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Palio 1.4 twincharger

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    quarteto
    escreveu em última edição por
    #12

    só achei que rendeu pouco…205cv pro nivel do projeto realmente foi estranho...

    eu achei que está plausível…apesar do nome blower+turbo impressionar, os sistemas não se somam pra gerar mais potência...

    rendeu pouco mesmo.

    e os 2 estão ligados juntos sem nenhum tipo de valvula p/ desacionar o blower.

    o projeto do celta é igual, porem no celta foi investido uma fortuna. é tudo forjado inclusive o câmbio é bertolotti…e é 1000 mesmo.

    então o blower e o turbo estão gerando a mesma pressão, no final das contas?

    200 cvs num 1.0 8v é um valor bem alto, sobretudo sabendo que da pra aumentar esse numero ao se apertar um parafuso , ja q conta com pistões e bielas forjadas e a pressão máxima usada ali foi 1,6 bar.

    porém, lembrando que se não tiver um grande retrabalho em tudo ali (cabeçote, comando, e todo tipo de otimização possível), fica meio estranho esse numero declarado, ja que apenas pressão em cima não faz mágicas…devido ao fato de ser um motor de apenas 1 litro.

    qto ao resultado da medição, onde ela foi feita? naquele famoso dino de sbc?

    ...

    como o palio é 1.4, o resultado fica menos mentiroso…mas como o dinamômetro não é confiável, não dá pra ter certeza de nada.

    agora, uma concepção errada q o pessoal tem é q o blower gera pressão desde a lenta ...isso é um dos maiores mitos de internet basta pegar um fiestinha 1.0 supercharges e passar o scanner na ie pra ver que a coisa não funciona assim...se o blower gerasse pressão positiva desde a marcha-lenta, ela seria a uns 5000 rpm pelo menos e precisaria de uma bomba de vácuo pra acionar o hidrovácuo do sistema de freios :)

    dá pra diminuir bastante a rotação onde se tem pressão positiva trabalhando na relação de polias, mas pressão na marcha-lenta além do compressor acabar girando a uma rotação surreal em alta, a lenta não estabilizaria baixa nem fodendo

    uma pergunta: o compressor mecânico desse palio é do fiesta 1.0?

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    • D Offline
      D Offline
      dj_igor
      escreveu em última edição por
      #13

      eu achei que está plausível…apesar do nome blower+turbo impressionar, os sistemas não se somam pra gerar mais potência...

      uma pergunta: o compressor mecânico desse palio é do fiesta 1.0?

      então pelo que lí o blower está regulado em 0,6 e o turbo em 0.6 também…somando 1,2kg segundo o dono...

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Pix
        escreveu em última edição por
        #14

        estranho essa soma.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SantosAutoParts Banido
          escreveu em última edição por
          #15

          acho que seria legal dividirmos as coisas pois umas pessoas estão falando sobre o palho e outras sobre o celta..

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            Joel_RS
            escreveu em última edição por
            #16

            teteto, o compressor é um m24. não sei o modelo do compressor do fiesta.

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              Gui_Jpa
              escreveu em última edição por
              #17

              teteto, o compressor é um m24. não sei o modelo do compressor do fiesta.

              é o mesmo compressor.

              m24.

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #18

                teteto, o compressor é um m24. não sei o modelo do compressor do fiesta.

                é o eaton m24

                neste caso, um turbo corretamente dimensionado pra um motor 1.4 e trabalhando a 1.2 bar daria um resultado melhor com menos complicação…mas vale o projeto mais a título de curiosidade...

                apenas para constar nos autos: a lancia delta s4 usava um sistema de compressor mecânico + turbo, só que com um propósito diferente: como o motor contava com um turbo gigante, a engenharia optou por colocar um compressor que atuava até mais ou menos 4500 rpm...o fluxo maior de ar fazia com que o turbo acordasse mais cedo, e a partir dessa rpm havia uma válvula que desviava o fluxo da admissãi do blower pro turbo, e, se não me engano, ainda tinha uma polia com embreagem eletromagnética pra que o blower não pesasse no motor

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  Pix
                  escreveu em última edição por
                  #19

                  s4… :)

