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Turbinando o sevel 1.9

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    Flavio Cruz
    escreveu em última edição por
    #392

    é bobo demais…

    e primeira preocupacao é ver se ela nao dar entrada de ar falsa, pq ela tomá váquo e tem que trabalhar aberta.

    no mais, se vc nao gosta de espirro alto, vá fechando até vc sentir que nao freia a turbina nas trocas...

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    • S Offline
      S Offline
      svcglobal
      escreveu em última edição por
      #393

      subentende-se que o ajuste então é de orelhada mesmo…

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #394

        lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.

        eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.

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        • B Offline
          B Offline
          biriba
          escreveu em última edição por
          #395

          esse lance de velas é um assunto bem complexo até hoje não entendo. snme as minhas são grau 9.

          alguém poderia abrir um tópico para discutirmos sobre esse assunto polemico hehe

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Ricardo
            escreveu em última edição por
            #396

            há controvérsia nessa história de que andar sem prioridade prejudica / freia a turbina :)

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            • S Offline
              S Offline
              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #397

              lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.

              eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.

              ok, vou tentar o seu método, me parece o mais adequado.

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                Pellegrino
                escreveu em última edição por
                #398

                eu acho o som do surge da turbina lindo. o cara da retífica tb, pois força os mancais, mas como vc vai rodar com pressão lá embaixo, talvez nem dê nada.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #399

                  realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                  quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #400

                    realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                    quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                    o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...

                    inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo
                      escreveu em última edição por
                      #401

                      meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :

                      http://www.youtube.c…h?v=u-0njmb17j8

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        svcglobal
                        escreveu em última edição por
                        #402

                        meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :

                        http://www.youtube.c…h?v=u-0njmb17j8

                        pô, vocês deveriam ter me mostrado isso antes de montar o downpipe

                        botava aquela tampinha de caixão logo na saída da turbina… agora é tarde, que pena.

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          jonas_102
                          escreveu em última edição por
                          #403

                          realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                          quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                          o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...

                          inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera

                          exacto.

                          ando queimando diesel o dia inteiro e dá pra escutar direitinho, tanto assomprando no tudoquedá quanto desacelerando.

                          eu também uso prioridade porque a mufla já veio com o furo né, e mal não deve fazer.

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            svcglobal
                            escreveu em última edição por
                            #404

                            [a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).](a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).)

                            dizem eles que, sem ela, os mancais/rolamentos estariam sujeitos a falhas devido a alta carga que o surge provoca.

                            pelo que entendi, a válvula de prioridade deve aliviar a pressão em um momento de rápido fechamento da borboleta e assim evitando o surge.

                            acho que já peguei a ideia da coisa.

                            polemizando de novo com as velas, que gap usar inicialmente? 0,5 que nem o jonas ou 0,7 a 0,9 como, de novo, tenho lido por aí.

                            estou com a velha centelha perdida/bobina dupla da g7 portanto nada de cd por enquanto para não tumultuar mais ainda o projeto.

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
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                              jonas_102
                              escreveu em última edição por
                              #405

                              seu carro tem a ignição anos luz mais avançada que o meu, então pode começar em 0,6mm subindo de 5 em 5 centésimos, quando falhar volte ao anterior.

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
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                                biriba
                                escreveu em última edição por
                                #406

                                ultimamente estou andando sem válvula de prioridade. o som eh lindo, mas da uma dó…

                                sem contar que rasgou um mangote que já estava meia boca.

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  menegotto
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                                  #407

                                  lancia, eu uso velas de platina com 0.9mm de gap com a bobina original do tipo bosch. não percebo falhas de ignição.

                                  andar com 0.5mm é coisa de distribuidor e carburado. não cometa esse crime com o seu motor. quanto ao grau sugiro comprar um jogo de ngk grau 10 pro acerto e depois andar com 7 ou 8. eu ando com grau 8 no meu pois sei que dói quebrar canaleta.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    Ricardo
                                    escreveu em última edição por
                                    #408

                                    eu aposto uma paçoquinha q o q fez quebrar canaleta de seu motor foi muito ponto, e não a vela.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #409

                                      vocês tem razão, havia esquecido que o jonas tem distribuidor.

                                      já achei aqui numa loja perto as bcpr6es e bcpr7es.

                                      a bcpr8es é meio mosca branca mas a bcpr9es-11 recalibrada é fácil de se achar na internet.

                                      vou dar uma busca nas iridium equivalentes.

                                      menegotto, eu tenho uma desconfiança danada com as bosch, prefiro ir de ngk.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
                                        S Offline
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                                        #410

                                        eu aposto uma paçoquinha q o q fez quebrar canaleta de seu motor foi muito ponto, e não a vela.

                                        ricardo, para evitar ponto excessivo comprei o gerenciador techrace que atrasa até 20° a partir do início da pressurização.

                                        ele também gestionaria os bicos extras mas prefiro continuar com o his neste manejo.

                                        uma vez descoberto o ponto aí sim reprogramo a g7 para os parâmetros de ponto escolhidos.

                                        esse é um dos problemas de usar ecu de linha pois não tenho como acertá-la em real time.

                                        mas no fim acaba dando tudo certo.

                                        ainda não liguei o motor e o que me consumiu tempo foi a fiação do controlador da wide.

                                        eu sou muito chato, soldo tudo, isolo cada conexão com espaguete térmico, sobre o espaguete escrevo do que se trata e assim vai.

                                        mas já coloquei 3 3/4 litros de óleo do motor e 1/2 litro no reservatório da dh portanto acho que hoje vou ter condições de ligá-lo.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          #411

                                          primeira zebra, aliás zebrão.

                                          meia hora atrás completei o motor com o líquido de arrefecimento e depois notei o líquido azul pingando no chão.

                                          pensei comigo mesmo, esqueci de ligar alguma mangueira mas não, está vazando horrores pela junta do cabeçote.

                                          ou seja, a junta de aço mesmo apertada não veda porra nenhuma.

                                          liguei para o infeliz que me vendeu e disse que é assim mesmo pois quando aquecer ela para de vazar.

                                          desliguei na cara dele.

                                          deve estar pensando que eu iria mesmo ligar o motor com a junta vazando por fora e para dentro do cárter.

                                          perdi quatro litros de óleo bom e horas de montagem…

                                          bom, encostei o carro num canto até achar a bendita sabó de 2,0mm e até ter saco de demolir tudo de novo só para trocar uma titica de junta.

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