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O q faz quebrar bielas?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • F Offline
    F Offline
    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #6

    minha linha de pensamento é que se um cabeçote tem + fluxo, certamente o 1kg vai pesar mais sim…

    mas supondo q aumente o fluxo da turbina e o resto continue o mesmo ( sem considerar a menor contrapressão do escape ), a tendencia da pressao no coletor aumentar nao? se tem fluxo mas nao tem boca pra consumir ele... posso estar errado...

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    • H Offline
      H Offline
      hernani.vila
      escreveu em última edição por
      #7

      biela também pode quebrar por distenção, quando é montado um motor com pistões pesados em biela original, e submetido a rpms muito altos. a biela quebra quando está freiando/puxando pra baixo o pistão que está em movimento ascendente, quando está expulsando os gases ou com freio motor . no ciclo de compressão com motor cheio isso não ocorre com esta intensidade porque existe a mistura sendo comprimida acima do pistão, que ajuda a freiar ele, dividindo o trabalho com a biela.

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        mephisto
        escreveu em última edição por
        #8

        li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.

        o que faz quebrar as bielas?

        vamos colocar um exemplo.

        um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.

        será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?

        [snapback]311835[/snapback]

        vibracao e giro em 95% dos casos

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          Rix
          escreveu em última edição por
          #9

          penso que seja o esfor?o que ela tenta suportar. se ela suporta, não quebra. se ela não suporta, quebra. ?bvio, não?

          kkk..

          concordo com todas as opiniões acima. a quantidade de energia mecânica gerada pela explosão em cima da biela é o que a quebra. seja excesso de rotação (as freiadas e acelerações que a biela sofre) no seu curso, e também o esforão gerado pela quantidade de mistura em cima do pistão, sob pressão.

          compressor de alta vazão e pouca pressão, quebra biela. compressor de alta pressão e pouca vaz?o, quebra biela. no fundo, creio eu (palavras de leigo ) o que importa é a vazão mêssica da mistura ar x combustável juntamente com o tempo de ignição (que são as vari?veis para geração de energia mecânica) afetam a durabilidade da biela, se for pensado estáticamente.

          um motor sem sobrealimentação tb quebra biela, geralmente por excesso de giro. e quebra por esforão mecânico, mas por mot?vos diferentes.

          posso estar enganado… se estiver, me corrijam.. tb estou aki p/ aprender

          []s

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #10

            vibracao e giro em 95% dos casos

            [snapback]311927[/snapback]

            não se fie nisso.

            coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

            pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #11

              quebra por torque e rota?ao, isto ?, na pratica potência, mas se atingir determinada rotação mesmo com torque baixo pode quebrar, se atingir determinado torque mesmo a baixa rotação pode quebrar…e se atingir o limite de potência mesmo com torque e rotação abaixo dos limites individuais, mas excedento o valor combinado tbm quebra...

              fora fadiga, dimensionamento errado, etc

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                mephisto
                escreveu em última edição por
                #12

                não se fie nisso.

                coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

                pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

                [snapback]312070[/snapback]

                ha isso tb eh joselito :ohoh:

                mas tipo, na margem do q a biela ainda teoricamente pode, o q faz quebra eh trepidacao e giro claro, vindo potencia

                noto algumas coisas pelo nivel de potencia q uma tal biela aqui nao aguenta no alcool e lah fora aguenta na gasol de alta octana deles, aquele lance da diferenca de potencia por rpm dependendo do combustivel

                ah mas dae vem né fatores tb q nem dah pra lembrar de citar

                1 Resposta Última resposta
                • W Offline
                  W Offline
                  wsuturbo
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  calão hidraulico tb hehe

                  1 Resposta Última resposta
                  • X Offline
                    X Offline
                    Xucrute
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    se o motor estiver todo bem montado, sem desbalanceamento, sem folgas excessivas, o que quebra biela é a carga proveniente da queima da mistura admitida.

                    fatalmente quem melhora a admissão e a queima do combustivel vai estar impondo mais fadiga em cima das partes m?veis, pistões, aneis, pinos, bielas e virabrequim.

                    cuidado com a diferença de turbo, ambos podem estar te dando 1 bar, mas o volume de um turbo maior vai ser tb maior, e isso aumenta a carga juntamente com o torque e a potência.

                    o conhecido termo (entre a galera do crime ) meu quilo pesa mais do que o seu vem justamente dessa diferença no equipamento.

                    [snapback]311884[/snapback]

                    na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                    o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                    pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                      o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                      pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                      []s

                      [snapback]312307[/snapback]

                      pressão x vazão e tb x massa?

                      tudo bem, então que seja massa. :ohoh:

                      entendi volume como sendo massa então.

                      ja escutei tb como sendo coluna de ar . prefiro volume.

                      voltando ao assunto: pega um turbo pequeno, tipo uma t2 coloca pra soprar 1 bar, mede a potência, , agora coloca uma lacon s2a pra soprar tb 1 bar e mede novamente a potência.

                      pelo que citou ai em cima, vc ja sabe a resposta .

                      papos como: po, andava com 1,8 bar usando uma apl 240 e o motor não quebrava, ai coloquei um turbo maior e o motor explodiu são muito comuns de se escutar.

                      1 Resposta Última resposta
                      • X Offline
                        X Offline
                        Xucrute
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                        claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                        o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                        sem intrigas caio.. sem intrigas...

                        soh um mal entendido

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                          claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                          o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                          sem intrigas caio.. sem intrigas...

                          soh um mal entendido

                          [snapback]312321[/snapback]

                          conceitos iguais, só que com palavras diferentes hehehe

                          relax.

                          qto a diferenças no turbo pequeno não quebrar e no grande o motor fzr buum com a mesma pressão de antes, é o lance de maior volume (ou massa, como queira).

                          1 Resposta Última resposta

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