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Turbo e economia, isso é possível?

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    LeonardoZ
    escreveu em última edição por
    #28

    esse lan?e de incandescente nao é tao tenebroso… o passat 1.8t 20v aqui de casa depois de uma esticada booooa fica incandescente tb... sem problema algum...

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    • G Offline
      G Offline
      guauad
      escreveu em última edição por
      #29

      se existisse uma forma de ter um turbo , mas o mesmo ficasse tipo desligado e sem desgastar a turbina, isso sim seria otimo, o problema é que ela ficaria girando sem utilidade e por isso geraria um desgaste.

      bem, era mais ou menos isso que eu queria saber, na minha cabeça rolava de colocar um turbo totalmente desligado até que o dono quisesse que ele entrasse, mas tá vendo que isso é complicado.

      [snapback]526859[/snapback]

      fala alexandre , to gostando de ver a iniciativa hein . é como eu te disse aquele dia , se fizer tudo como manda o figurino , além de ser prazeiroso , vai ganhar bastante dinheiro …

      enfim , quero comentar um detalhe . você não precisa desligar o turbo num motor perfeitamente gerenciado , porque a potência , independente de qual for , é perfeitamente controlavel pelo acelerador , como ocorre nos carros esportivos , e nos turbo de fábrica . você faz o que quer .

      e pefeito é perfeito e não bonzinho .

      até a mesma potência do original , o turbinado é mais economico com certeza e isso é um dos motivos das principais montadoras estarem cada vez mais usando o turbo .

      claro que estou falando de motores perfeitamente gerenciados e não os feitos com chip , injeções program?veis e hpi , pois esses passam longe disso .

      ainda estou te devendo uma visita pra ver a ignição né . logo passo por ai de novo .

      sds

      gustavo

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        ALEXANDRE BH MINAS
        escreveu em última edição por
        #30

        fala alexandre , to gostando de ver a iniciativa hein . é como eu te disse aquele dia , se fizer tudo como manda o figurino , além de ser prazeiroso , vai ganhar bastante dinheiro …

        enfim , quero comentar um detalhe . você não precisa desligar o turbo num motor perfeitamente gerenciado , porque a potência , independente de qual for , é perfeitamente controlavel pelo acelerador , como ocorre nos carros esportivos , e nos turbo de fábrica . você faz o que quer .

        e pefeito é perfeito e não bonzinho .

        até a mesma potência do original , o turbinado é mais economico com certeza e isso é um dos motivos das principais montadoras estarem cada vez mais usando o turbo .

        claro que estou falando de motores perfeitamente gerenciados e não os feitos com chip , injeções program?veis e hpi , pois esses passam longe disso .

        ainda estou te devendo uma visita pra ver a ignição né . logo passo por ai de novo .

        sds

        gustavo

        [snapback]526874[/snapback]

        valeu, passa mesmo, tá curioso com essa igni?ao ai.

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #31

          uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

          bicos, dosador, bomba, ponto?

          qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

          [snapback]526827[/snapback]

          1- que ela num sabe que tem pressão al?, pra ela 1 atm ou 1bar de turbo (vó lá…2 bar absoluto no coletor) é a mesma coisa

          2- se ela souber (sistema maf ou usar map positivo) o que limita primeiro é a vazão dos bicos.

          ou seja trocou map e usou bicos maiores alimenta... al?as se usar hpi e bicos maiores já alimenta porque o dosador é como se fosse um map mecânico e em vez de abrir tempo o bico ele faz fluir mais combustável pelo aumento de press

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            Steve McQueen
            escreveu em última edição por
            #32

            claro que estou falando de motores perfeitamente gerenciados e não os feitos com chip , injeções program?veis e hpi , pois esses passam longe disso .

            [snapback]526874[/snapback]

            qual o problema com o hpi gustavo?

            sempre vejo o pessoal falar bem e usar em variadas configurações de kit.

            o que seria um motor perfeitamente gerenciado?

