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Faça você mesmo

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    #67

    ?timo, mas que tal falarmos mais sobre isto?

    se você tem um metal (cada metal é diferente, naturalmente) digamos que seja uma liga utilizada na confecção de molas, e quer alterar a sua dureza, como seria o procedimento adequado?

    como é o negócio da temperatura austenitica? em termos práticos, como se retempera uma peça de maneira controlada, para garantir sempre o mesmo resultado?

    abraço

    acho q nao teria um meio artesanal ou caseiro de atingir a tempera mais proxima do original….....

    como eu tinha perguntado anteriormente...entao o negocio de por a mola quente no oleo frio...retempera, sim, mas achei a palavra certa agora e a questao de dureza?? ou mesmo a resistencia a quebras qnd submetida a condicoes severas de uso.....curvas burracos freiadas, qq metal ja sofre desgastes assim, e com as caracteristicas alteradas....

    nossa e olha q curto os rebaixados e nao esquento tanto para o metodo como foi feito, estando um tanto confortavel beleza......

    o meu era 2,5 cortado na frente com amortecedores com mais carga, atras era apenas encolhida e soldado os elos encolhidos....

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      Ktulu
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      #68

      eu estou condenado então…

      a minha mola foi cortada no ma?arico. esquentou e nem retemperou.

      to assim a 1 ano e a mola continua igual. nem encolheu.

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        escreveu em última edição por
        #69

        eu estou condenado então…

        a minha mola foi cortada no ma?arico. esquentou e nem retemperou.

        to assim a 1 ano e a mola continua igual. nem encolheu.

        a minha dianteira era assim ficou 1 dedo do pneu pro carro em 8 meses ja tava 1 dedo o pneu pra dentro….mas digo q cansou nao q tenha zoado pelo elo aquecido...

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          Ktulu
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          #70

          a minha dianteira era assim ficou 1 dedo do pneu pro carro em 8 meses ja tava 1 dedo o pneu pra dentro….mas digo q cansou nao q tenha zoado pelo elo aquecido...

          o meu não baixou nada, infelizmente…

          a impressao que tenho é de que tá cada vez mais alto o carro.

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            #71

            o meu não baixou nada, infelizmente…

            a impressao que tenho é de que tá cada vez mais alto o carro.

            tem q ver as condicoes das pistas ai…aki em sampa a gente anda é desviando dos montinhso de asfalto perdidos pelo caminho.....nao é bem dos buracos q desviamos...isso foi a muito tempo atras...

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            • V Offline
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              Vicente Sprint
              escreveu em última edição por
              #72

              acho q nao teria um meio artesanal ou caseiro de atingir a tempera mais proxima do original….....

              como eu tinha perguntado anteriormente...entao o negocio de por a mola quente no oleo frio...retempera, sim, mas achei a palavra certa agora e a questao de dureza?? ou mesmo a resistencia a quebras qnd submetida a condicoes severas de uso.....curvas burracos freiadas, qq metal ja sofre desgastes assim, e com as caracteristicas alteradas....

              nossa e olha q curto os rebaixados e nao esquento tanto para o metodo como foi feito, estando um tanto confortavel beleza......

              o meu era 2,5 cortado na frente com amortecedores com mais carga, atras era apenas encolhida e soldado os elos encolhidos....

              não, pera lá…

              em primeiro lugar, estamos falando de matar parcial ou totalmente algum elo da mola que esteja atrapalhando e não aquecer a mola toda e prens?-la. elo morto não trabalha, portanto não se justifica nenhum dos teus medos relacionados é resist?ncia, uma vez que só seria retemperada uma pequena parte inativa da mola, como no caso dos carros com mola barril, como a traseira do corsa.

              em segundo lugar, a metalurgia é uma prática antiquiss?ssima e h? sim maneiras de se retemperar metal com baixo custo e praticamente nada de equipamento. basicamente, fogo, óleo e controle da temperatura.

              o problema não é o resultado que se obt?m, mas sim saber se uma mola endurecida vai dar conta do recado. o problema, em outras palavras, não é vc fazer o que quer e sim saber se o que é possível de se fazer é o suficiente no caso. pode ser que vc para uma determinada dureza aliada é resist?ncia, precise de uma barra mais grossa ou de um metal diferente. já para amolecer o metal, me parece que a situação é a oposta.

