Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Volante do motor aliviado

Volante do motor aliviado

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
83 Posts 27 Posters 16.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por

qual a função do volante do motor ?

armazenar energia, assim com um volante pesado qdo vc tira o po do acelerador o carro continua andando até começar a perder velocidade… se ele for leve vc rapidamente perde velocidade ao tirar o po .... em uma subida vc com volante pesado demora a perder velocidade (mantendo o pedal na mesma posição)...num leve começa a perder mais rápido

isso tudo porque se vc tem uma massa maior armazenou mais energia...não pensem que é algo absurdo...como disseram acima...? coisa que o motorista percebe mas não é nada fenomenal... igual a chip... quem esta do lado acha que pouco mudou...quem dirige todo dia sabe que é diferente...

voltando ao assunto... qdo vc diminui a massa passa a armazenar menos energia certo ?... então vc tem mais energia pra transmitir pra roda certo ?...então vc tem mais energia na roda do que antes...como a massa é fixa vc só armazena energia qdo está variando positivamente o volante (acelerando).

nunca medi um carro com apenas essa modificação pra saber se mudaria a potência na roda ou apenas o formato da curva de torque...meu feeling é de que muda mais o formato que o valor total (tbm igual a chip de potência)...de toda forma a ordem de grandeza não é grande... não creio que se mudar seja mais de uns 4 ou 5% sobre o que tinha na roda... e olhe lá... mas posso estar errado...

1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      Glauco

só um par?ntese qto ao abacate…

o cara é tão incompetente q o fuca dele (o cara é preparador) não é ele quem prepara....

o lance da galera q morreu foi q aconteceu alguma coisa e o motor caiu (? um 2.0 de golf)...a? com isso tchau embreola....

eu tava perto de onde o cara tomou o disco voador na cara....aquele dia senti q nasci de novo....

[snapback]296172[/snapback]

nossa essa e nova quarteto…....quem e o preparador do fuca?????????

preparador q num prepara o proprio carro????????????????????????hehe

• G Offline
        G Offline
        Glauco

qual a função do volante do motor ?

armazenar energia, assim com um volante pesado qdo vc tira o po do acelerador o carro continua andando até começar a perder velocidade… se ele for leve vc rapidamente perde velocidade ao tirar o po .... em uma subida vc com volante pesado demora a perder velocidade (mantendo o pedal na mesma posição)...num leve começa a perder mais rápido

isso tudo porque se vc tem uma massa maior armazenou mais energia...não pensem que é algo absurdo...como disseram acima...? coisa que o motorista percebe mas não é nada fenomenal... igual a chip... quem esta do lado acha que pouco mudou...quem dirige todo dia sabe que é diferente...

voltando ao assunto... qdo vc diminui a massa passa a armazenar menos energia certo ?... então vc tem mais energia pra transmitir pra roda certo ?...então vc tem mais energia na roda do que antes...como a massa é fixa vc só armazena energia qdo está variando positivamente o volante (acelerando).

nunca medi um carro com apenas essa modificação pra saber se mudaria a potência na roda ou apenas o formato da curva de torque...meu feeling é de que muda mais o formato que o valor total (tbm igual a chip de potência)...de toda forma a ordem de grandeza não é grande... não creio que se mudar seja mais de uns 4 ou 5% sobre o que tinha na roda... e olhe lá... mas posso estar errado...

[snapback]296178[/snapback]

resumindo sua explicação: inercia ?????

• ? Offline
          ? Offline
          Visitante

na minha humilde concepção de ogro:

• um dos fatores determinantes no desempenho de um veiculo é o peso. isso é fato. veja um modern?ssimo honda s-2000 com seus eficient?ssimos 220cv aspirados em 2.0l…..................não são poreo pra uma moto suzuki hayabusa com seus 180cv aspirados também mas em apenas 1.300cc. questão de peso.

-quando vamos aliviar o carro, tiramos os bancos, vidros partes da lataria, etc..............tiramos por exemplo 150 kg de peso.........o carro vai ter uma melhora em aceleração, retomada e praticamente dodos os outros quesitos de performance. mas o alivio de peso depende de onde se tira material, tipo:

-e se fossem colocadas rodas que pesassem no total 10kg a menos é isso equivaleria em quanto de peso retirado dentro do veiculo ???

