Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
43 Posts 11 Posters 4.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • S Offline
    S Offline
    streit
    escreveu em última edição por
    #17

    top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.

    essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.

    a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.

    o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

    a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      SemControle
      escreveu em última edição por
      #18

      poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....

      gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        SóGM
        escreveu em última edição por
        #19

        o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

        [snapback]450345[/snapback]

        por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação :humpft:

        no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...

        quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....

        se alguém quiser calcular, aí vai..

        sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva

        onde:

        ce em g/kwh, g/cvh

        mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s

        potência em cv ou kw

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          TopFuel
          escreveu em última edição por
          #20

          a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]

          era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber :humpft:

          porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            TopFuel
            escreveu em última edição por
            #21

            ahhhh sim, sei que mini block não existe, mais suponhamos sua existencia…

            1 Resposta Última resposta
            • C Offline
              C Offline
              Cleber T.
              escreveu em última edição por
              #22

              tem um limite tb de peças moveis…

              o melhor que existe esta ai no mercado

              ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                TopFuel
                escreveu em última edição por
                #23

                tem um limite tb de peças moveis…

                o melhor que existe esta ai no mercado

                ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                [snapback]450655[/snapback]

                sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 :humpft:) não seria bem mais divertido ????

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Carbon
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    TopFuel
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                    [snapback]450802[/snapback]

                    o padula (ex- mazdav6) conhece bem esse motor

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      streit
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      tem um limite tb de peças moveis…

                      o melhor que existe esta ai no mercado

                      ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                      [snapback]450655[/snapback]

                      sim, mais peças m?veis são mais pontos em potencial pra dar problema.

                      ? por isso que, mesmo sabendo que um motor de baixa cilindrada unit?ria (pouco volume por cilindro), seja mais eficiente, não é muito usual devido ao custo proibitivo para uso em rua. imagine ter de trocar o dobro de peças num motor de mesmo tamanho? a perca de tempo na regulagem, etc.

                      mas não se esque?a que os compromissos para rua são bem diferentes dos para pista.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        GUBH
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        mantendo a simplicidade:

                        tempo de abertura do bico.

                        quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                        [snapback]450342[/snapback]

                        então seria uma relação consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                        1 Resposta Última resposta
                        • E Offline
                          E Offline
                          epinheirojr
                          escreveu em última edição por
                          #28

                          então seria uma relação  consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                          [snapback]451651[/snapback]

                          ops

                          um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                          t+

                          eduardo pinheiro

                          manaus-am

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            Ricardo
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                            o indicador de nível de combustável tem ligação com a central da injeção; cada vez que se abastece o carro, a central faz uma rotina de checagem na mistura cheirando o g?s do escape com a sonda e efetuando as devidas correções de mistura (tempo de injeção).

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              Ricardo
                              escreveu em última edição por
                              #30

                              um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                              não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
                                E Offline
                                epinheirojr
                                escreveu em última edição por
                                #31

                                não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                                [snapback]451672[/snapback]

                                tens raz?o cafundi com o conector de octanagem do zetec. sorry

                                t+

                                eduardo pinheiro

                                manaus-am

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
                                  R Offline
                                  Rix
                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
                                    T Offline
                                    TopFuel
                                    escreveu em última edição por
                                    #33

                                    os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                    [snapback]451686[/snapback]

                                    :olhos:

                                    pensava que era pela lambda…

                                    vivendo e aprendendo :hauhau:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • E Offline
                                      E Offline
                                      epinheirojr
                                      escreveu em última edição por
                                      #34

                                      os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                      [snapback]451686[/snapback]

                                      será que cada montadora tem um sistema diferente?

                                      eu já tinha ouvido falar de sensor no tanque, mas ontem fui googlear e só achei reportagens citando que os próprios sensores da injeção já conseguiam saber o combustivel, no caso usando a lambda mesmo.

                                      t+

                                      eduardo pinheiro

                                      manaus-am

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
                                        R Offline
                                        Ricardo
                                        escreveu em última edição por
                                        #35

                                        os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                        não tem dens?metro não.

                                        a idéia inicial, quando começou o desenvolvimento desse tipo de injeção, era essa mesmo. depois, por motivos de força maior ($$$$$ - ia ficar mais caro assim, tinha que usar sensor a mais, a ecu teria que ter mais uma entrada para interpretar esse sinal, e por aí vai), botaram a cabeça para pensar e descobriram que tinha jeito de fazer só com a sonda mesmo.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
                                          G Offline
                                          GUBH
                                          escreveu em última edição por
                                          #36

                                          não tem dens?metro não.

                                          a idéia inicial, quando começou o desenvolvimento desse tipo de injeção, era essa mesmo. depois, por motivos de força maior ($$$$$ - ia ficar mais caro assim, tinha que usar sensor a mais, a ecu teria que ter mais uma entrada para interpretar esse sinal, e por aí vai), botaram a cabeça para pensar e descobriram que tinha jeito de fazer só com a sonda mesmo.

                                          [snapback]451849[/snapback]

                                          ai é que está a dúvida maior em relação ao consumo, pois se é uma relação entre a o tempo em que o bico fica aberto como ele sabe os tempos necessário para a gasolina e para o alccol? sei que os carros funcionam, porém o seguinte aqui em bh pelo menos usar a gasolina em termos é mais vantajoso, a grande maioria de carros flex, usam sempre alcool….e ai nunca vi ninguém comentando quanto o carro consome usando gasolina. por exemplo o mille flex, a gasolina o motor fazia uns 16 17 brincando, e agora flex? quanto ele faz na gasolina?

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários