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  4. Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.

Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.

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  • G Offline
    G Offline
    Gelais
    escreveu em última edição por
    #29

    fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.

    o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.

    só para comparação com esse resultado do site…..

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    • S Offline
      S Offline
      SeaL
      escreveu em última edição por
      #30

      fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.

      o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.

      só para comparação com esse resultado do site…..

      [snapback]271569[/snapback]

      qual a f?rmula que tu usa pra transformar lb/h pra ml/min???

      :d

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        streit
        escreveu em última edição por
        #31

        ? nisso que da o cara ter preguiça de abrir o site.. tsc tsc.

        f?rmula para se obter quantidade de bicos e converter as unidades:

        essa daqui é pra quem quer aumentar apenas a pressão na linha de combustável mantendo o mesmo bico:

        mais moleza que isso só maria mole.

        bfsc está relacionado com o tipo do motor e preparação, é um valor obtido empiricamente que se chegou a um concenso, segundo o site:

        _* brake specific should be:

        .45 to .50 for naturally aspirated engines,

        .55 to .60 for supercharged engines,

        and .60 to .65 for turbocharged engines._

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SeaL
          escreveu em última edição por
          #32

          agradeão a força ae streit…. mas não é questão de preguiça... aqui eh bloqueado como vc pode perceber pela imagem...

          se eu tivesse com preguiça eu pura e simplismente deixaria na mão do meu preparador e tocava um foda-se…

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            streit
            escreveu em última edição por
            #33

            hahahaha, tranquilo, perai:

            vazão do bico = (potência x bfsc) / (n? de bicos x %de abertura do bico)

            agora mudando a pressão na linha:

            nova vazão do bico = [raiz quadrada(nova pressão/antiga pressão)] x vazão antiga

            ps: se for deixar na mão do teu preparador e tacar um foda-se, cuidado hein, tem cada cara por aí… :d

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              maurício
              escreveu em última edição por
              #34

              eh assim ?… como o streit jah postou...

              cvxbsfc = tamanho do bico em lbs/hr para utilização de gasolina…

              nbixciclo

              nbi= numero de bicos injetores

              ciclo em %( por exemplo, usa 0,8 para 80% de ciclo)

              para o uso de alcool de posto o tamanho dos bicos deve ser em média 65% maior e para metanol seria 95% maior ... mas jah vi pessoas usando 110% para metanol...

              a tranformação de lbs/h para ml/min deve ser igual a tranformação de lbs/h para cc/min... pois 1cc=1ml....

              e sobre o bsfc...

              0.40 para carros originais aspirados

              0.45 para aspirados pesados

              0.50 é 0.55 para superchargers e/ou turbo de rua

              0.60 é 0.65 para turbo de competição...

              eh assim q eu aprendi...

              t+ galera...

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overrr
                escreveu em última edição por
                #35

                ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.

                agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:

                motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.

                500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.

                multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.

                usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.

                [snapback]271553[/snapback]

                então teoricamente um motor de 500 hp so precisaria de 2 bicos de 160lbs/h ?? ou entao 4 bicos com 60lbs/h ??? quatro bicos extras de 160lbs/h está sendo uma exageiro dos grande ?

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overrr
                  escreveu em última edição por
                  #36

                  no site da fuel tech tem uma calculadora de tamanho de bico..

                  www.fueltech.com.br la no canto inferior esquerdo.

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overrr
                    escreveu em última edição por
                    #37

                    essas formulas ai apresentadas são para uso com gasolina? são do site da rc né? entao teria que calcular 30% a mais certo??

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SeaL
                      escreveu em última edição por
                      #38

                      amo muito este fórum :aaf:

                      huahuahuahuahuahuhuaa

                      conhecimento aki sempre eh compartilhado… hehehe

                      valeu streit... mas se for o hondinha, huahuahua, é da minha mão eh direto pra overspeed... não tem outro preparador que me passou tanta humildade e conhecimento e confian?a quanto eles, hehehe (ae jr... quero desconto depois dessa )

                      se for um ap no bura... bom... ae eh briga dura pq ou vai pra over, ou ele desce a serra pra mão do ka... hehehehe mas tah mais pra over por conta do que tá se motrando o ap do meu irmão... :aaf:

                      (quero mais desconto depois desta segunda puxada de saco)

                      valeu valeu... agora eh sentar e fazer vê???rios cálculos aki... hehehehe

                      abraços

                      :d :d

                      (edited)

                      ali?s...

                      dah pra usar este mesmo calculo na conversão de um carro pra alcool?

                      pode-se utilizar bicos de alta vazão (25lb/h) pra alimentar um carro original, convertido pro alcool?

