Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.

Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
183 Posts 24 Posters 21.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • S Offline
    S Offline
    SeaL
    escreveu em última edição por
    #32

    agradeão a força ae streit…. mas não é questão de preguiça... aqui eh bloqueado como vc pode perceber pela imagem...

    se eu tivesse com preguiça eu pura e simplismente deixaria na mão do meu preparador e tocava um foda-se…

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      streit
      escreveu em última edição por
      #33

      hahahaha, tranquilo, perai:

      vazão do bico = (potência x bfsc) / (n? de bicos x %de abertura do bico)

      agora mudando a pressão na linha:

      nova vazão do bico = [raiz quadrada(nova pressão/antiga pressão)] x vazão antiga

      ps: se for deixar na mão do teu preparador e tacar um foda-se, cuidado hein, tem cada cara por aí… :d

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        maurício
        escreveu em última edição por
        #34

        eh assim ?… como o streit jah postou...

        cvxbsfc = tamanho do bico em lbs/hr para utilização de gasolina…

        nbixciclo

        nbi= numero de bicos injetores

        ciclo em %( por exemplo, usa 0,8 para 80% de ciclo)

        para o uso de alcool de posto o tamanho dos bicos deve ser em média 65% maior e para metanol seria 95% maior ... mas jah vi pessoas usando 110% para metanol...

        a tranformação de lbs/h para ml/min deve ser igual a tranformação de lbs/h para cc/min... pois 1cc=1ml....

        e sobre o bsfc...

        0.40 para carros originais aspirados

        0.45 para aspirados pesados

        0.50 é 0.55 para superchargers e/ou turbo de rua

        0.60 é 0.65 para turbo de competição...

        eh assim q eu aprendi...

        t+ galera...

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overrr
          escreveu em última edição por
          #35

          ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.

          agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:

          motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.

          500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.

          multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.

          usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.

          [snapback]271553[/snapback]

          então teoricamente um motor de 500 hp so precisaria de 2 bicos de 160lbs/h ?? ou entao 4 bicos com 60lbs/h ??? quatro bicos extras de 160lbs/h está sendo uma exageiro dos grande ?

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overrr
            escreveu em última edição por
            #36

            no site da fuel tech tem uma calculadora de tamanho de bico..

            www.fueltech.com.br la no canto inferior esquerdo.

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overrr
              escreveu em última edição por
              #37

              essas formulas ai apresentadas são para uso com gasolina? são do site da rc né? entao teria que calcular 30% a mais certo??

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SeaL
                escreveu em última edição por
                #38

                amo muito este fórum :aaf:

                huahuahuahuahuahuhuaa

                conhecimento aki sempre eh compartilhado… hehehe

                valeu streit... mas se for o hondinha, huahuahua, é da minha mão eh direto pra overspeed... não tem outro preparador que me passou tanta humildade e conhecimento e confian?a quanto eles, hehehe (ae jr... quero desconto depois dessa )

                se for um ap no bura... bom... ae eh briga dura pq ou vai pra over, ou ele desce a serra pra mão do ka... hehehehe mas tah mais pra over por conta do que tá se motrando o ap do meu irmão... :aaf:

                (quero mais desconto depois desta segunda puxada de saco)

                valeu valeu... agora eh sentar e fazer vê???rios cálculos aki... hehehehe

                abraços

                :d :d

                (edited)

                ali?s...

                dah pra usar este mesmo calculo na conversão de um carro pra alcool?

                pode-se utilizar bicos de alta vazão (25lb/h) pra alimentar um carro original, convertido pro alcool?

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overrr
                  escreveu em última edição por
                  #39

                  então teoricamente um motor de 500 hp so precisaria de 2 bicos de 160lbs/h ?? ou entao 4 bicos com 60lbs/h ??? quatro bicos extras de 160lbs/h está sendo uma exageiro dos grande ?

                  [snapback]271612[/snapback]

                  opa quis dizer 4 bicos de 80lbs/h

                  pq eu não consigo editar meus post ?? tem tempo para editar ?

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    streit
                    escreveu em última edição por
                    #40

                    teoricamente sim.

                    mas veja bem, bfsc é um valor característico de cada motor. é um resultado que se obtem medindo o carro em dinamometro. esse valor de 0,5 é uma média que se convencionou para motores originais.

                    agora imagine um motor tipo um ap 2.0 8v turbo no metanol, com 500hp. certamente a sua efici?ncia não será a mesma de outros motores. então provavelmente esse valor de bfsc suba para a casa dos 0,65 a 0,7. refazendo os cálculos, usando bfsc de 0,65 teremos:

                    (160 lb/h x 0,8)/0,65 = 196 hp para cada bico de 160 lb/h.

