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Junta de cabeçote… oval?

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    Anderson Torres
    escreveu em última edição por
    #14

    gente, isso da ate medo de ler se pistões não são circulos perfeitos acho q devemos informar isso para as retificas em…

    serio, fiquei encaga?ado :-(

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      Martin
      escreveu em última edição por
      #15

      gente, isso da ate medo de ler   se pistões não são circulos perfeitos acho q devemos informar isso para as retificas em…

      serio, fiquei encaga?ado   :-(

      [snapback]421034[/snapback]

      querido, a diferença é milesimal…

      beeeeeemmm menor que no caso da junta.

      e eu falei ai em cima q na retifica eh feito um circulo perfeito e que os pistoes de sobremedida sao circulos perfeitos tbm. tanto é que a folga indicada pra sobremedida (retifica) é maior que a usada qdo o motor é montado na fabrica.

      pow, vamo ler o topico e todas as respostas antes de postar neh...

      abraçoo

      martin

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        streit
        escreveu em última edição por
        #16

        gente, isso da ate medo de ler   se pistões não são circulos perfeitos acho q devemos informar isso para as retificas em…

        serio, fiquei encaga?ado   :-(

        [snapback]421034[/snapback]

        as vezes eu me pergunto o que essa juventude anda bebendo… :hauhau:

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Anderson Torres
          escreveu em última edição por
          #17

          as vezes eu me pergunto o que essa juventude anda bebendo…  :hauhau:

          [snapback]421128[/snapback]

          u?, mas se a junta vai ficar ruim caso o cara deixe tudo redondo por igual, pq os pistões tambem não sofreriam caso a retifica fizesse a usinagem por igual nos cilindros tambem???

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            PrEsA
            escreveu em última edição por
            #18

            kct

            o pessoal do pp manja pra kct, mas de vez em qdo vcs me surpreendem…

            o pistao é oval, e nao redondo. isto é pq temos uma diferença de dilatação entre partes diferentes do pistão, devido ao formato deste p termos o pino.

            alem disto temos mais dois efeitos importantes: a flexao da cabeca do pistao é diferente qdo pegamos perpendicular ao pino, e paralelamente a este, pois os pinos segurando o pistao sao modelados como uma viga biapoiada....

            o bloco dilata de forma não uniforme, pois a resistencia de longitudinal deste é maior q a perpendicular....

            falando em bloco o pessoal de pista qdo faz o brunimento deixa a parte superior do cilindro um pouco mais fechado (coisa de 5-10 microns) pois como a parte superior dilata mais, pois a temp é maior, acaba ficando uniforme qdo em condicoes de trabalho... na rua nao vi pessoas fazendo isto ainda...

            qto a pistao de sobremedida ser redondo, eu acho dificil, pois a sobremedida é adicionada ao projeto original do pistao, mantendo a maior parte das outras medidas. mas não tenho certeza desta informacao. seria interessante alguem q ja projetou dizer....

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              sergiobernardinetti
              escreveu em última edição por
              #19

              caramba… ainda nao me convenci. to indo agora na concession?ria de paquémetro em mãos pra tirar a duvida de uma vez por todas

              1 Resposta Última resposta
              • B Offline
                B Offline
                barata_cefet
                escreveu em última edição por
                #20

                kct

                o pessoal do pp manja pra kct, mas de vez em qdo vcs me surpreendem…

                o pistao é oval, e nao redondo. isto é pq temos uma diferença de dilatação entre partes diferentes do pistão, devido ao formato deste p termos o pino.

                alem disto temos mais dois efeitos importantes: a flexao da cabeca do pistao é diferente qdo pegamos perpendicular ao pino, e paralelamente a este, pois os pinos segurando o pistao sao modelados como uma viga biapoiada....

                o bloco dilata de forma não uniforme, pois a resistencia de longitudinal deste é maior q a perpendicular....

                falando em bloco o pessoal de pista qdo faz o brunimento deixa a parte superior do cilindro um pouco mais fechado (coisa de 5-10 microns) pois como a parte superior dilata mais, pois a temp é maior, acaba ficando uniforme qdo em condicoes de trabalho...  na rua nao vi pessoas fazendo isto ainda...

                qto a pistao de sobremedida ser redondo, eu acho dificil, pois a sobremedida é adicionada ao projeto original do pistao, mantendo a maior parte das outras medidas. mas não tenho certeza desta informacao. seria interessante alguem q ja projetou dizer....

                [snapback]421479[/snapback]

                vc esta cert?ssimo e completando: os pistão de sobre medida tambem são ovais e conicos

                abraço,

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Flavio Cruz
                  escreveu em última edição por
                  #21

                  agora pra complicar…

                  quando vc pede um pistão sobre medida a um fabricande de 83mm...

                  83mm é a parte menor ou maior da ovalização.

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    PrEsA
                    escreveu em última edição por
                    #22

                    eu estou consultando um amigo q projeta pistao, depois eu posto os resultados….

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #23

                      agora pra complicar…

                      quando vc pede um pistão sobre medida a um fabricande de 83mm...

                      83mm é a parte menor ou maior da ovalização.

