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Dúvida quanto ao coletor de escape

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  • Z Offline
    Z Offline
    zunido
    escreveu em última edição por
    #1

    olá a todos,

    muitos sabem da insanidade que fiz, e para os que não sabem, eu e o mário importamos um par de turbos do porsche 997, é uma versão da bem conhecida k16. pretendo fazer um up de turbo no meu golf gti 180, mas queria ir de um turbo pequeno, mas não tão rídiculo como o original, dai acabei pensando na k16 automotiva, na europa esse turbo tem alguma popularidade, pricipalmente pelo baixissimo lag, e sustentar potencias na faixa dos 300hp de motor nos 1.8t

    eu preciso de alguma ajuda para decidir sobre o coletor, eu não pensei muito nisso e vejo que tem algumas decisões a serem tomadas, e o turbo já está aqui em casa… gostaria muito de monta-lo no carro... eu sei que com garret é muito mais fácil seguir com a montagem, mas é como eu falei... não procuro rios d epotência, só queria um turbo que falasse muito e sustentasse a potência melhor que o original.

    não achei coletor de ferro fundido com a flange triangular caracteristica das borg warner

    então ficou 3 opções para o coletor de escape:

    1a confecionar apenas uma flange no coletor original, a flange do turbo e triangular tal qual o coletor oem, porem o diâmero é maior.

    2a pegar um coletor t2 ou t3 de ferro fundido e colocar a flange triangular nele

    3a confeciconar um coletor tubular.

    okay eu sei que a opção 3 é a mais correta e vantajosa, mas gostaria de saber se a opção da flange funciona e se as perdas são aceitaveis.

    somente a título de curiosidade, aqui tem um tuner que fornece kits baseados nessa turbina,

    http://www.muggianu-turbo.de/de/vag.html

    bom é isso… por favor postem as opiniões, não se trata de saber que a opção do coleor tubular é a melhor e sim se a flange é aceitavel tendo em vista as perdas em se usar o coletor oem + flange ou converter um flange garret para flange triangular, e quais os problemas a serem considerados.

    eu tbm não creio que trocr a caixa quente do turbo seja uma boa... acho que teria que trocar o atuador da wastegate e pode ser que traga ainda mais complicação...

    fotos dos turbos:

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    • R Offline
      R Offline
      RS2
      escreveu em última edição por
      #2

      olha, usar um coletor tubular não acho que seja a melhor opção não. eu tenho oficina, tenho uma rs2 com 472cv e um corsa gsi com coletor tubular com mais de 300cv roda, então posso falar um pouco por experiência… eu iria de coletor de ferro fundido feito aqui, estudaria se fica melhor uma flange ou serrar o coletor de ferro fundido e soldar uma flange que sirva pra sua turbina.

      bom, isso é minha opinião.

      abraços e boa sorte.

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      • P Offline
        P Offline
        PrEsA
        escreveu em última edição por
        #3

        eu prefiro o tubular, pela facilidade de instalar e fazer sob-medida, ainda mais dada a qualidade dos fofo no brasil.

        só faça em um lugar bom, senão os tubulares podem abrir nas soldas.

        1 Resposta Última resposta
        • 1 Offline
          1 Offline
          16volts
          escreveu em última edição por
          #4

          eu prefiro o tubular, pela facilidade de instalar e fazer sob-medida, ainda mais dada a qualidade dos fofo no brasil.

          só faça em um lugar bom, senão os tubulares podem abrir nas soldas.

          estou com vc

          a titulo de curiosidade, o 3000gt usa um dos coletores tubular, de fabrica. fazendo direitinho nao quebra nao :ohoh:

          1 Resposta Última resposta
          • Z Offline
            Z Offline
            Zé chedid
            escreveu em última edição por
            #5

            olá a todos,

            muitos sabem da insanidade que fiz, e para os que não sabem, eu e o mário importamos um par de turbos do porsche 997, é uma versão da bem conhecida k16. pretendo fazer um up de turbo no meu golf gti 180, mas queria ir de um turbo pequeno, mas não tão rídiculo como o original, dai acabei pensando na k16 automotiva, na europa esse turbo tem alguma popularidade, pricipalmente pelo baixissimo lag, e sustentar potencias na faixa dos 300hp de motor nos 1.8t

            eu preciso de alguma ajuda para decidir sobre o coletor, eu não pensei muito nisso e vejo que tem algumas decisões a serem tomadas, e o turbo já está aqui em casa… gostaria muito de monta-lo no carro... eu sei que com garret é muito mais fácil seguir com a montagem, mas é como eu falei... não procuro rios d epotência, só queria um turbo que falasse muito e sustentasse a potência melhor que o original.

            não achei coletor de ferro fundido com a flange triangular caracteristica das borg warner

            então ficou 3 opções para o coletor de escape:

            1a confecionar apenas uma flange no coletor original, a flange do turbo e triangular tal qual o coletor oem, porem o diâmero é maior.

            2a pegar um coletor t2 ou t3 de ferro fundido e colocar a flange triangular nele

            3a confeciconar um coletor tubular.

            okay eu sei que a opção 3 é a mais correta e vantajosa, mas gostaria de saber se a opção da flange funciona e se as perdas são aceitaveis.

            somente a título de curiosidade, aqui tem um tuner que fornece kits baseados nessa turbina,

            http://www.muggianu-turbo.de/de/vag.html

            bom é isso… por favor postem as opiniões, não se trata de saber que a opção do coleor tubular é a melhor e sim se a flange é aceitavel tendo em vista as perdas em se usar o coletor oem + flange ou converter um flange garret para flange triangular, e quais os problemas a serem considerados.

            eu tbm não creio que trocr a caixa quente do turbo seja uma boa... acho que teria que trocar o atuador da wastegate e pode ser que traga ainda mais complicação...

            fotos dos turbos:

            tenho um 180 também, quanto gastou na turbina? ela é roletada?

            1 Resposta Última resposta
            • Z Offline
              Z Offline
              zunido
              escreveu em última edição por
              #6

              não, não é roletada, mas o lag é baixissimo.

              a grana foi de ocasiçao, o turbo é usado… novo simplesmente não vale a pena.. é preferível pegar uma garret roletada.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #7

                o funari vende coletor de ferro fundido p k16 diesel…....eu trocaria a parte quente dessa sua p uma diesel e usaria esse coletor.

                1 Resposta Última resposta
                • Z Offline
                  Z Offline
                  Zungalele
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  o escape de ferro fundido que eu tinha foi empenando com o tempo. depois troquei ele por um modular de inox e foi só maravilhas.

                  1 Resposta Última resposta
                  • J Offline
                    J Offline
                    Joel_RS
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    peraí, k16 no 997?? a turbina dele é kkk, mas de gemetria variável.

                    quem usava k16 era o 993.

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      somente a título de curiosidade, aqui tem um tuner que fornece kits baseados nessa turbina,

                      http://www.muggianu-turbo.de/de/vag.html

                      esses alemães tão desaprendendo…... olha que grafico horrivel..... e esse pico de potencia é enganador també, heim ? ?

                      acho que na spa tem um coletor de fero fundido pro seu turbo (que não é do 997) liga lá e pergunta.

                      abraço.

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        danielparati
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        esses alemães tão desaprendendo…... olha que grafico horrivel..... e esse pico de potencia é enganador també, heim ? ?

                        acho que na spa tem um coletor de fero fundido pro seu turbo (que não é do 997) liga lá e pergunta.

                        abraço.

                        nossa olha meu chefe ali na f430 :ohoh: :hauhau:

                        odeio vipers :hauhau: :ops: brincadeira

                        esse carro e um legitomo muscle american

                        carro brutooooo demais ave…. heheheh

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          Anderson Torres
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          a spa tem sim

                          1 Resposta Última resposta
                          • Z Offline
                            Z Offline
                            zunido
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            okay pode haver confusão quanto ao modelo do porsche, mas os turbos vieram em par e são tidos como k16, na descrição da nota diz porsche 993/996 o partnumber do turbo que está comigo é 996.123.013.75 agora que eu chequei…. a caixa fria não é ligada na wastegate, a wastegate liga direto na n75, que é um selenoide que controla o overboost, ou seja esse turbo realmente saiu de um carro não diesel, com pressão controlada eletrônicamente, o golf 180 vem com esse sistema oem. a caixa fria lembram uma .50, mas sem medir não dá pra ter certeza... é um turbo pequeno, para um ganho modesto e deverá casar com um investimento pequeno... do contrário pinto de verde e jogo no mato, como diria o quarteto :ohoh:

                            alguém sabe que injetor alimentaria isso na gasolina? 440cc?

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              precisa pintar de verde não….joga fora lá em casa q eu reciclo ela :ohoh:

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
                                ? Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #15

                                no site da fueltech tem um calculador de tamanho de injetores interessante…

                                :ohoh:

                                1 Resposta Última resposta

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