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Lotus omnivore

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  • T Offline
    T Offline
    TopFuel
    escreveu em última edição por
    #1

    _a lotus sempre está tentando criar algo mais eficiente no campo de [tecnologia automotiva](tecnologia automotiva) e seu projeto atual é um motor conhecido como onívoro. o que é onívoro?

    segundo o dicionário, onívoro significa um animal que ingere alimentos de origem animal e vegetal. então, o motor onívoro da lotus é um flex.

    ele pode funcionar tanto com etanol como com gasolina, mas o que diferencia ele dos nossos motores flexíveis é a capacidade de variação da taxa de compressão, otimizando a eficiência da queima para economizar combustível e reduzir emissões de poluentes.

    o motor pode funcionar em vários regimes de rotação e compressão, sempre obtendo a melhor eficiência possível em qualquer dos combustíveis utilizados.

    para ver como funciona, a lotus disponibilizou uma animaç_[ão interativa]([i]ão[/i][i] interativa[/i]) do motor onívoro.

    [fonte: noticias automotivas](fonte: noticias automotivas)

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    • P Offline
      P Offline
      Pix
      escreveu em última edição por
      #2

      fantástico.

      agora… será que vira comercializar?

      1 Resposta Última resposta
      • * Offline
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        * Caroline Stella *
        escreveu em última edição por
        #3

        simples e bem bolado. seria o verdadeiro motor bi-combustível…

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          Sixspeed
          escreveu em última edição por
          #4

          a lotus caga na cabeça de qualquer fabricante do mundo com 1/100 do orçamento.

          porsche é o caramba.

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            Joel_RS
            escreveu em última edição por
            #5

            bacana demais. quero ver ir pra frente.

            1 Resposta Última resposta
            • V Offline
              V Offline
              vwfan
              escreveu em última edição por
              #6

              a lotus caga na cabeça de qualquer fabricante do mundo com 1/100 do orçamento.

              porsche é o caramba.

              six, olha o vocabulário. ¬¬

              :hauhau:

              esse lance de taxa variável já nao existia nos saab? (falei mas sinceramente soh lembro vagamente de ter a impressão de que sim… mas não motivado pela mudança de combustível, claro)

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                trakinas
                escreveu em última edição por
                #7

                queria ver o esquema dos sensores de combustivel. como a central vai saber a porcentagem de cada combustivel? qual tipo de sensor eles vão utilizar?

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  biriba
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  esse lance de taxa variável já nao existia nos saab? (falei mas sinceramente soh lembro vagamente de ter a impressão de que sim… mas não motivado pela mudança de combustível, claro)

                  também lembro desses saab com taxa variável.

                  mas pra mim, um bom bi-combustivel com taxa variável é utilizando turbo.

                  1 Resposta Última resposta
                  • V Offline
                    V Offline
                    vwfan
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    queria ver o esquema dos sensores de combustivel. como a central vai saber a porcentagem de cada combustivel? qual tipo de sensor eles vão utilizar?

                    provavelmente vai diminuir a taxa de acordo com o ks do carro…

                    também lembro desses saab com taxa variável.

                    mas pra mim, um bom bi-combustivel com taxa variável é utilizando turbo.

                    :hauhau:

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      Joel_RS
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      six, olha o vocabulário. ¬¬

                      :hauhau:

                      esse lance de taxa variável já nao existia nos saab? (falei mas sinceramente soh lembro vagamente de ter a impressão de que sim… mas não motivado pela mudança de combustível, claro)

                      o sistema da saab tinha cabeçote móvel e era mais complexo. a gm, burra pra kct, engavetou o projeto.

                      o objetivo era economia e redução de emissões.

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        streit
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        inovador, mas complexo.

                        sou mais variar a pressão do turbo conforme o combustível. simples e eficaz.

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          six, olha o vocabulário. ¬¬

                          :(

                          esse lance de taxa variável já nao existia nos saab? (falei mas sinceramente soh lembro vagamente de ter a impressão de que sim… mas não motivado pela mudança de combustível, claro)

                          a saab realmente desenvolveu um motor com taxa de compressão variável…tinha um mecanismo entre o bloco e o cabeçote que variava a espessura de acordo com os parâmetros do motor...a grosso modo seria uma junta de cabeçote variável

                          agora, o q não foi colocado na reportagem e que é um detalhe importantíssimo: esse motor da lotus É 2 tempos, e o combustÍvel entra em queima espontÂnea, sem precisar de vela, assim como nos motores a diesel

                          a vela só é utilizada em partidas à frio ou em condições de alta carga e baixa taxa de compressão….além disso, tem um sistema que altera o diagrama da janela de escape, pra garantir a melhor eficiência do motor

                          o sistema de variação de taxa de compressão desse motor é bem mais simples do q o da saab...é como se fosse um pistão de cabeça pra baixo com uma vela encaixada nele, ligado a um sistema controlado por um eixo excêntrico

                          acho q o Éder vai infartar vendo a animação de como funciona esse motor :hauhau:

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            2 stroke… nunca vai atender nenhuma norma de poluição em vigor no mundo todo...

                            eu acredito que isso é mais um desenvolvimento de tecnologia do que o motor em si... bem provavel que estejam testando a idéia para futuramente aplicar em motores 4 tempos

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              2 stroke… nunca vai atender nenhuma norma de poluição em vigor no mundo todo...

                              eu acredito que isso é mais um desenvolvimento de tecnologia do que o motor em si... bem provavel que estejam testando a idéia para futuramente aplicar em motores 4 tempos

                              a cagiva conseguiu que sua 125cc 2t atendesse à norma euro 3 usando carburador

                              com certeza é possível homologar um motor 2t para atender à normas mais rígidas….basta investir em pesquisa e desenvolvimento

                              inclusive, aparentemente, esse motor da lotus utiliza um sistema de lubrificação como de um motor 4t, com cárter e bomba de óleo, e não vai nada misturado no combustível...mas isso pra saber mesmo só se sair alguma entrevista com o chefe da equipe de engenheiros que projetou o motor

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
                                B Offline
                                biriba
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                inovador, mas complexo.

                                sou mais variar a pressão do turbo conforme o combustível. simples e eficaz.

                                fato

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  não era a fiat que estava desenvolvendo um motor sobrealimentado, tri combustível, que variação na pressão do turbo?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    Sixspeed
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    se for pra ficar brincando de trocar caracolzinho em jurássicos ciclo otto os motores a combustão não vão evoluir nunca.

                                    uma hora a coisa tem que andar pra frente.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      m4c4c0
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      acho que a dificuldade técnica é o aumento da câmara. a exatidão das peças deve inviabilizar o custo de produção, da mesma forma que os motores rotativos.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        miozao
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        uia lotus com ypvs hahahaha maneiro mesmo.. esquema 2t… deve render bem 2t, metade do peso, o dobro da diversão :hauhau:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • Q Offline
                                          Q Offline
                                          quarteto
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          date= 25 january 2010 - 08:12 pm timestamp= 1264461127 post= 792877 ]

                                          acho que a dificuldade técnica é o aumento da câmara. a exatidão das peças deve inviabilizar o custo de produção, da mesma forma que os motores rotativos.

                                          os motores rotativos continuam sendo usados até hj pela mazda, e não acredito que eles seriam tão teimosos assim (desde 1963 eles têm um carro de produção com esse motor) se o motor não fosse viável…

                                          se não investir em pesquisa e não ousar implementá-las nos carros de produção, o motor ciclo otto vai morrer

                                          1 Resposta Última resposta

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