                      [snapback]421801[/snapback]

                      ? a medida da parte mais larga da peça flavio.

                      estranho é q na literatura da vw (pelo q entendi), eles consideram a medida do centro do pistão.

                      alias, as medidas dos pistões são feitas em tr?s pontos diferentes:

                      • no topo

                      • no meio

                      • na saia

                      1 Resposta Última resposta
                      • N Offline
                        N Offline
                        Nuvo
                        escreveu em última edição por
                        #24

                        mas e no caso de pistões como os wiseco do sórgio, que são voltados para a performance? tb?m são ovais?

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #25

                          se alguém aqui entendesse um pouquinho que seja de usinagem, saberia que a coisa mais difácil que existe para um torno ?, por incrável que pareça, usinar uma peça 100% paralela.

                          quase impossível.

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
                            B Offline
                            barata_cefet
                            escreveu em última edição por
                            #26

                            se alguém aqui entendesse um pouquinho que seja de usinagem, saberia que a coisa mais difácil que existe para um torno ?, por incrável que pareça, usinar uma peça 100% paralela.

                            quase impossível.

                            [snapback]421825[/snapback]

                            não estamos falando de erros de fabricação o primeiro diametro (na cabeça) é quase 0,4mm menor que o da saia, e a saia tem uma forma de elipse com aprox. 0,15mm (os valores eu não lembro muito bem, mas posso medir e passar se alguem quiser saber o valores corretos)

                            isto não quer dizer que o pistão trabalha assim, ele é deixado nestas medidas justamente para quando em carga (temperatura + esfor?os que são diferentes em cada regi?o) possa ficar com seu formato mais próximo de um cilindro

                            abraço,

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #27

                              não estamos falando de erros de fabricação o primeiro diametro (na cabeça) é quase 0,4mm menor que o da saia, e a saia tem uma forma de elipse com aprox. 0,15mm (os valores eu não lembro muito bem, mas posso medir e passar se alguem quiser saber o valores corretos)

                              isto não quer dizer que o pistão trabalha assim, ele é deixado nestas medidas justamente para quando em carga (temperatura + esfor?os que são diferentes em cada regi?o) possa ficar com seu formato mais próximo de um cilindro

                              abraço,

                              [snapback]421836[/snapback]

                              exatamente, a vw usa nos ap a diferença de 0,3mm entre o topo do pistão e a saia.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                Martin
                                escreveu em última edição por
                                #28

                                ..bla bla bla bla bla e bla.

                                o cara perguntou se tem algum problema com a junta, por ela ter o formato de elipse.

                                foi respondido que nao.

                                assunto resolvido =p

                                ah sim, que eu saiba, as formas elipticas dos pistoes sao milesimais. menor que decimo de milimetro.

                                e tbm que eu sabia, pistoes de sobremedida nao sao elipticos, ou entao sao menos que os originais. e as folgas recomendadas pra retifica sao maiores que as originais.

                                abraão ..

                                martin

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
                                  ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #29

                                  culpa do flavio hauehuahaeuaueh agora pra complicar…quando vc pede um pistão zueira flavio :(

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
                                    B Offline
                                    barata_cefet
                                    escreveu em última edição por
                                    #30

                                    ah sim, que eu saiba, as formas elipticas dos pistoes sao milesimais. menor que decimo de milimetro.

                                    e tbm que eu sabia, pistoes de sobremedida nao sao elipticos, ou entao sao menos que os originais. e as folgas recomendadas pra retifica sao maiores que as originais.

                                    abraão ..

                                    martin

                                    [snapback]421853[/snapback]

                                    então o que vc sabe esta errado

                                    abraço,

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
                                      J Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #31

                                      ..bla bla bla bla bla e bla.

                                      o cara perguntou se tem algum problema com a junta, por ela ter o formato de elipse.

                                      foi respondido que nao.

                                      assunto resolvido =p

                                      ah sim, que eu saiba, as formas elipticas dos pistoes sao milesimais. menor que decimo de milimetro.

                                      e tbm que eu sabia, pistoes de sobremedida nao sao elipticos, ou entao sao menos que os originais. e as folgas recomendadas pra retifica sao maiores que as originais.

                                      abraão ..

                                      martin

                                      [snapback]421853[/snapback]

                                      sim respondido, mas houve outra duvida durante…..

                                      eu pelo menos estou gostando pois estou aprendendo.

                                      ps: quem ja sabe e não quiser participar, é só não entrar no topico

                                      obrigado

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
                                        Pix
                                        escreveu em última edição por
                                        #32

                                        ..bla bla bla bla bla e bla.

                                        o cara perguntou se tem algum problema com a junta, por ela ter o formato de elipse.

                                        foi respondido que nao.

                                        assunto resolvido =p

                                        [snapback]421853[/snapback]

                                        desce da

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          marcioap
                                          escreveu em última edição por
                                          #33

                                          sim respondido, mas houve outra duvida durante…..

                                          eu pelo menos estou gostando pois estou aprendendo.

                                          ps: quem ja sabe e não quiser participar, é só não entrar no topico

                                          obrigado

                                          [snapback]421859[/snapback]

                                          ? isso ai tio jaime, tambein tá aprendendo muito.

                                          alguem ai saberia me dizer si os pistão forjados por ej os iapel si eles tambein seguen estes esquemas ai??

                                          1 Resposta Última resposta

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