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              PrEsA
              escreveu em última edição por
              #33

              detalhe muito importante:

              estou trabalhando com o parafuso da waste-gate toda aberta e ele sobe 0,8kg de pressao (por causa da mola).

              então esta história de andar só com 0,2kg é meio furada….

              sem contar q se o cara andar com 0,6kg no po e 1,5kg no booster, ele pode ter um carro mais tranqs p andar normalmente e mais forte p as puxadas. e com injeção vc consegue alimentar ambos

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                guauad
                escreveu em última edição por
                #34

                qual o problema com o hpi gustavo?

                vixe , infelizmente o hpi é a solução para alimentação mais usada infelizmente .

                o hpi já começa a ser errado quando te obriga a baixar a pressão de comb e arrombar os bicos , e sem pressão positiva , acabando com o spray dos bicos . quando a pressão de turbo vem , faz com que os bicos trabalhem com uma pressão de comb. muito maior do que foram projetados , mudando o tempo de abertura e fechamento dos mesmos , além de ficarem muito mais propicios a falhas . agora o que considero principal , que é não ter como ter uma mistura perfeita(valor de sonda em wot onde vc colocar). normalmente, os carros feitos com hpi bebem bem mais , e quebram bem mais e andam bem menos , até pela falta de controle de ponto . o aumento depressão de combustável não é a solução correta para alimentar um motor turbo . os números mostram isso facilmente . vou citar como exemplo um motor original com 100hp que use 3 bar de pressão de comb . turbine esse motor no mesmo combustivel que o original levando essa pot?nia para 200cv , ou seja dobre a potência . portanto precisar? do dobro de combustável , certo ??? se dobra a pressão de comb para apenas 6 bar , teria um aumento apenas fict?cio de + ou - 42% na vazão de comb. , ou seja , não alimentaria nem de perto esses 100cv . da? você precisa arrombar os bicos originais , e ai eles ja viraram um gigle …

                além disso , quando você calcula o incremento de combustável gerado pelo aumento de pressão de comb. num motor turbo , você precisa lembrar que vai existir pressão positiva na cara do bico . ou seja , se você estiver com 6 bar de comb. e 1 bar de turbo , você terá a vazão de 5bar de pressão de combustivel .

                sempre vejo o pessoal falar bem e usar em variadas configurações de kit.

                aqui no pp ??? isso não acredito … acho que a turma aqui ja passou dessa fase hein ...

                o que seria um motor perfeitamente gerenciado?

                ? so andar num motor turbo de fábrica como um volvo turbo ou mesmo uma porsche turbo . assim saber? o que é um motor perfeitamente gerenciado . como fazer , basta manter a perfeita ie original 100% funcional sem mudar nada nela , e usar um gerenciador que no momento que essa ie não mais alimentar o carro , injete combustável e gerencie o ponto do motor para a nova potência , mesmo assim , mantendo a perfeita ie original ainda 100% funcional . qualquer produto que realmente cumpra isso , fara esse motor perfeito

                lembro de um amigo que comentou que comparou a saveiro mi dele turbinada dessa forma , e o audi a3 180cv do pai e eram identicos no funcionamento , ambos perfeitos . se não me engano , quem fez isso foi o dácio benevides aqui do fórum .

                sds

                gustavo

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #35

                  gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

                  usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

                  desde que se for usado direito, única e exclusivamente como um regulador de pressão que permita as correções de acordo com a necessidade durante o ajuste fino de um motor bem montado.

                  essa é a função correta de um regulador num motor alterado, onde a regulagem original de fábrica não ficou boa pra nova condição do tal motor.

                  mas usar um regulador, seja la qual for, para aumentar a pressão de combustivel la no talo com a intenção de alimentar mais o motor na marra sem trabalho nos bicos, isso sim é a gambiarra.

                  cuidado gente, quando alguem fala q usa hpi logo vem o povo querendo por o cara na forca sem nem antes perguntar como o hpi esta sendo usado.

                  e antes que alguem reclame do delta, um bom preparador sabe como deixar um hpi com um delta correto, sem aumentos abr?ptos na pressão de combustável.

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Alex JF
                    escreveu em última edição por
                    #36

                    gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

                    usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

                    [snapback]526935[/snapback]

                    usava hpi no meu golf turbo e não tive problemas.

                    como a ka sempre fala: hpi não morde

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fahrell
                      escreveu em última edição por
                      #37

                      gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

                      usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

                      desde que se for usado direito, única e exclusivamente como um regulador de pressão que permita as correções de acordo com a necessidade durante o ajuste fino de um motor bem montado.

                      essa é a função correta de um regulador num motor alterado, onde a regulagem original de fábrica não ficou boa pra nova condição do tal motor.

                      mas usar um regulador, seja la qual for, para aumentar a pressão de combustivel la no talo com a intenção de alimentar mais o motor na marra sem trabalho nos bicos, isso sim é a gambiarra.

                      cuidado gente, quando alguem fala q usa hpi logo vem o povo querendo por o cara na forca sem nem antes perguntar como o hpi esta sendo usado.

                      e antes que alguem reclame do delta, um bom preparador sabe como deixar um hpi com um delta correto, sem aumentos abr?ptos na pressão de combustável.

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                      isso aí… mas é tão mal usado que quando se fala em hpi já se pensa em bicos super-arrombados, gotejando em baixa @ menos de 1 bar de pressao e se lascando em alta com 6 paus de pressao de bomba...

                      alguns (pouquissimos) casos ele é bem usado... eu mesmo, já com o meg no carro, usei um pra testes inicial em 3 bar (original) e subindo pra 5 bar (incluindo já os 1,4k de turbo) ou seja pouca coisa mais que o delta 1:1 do regulador original...

                      detalhe, dica do proprio cm pra uns testes que estava fazendo...

                      ou seja, quando se fala mal do hpi, se fala mal do uso mais comum e gen?rico que se faz dele aqui... infelizmente as excessões são atingidas injustamente pelos comentários, mas é só saber filtrar mesmo pq aqui no pp a maioria do pessoal sabe como um hpi funciona e tem quem deixe o carro adequado com um...

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        miozao
                        escreveu em última edição por
                        #38

                        claro concordo com o que disseram.

                        mais infelizmente hoje, hp/hpi é praticamente = a bicos arrombados e mijando com até menos de 1 bar, como disse o fahrell.

                        ai em alta nego taca 10 bomba de gti quase empurrando os proprios bicos pra dentro do motor ehheehhehe..

                        :^^:

                        como a ka disse: é pra regular alimentação e não alimentar doiskilimei

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #39

                          pior ainda são os kits turbo pra motor injetado que vem com hpi e não vem com bicos trabalhados. ai o responsavel pelo preparamento (mecânico orelha) monta tudo e taca pressão em cima dos bicos originais até conseguir uma alimentação pro carro andar alguma coisa.

                          essa má fama e as lendas em cima do hpi foram causadas pelos próprios vendedores de kits e por alguns trocadores de peças q se auto-entitulam como preparadores :^^:

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
                            J Offline
                            JESUS
                            escreveu em última edição por
                            #40

                            esse lan?e de incandescente nao é tao tenebroso… o passat 1.8t 20v aqui de casa depois de uma esticada booooa fica incandescente tb... sem problema algum...

                            [snapback]526870[/snapback]

                            como diria o guru isaac: coletor bom é aquele todo enferrujado, que fica em brasa…

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              Rix
                              escreveu em última edição por
                              #41

                              qualquer coisa, se for má utilizada, quebra o motor. até mesmo as melhores injeções program?veis, o que precisa mesmo é ter crit?rio e conhecimento do equipamento em uso e de como us?-lo…

                              []s

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
                                O Offline
                                overspeed
                                escreveu em última edição por
                                #42

                                pior ainda são os kits turbo pra motor injetado que vem com hpi e não vem com bicos trabalhados. ai o responsavel pelo preparamento (mecânico orelha) monta tudo e taca pressão em cima dos bicos originais até conseguir uma alimentação pro carro andar alguma coisa.

                                essa má fama e as lendas em cima do hpi foram causadas pelos próprios vendedores de kits e por alguns trocadores de peças q se auto-entitulam como preparadores :^^:

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                                isso é heran?a dos primeiros kits gringos usados nos vw que usa hlfm…

                                l? (como poderia ser aqui) se vc for manter o combustável gasolina e num mexer em ponto (num vem chip no kit ou atrasador) vai usar no máximo uns 0,45bar.

                                como o hlfm consegue ler mais vazão do que o motor original conseguiria aspirar ele consegue alimentar até uns quase 0,2bar ...colocando dosador maior e deixando com algo tipo 6bar em vez dos 3,5 que teria se alimenta o resto male a male.

                                a? veio a segunda geração de kits pra carros que tem map, que se fornece bicos maiores uns 20%, aí com os mesmos 5~6 bar alimenta perto dos 0,45bar

                                a terceira geração tem chip, bicos 20% e hpi aí aumenta o tempo de injeção com carga alta (aumenta o consumo com carga média pra cima, mas paciência) e pode usar um pouco menos de pressão final de combustável.

                                agora nego aqui do brasil olha isso lá fora em que se usa uma pequena diferença de pressão (0,45bar) (a? o erro do hpi que é linear fica até aceitável e num estraga muito meia carga ou consumo) e quer passar pra alcool (são 30% a mais) e usar 0,8bar (quase o dobro da pressão) como gente sabe 30% de pouco é nada e de muito é bastante pra incomodar e pronto o consumo já num é dos melhores, dirigibilidade a meia carga tbm num ?...mas funciona ?...sim... alimentsa em baixa e deixa ele andável de carga baixa.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  guauad
                                  escreveu em última edição por
                                  #43

                                  gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.

                                  usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano

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                                  pra mim é cancer sim … é andar pra tr?s , é ir contra a evolução .

                                  ? apenas uma questão de exig?ncia e cada um tem a sua . temos direito de pensar diferente , certo ?

                                  sds

                                  gustavo

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
                                    ? Offline
                                    Visitante
                                    escreveu em última edição por
                                    #44

                                    pra mim é cancer sim … é andar pra tr?s , é ir contra a evolução .

                                    ? apenas uma questão de exig?ncia e cada um tem a sua .  temos direito de pensar diferente , certo ?

                                    sds

                                    gustavo

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                                    c?ncer, andar pra tr?s, ir contra a evolução apenas qdo não se sabe usar o equipamento.

                                    da mesma forma que tem gente q mete o pau na ignição do cm justamente pq não souberam como instalar e ajustar, ja q não é só emendar alguns fios e pronto. assim como o hpi, não é só ligar as mangueiras e pronto.

                                    sabendo montar, tanto o hpi qto a ignição de vcs funcionam perfeitamente.

                                    se não montar direito, nem uma das duas coisas funcionam como devem.

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                                    • Z Offline
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                                      Zungalele
                                      escreveu em última edição por
                                      #45

                                      acho que turbo e economia são duas coisas opostas, todo mundo sabe que a turbina melhora a efici?ncia volum?trica de um motor, ou sjea quanto maior volume no cilindro maior será a capacidade de render potência. mas do que importa isso se para um motor ser econômico o que vale é a efici?ncia energ?tica?

                                      baseado no que eu mencionei quando é que um carro com motor turbinado trabalhando com mistura rica vai ser mais econômico que um motor aspirado trabalhando com mistura estequim?trica ?

                                      outra desvantagem que eu vejo na questão turbina x economia é que mesmo andando de boa em baixa rotação é o motor que acaba empurrando a turbina para poder respirar. como isso vai ajudar no consumo?

                                      o único modo de eu ver uma turbina sendo econômica e num motor estacion?rio e trabalhando com uma pressão e rotação fixas.

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                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        ALEXANDRE BH MINAS
                                        escreveu em última edição por
                                        #46

                                        acho que turbo e economia são duas coisas opostas, todo mundo sabe que a turbina melhora a efici?ncia volum?trica de um motor, ou sjea quanto maior volume no cilindro maior será a capacidade de render potência. mas do que importa isso se para um motor ser econômico o que vale é a efici?ncia energ?tica?

                                        baseado no que eu mencionei quando é que um carro com motor turbinado trabalhando com mistura rica vai ser mais econômico que um motor aspirado trabalhando com mistura estequim?trica ?

                                        outra desvantagem que eu vejo na questão turbina x economia é que mesmo andando de boa em baixa rotação é o motor que acaba empurrando a turbina para poder respirar. como isso vai ajudar no consumo?

                                        o único modo de eu ver uma turbina sendo econômica e num motor estacion?rio e trabalhando com uma pressão e rotação fixas.

                                        [snapback]527123[/snapback]

                                        no fundo vc tem razao, fica complicado querer economia em um motor turbo, mas o que eu pensava, era na possibilidade de um motor totalmente original e só entrando na fase turbo se o dono deixar. mas já vê que isso é inviavel.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • L Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #47

                                          meu carro era perfeito com hpi. mas acredito que a injecao ajude muito.

                                          ele faz 6.5km/l andando moderadamente, esticando constantemente mas nao direto. se puxar diretao a maior parte do tanque, faz 5.5.

                                          1 Resposta Última resposta

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