Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Turbina por correia - compressores paxton.

Turbina por correia - compressores paxton.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
27 Posts 16 Posters 12.7k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • T Offline
    T Offline
    Tim
    escreveu em última edição por
    #13

    pessoal, acho que alguns já devem conhecer os compressores paxton do tipo:

    quem quiser saber mais:

    http://www.paxtonauto.com

    seria uma turbina acionada por correia, ao inves de ser acionada pelos gases do escape.

    estava pensando aqui com um amigo, como deve ser um esquema desses, e será que não rolava uma c?pia-gambiatron-adaptatiton? :d

    uma turbina pressurizando chega a 150 - 250 mil rpm certo?

    como seria esse esquema de transmissão pra transformar o giro do vira (que dificilmente passa de 7k) em 200 k?

    *reparem que nesses compressores paxton, a polia fica fora de centro, dando a entender que não é ligada diretamente ao eixo da turbina, havendo uma espocie de transmissão para aumetar a rotação…

    exemplificando; a utilização de uma polia de 20cm de diametro no vira e uma de 5cm direto no eixo da turbina (proporção de 4:1), faria a turbina girar a 28.000rpm (o que é uma rpm baixa pra gerar pressão) com o motor a 7.000 rpm certo?

    a sa?da seria fazer uma outra transmissão com polias, a fim de multiplicar a proporção, mas como seria? e como cabe isso nesse espacinho dos paxton?

    e aí?

    :(

    [snapback]562111[/snapback]

    cara, é mto, mas mto dificil um conjunto de engrenagens chegar a virar 200k rpm. é mta coisa, o atrito é absurdo, a dissipa?ao de calor gigante… eu nunca vi engrenagem que trabalha constantemente nesse regime.

    as turbinas automotivas só vao até esse giro por que as peças sao pequenas e o sistema rotante é apenas um eixo c/ um rotor em cada ponta, que flutua em cima de um filme de oleo.

    os compressores paxton tem sim uma caixa de redução, claro, mas a maior parte nao passa de 20 mil rpm no rotor...

    o passo do rotor do compressor é mto maior do que o de uma turbina aciona pelos gases de escape. gera a mesma pressão, empurra a mesma quantidade de ar, mas gira bem mais devagar.

    abraço..

    martin

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      RodrigoLóke
      escreveu em última edição por
      #14

      poderia sim… mas em motores eletricos a rota?ao é inversamente proporcional a potencia, isto é quanto maior a rota?ao que nesse caso é necessaria menor é a potencia que nesse caso tambem é necessaria... resumindo um motor eletrico de alta rota?ao para gira-la teria que ser maior para ter potencia suficiente ... e por ai vai :(

      [snapback]562548[/snapback]

      pra isso que existe a caixa de redução …...

      talvez a redução dessa paxton não seja o suficiente, mas se tiver uma redução ainda maior daria para aproveitar o motor eletrico em sua efici?ncia máxima.

      1 Resposta Última resposta
      • Z Offline
        Z Offline
        ZOEGA
        escreveu em última edição por
        #15

        eu já vê um esquema tocado por motores eletricos, se não me engano era num carro japoneis…

        quanto a rotação o negócio é mais baixo mesmo, não atinge 200k não. esse esquema do atomic parece que fica em torno dos 90 k.

        tava olhando no site da skf (rolamentos) e eles possuem uma linha de rolamentos com esferas cer?micas para altos giros e temperaturas :(

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          RodrigoLóke
          escreveu em última edição por
          #16

          eu já vê um esquema tocado por motores eletricos, se não me engano era num carro japoneis…

          quanto a rotação o negócio é mais baixo mesmo, não atinge 200k não. esse esquema do atomic parece que fica em torno dos 90 k.

          tava olhando no site da skf (rolamentos) e eles possuem uma linha de rolamentos com esferas cer?micas para altos giros e temperaturas :(

          [snapback]562578[/snapback]

          eu também acho possível porém a construção da turbina (carca?a, angulo de pos, etc, etc) devem ser diferentes e contru?das para essa aplicação.

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            AIRpower
            escreveu em última edição por
            #17

            na autopower deste mês tem uma matéria porquinha sobre um compressor deste tipo, que segundo eles é fodastico. ainda não lá a matéria completa, mas se tiver algo de interessante eu posto.

            1 Resposta Última resposta
            • Z Offline
              Z Offline
              ZOEGA
              escreveu em última edição por
              #18

              peguei essas fotos no ebay:

              já dá pra ter uma noção como é feita a transmissão, nesse caso reparem que é por uma correia de kevlar. o rotor frio é diferente do que se tem em turbinas convencionais, gerando pressão em rotações mais baixas (cerca de 40.000 rpm).

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Ricardo
                escreveu em última edição por
                #19

                correia arroz-feijao, nada demais nela, polias idem.

                minha dúvida continua sendo a mancalizacao do eixo de sa?da (eixo do rotor do compressor). nao é qualquer rolamento que aguenta um caralhao de rpms.

                1 Resposta Última resposta
                • Z Offline
                  Z Offline
                  ZOEGA
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  a mancalização é por rolamentos de esferas ceramicas.

                  a skf e a koyo tem uma linha de rolamentos que aguentam altas temperaturas e rota?oes:

                  skf

                  koyo

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    se tamanho de caracol é problema, a solução pode ser uma de um scania 143h… gigante a turbina hem...

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      na autopower deste mês tem uma matéria porquinha sobre um compressor deste tipo, que segundo eles é fodastico. ainda não lá a matéria completa, mas se tiver algo de interessante eu posto.

                      [snapback]563555[/snapback]

                      que matéria?

                      só falam que é bom e que parece motor eletrico, etc.

                      o resto só falam bem do herrera e falam do audi velho.

                      1 Resposta Última resposta
                      • Z Offline
                        Z Offline
                        Zaza
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        compressor por correia melhor do mundo pra mim é esse aqui.

                        procharger

                        abs

                        1 Resposta Última resposta
                        • Z Offline
                          Z Offline
                          ZOEGA
                          escreveu em última edição por
                          #24

                          na autopower deste mês tem uma matéria porquinha sobre um compressor deste tipo, que segundo eles é fodastico. ainda não lá a matéria completa, mas se tiver algo de interessante eu posto.

                          [snapback]563555[/snapback]

                          alguém sabe o custo de um bagulho desses??

                          1 Resposta Última resposta
                          • Z Offline
                            Z Offline
                            Zaza
                            escreveu em última edição por
                            #25

                            la fora por volta de 1700 dolares, aqui por volta de 5700,00 so o compressor

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
                              P Offline
                              PrEsA
                              escreveu em última edição por
                              #26

                              pessoal…

                              fazer algo girar perto de (ou mais) de 100mil rpm é um absurdo não é um rolamento especial de prateleira que vai servir... sem contar uma redução que suporte este regime.... um correria normal se despeda?a muito antes disto este projeto, para mim, esta fadado a morrer, pois já comeca errado: querer usar um componente de altissimo giro ligado por correia e polias....

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
                                B Offline
                                Baccelli
                                escreveu em última edição por
                                #27

                                compressor por correia melhor do mundo pra mim é esse aqui.prochargerabs

                                onde eu encontro um desses compressores por aqui?

                                1 Resposta Última resposta

                                • Login

                                • Não tem uma conta? Cadastrar

                                • Primeiro post
                                  Último post
                                0
                                • Recente
                                • Usuários