                    500 / 196 = 2,5. ou seja, já tem de usar pelo menos 3 bicos desses. mas por ser um motor 4 cilindros, então usa-se 4 para melhor distribuir o combustável e proporcionar uma montagem mais harmoniosa. podendo assim diminuir o duty cicle, de 80% pode ir pra 60%, ou mesmo diminuir um pouco a pressão da linha de combustável.

                    obviamente esse é apenas um valor estimado que serve como ponto de partida para o acerto. em cima disso é que o preparador vai realizar os acertos necessários até obter o comportamento esperado do motor. agora, usar 8 desses e milhares de bombas para essa potência logo de cara se mostra realmente um exagero que não tem motivo de ser.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gelais
                      escreveu em última edição por
                      #41

                      :d qual a f?rmula que tu usa pra transformar lb/h pra ml/min???

                      o que fiz foi conversões de unidades

                      converti lb para kg ( 1 kg aprox 2,2 lb) depois de kg para litros e consequentemente ml (agora que me lembrei que usei a densidade da água. :d foi mal) e mudei de hora para minutos.

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overrr
                        escreveu em última edição por
                        #42

                        a formula específica eu nao sei, mas no site da rc, www.rceng.com como você pode ver ai em cima eles chegaram ao numero de 10,5 é so multiplicar

                        ##lbs/h x 10,5 = ##cc

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #43

                          amo muito este fórum :d

                          huahuahuahuahuahuhuaa

                          conhecimento aki sempre eh compartilhado… hehehe

                          [snapback]271625[/snapback]

                          ehehehe eu tb isso aqui :aaf:

                          se for um ap no bura… bom... ae eh briga dura pq ou vai pra over, ou ele desce a serra pra mão do ka...[snapback]271625[/snapback]

                          hehehehehe não tenho oficina e nem sou preparador, na verdade sou diagramador gr?fico :d

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #44

                            fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.

                            o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.

                            só para comparação com esse resultado do site…..

                            [snapback]271569[/snapback]

                            1210 ml/m? :aaf:

                            um bico de monza monoponto, q é um chuveiro e alimenta um motor 2.0 a alcool tem 90,5 ml/m.

                            não consigo imaginar o q seja ter cada bico jogando um litro e duzentos ml por minuto em cada cilindro :d

                            ta certa essa conversão? :d

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
                              O Offline
                              overrr
                              escreveu em última edição por
                              #45

                              pela formula apresentada seria

                              160lbs/h x 10,5 = 1680 cc/min

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
                                ? Offline
                                Visitante
                                escreveu em última edição por
                                #46

                                pela formula apresentada seria

                                160lbs/h  x 10,5 = 1680 cc/min

                                [snapback]271870[/snapback]

                                :d :d :aaf:

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
                                  R Offline
                                  Ricardo
                                  escreveu em última edição por
                                  #47

                                  eu acho que esse valores apresentados não servem para muita coisa para a gente, pois ninguém sabe como foi medido isso. talvez esse valor tenha sido medido com o bico todo aberto; eu já tinha aberto um tópico a respeito disso e o over já tinha explicado o seguinte:

                                  esse é o problema…. cada um mede de um jeito, os americanos medem com 43psi (2,94bar); usam dc de 100% (ou seja não pulsam o bico o que traz o problema da laténcia...2 bicos podem ter a mesma vaz?o, mas comportamentos diferentes dependendo do dc aplicado) e usam gasolina (o que no traz o problema da densidade porque aqui se adiciona alcool, ou pior...qdo só se usa alcool)

                                  se aparecesse uma boa alma aqui que tivesse pelo menos um bico desse pra gente medir… :(

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
                                    O Offline
                                    overrr
                                    escreveu em última edição por
                                    #48

                                    o duty cycle usando para o calculo foi 80% de uma olhada no denominador da primeira fração .80

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
                                      O Offline
                                      overrr
                                      escreveu em última edição por
                                      #49

                                      esses calculos estão bem proximos dos calculos feitos no site do fueltech, eles tem uma calculadora de bicos, baseado na potência, combustivel e bico… www.fueltech.com.br está no canto inferior esquerdo.

                                      um carro de 500hp precisaria de 4 bicos de 1380cc para alimentar no alcool, com gasolina 984cc oque representaria 40% de acrescimo para alcool, isso utilizando os bicos a 80%. respectivamente aproximadamente 140lbs e 100lbs

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
                                        O Offline
                                        overrr
                                        escreveu em última edição por
                                        #50

                                        :(  :aaf:  :aaf:

                                        [snapback]271888[/snapback]

                                        1,7 litros por minuto, o mais impressionante, são os caras que estão usando os bicos originais do carro abertos em 40% e mais 4 bicos suplementares de 160lbs/h

                                        pra onde vai todo esse combustivel ?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
                                          O Offline
                                          overspeed
                                          escreveu em última edição por
                                          #51

                                          160lbs hora eu nem consegui medir aqui na maquina…. com 0,8bar transbordou a cuba muito antes de terminar o teste.... mas volto a dizer ele é pelo menos 8x maior do que os bicos usados na alfa 2.0 16v de 150cv...ou seja é grande pracaracas

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários