior taxa sempre renderá mais potência até o limite da detonação. (claro que esse limite será menor no motor com taxa maior)

      redimento não é potencia ou torque. rendimento é aproveitamento. motor taxado rende mais, sim, porque aproveita melhor o ciclo termico, mas não significa que irá ter mais potencia.

      exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

      8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

      quem rendeu mais foi o motor mais taxado, mas quem entregou mais potencia foi o menos taxado.

      quem já andou com um motor original a alcool com seus 12:1 de taxa e 0,6kg de pressão e depois andou com um motor a gasolina(8,5:1 de taxa) e os mesmos 0,6 kg sabe a diferença que existe no rendimento de ambos. e não é pouca.

      eu digo que ta faltando um maniaco da chave de fenda nesse motor destaxado para ir lá e adiantar o ponto de ignição.

      alienado mode off

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      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #65

        exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

        8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

        duvido

        motores c a mesma configuração de turbina e pressão, o taxado vem muito + potência.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #66

          eu acho q depende. o pico de pressão na camara deve acontecer pertos dos 14º depois do pms.

          talvez o taxado te obrigue ( em razão do aumento da velocidade de queima causada pela alta compressão ) a usar um avanço menor para que não ocorra detonação e nisso a queima vá para antes ou depois dos 14º.

          não tenho embasamento para discutir a fundo a questão, mas imagino que exista uma velocidade correta para a queima acontecer em cada motor ( o tempo entre a faisca e o auge da combustão ). basta observar que em motores a alcool ( ap no caso ) a pressão correta é a gerada num motor aspirado próximo de 13 / 14 de taxa. motores taxados que queimam com 25:1 de dinamica não vão estar lá muito dentro doque foram projetados. veja bem, não estou afirmando que estejam trabalhando errado.

          1 Resposta Última resposta
          • * Offline
            * Offline
            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #67

            exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

            8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

            duvido

            motores c a mesma configuração de turbina e pressão, o taxado vem muito + potência.

            na prática, pelo que eu mesma comprovei, é isso mesmo. taxado e com a mesma pressão de um motor com taxa menor, vai render mais mesmo.

            agora, ng baixa a taxa de um motor para manter a mesma pressão. baixa-se para aumentar a pressão e junto com ela, a potência em relação de quando era taxado e limitado a uma pressão menor.

            os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              fusca84
              escreveu em última edição por
              #68

              exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

              8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

              duvido

              motores c a mesma configuração de turbina e pressão, o taxado vem muito + potência.

              na prática, pelo que eu mesma comprovei, é isso mesmo. taxado e com a mesma pressão de um motor com taxa menor, vai render mais mesmo.

              agora, ng baixa a taxa de um motor para manter a mesma pressão. baixa-se para aumentar a pressão e junto com ela, a potência em relação de quando era taxado e limitado a uma pressão menor.

              os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

              bom, foi apenas hipotético. eu contava com um avanço maior e com o fato de ter mais mistura para queimar.

              []s

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              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #69

                mesmo que vc enfie ponto goela abaixo do motor num vem a mesma coisa que taxando, é um fato… tenho umas tabelinhas em algum lugr que discutem isso... limite inferior e superior de detonação em um mesmo motor com taxas diferentes... no destaxado chega uma hora que vc coloca mais ponto e apenas se aproxima do limite superior sem ganhos apreciáveis de potencia... já no taxado é o contrário... vc ganha bem mais com o avanço, só que a janela entre os limites é menor...

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #70

                  os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

                  concordo 100%

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #71

                    lí em algum lugar, q a f1 da era turbo usava taxa de 7,5:1 (gasolina especial)

                    mas a pressão de turbo chegava nos 5kg

                    e aguentava 2 horas beliscando o vermelho

                    motores 1.2 a 1.6 (4 cil e alguns v6) q produziam até 1500 cvs.

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      paulogfr
                      escreveu em última edição por
                      #72

                      porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        G u s t a v o
                        escreveu em última edição por
                        #73

                        porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                        emissão de poluentes

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #74

                          porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                          emissão de poluentes

                          abaixar o consumo

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            paulogfr
                            escreveu em última edição por
                            #75

                            isso já responde minha pergunta.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              fusca84
                              escreveu em última edição por
                              #76

                              porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                              emissão de poluentes

                              abaixar o consumo

                              porque eles não frequentam o pp.

                              []s

                              1 Resposta Última resposta
                              • J Offline
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                                Joel_RS
                                escreveu em última edição por
                                #77

                                porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                                emissão de poluentes

                                abaixar o consumo

                                porque eles não frequentam o pp.

                                []s

                                deveriam.

                                ao se projetar um carro sempre tem legislação, consumo, emissões e durabilidade pra se levar em conta.

                                bem que podiam oferecer setups mais :ban: nem que fosse com garantia limitada.

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
                                  W Offline
                                  welsobral
                                  escreveu em última edição por
                                  #78

                                  opa amigos só uma duvida quanto mais for destachato maior consumo pois montei meu forjado 2.0 pistao 83.5mm é pistao iapel nao rodei nem 800km ainda percebi q ta vindo um consumo no carro autinho mesmo….

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Flavio Cruz
                                    escreveu em última edição por
                                    #79

                                    mais isso é obvio… destaxado aproveita menos a resultante da queima... a univa vantagem é que pode atolar mistura dentro.. entao la vem potencia...

                                    mais pra aproveitar o maximo o combustivel para consumo? somente taxaralho

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • 1 Offline
                                      1 Offline
                                      16volts
                                      escreveu em última edição por
                                      #80

                                      concordo com tudo o que foi falado…

                                      mas pq não definir um objetivo de potência e com isso uma taxa que consiga propiciar um bom compromisso?

                                      simples assim...

                                      que eu tenho visto, 9-9,5 tem sido uma taxa bem usada com álcool e 500-600hp... sem quebrar, inclusive andando de final com moto.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
                                        S Offline
                                        sidney dourado
                                        escreveu em última edição por
                                        #81

                                        motor de ayrton senna de 1988

                                        o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                        o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
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                                          AnD_20V
                                          escreveu em última edição por
                                          #82

                                          concordo com tudo o que foi falado…

                                          mas pq não definir um objetivo de potência e com isso uma taxa que consiga propiciar um bom compromisso?

                                          simples assim...

                                          que eu tenho visto, 9-9,5 tem sido uma taxa bem usada com álcool e 500-600hp... sem quebrar, inclusive andando de final com moto.

                                          é que falei a umas 6 paginas atrás, questão de gosto.

                                          e saber também o real objetivo/necessidade, coisa dificil de ver hoje em dia.

                                          1 Resposta Última resposta

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