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O tão famoso ponto de ignição.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • V Offline
    V Offline
    Vinicius L
    escreveu em última edição por
    #17

    isso é cosa de simulador de fabricante… software pesado pacas... entra na conta volume da c?mara, perfil do comando, enchimento... não sei se se faz isso no papel e caneta naum... antigamente (no tempo de distribuidor) ?ra tudo feito no empirismo (tentativa e erro)

    posso lhe informar que no teorico vai tbm o grau de agressividade ou conservadorismo ...

    pra vc ter noção um carro turbo de fabrica com ar de admissão de 50?c tem ponto perto dos 16? isso com uns 9:1 de taxa e 0,8bar... na gasosa... mas a central tem estratégia de atraso rápida e em patamar, não degrau como é corriqueiro nos aspirados.

    [snapback]323606[/snapback]

    realmente as centrais tem condições de puxar ponto de 34 pra 15 (falando de centrais de carro turbo logico), uma outra curiosidade é : mantida as condi?oes ideiais como uma curva de ponto cresceria é linearmente é quadraticamente é log ?

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    • M Offline
      M Offline
      michael
      escreveu em última edição por
      #18

      mas a central tem estratégia de atraso rápida e em patamar, não degrau como é corriqueiro nos aspirados.

      [snapback]323606[/snapback]

      overspeed explica melhor isso.

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        Leo_Multi
        escreveu em última edição por
        #19

        independente do motor e do sistema de alimentação (carburado e injetado) o procedimento é empirico mesmo :

        o primeiro passo é ajustar a mistura.

        o ponto depende da mistura , a mistura não depende do ponto.

        uma vez acertada a mistura, varia-se o ponto para cada rpm e cada posição do acelerador.

        dependendo do sistema (injeção/distribuidor) tenta-se atender as condições de utilização mais importantes (distribuidor) ou todas (injeção).

        acho complicado mexer nestes parametro via programa de edição de chip.

        com unichip é muito facil

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          GTi-T
          escreveu em última edição por
          #20

          ? … leo, vc ainda acerta carro turbo adaptado?

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Leo_Multi
            escreveu em última edição por
            #21

            ? … leo, vc ainda acerta carro turbo adaptado?

            [snapback]323687[/snapback]

            sory

            hoje não tenho interesse neste tipo de acerto pois acabo me envolvendo e tendo que refazer e consertar muitos itens da instalação em si.

            este trabalho não compensa ($$$$).

            tenho me dedicado a treinamento e expansão da rede de revendedores dastek.

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              DRoP
              escreveu em última edição por
              #22

              mas se alguem fizer um sistema para gravar o chip do mesmo modo como o unichip é acertado, ficaria muito facil fazer um chip…

              basta um bom programador, com um cara que intenda bem de injeção... mas aqui no brasil todos querem tudo na mão, ninguem quer ter o trabalho de fazer nada, dai fica dificil...

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #23

                mas se alguem fizer um sistema para gravar o chip do mesmo modo como o unichip é acertado, ficaria muito facil fazer um chip…

                basta um bom programador, com um cara que intenda bem de injeção... mas aqui no brasil todos querem tudo na mão, ninguem quer ter o trabalho de fazer nada, dai fica dificil...

                [snapback]323790[/snapback]

                mas se o reprogramador tiver acesso ao dino, lambda meter e tiver um emulador o trabalho é exatamente igual…e resultado... só que ele vai te cobrar por isso (igual o leo cobra no acerto do unichip... o uso de equipamentos de acerto) e vai acertar não só pela posição da borboleta, mas pela temperatura, carga, etc que souber nos mapas.

                teoricamente a mistura não depende do ponto, mas já vi miutos casos de aumentar o ponto e a mistura cair em sonda narrow (provavelmente por não ter precisão de uma wide) então algum efeito acaba tendo.

                atraso via knock pode ser de 2 formas:

                degrau ou patamar, nos aspro geralmente (não é regra) é degrau, vai atrasando (e retornando) em degrau de digamos 2? até parar e depois pra voltar ao normal, em caro turbo geralmente é patamar, o knock atua atrasando um valor se persistir detonação vai pra um valor considerado seguro e só retorna qdo se reinicia o motor (alguns voltam por tempo...depende)

                o formato de uma curva de ponto é característico, só que as injeções mapeadas se valem disso (poder ter um valor independente de qualquer função) pra corrigir alguns pontos que limitariam a curva de avanço caso calculada teoricamente... fica dificil associar...ficaria muito abaixo doque se usa hoje

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  olha esse topico é muito interessante.

                  meu carro eh gol gti 1993 injecao lejetronic com bico extra e gerenciador que naum atrasa ponto. rodando no alcool. com 0.5 bar (tava com 1,5bar diminui… quanto mais se estuda mais se fica com medo hehehe)

                  bom, no dino, o ponto acertado foi 15 de inicial. diminui pra 14, caiu potencia. aumentei pra 16, caiu tb... voltou pra 15 e ficou com a potencia maxima.

