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Turbina por correia - compressores paxton.

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    RodrigoLóke
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    #10

    não existira a possibilidade de ligar a ponta de eixo dessa caixa de redução (do compressor da paxton) em um motor eletrico ?

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    • D Offline
      D Offline
      DuKa
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      #11

      não existira a possibilidade de ligar a ponta de eixo dessa caixa de redução (do compressor da paxton) em um motor eletrico ?

      [snapback]562545[/snapback]

      boa pergunta

      vi uma vez uma foto de uma caixa fria ligada direto a um motor eletrico… pequeno ate.... mas nao sei se funciona.. pois vc precisa de potencia pra comprimir ne...

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        LeonardoZ
        escreveu em última edição por
        #12

        poderia sim… mas em motores eletricos a rota?ao é inversamente proporcional a potencia, isto é quanto maior a rota?ao que nesse caso é necessaria menor é a potencia que nesse caso tambem é necessaria... resumindo um motor eletrico de alta rota?ao para gira-la teria que ser maior para ter potencia suficiente ... e por ai vai :(

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
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          Tim
          escreveu em última edição por
          #13

          pessoal, acho que alguns já devem conhecer os compressores paxton do tipo:

          quem quiser saber mais:

          http://www.paxtonauto.com

          seria uma turbina acionada por correia, ao inves de ser acionada pelos gases do escape.

          estava pensando aqui com um amigo, como deve ser um esquema desses, e será que não rolava uma c?pia-gambiatron-adaptatiton? :d

          uma turbina pressurizando chega a 150 - 250 mil rpm certo?

          como seria esse esquema de transmissão pra transformar o giro do vira (que dificilmente passa de 7k) em 200 k?

          *reparem que nesses compressores paxton, a polia fica fora de centro, dando a entender que não é ligada diretamente ao eixo da turbina, havendo uma espocie de transmissão para aumetar a rotação…

          exemplificando; a utilização de uma polia de 20cm de diametro no vira e uma de 5cm direto no eixo da turbina (proporção de 4:1), faria a turbina girar a 28.000rpm (o que é uma rpm baixa pra gerar pressão) com o motor a 7.000 rpm certo?

          a sa?da seria fazer uma outra transmissão com polias, a fim de multiplicar a proporção, mas como seria? e como cabe isso nesse espacinho dos paxton?

          e aí?

          :(

          [snapback]562111[/snapback]

          cara, é mto, mas mto dificil um conjunto de engrenagens chegar a virar 200k rpm. é mta coisa, o atrito é absurdo, a dissipa?ao de calor gigante… eu nunca vi engrenagem que trabalha constantemente nesse regime.

          as turbinas automotivas só vao até esse giro por que as peças sao pequenas e o sistema rotante é apenas um eixo c/ um rotor em cada ponta, que flutua em cima de um filme de oleo.

          os compressores paxton tem sim uma caixa de redução, claro, mas a maior parte nao passa de 20 mil rpm no rotor...

          o passo do rotor do compressor é mto maior do que o de uma turbina aciona pelos gases de escape. gera a mesma pressão, empurra a mesma quantidade de ar, mas gira bem mais devagar.

          abraço..

          martin

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            RodrigoLóke
            escreveu em última edição por
            #14

            poderia sim… mas em motores eletricos a rota?ao é inversamente proporcional a potencia, isto é quanto maior a rota?ao que nesse caso é necessaria menor é a potencia que nesse caso tambem é necessaria... resumindo um motor eletrico de alta rota?ao para gira-la teria que ser maior para ter potencia suficiente ... e por ai vai :(

            [snapback]562548[/snapback]

            pra isso que existe a caixa de redução …...

            talvez a redução dessa paxton não seja o suficiente, mas se tiver uma redução ainda maior daria para aproveitar o motor eletrico em sua efici?ncia máxima.

