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Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.

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  • S Offline
    S Offline
    streit
    escreveu em última edição por
    #27

    ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.

    agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:

    motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.

    500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.

    multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.

    usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      SeaL
      escreveu em última edição por
      #28

      ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.

      agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:

      motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.

      500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.

      multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.

      usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.

      [snapback]271553[/snapback]

      peeeeeeeerae….deixa eu entender esta f?rmula...

      500 = cavalaria a ser alimentada

      0,5 = bfsc (qual a f?rmula pra calculo disso?)

      8 = número de bicos?

      0,8 = ???? (abertura do bico em %?)

      pq eu tentei fazer o calculo reverso...

      c = cavalaria a ser alimentada...

      sendo:

      ((c x 0.5)/ 8) x 0,8 = 25lb/h

      (c x 0.5)x 0.8 = 25 x 8

      (c x 0.5)x 0.8 = 200

      (c x 0.5) = 200 / 0.8

      (c x 0.5) = 250

      c = 250 / 0.5

      c = 500hpo

      eh isso?

      no caso, 8 bicos injetores supririam 500hp, não sendo errado portanto dividir 500 / 8 = 62.5hp pra cada bico de 25lb/h...

      eh isso o eu fiz uma grande e errada conta estápida ?

      :d

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Gelais
        escreveu em última edição por
        #29

        fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.

        o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.

        só para comparação com esse resultado do site…..

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SeaL
          escreveu em última edição por
          #30

          fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.

          o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.

          só para comparação com esse resultado do site…..

          [snapback]271569[/snapback]

          qual a f?rmula que tu usa pra transformar lb/h pra ml/min???

          :d

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            streit
            escreveu em última edição por
            #31

            ? nisso que da o cara ter preguiça de abrir o site.. tsc tsc.

            f?rmula para se obter quantidade de bicos e converter as unidades:

            essa daqui é pra quem quer aumentar apenas a pressão na linha de combustável mantendo o mesmo bico:

            mais moleza que isso só maria mole.

            bfsc está relacionado com o tipo do motor e preparação, é um valor obtido empiricamente que se chegou a um concenso, segundo o site:

            _* brake specific should be:

            .45 to .50 for naturally aspirated engines,

            .55 to .60 for supercharged engines,

            and .60 to .65 for turbocharged engines._

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SeaL
              escreveu em última edição por
              #32

              agradeão a força ae streit…. mas não é questão de preguiça... aqui eh bloqueado como vc pode perceber pela imagem...

              se eu tivesse com preguiça eu pura e simplismente deixaria na mão do meu preparador e tocava um foda-se…

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                streit
                escreveu em última edição por
                #33

                hahahaha, tranquilo, perai:

                vazão do bico = (potência x bfsc) / (n? de bicos x %de abertura do bico)

                agora mudando a pressão na linha:

                nova vazão do bico = [raiz quadrada(nova pressão/antiga pressão)] x vazão antiga

                ps: se for deixar na mão do teu preparador e tacar um foda-se, cuidado hein, tem cada cara por aí… :d

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  maurício
                  escreveu em última edição por
                  #34

                  eh assim ?… como o streit jah postou...

                  cvxbsfc = tamanho do bico em lbs/hr para utilização de gasolina…

                  nbixciclo

                  nbi= numero de bicos injetores

                  ciclo em %( por exemplo, usa 0,8 para 80% de ciclo)

                  para o uso de alcool de posto o tamanho dos bicos deve ser em média 65% maior e para metanol seria 95% maior ... mas jah vi pessoas usando 110% para metanol...

                  a tranformação de lbs/h para ml/min deve ser igual a tranformação de lbs/h para cc/min... pois 1cc=1ml....

                  e sobre o bsfc...

                  0.40 para carros originais aspirados

                  0.45 para aspirados pesados

                  0.50 é 0.55 para superchargers e/ou turbo de rua

                  0.60 é 0.65 para turbo de competição...

                  eh assim q eu aprendi...

                  t+ galera...

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overrr
                    escreveu em última edição por
                    #35

                    ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.

                    agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:

                    motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.

                    500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.

                    multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.

                    usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.

                    [snapback]271553[/snapback]

                    então teoricamente um motor de 500 hp so precisaria de 2 bicos de 160lbs/h ?? ou entao 4 bicos com 60lbs/h ??? quatro bicos extras de 160lbs/h está sendo uma exageiro dos grande ?

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overrr
                      escreveu em última edição por
                      #36

                      no site da fuel tech tem uma calculadora de tamanho de bico..

                      www.fueltech.com.br la no canto inferior esquerdo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overrr
                        escreveu em última edição por
                        #37

                        essas formulas ai apresentadas são para uso com gasolina? são do site da rc né? entao teria que calcular 30% a mais certo??

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SeaL
                          escreveu em última edição por
                          #38

                          amo muito este fórum :aaf:

                          huahuahuahuahuahuhuaa

                          conhecimento aki sempre eh compartilhado… hehehe

                          valeu streit... mas se for o hondinha, huahuahua, é da minha mão eh direto pra overspeed... não tem outro preparador que me passou tanta humildade e conhecimento e confian?a quanto eles, hehehe (ae jr... quero desconto depois dessa )

                          se for um ap no bura... bom... ae eh briga dura pq ou vai pra over, ou ele desce a serra pra mão do ka... hehehehe mas tah mais pra over por conta do que tá se motrando o ap do meu irmão... :aaf:

                          (quero mais desconto depois desta segunda puxada de saco)

                          valeu valeu... agora eh sentar e fazer vê???rios cálculos aki... hehehehe

                          abraços

                          :d :d

                          (edited)

                          ali?s...

                          dah pra usar este mesmo calculo na conversão de um carro pra alcool?

                          pode-se utilizar bicos de alta vazão (25lb/h) pra alimentar um carro original, convertido pro alcool?

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overrr
                            escreveu em última edição por
                            #39

                            então teoricamente um motor de 500 hp so precisaria de 2 bicos de 160lbs/h ?? ou entao 4 bicos com 60lbs/h ??? quatro bicos extras de 160lbs/h está sendo uma exageiro dos grande ?

                            [snapback]271612[/snapback]

                            opa quis dizer 4 bicos de 80lbs/h

                            pq eu não consigo editar meus post ?? tem tempo para editar ?

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              streit
                              escreveu em última edição por
                              #40

                              teoricamente sim.

                              mas veja bem, bfsc é um valor característico de cada motor. é um resultado que se obtem medindo o carro em dinamometro. esse valor de 0,5 é uma média que se convencionou para motores originais.

                              agora imagine um motor tipo um ap 2.0 8v turbo no metanol, com 500hp. certamente a sua efici?ncia não será a mesma de outros motores. então provavelmente esse valor de bfsc suba para a casa dos 0,65 a 0,7. refazendo os cálculos, usando bfsc de 0,65 teremos:

                              (160 lb/h x 0,8)/0,65 = 196 hp para cada bico de 160 lb/h.

                              500 / 196 = 2,5. ou seja, já tem de usar pelo menos 3 bicos desses. mas por ser um motor 4 cilindros, então usa-se 4 para melhor distribuir o combustável e proporcionar uma montagem mais harmoniosa. podendo assim diminuir o duty cicle, de 80% pode ir pra 60%, ou mesmo diminuir um pouco a pressão da linha de combustável.

                              obviamente esse é apenas um valor estimado que serve como ponto de partida para o acerto. em cima disso é que o preparador vai realizar os acertos necessários até obter o comportamento esperado do motor. agora, usar 8 desses e milhares de bombas para essa potência logo de cara se mostra realmente um exagero que não tem motivo de ser.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                #41

                                :d qual a f?rmula que tu usa pra transformar lb/h pra ml/min???

                                o que fiz foi conversões de unidades

                                converti lb para kg ( 1 kg aprox 2,2 lb) depois de kg para litros e consequentemente ml (agora que me lembrei que usei a densidade da água. :d foi mal) e mudei de hora para minutos.

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  #42

                                  a formula específica eu nao sei, mas no site da rc, www.rceng.com como você pode ver ai em cima eles chegaram ao numero de 10,5 é so multiplicar

                                  ##lbs/h x 10,5 = ##cc

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #43

                                    amo muito este fórum :d

                                    huahuahuahuahuahuhuaa

                                    conhecimento aki sempre eh compartilhado… hehehe

                                    [snapback]271625[/snapback]

                                    ehehehe eu tb isso aqui :aaf:

                                    se for um ap no bura… bom... ae eh briga dura pq ou vai pra over, ou ele desce a serra pra mão do ka...[snapback]271625[/snapback]

                                    hehehehehe não tenho oficina e nem sou preparador, na verdade sou diagramador gr?fico :d

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #44

                                      fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.

                                      o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.

                                      só para comparação com esse resultado do site…..

                                      [snapback]271569[/snapback]

                                      1210 ml/m? :aaf:

                                      um bico de monza monoponto, q é um chuveiro e alimenta um motor 2.0 a alcool tem 90,5 ml/m.

                                      não consigo imaginar o q seja ter cada bico jogando um litro e duzentos ml por minuto em cada cilindro :d

                                      ta certa essa conversão? :d

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #45

                                        pela formula apresentada seria

                                        160lbs/h x 10,5 = 1680 cc/min

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                                          pela formula apresentada seria

                                          160lbs/h  x 10,5 = 1680 cc/min

                                          [snapback]271870[/snapback]

                                          :d :d :aaf:

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