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Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.

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    streit
    escreveu em última edição por
    #83

    andei lendo algumas coisinhas na net sobre isso, e vi algo a respeito do bsfc.

    pois então, em motores a metanol esse valor em média é o dobro do que em motores a gasolina. podendo chegar a absurdos 1,2 de bsfc.

    das f?rmulas anteriormente discutidas, para um motor com 800 hp e 8 bicos a 0,8 de duty cicle teremos:

    (800 x 1,2) / ( 8 x 0,8) = 150 lb/hora cada injetor…

    faz sentido agora?

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      Fahrell
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      #84

      até ai blz.

      mas qual o padrão que usam pra medir os de 1600 lbs e os 90,5 ml?

      ninguem tem uma maquina de limpar bicos e medir vazão pra fzr um comparativo ? soube que na esther o tonicão ta usando bicos industriais de 1600 lbs nos carros e q fica mto bom. só não me pergunte que bicos são esses.

      [snapback]292173[/snapback]

      alguem que tem um bico desse e acesso a uma maquinas dessas nacionais podia medir pra gente ne ?

      com a marca da maquina de teste e modelo, o modelo do bico, pressao, rpm, duracao do teste e duracao do pulso do bico… aih sim a gente comeca a comparar com nossos monoponto de monza :d, nossos 962... etc...

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      • ? Offline
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        escreveu em última edição por
        #85

        andei lendo algumas coisinhas na net sobre isso, e vi algo a respeito do bsfc.

        pois então, em motores a metanol esse valor em média é o dobro do que em motores a gasolina. podendo chegar a absurdos 1,2 de bsfc.

        das f?rmulas anteriormente discutidas, para um motor com 800 hp e 8 bicos a 0,8 de duty cicle teremos:

        (800 x 1,2) / ( 8 x 0,8) = 150 lb/hora cada injetor…

        faz sentido agora?

        [snapback]292277[/snapback]

        liiiiiiinndddddoooooo :d

        a formula então ?: potencia x bsfc / nébicos x dutycicle…........? isso ???

        se sim, vc teria os bfcs ideais para carros comprimidos e de arrancada.......funcionando mais gordo........heheheee........para alcool e avigas ??????

        []?s

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        • S Offline
          S Offline
          streit
          escreveu em última edição por
          #86

          liiiiiiinndddddoooooo :d

          a formula então ?:  potencia x bsfc / nébicos x dutycicle…........? isso ???

          se sim, vc teria os bfcs ideais para carros comprimidos e de arrancada.......funcionando mais gordo........heheheee........para alcool e avigas ??????

          []?s

          [snapback]292423[/snapback]

          então, da uma lida nesse tópico todo que tem mtas informações, inlusive qual o bsfc m?dio pra cada preparação.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gili
            escreveu em última edição por
            #87

            rapaziada, um amigo me ofereceu os bicos do s3 que estavam alimentando o carro dele no alcool e com 300cv.  ele disse que é plug and play no golf 2.0.

            fica a duvida: cabe no bora 2.0?  creio que sim né?

            e o preço? r$ 450,00 ta bom? ta caro?

            abs

            [snapback]292056[/snapback]

            ninguem sabe se cabe? to kerendo pegar esses bicos.

            abs

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
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              overspeed
              escreveu em última edição por
              #88

              só um detalhe

              bsfc depende de uma série de fatores e é algo que só se determina na pratica num dinamometro….

              depende do combustivel e da efici?ncia com a qual o motor queima o combustivel, portanto entram aí até folga de velas e efici?ncia da bobina...uma bobina mais forte queima mais combustivel antes de ocorrer misfiring...

              cuidado...essa conta é pra ter uma ordem de grandeza e não um numero exato a ser usado hein

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
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                escreveu em última edição por
                #89

                bsfc depende de uma série de fatores e é algo que só se determina na pratica num dinamometro…[snapback]292717[/snapback]

                ja falei isso varias vezes, mas ng acredita.

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
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                  streit
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                  #90

                  sim, como falei, é um valor m?dio. obtido atravṍs de inúmeros testes mundo afora. cada motor vai ter o seu, mas nunca poder? ser mto diferente da média, do contrário é certo dizer que tem erro de acerto.

                  ignorar esse fato é o mesmo que ver mas não enxergar.

                  1 Resposta Última resposta
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                    escreveu em última edição por
                    #91

                    sim, como falei, é um valor m?dio. obtido atravṍs de inúmeros testes mundo afora. cada motor vai ter o seu, mas nunca poder? ser mto diferente da média, do contrário é certo dizer que tem erro de acerto.

                    ignorar esse fato é o mesmo que ver mas não enxergar.