-quanto mais internamente formos aliviando os componentes do carro, mais significantes são as respostas. tipo, saindo das rodas e se aliviando tambem a transmissão (o cardá de carros tração traseira) passando pelo volante do motor e por ultimo, aliviando-se as peças internas do motor como virabrequim, pistões e bielas............ :(

-não tenho a relação de proporção certa, mas com certeza, 0,5 kg retirado do virabrequim equivale a muuuuuiiitos quilos retirados do interior do carro.......

-com certeza não vai aumentar muito os hpos............mas o comportamento din?mico do veiculo..............com certeza........

eu acho................... :putz:  :(  :(

:(

[snapback]296168[/snapback]

thiago, vc ta considerando a potencia nas rodas e esquecendo do motor em si.

coloque o motor num dino de bancada e ai sim vc notara melhor a diferença de comportamento com e sem o volante aliviado.

cavalaria não vem, a não ser que o motor não esteja conseguindo (por causa de peso, no caso, peso no volante) chegar na faixa de giro a qual o comando foi configurado para prover toda a potência. esse é o único caso que o alivio pode trazer potência real no vira.

o que vai notar é a velocidade que a potência vai chegar, vc chega na rotação de pico mais rapido.

agora, potência nas rodas, muitos fatores influem, até mesmo o oleo de cambio, ajustes dos semi eixos, folgas das engrenagens e tal.

do virabrequim em diante, tudo faz parte do conjunto de transmissão, que é onde começam as perdas de potência por atrito e calor.

• Q Offline
            Q Offline
            quarteto

nossa essa e nova quarteto…....quem e o preparador do fuca?????????

preparador q num prepara o proprio carro????????????????????????hehe

[snapback]296181[/snapback]

sei não…isso da? eu escutei em oficina....não sei se procede não...

apesar de q o carro toda vez quebra.....a galera chega respira aliviada qdo ele quebra perto da fotoc?lula, pq aí se voar volante ou motor cair ele não mata ninguém

:putz:

• G Offline
              G Offline
              Glauco

sei não…isso da? eu escutei em oficina....não sei se procede não...

apesar de q o carro toda vez quebra.....a galera chega respira aliviada qdo ele quebra perto da fotoc?lula, pq aí se voar volante ou motor cair ele não mata ninguém

:putz:

[snapback]296190[/snapback]

torcida pra quebrar em local seguro??????????????

pq q vai quebrar todo mundo já sabe…...:( :( :( :(

• Q Offline
                Q Offline
                quarteto

sim….? adrenalina pura

uaehueauhaeuehaueahuaehueahuaehuae

• P Offline
                  P Offline
                  Potenza

agora, potência nas rodas, muitos fatores influem, até mesmo o oleo de cambio, ajustes dos semi eixos, folgas das engrenagens e tal.

[snapback]296187[/snapback]

em corrida de circuito ganha-se tempo trocando o óleo normal do câmbio por óleo de transmissão hidr?ulica, que é mais fino e freia menos o câmbio…

• ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante

em corrida de circuito ganha-se tempo trocando o óleo normal do câmbio por óleo de transmissão hidr?ulica, que é mais fino e freia menos o câmbio…

[snapback]296294[/snapback]

to sabendo :putz:

ja vi gente pondo oleo mobil 1 no cambio tb :(

• L Offline
                      L Offline
                      Lee

o meu volante é aliviado

eu senti na hora a diferença. pra fazer rampa o carro ficou meio fraco , querendo morrer. mas ai adquiri novos costumes, ao parar num sinaleiro na subida eu freio e coloco ponto morto, e guando abre eu coloco a marcha e acelero de boa.

mas fora isso, o carro ficou legal, o giro sobe mais rapido. isso pq eu aliviei muito pouco, pq eu queria turbinar ainda na época, então o preparador não aliviou tanto como num aspirad?o.

mas em breve irei refazer isso, aliviar e balancear mais ainda o volante, e o virabrequim, bielas e pistões q ainda estão originais.

mas fica bom.

• ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante

to sabendo  :putz:

ja vi gente pondo oleo mobil 1 no cambio tb :(

[snapback]296304[/snapback]

explica aí mestre :( …...........

heheheheheee...............

• ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante

o meu volante é aliviado

eu senti na hora a diferença. pra fazer rampa o carro ficou meio fraco , querendo morrer. mas ai adquiri novos costumes, ao parar num sinaleiro na subida eu freio e coloco ponto morto, e guando abre eu coloco a marcha e acelero de boa.

mas fora isso, o carro ficou legal, o giro sobe mais rapido. isso pq eu aliviei muito pouco, pq eu queria turbinar ainda na época, então o preparador não aliviou tanto como num aspirad?o.

mas em breve irei refazer isso, aliviar e balancear mais ainda o volante, e o virabrequim, bielas e pistões q ainda estão originais.

mas fica bom.

[snapback]296337[/snapback]

tenho certeza que alguem chegou pra vc dizendo q o carro iria ficar fraco pra fzr rampa antes de vc aliviar o volante né?

ou então comeram bola na hora de regular o ponto do motor.

certas coisas são diretamente dependentes de outras pra funcionar a contento.

? o caso de intercooler. de nada (em motor ciclo otto) adianta vc só ir la e por o radiador la na frente e mais nada fzr. não vai sentir rendimento a mais, só se for psicol?gico.

o lance do intercooler é vc poder abusar mais do acerto do motor, em alimentação e ponto. sendo capaz de admitir mais alcool sem entrar em excesso, e tb de poder por mais ponto, sem ter problemas com detonação. tudo é um conjunto e raramente alguma coisa funciona por si só num motor.

explica aí mestre? :putz: …...........

heheheheheee...............

[snapback]296355[/snapback]

mestre? onde? :(

se tem alguem que eu chamo de professor é o chico biela, esse é o meeestreee hehehe o cara é coronel e engenheiro da fab responsável pela partes de jatos :(

e mesmo assim ele é super humilde, gente fina pra caramba, não se julga como estrela. é um cara que manja tudo e nem por isso faz de tudo pra subir em cima das pessoas :(

então thiago, o pessoal usa oleo mais fino e sint?tico no cambio justamente pelo motivo q o potenza disse, pra livrar mais o giro dentro da caixa de marchas.

claro que o fabricante não recomenda usar oleo sae 90 de bobeira. ele preve um uso prolongado do oleo, altas temperaturas e ainda por cima barbeiragens dos motoristas. ja com oleo fino, vc precisa fzr trocas regulares, tipo trocar a cada prova, e ainda ter uma tocada refinada, bem coisa de piloto de pista, que tem que moer o carro durante a prova toda e mesmo assim não pode quebrar a mecânica.

• R Offline
                            R Offline
                            Rix

exatamente. inercia

momento de inercia = somatéria(massa * velocidade)

se vc tem menos massa, a uma velocidade constante, tem menos inercia.

inercia pode ser pensado como um ac?mulo de energia potencial.

se alguém quiser saber mais sobre inercia, visite:

http://www.fma.if.usp.br/~fleming/tensor/node3.html

site de louco, mas é bacana pra quem, como eu, quer dar uma desenterrada nos conhecimentos de f?sica.

[]s

• C Offline
                              C Offline
                              crisrj

o entao o ara e muit bom meso heim, mais vc tem o tel desse cara ai, e que pssa me passar?

• ? Offline
                                ? Offline
                                Visitante

qual cara cris?

• M Offline
                                  M Offline
                                  Magoo

uma vez o evandro lima me explicou ke o alivio das pecas só fica bom em carro leve e com cambio escalonado.

• C Offline
                                    C Offline
                                    crisrj

o cara q faz as blow off, e q fez o a guia para seu votante, tem coom vc me dar o tel dele ?

• ? Offline
                                      ? Offline
                                      Visitante

uma vez o evandro lima me explicou ke o alivio das pecas só fica bom em carro leve e com cambio escalonado.

[snapback]296470[/snapback]

opala 6 cilindros, maverick v8, nissan skyline não são carros leves e nem por isso as preprações mais fortes deixam de incluir alivio no volante e no virabrequim desses motores.

• ? Offline
                                        ? Offline
                                        Visitante

o cara q faz as blow off, e q fez o a guia para seu votante, tem coom vc me dar o tel dele ?

[snapback]296476[/snapback]

blz. mp pra vc.

• M Offline
                                          M Offline
                                          Magoo

opala 6 cilindros, maverick v8, nissan skyline não são carros leves e nem por isso as preprações mais fortes deixam de incluir alivio no volante e no virabrequim desses motores.

[snapback]296478[/snapback]

seila, só sei ke a maioria dos carros de ele faz é tudo sem alivio nas peças.

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários