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Dúvida quanto ao coletor de escape

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  • Z Offline
    Z Offline
    Zé chedid
    escreveu em última edição por
    #5

    olá a todos,

    muitos sabem da insanidade que fiz, e para os que não sabem, eu e o mário importamos um par de turbos do porsche 997, é uma versão da bem conhecida k16. pretendo fazer um up de turbo no meu golf gti 180, mas queria ir de um turbo pequeno, mas não tão rídiculo como o original, dai acabei pensando na k16 automotiva, na europa esse turbo tem alguma popularidade, pricipalmente pelo baixissimo lag, e sustentar potencias na faixa dos 300hp de motor nos 1.8t

    eu preciso de alguma ajuda para decidir sobre o coletor, eu não pensei muito nisso e vejo que tem algumas decisões a serem tomadas, e o turbo já está aqui em casa… gostaria muito de monta-lo no carro... eu sei que com garret é muito mais fácil seguir com a montagem, mas é como eu falei... não procuro rios d epotência, só queria um turbo que falasse muito e sustentasse a potência melhor que o original.

    não achei coletor de ferro fundido com a flange triangular caracteristica das borg warner

    então ficou 3 opções para o coletor de escape:

    1a confecionar apenas uma flange no coletor original, a flange do turbo e triangular tal qual o coletor oem, porem o diâmero é maior.

    2a pegar um coletor t2 ou t3 de ferro fundido e colocar a flange triangular nele

    3a confeciconar um coletor tubular.

    okay eu sei que a opção 3 é a mais correta e vantajosa, mas gostaria de saber se a opção da flange funciona e se as perdas são aceitaveis.

    somente a título de curiosidade, aqui tem um tuner que fornece kits baseados nessa turbina,

    http://www.muggianu-turbo.de/de/vag.html

    bom é isso… por favor postem as opiniões, não se trata de saber que a opção do coleor tubular é a melhor e sim se a flange é aceitavel tendo em vista as perdas em se usar o coletor oem + flange ou converter um flange garret para flange triangular, e quais os problemas a serem considerados.

    eu tbm não creio que trocr a caixa quente do turbo seja uma boa... acho que teria que trocar o atuador da wastegate e pode ser que traga ainda mais complicação...

    fotos dos turbos:

    tenho um 180 também, quanto gastou na turbina? ela é roletada?

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    • Z Offline
      Z Offline
      zunido
      escreveu em última edição por
      #6

      não, não é roletada, mas o lag é baixissimo.

      a grana foi de ocasiçao, o turbo é usado… novo simplesmente não vale a pena.. é preferível pegar uma garret roletada.

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #7

        o funari vende coletor de ferro fundido p k16 diesel…....eu trocaria a parte quente dessa sua p uma diesel e usaria esse coletor.

        1 Resposta Última resposta
        • Z Offline
          Z Offline
          Zungalele
          escreveu em última edição por
          #8

          o escape de ferro fundido que eu tinha foi empenando com o tempo. depois troquei ele por um modular de inox e foi só maravilhas.

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            Joel_RS
            escreveu em última edição por
            #9

            peraí, k16 no 997?? a turbina dele é kkk, mas de gemetria variável.

            quem usava k16 era o 993.

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #10

              somente a título de curiosidade, aqui tem um tuner que fornece kits baseados nessa turbina,

              http://www.muggianu-turbo.de/de/vag.html

              esses alemães tão desaprendendo…... olha que grafico horrivel..... e esse pico de potencia é enganador també, heim ? ?

              acho que na spa tem um coletor de fero fundido pro seu turbo (que não é do 997) liga lá e pergunta.

              abraço.

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                danielparati
                escreveu em última edição por
                #11

                esses alemães tão desaprendendo…... olha que grafico horrivel..... e esse pico de potencia é enganador també, heim ? ?

                acho que na spa tem um coletor de fero fundido pro seu turbo (que não é do 997) liga lá e pergunta.

                abraço.

                nossa olha meu chefe ali na f430 :ohoh: :hauhau:

                odeio vipers :hauhau: :ops: brincadeira

                esse carro e um legitomo muscle american

                carro brutooooo demais ave…. heheheh

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Anderson Torres
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  a spa tem sim

                  1 Resposta Última resposta
                  • Z Offline
                    Z Offline
                    zunido
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    okay pode haver confusão quanto ao modelo do porsche, mas os turbos vieram em par e são tidos como k16, na descrição da nota diz porsche 993/996 o partnumber do turbo que está comigo é 996.123.013.75 agora que eu chequei…. a caixa fria não é ligada na wastegate, a wastegate liga direto na n75, que é um selenoide que controla o overboost, ou seja esse turbo realmente saiu de um carro não diesel, com pressão controlada eletrônicamente, o golf 180 vem com esse sistema oem. a caixa fria lembram uma .50, mas sem medir não dá pra ter certeza... é um turbo pequeno, para um ganho modesto e deverá casar com um investimento pequeno... do contrário pinto de verde e jogo no mato, como diria o quarteto :ohoh:

                    alguém sabe que injetor alimentaria isso na gasolina? 440cc?

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                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      precisa pintar de verde não….joga fora lá em casa q eu reciclo ela :ohoh:

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        no site da fueltech tem um calculador de tamanho de injetores interessante…

                        :ohoh:

                        1 Resposta Última resposta

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