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              • ? Offline
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                Visitante
                escreveu em última edição por
                #73

                não, pera lá…

                em primeiro lugar, estamos falando de matar parcial ou totalmente algum elo da mola que esteja atrapalhando e não aquecer a mola toda e prens?-la. elo morto não trabalha, portanto não se justifica nenhum dos teus medos relacionados é resist?ncia, uma vez que só seria retemperada uma pequena parte inativa da mola, como no caso dos carros com mola barril, como a traseira do corsa.

                em segundo lugar, a metalurgia é uma prática antiquiss?ssima e h? sim maneiras de se retemperar metal com baixo custo e praticamente nada de equipamento. basicamente, fogo, óleo e controle da temperatura.

                o problema não é o resultado que se obt?m, mas sim saber se uma mola endurecida vai dar conta do recado. o problema, em outras palavras, não é vc fazer o que quer e sim saber se o que é possível de se fazer é o suficiente no caso. pode ser que vc para uma determinada dureza aliada é resist?ncia, precise de uma barra mais grossa ou de um metal diferente. já para amolecer o metal, me parece que a situação é a oposta.

                as minhas molas traseiras devem ter sido aquecidas e soldados os 2,5 elos, nao sei nem de q maneira, mas as molas piqinininhas nao estao mais no carro….

                sei no caso em questao se estuda o aquecimento total e encolhimento total da mola....hummmmm

                nao manjo quase nada de metalurgica e dureza de materiais...vou ficar esperando uma solucao joinha e quem sabe nao uso o corsa de cobaia...hehe

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                • L Offline
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                  Leit
                  escreveu em última edição por
                  #74

                  aeeeeeeeeeeee seus mangua?aaaa

                  baixei mais a goleta

                  tirei mais meio elo na frente e mais 2 atras….

                  agora ficou show, só que pula mais que o joão do pulo.

                  ta soda...

                  nao sei por quanto tempo vou aguentar andar com o carro assim....

                  vou bater as fotos hoje....

                  posto elas em breve

                  abraços

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fuskero33
                    escreveu em última edição por
                    #75

                    tira as molas…corta logo os batentes

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #76

                      aeeeeeeeeeeee seus mangua?aaaa

                      baixei mais a goleta

                      tirei mais meio elo na frente e mais 2 atras….

                      agora ficou show, só que pula mais que o joão do pulo.

                      ta soda...

                      nao sei por quanto tempo vou aguentar andar com o carro assim....

                      vou bater as fotos hoje....

                      posto elas em breve

                      abraços

                      ae descobriu pra q q a goleta vem com tanta mola né fio?????

                      pra isso mesmo cortar as da frente no meio e fazer as 4 molas…

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                        .Cientista.
                        escreveu em última edição por
                        #77

                        e ai cade as fotos novas do carro….............eu tenho um kadett cortei dois elos na frente e atras............. ainda acho meio alto ........agora so nao sei se corto mais meio ou um elo ......ahhhh outra questao ta pulando pra caraio tb...........e o catalizador pega quase em todas as lombadas............segue fotos :

                        foto 1

                        foto 2

                        abraços

                        1 Resposta Última resposta
                        • . Offline
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                          .Cientista.
                          escreveu em última edição por
                          #78

                          nossa foi mal galera….......desenterrei o post............nem reparei a data dele .......afe hehehehehe

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
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                            Mega
                            escreveu em última edição por
                            #79

                            <_<

                            1 Resposta Última resposta

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