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overrr
                        escreveu em última edição por
                        #39

                        então teoricamente um motor de 500 hp so precisaria de 2 bicos de 160lbs/h ?? ou entao 4 bicos com 60lbs/h ??? quatro bicos extras de 160lbs/h está sendo uma exageiro dos grande ?

                        [snapback]271612[/snapback]

                        opa quis dizer 4 bicos de 80lbs/h

                        pq eu não consigo editar meus post ?? tem tempo para editar ?

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          streit
                          escreveu em última edição por
                          #40

                          teoricamente sim.

                          mas veja bem, bfsc é um valor característico de cada motor. é um resultado que se obtem medindo o carro em dinamometro. esse valor de 0,5 é uma média que se convencionou para motores originais.

                          agora imagine um motor tipo um ap 2.0 8v turbo no metanol, com 500hp. certamente a sua efici?ncia não será a mesma de outros motores. então provavelmente esse valor de bfsc suba para a casa dos 0,65 a 0,7. refazendo os cálculos, usando bfsc de 0,65 teremos:

                          (160 lb/h x 0,8)/0,65 = 196 hp para cada bico de 160 lb/h.

                          500 / 196 = 2,5. ou seja, já tem de usar pelo menos 3 bicos desses. mas por ser um motor 4 cilindros, então usa-se 4 para melhor distribuir o combustável e proporcionar uma montagem mais harmoniosa. podendo assim diminuir o duty cicle, de 80% pode ir pra 60%, ou mesmo diminuir um pouco a pressão da linha de combustável.

                          obviamente esse é apenas um valor estimado que serve como ponto de partida para o acerto. em cima disso é que o preparador vai realizar os acertos necessários até obter o comportamento esperado do motor. agora, usar 8 desses e milhares de bombas para essa potência logo de cara se mostra realmente um exagero que não tem motivo de ser.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gelais
                            escreveu em última edição por
                            #41

                            :d qual a f?rmula que tu usa pra transformar lb/h pra ml/min???

                            o que fiz foi conversões de unidades

                            converti lb para kg ( 1 kg aprox 2,2 lb) depois de kg para litros e consequentemente ml (agora que me lembrei que usei a densidade da água. :d foi mal) e mudei de hora para minutos.

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
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                              overrr
                              escreveu em última edição por
                              #42

                              a formula específica eu nao sei, mas no site da rc, www.rceng.com como você pode ver ai em cima eles chegaram ao numero de 10,5 é so multiplicar

                              ##lbs/h x 10,5 = ##cc

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                #43

                                amo muito este fórum :d

                                huahuahuahuahuahuhuaa

                                conhecimento aki sempre eh compartilhado… hehehe

                                [snapback]271625[/snapback]

                                ehehehe eu tb isso aqui :aaf:

                                se for um ap no bura… bom... ae eh briga dura pq ou vai pra over, ou ele desce a serra pra mão do ka...[snapback]271625[/snapback]

                                hehehehehe não tenho oficina e nem sou preparador, na verdade sou diagramador gr?fico :d

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  #44

                                  fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.

                                  o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.

                                  só para comparação com esse resultado do site…..

                                  [snapback]271569[/snapback]

                                  1210 ml/m? :aaf:

                                  um bico de monza monoponto, q é um chuveiro e alimenta um motor 2.0 a alcool tem 90,5 ml/m.

                                  não consigo imaginar o q seja ter cada bico jogando um litro e duzentos ml por minuto em cada cilindro :d

                                  ta certa essa conversão? :d

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
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                                    #45

                                    pela formula apresentada seria

                                    160lbs/h x 10,5 = 1680 cc/min

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #46

                                      pela formula apresentada seria

                                      160lbs/h  x 10,5 = 1680 cc/min

                                      [snapback]271870[/snapback]

                                      :d :d :aaf:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
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                                        #47

                                        eu acho que esse valores apresentados não servem para muita coisa para a gente, pois ninguém sabe como foi medido isso. talvez esse valor tenha sido medido com o bico todo aberto; eu já tinha aberto um tópico a respeito disso e o over já tinha explicado o seguinte:

                                        esse é o problema…. cada um mede de um jeito, os americanos medem com 43psi (2,94bar); usam dc de 100% (ou seja não pulsam o bico o que traz o problema da laténcia...2 bicos podem ter a mesma vaz?o, mas comportamentos diferentes dependendo do dc aplicado) e usam gasolina (o que no traz o problema da densidade porque aqui se adiciona alcool, ou pior...qdo só se usa alcool)

                                        se aparecesse uma boa alma aqui que tivesse pelo menos um bico desse pra gente medir… :(

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
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                                          #48

                                          o duty cycle usando para o calculo foi 80% de uma olhada no denominador da primeira fração .80

                                          1 Resposta Última resposta

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