            1 Resposta Última resposta
            • Z Offline
              Z Offline
              ZOEGA
              escreveu em última edição por
              #15

              eu já vê um esquema tocado por motores eletricos, se não me engano era num carro japoneis…

              quanto a rotação o negócio é mais baixo mesmo, não atinge 200k não. esse esquema do atomic parece que fica em torno dos 90 k.

              tava olhando no site da skf (rolamentos) e eles possuem uma linha de rolamentos com esferas cer?micas para altos giros e temperaturas :(

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                RodrigoLóke
                escreveu em última edição por
                #16

                eu já vê um esquema tocado por motores eletricos, se não me engano era num carro japoneis…

                quanto a rotação o negócio é mais baixo mesmo, não atinge 200k não. esse esquema do atomic parece que fica em torno dos 90 k.

                tava olhando no site da skf (rolamentos) e eles possuem uma linha de rolamentos com esferas cer?micas para altos giros e temperaturas :(

                [snapback]562578[/snapback]

                eu também acho possível porém a construção da turbina (carca?a, angulo de pos, etc, etc) devem ser diferentes e contru?das para essa aplicação.

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  AIRpower
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  na autopower deste mês tem uma matéria porquinha sobre um compressor deste tipo, que segundo eles é fodastico. ainda não lá a matéria completa, mas se tiver algo de interessante eu posto.

                  1 Resposta Última resposta
                  • Z Offline
                    Z Offline
                    ZOEGA
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    peguei essas fotos no ebay:

                    já dá pra ter uma noção como é feita a transmissão, nesse caso reparem que é por uma correia de kevlar. o rotor frio é diferente do que se tem em turbinas convencionais, gerando pressão em rotações mais baixas (cerca de 40.000 rpm).

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      correia arroz-feijao, nada demais nela, polias idem.

                      minha dúvida continua sendo a mancalizacao do eixo de sa?da (eixo do rotor do compressor). nao é qualquer rolamento que aguenta um caralhao de rpms.

                      1 Resposta Última resposta
                      • Z Offline
                        Z Offline
                        ZOEGA
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        a mancalização é por rolamentos de esferas ceramicas.

                        a skf e a koyo tem uma linha de rolamentos que aguentam altas temperaturas e rota?oes:

                        skf

                        koyo

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                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          se tamanho de caracol é problema, a solução pode ser uma de um scania 143h… gigante a turbina hem...

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            na autopower deste mês tem uma matéria porquinha sobre um compressor deste tipo, que segundo eles é fodastico. ainda não lá a matéria completa, mas se tiver algo de interessante eu posto.

                            [snapback]563555[/snapback]

                            que matéria?

                            só falam que é bom e que parece motor eletrico, etc.

                            o resto só falam bem do herrera e falam do audi velho.

                            1 Resposta Última resposta
                            • Z Offline
                              Z Offline
                              Zaza
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              compressor por correia melhor do mundo pra mim é esse aqui.

                              procharger

                              abs

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                              • Z Offline
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                                #24

                                na autopower deste mês tem uma matéria porquinha sobre um compressor deste tipo, que segundo eles é fodastico. ainda não lá a matéria completa, mas se tiver algo de interessante eu posto.

                                [snapback]563555[/snapback]

                                alguém sabe o custo de um bagulho desses??

                                1 Resposta Última resposta
                                • Z Offline
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                                  #25

                                  la fora por volta de 1700 dolares, aqui por volta de 5700,00 so o compressor

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #26

                                    pessoal…

                                    fazer algo girar perto de (ou mais) de 100mil rpm é um absurdo não é um rolamento especial de prateleira que vai servir... sem contar uma redução que suporte este regime.... um correria normal se despeda?a muito antes disto este projeto, para mim, esta fadado a morrer, pois já comeca errado: querer usar um componente de altissimo giro ligado por correia e polias....

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #27

                                      compressor por correia melhor do mundo pra mim é esse aqui.prochargerabs

                                      onde eu encontro um desses compressores por aqui?

                                      1 Resposta Última resposta

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