                  [snapback]323600[/snapback]

                  acredito que a variação de potência deu-se devido ao ponto final, que sobre na mesma escala que o ponto inicial é alterado. muito ponto final pode amarrar o motor e tirar potência as vzs antes mesmo de ter detonação.

                  olha que eu seguro de final mesmo… hehehe arranco faco o escambal com o carro, nunca tive problema, temperatura no meio, com valvula termostatica, tudo na boa mesmo... como manda o figurino...

                  [snapback]323602[/snapback]

                  tb sempre usei valvula termost?tica e tb seguro de final quando tem espaço + segurança.

                  ja viu né…cambio ps..., de 4? marcha (estico as marchas só até 7500 rpm q é até onde o motor rende) ja passa de 230 km/h reais. e ainda tem a 5? que entra cheia e continua empurrando. mesmo com cambio pesado o motor não esquenta, não grila e nem nada.

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    Carlbizz
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    duvidazinha basica

                    como ficar o ponto em carro turbo adptado que não teve os parametros de chip mexidos?

                    a injeção atrasa mesmo sem ter mechido em nada?

                    abraços

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      duvidazinha basica

                      como ficar o ponto em carro turbo adptado que não teve os parametros de chip mexidos?

                      a injeção atrasa mesmo sem ter mechido em nada?

                      abraços

                      [snapback]323874[/snapback]

                      o principal sensor que é usado no mapa de ponto é o map, como ele só enxerga pressão atmosf?rica a sua injeção não diferencia 0,0001bar de pressão de turbo de 10000,0 então ele não sabe que seu carro é turbo e não atrasa mais do que atrasaria entre pouca e toda carga.

                      maf lá vaz?o, só que a calibração dele faz a mesma cosia, não enxerga vazão maior que a esperada.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        mas a central tem estratégia de atraso rápida e em patamar, não degrau como é corriqueiro nos aspirados.

                        o que significa isso?

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #28

                          o que significa isso?

                          [snapback]323887[/snapback]

                          leia acima :ppteam:

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Carlbizz
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            o principal sensor que é usado no mapa de ponto é o map, como ele só enxerga pressão atmosf?rica a sua injeção não diferencia 0,0001bar de pressão de turbo de 10000,0 então ele não sabe que seu carro é turbo e não atrasa mais do que atrasaria entre pouca e toda carga.

                            maf lá vaz?o, só que a calibração dele faz a mesma cosia, não enxerga vazão maior que a esperada.

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                            over

                            mas se eu trocasse então por um map desses positivosó a ie preceberia e atrasaria o ponto?

                            nos carros com chip alterado como faria então? manteria o map negativo?

                            abraços

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              michael
                              escreveu em última edição por
                              #30

                              alguém sabe dizer como levar em consideração a leitura do pirometro para o acerto do ponto?

                              até que temperatura é suportavel pelo motor?

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
                                O Offline
                                overspeed
                                escreveu em última edição por
                                #31

                                over

                                mas se eu trocasse então por um map desses positivosó a ie preceberia e atrasaria o ponto?

                                nos carros com chip alterado como faria então? manteria o map negativo?

                                abraços

                                [snapback]323895[/snapback]

                                se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                                nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
                                  C Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                                  nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                                  [snapback]323917[/snapback]

                                  valeu over

                                  duvida solucionada

                                  abraços

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
                                    P Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #33

                                    se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                                    nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                                    [snapback]323917[/snapback]

                                    eu consigo em um sistema de injeção tradicional (aspro) trocar a map e acertar na ecu o ponto e tempo de injecao para pressao positiva??

                                    alguem ja fez isto?

                                    tks

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      overspeed
                                      escreveu em última edição por
                                      #34

                                      eu consigo em um sistema de injeção tradicional (aspro) trocar a map e acertar na ecu o ponto e tempo de injecao para pressao positiva??

                                      alguem ja fez isto?

                                      tks

                                      [snapback]324207[/snapback]

                                      sim consegue

                                      e

                                      sim muitos de nés xipeiros já fazem assim… só precisa saber que modelo de injeção é pra saber que sensor positivo (não gosto desse termo, mas facilita o entendimento) se deve usar.

                                      1 Resposta Última resposta

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