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
                    W Offline
                    wagnerls
                    escreveu em última edição por
                    #20

                    desvirtuando o topico so um pouquinho.

                    pq o dino de sbc nao e confiavel? marca? modelo?

                    pq se for por causa de quem opera a maquina, sei la, o cara tem o dino a varios anos ja, snme e engenheiro e trabalha na vw aqui em sbc, entao ja teria que ter aprendido a mexer nele nao e nao???

                    abracao

                    wagner luis

                    :nnn:

                    1 Resposta Última resposta
                    • K Offline
                      K Offline
                      Ktulu
                      escreveu em última edição por
                      #21

                      tem specs desse projeto em algum lugar?

                      no vídeo não dá pra ter ideia de nada, não tem 1 foto do motor.

                      só vi que o carro nem mantem a lenta depois de uma puxada, morreu na mesma hora…

                      1 Resposta Última resposta
                      • V Offline
                        V Offline
                        vwfan
                        escreveu em última edição por
                        #22

                        tem specs desse projeto em algum lugar?

                        no vídeo não dá pra ter ideia de nada, não tem 1 foto do motor.

                        só vi que o carro nem mantem a lenta depois de uma puxada, morreu na mesma hora…

                        pensei exatamente a mesma coisa.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          gti-xxe
                          escreveu em última edição por
                          #23

                          eu montaria um sistema destes mas nao para ter potencia e sim um carro esperto desde as baixas rotaçoes, diverção no transito

                          mas se a finalidade é potencia ai ou é blower ou é turbo os dois vao se atrapalha

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            tripazzzz
                            escreveu em última edição por
                            #24

                            blower pra mim só em v8… em carro 4 cil :ban: to fora... só pela correia vc perde +- 25% da potência total do motor pra movimentar o blower

                            se fosse tão fácil pendurar os 2 juntos pra dar alguma coisa, não precisariam de engenheiros estudando um projeto para isso como na lancia...

                            acredito que o motor 1.4 renda seus 200 e poucos cvs sem precisar de tanta tranqueira pendurada, apenas fazer um estudo de eficiência para ver qual o melhor turbo para ser usado

                            tenho o exemplo do motor do punto t-jet, é um pouco diferente mas o pessoal da abarth (lá fora) vende pacotes de mais de 200cvs para ele sem alterar durabilidade e respeitanto limite de emissões imagina se vc não se importar com essas duas coisas...

                            outra.

                            todo mundo fala que passou no dyno e deu xxx cvs... trampo com isso e duvido que algum dyno do br seja confiável o suficiente e faça a aferição de torque mensalmente como é recomendado

                            como meu camarada biriba fala: se dino fosse tudo, fazia o laudo e jogava super trunfo kkkk

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Maran
                              escreveu em última edição por
                              #25

                              eu acho que o giro só subiu desse jeito pq tava quase sem carga.

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #26

                                eu acho que o giro só subiu desse jeito pq tava quase sem carga.

                                +1

                                queria ver andando em um autódromo, onde o carro tem q cortar o ar, tem resistência ao rolamento de 4 pneus, etc.

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
                                  D Offline
                                  Dr.147
                                  escreveu em última edição por
                                  #27

                                  acredito que o motor 1.4 renda seus 200 e poucos cvs sem precisar de tanta tranqueira pendurada, apenas fazer um estudo de eficiência para ver qual o melhor turbo para ser usado

                                  concordo, usem como exemplo o palio do lost, 1.3 fire na época que ele usava a t2 já rendia esta potência com a mesma pressão.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
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                                    tripazzzz
                                    escreveu em última edição por
                                    #28

                                    pra mim, o que importa é a eficiência pra q ficar pendurando tranqueiras que nada ajudam no carro… aí os defensores do charger vão falar: ah, mas vc ganha em baixa...

                                    ganha em baixa mas perde muito em alta, é sempre um equilibrio, tudo depende da proposta para o carro, pista, rua, circuito, etc... mas uma coisa ou outra

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      fisioluiz
                                      escreveu em última edição por
                                      #29

                                      como meu camarada biriba fala: se dino fosse tudo, fazia o laudo e jogava super trunfo kkkk

                                      essa foi soda

                                      mas concordo.

                                      1 Resposta Última resposta

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