                    [snapback]292730[/snapback]

                    enquanto não for feito um teste especifico no motor em questáo, jamais se saber? a efici?ncia do tal motor. sendo assim, não vejo como usar um valor m?dio , sendo que um motor com cilindrada x pode ter 105cvs (tempra 2.0 carburado) ou 240cvs (honda s2000).

                    ainda acredita que o bsfc é parecido nesses dois motores só por causa da cilindrada deles?

                    a mesma coisa é se basear na efici?ncia do motor de um gol cht 1.6 e seus 73cvs e acreditar que outro 1.6, só que um honda de 160cvs tem o mesmo valor m?dio de efici?ncia. até mesmo comparar um motor gm 1.6 16v com 100cvs x o 1.6 tb 16v do honda civic.

                    valores gen?ricos como esses, pelo menos pra mim, não ajudam em nada.

                    e isso implica mais problemas, como as pessoas que usam tais valores m?dios e testados no mundo afora para aplicar em mapas de turbocompressores.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
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                      #92

                      não é a toa que nessa conta não entra a cilindrada do motor. só importa a potência.

                      potência é energia por tempo, e combustável é energia. queira vc ou não, todos os motores de hj apresentam uma efici?ncia parecida. não h? nenhum motor que seja 3 vezes mais eficiente do que outro. ou seja, para produzir certa quantidade de potência, é possível ter uma leve noção da quantidade de combustável requerida.

                      então, é possível sim tra?ar um comparativo e obter valores m?dios que podem ser usados para uma primeira experimentação.

                      se vc pegar vêrios motores turbocomprimidos, de elevada potência, rodando a metanol, os valores do bsfc vão variar entre 1 e 1,2. a média seria 1,1. sendo este um valor a ser considerado pra quem pretende construir um motor com tais características.

                      claro que isso não garante o teu acerto imediato, mas já elimina a possibilidade de vc comprar bicos grandes ou pequenos demais.

                      e se vc reparar na conta que apresentei logo acima, resultou em 8 injetores de 150lb/h teoricamente. isso explica pq o pessoal na pista, na vida real, vem usando bicos tão grandes (160lb/h) e em tamanha quantidade.

                      só dizer que isso não funciona pq não é exatamente o valor do seu motor é besteira, afinal nada é dimensionado pra funcionar exatamente dentro dos limites encontrados. sempre haver? alguma folga, pequenas diferenças de motor pra motor. e é exatamente ai que entra o bom preparador para ajustar os par?metros.

                      1 Resposta Última resposta
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                        escreveu em última edição por
                        #93

                        só um detalhe

                        bsfc depende de uma série de fatores e é algo que só se determina na pratica num dinamometro….

                        depende do combustivel e da efici?ncia com a qual o motor queima o combustivel, portanto entram aí até folga de velas e efici?ncia da bobina...uma bobina mais forte queima mais combustivel antes de ocorrer misfiring...

                        cuidado...essa conta é pra ter uma ordem de grandeza e não um numero exato a ser usado hein

                        [snapback]292717[/snapback]

                        ja falei isso varias vezes, mas ng acredita.

                        [snapback]292720[/snapback]

                        enquanto não for feito um teste especifico no motor em questáo, jamais se saber? a efici?ncia do tal motor. sendo assim, não vejo como usar um valor m?dio , sendo que um motor com cilindrada x pode ter 105cvs (tempra 2.0 carburado) ou 240cvs (honda s2000).

                        ainda acredita que o bsfc é parecido nesses dois motores só por causa da cilindrada deles?

                        a mesma coisa é se basear na efici?ncia do motor de um gol cht 1.6 e seus 73cvs e acreditar que outro 1.6, só que um honda de 160cvs tem o mesmo valor m?dio de efici?ncia. até mesmo comparar um motor gm 1.6 16v com 100cvs x o 1.6 tb 16v do honda civic.

                        valores gen?ricos como esses, pelo menos pra mim, não ajudam em nada.

                        e isso implica mais problemas, como as pessoas que usam tais valores m?dios e testados no mundo afora para aplicar em mapas de turbocompressores.

                        [snapback]292743[/snapback]

                        não é a toa que nessa conta não entra a cilindrada do motor. só importa a potência.

                        potência é energia por tempo, e combustável é energia. queira vc ou não, todos os motores de hj apresentam uma efici?ncia parecida. não h? nenhum motor que seja 3 vezes mais eficiente do que outro. ou seja, para produzir certa quantidade de potência, é possível ter uma leve noção da quantidade de combustável requerida.

                        então, é possível sim tra?ar um comparativo e obter valores m?dios que podem ser usados para uma primeira experimentação.

                        se vc pegar vêrios motores turbocomprimidos, de elevada potência, rodando a metanol, os valores do bsfc vão variar entre 1 e 1,2. a média seria 1,1. sendo este um valor a ser considerado pra quem pretende construir um motor com tais características.

                        claro que isso não garante o teu acerto imediato, mas já elimina a possibilidade de vc comprar bicos grandes ou pequenos demais.

                        e se vc reparar na conta que apresentei logo acima, resultou em 8 injetores de 150lb/h teoricamente. isso explica pq o pessoal na pista, na vida real, vem usando bicos tão grandes (160lb/h) e em tamanha quantidade.

                        só dizer que isso não funciona pq não é exatamente o valor do seu motor é besteira, afinal nada é dimensionado pra funcionar exatamente dentro dos limites encontrados. sempre haver? alguma folga, pequenas diferenças de motor pra motor. e é exatamente ai que entra o bom preparador para ajustar os par?metros.

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                        bons argumentos….............

                        1 Resposta Última resposta
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                          escreveu em última edição por
                          #94

                          só dizer que isso não funciona pq não é exatamente o valor do seu motor é besteira, afinal nada é dimensionado pra funcionar exatamente dentro dos limites encontrados. sempre haver? alguma folga, pequenas diferenças de motor pra motor. e é exatamente ai que entra o bom preparador para ajustar os par?metros.

                          [snapback]292801[/snapback]

                          eu ja acho besteira ficar na duvida, ficar no mais ou menos por ai , no aproximadamente .

                          ou é 1 ou é 2. se não for nenhum dos dois, então não é nada, pra mim não serve como uma variável vêlida. prefiro dizer não sei , do que só me basear em aproximações.

                          1 Resposta Última resposta
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                            #95

                            eu ja acho besteira ficar na duvida, ficar no mais ou menos por ai , no aproximadamente .

                            ou é 1 ou é 2. se não for nenhum dos dois, então não é nada, pra mim não serve como uma variável vêlida. prefiro dizer não sei , do que só me basear em aproximações.

                            [snapback]292861[/snapback]

                            ah tá.. então tudo no mundo segue a lágica bin?ria de 1 ou 0? fala sório ka…

                            nada no mundo é perfeito e linear. agora se vc prefere simplificar tudo a esse tipo de pensamento, ok, a discussão encerra por aqui.

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              #96

                              eu particulamente respeito a opinião do caio, mas acho que o streit tem raz?o, usando o bsfc como forma de base para um calculo do tamanho dos bicos.

                              acho que se pode começar por ai….....pra não errar pra maiso ou pra menos no tamanho e quantidade dos bicos, como ele mesmo disse........

                              anyway....... :d

                              1 Resposta Última resposta
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                                #97

                                ah tá.. então tudo no mundo segue a lágica bin?ria de 1 ou 0? fala sório ka…

                                nada no mundo é perfeito e linear. agora se vc prefere simplificar tudo a esse tipo de pensamento, ok, a discussão encerra por aqui.

                                [snapback]292873[/snapback]

                                1 = 1

                                2 > 1

                                10 ml > 9.9 ml

                                300 cvs > 299 cvs

                                isso é a matem?tica pura e simples :d

                                uma equação perfeita não admite variações.

                                se for só pra ter uma breve noção , tudo bem, mas para um resultado exato, seguro e inquestionível o papo é outro e vc sabe até melhor que eu.

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #98

                                  1 = 1

                                  2 > 1

                                  10 ml > 9.9 ml

                                  300 cvs > 299 cvs

                                  isso é a matem?tica pura e simples  :d

                                  uma equação perfeita não admite variações.se for só pra ter uma breve noção , tudo bem, mas para um resultado exato, seguro e inquestionível o papo é outro e vc sabe até melhor que eu.

                                  [snapback]292880[/snapback]

                                  caio como sempre meio…....... :metall:

                                  :olhos:

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #99

                                    caio como sempre meio…....... :metall:

                                    :d

                                    [snapback]292891[/snapback]

                                    não thiago, é que sou chato com numeros mesmo hehehe não me levem a mal.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #100

                                      poisó ka, mas como vc tb sabe melhor do que eu, o que ta no papel não é o mesmo que acontece na vida.

                                      uma equação bem simples serve pra mostrar que nem sempre a matem?tica fecha .

                                      7/9 + 2/9 = 9/9 =1

                                      mas: 7/9 = 0,777777…. e 2/9= 0,22222....

                                      somando isso vc terá 0,99999... e não 1.

                                      ou seja, 9,9 pode não ser, mas pode ser considerado 10. é aí que entra os coeficientes de segurança utilizados.

                                      ? por isso que ninguem usa 100% de duty cicle dos bicos, etc.

                                      pra quem tem 300 hp, 1 hp representa 0,3% de variação, coisa que acontece com a simples mudança de temperatura do ambiente.

                                      na minha opinião, se basar pelo bfsc é o melhor jeito pra escolher os injetores. a partir disso, é que vc vai ajustando, pra pulsar mais ou menos, mais ou menos pressão na linha, etc.

                                      quem se dignar a ler os meus post anteriores verão que eu nunca disse que com uma simples conta o trabalho estará resolvido. mas sim, será o primeiro passo para ajudar a escolher algumas peças dentro de uma vasta gama de opções.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
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                                        #101

                                        poisó ka, mas como vc tb sabe melhor do que eu, o que ta no papel não é o mesmo que acontece na vida.

                                        uma equação bem simples serve pra mostrar que nem sempre a matem?tica fecha .

                                        7/9 + 2/9 = 9/9 =1

                                        mas: 7/9 = 0,777777…. e 2/9= 0,22222....

                                        somando isso vc terá 0,99999... e não 1.

                                        ou seja, 9,9 pode não ser, mas pode ser considerado 10. é aí que entra os coeficientes de segurança utilizados.

                                        ? por isso que ninguem usa 100% de duty cicle dos bicos, etc.

                                        pra quem tem 300 hp, 1 hp representa 0,3% de variação, coisa que acontece com a simples mudança de temperatura do ambiente.

                                        na minha opinião, se basar pelo bfsc é o melhor jeito pra escolher os injetores. a partir disso, é que vc vai ajustando, pra pulsar mais ou menos, mais ou menos pressão na linha, etc.

                                        quem se dignar a ler os meus post anteriores verão que eu nunca disse que com uma simples conta o trabalho estará resolvido. mas sim, será o primeiro passo para ajudar a escolher algumas peças dentro de uma vasta gama de opções.

                                        [snapback]292903[/snapback]

                                        seus posts são todos lidos, assim como o dos outros colegas.

                                        sinceramente: gostaria de que me convencessem de um monte de coisas que me mostram, tipo valores de bfsc pra varios motores e tb para mapas de turbocompressores, por isso que aperto algumas pessoas em algumas perguntas :d

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          #102

                                          como já dizia meu professor na faculdade…. 9,999999999 (infinitos noves depois da vêrgula) é idêntico a 10.

                                          posso estar delirando, mas de uma forma grosseira, então, o bsfc é mais relacionado é efici?ncia térmica do motor?

                                          considerando que se tirar dois fire 1.4 lá? de betim-mg e verificar a efici?ncia térmica deles é ?bvio que não serão idênticos. porque os componentes das bobinas não são idênticos, das velas também não e nem o combustável que ambos estariam queimando não são idênticos, assim como a estrutura interna do motor.

                                          mas considerando que num segundo momento, iriamos turbinar ou aspirar esse motor, esses valores já ajudariam no dimensionamento da alimentação a ser utilizada. assim, logo de cara, vc num deixa o motor nem gordo demais nem magro demais, bastando um simples acerto no hpi ou no chip, ou no digipulse, seja lá o que for utilizado para o acerto.

                                          e mesmo assim, um motor terá desempenho diferente do outro, porque as turbinas serão diferentes, os eixos das turbinas tám pequenas diferenças, a condição de lubrificação tem pequenas diferenças.

                                          o que entendfi é que a soma dessas pequenas diferenças acabam gerando uma diferença perceptável , o uqe não significa mau-ajuste ou que o motor não presta, ou alguma coisa que vê nos deixar sem mãos e nem pos. simplesmente não existe nada não matem?tico que possa ser dito: tal coisa é igual a outra coisa. pode ser semelhante, congruente, etc.

                                          caio, e por mais incrável que possa lhe parecer, em teoria de limites, nem sempre 1 é igual a 1 (1=1).

                                          bom, gente, desculpa o texto longo. só expressei aqui o que penso, o que entendi. se criei de novo uma discussão mais acalorada, já peão de adianto desculpas novamente.

                                          []s a todos.... :d

                                          :olhos:

                                          1 Resposta Última resposta

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