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Taxa e pressão nos forjados de hoje

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    * Caroline Stella *
    escreveu em última edição por
    #67

    exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

    8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

    duvido

    motores c a mesma configuração de turbina e pressão, o taxado vem muito + potência.

    na prática, pelo que eu mesma comprovei, é isso mesmo. taxado e com a mesma pressão de um motor com taxa menor, vai render mais mesmo.

    agora, ng baixa a taxa de um motor para manter a mesma pressão. baixa-se para aumentar a pressão e junto com ela, a potência em relação de quando era taxado e limitado a uma pressão menor.

    os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      fusca84
      escreveu em última edição por
      #68

      exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

      8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

      duvido

      motores c a mesma configuração de turbina e pressão, o taxado vem muito + potência.

      na prática, pelo que eu mesma comprovei, é isso mesmo. taxado e com a mesma pressão de um motor com taxa menor, vai render mais mesmo.

      agora, ng baixa a taxa de um motor para manter a mesma pressão. baixa-se para aumentar a pressão e junto com ela, a potência em relação de quando era taxado e limitado a uma pressão menor.

      os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

      bom, foi apenas hipotético. eu contava com um avanço maior e com o fato de ter mais mistura para queimar.

      []s

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #69

        mesmo que vc enfie ponto goela abaixo do motor num vem a mesma coisa que taxando, é um fato… tenho umas tabelinhas em algum lugr que discutem isso... limite inferior e superior de detonação em um mesmo motor com taxas diferentes... no destaxado chega uma hora que vc coloca mais ponto e apenas se aproxima do limite superior sem ganhos apreciáveis de potencia... já no taxado é o contrário... vc ganha bem mais com o avanço, só que a janela entre os limites é menor...

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #70

          os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

          concordo 100%

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #71

            lí em algum lugar, q a f1 da era turbo usava taxa de 7,5:1 (gasolina especial)

            mas a pressão de turbo chegava nos 5kg

            e aguentava 2 horas beliscando o vermelho

            motores 1.2 a 1.6 (4 cil e alguns v6) q produziam até 1500 cvs.

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              paulogfr
              escreveu em última edição por
              #72

              porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                G u s t a v o
                escreveu em última edição por
                #73

                porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                emissão de poluentes

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #74

                  porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                  emissão de poluentes

                  abaixar o consumo

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    paulogfr
                    escreveu em última edição por
                    #75

                    isso já responde minha pergunta.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      fusca84
                      escreveu em última edição por
                      #76

                      porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                      emissão de poluentes

                      abaixar o consumo

                      porque eles não frequentam o pp.

                      []s

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        Joel_RS
                        escreveu em última edição por
                        #77

                        porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                        emissão de poluentes

                        abaixar o consumo

                        porque eles não frequentam o pp.

                        []s

                        deveriam.

                        ao se projetar um carro sempre tem legislação, consumo, emissões e durabilidade pra se levar em conta.

                        bem que podiam oferecer setups mais :ban: nem que fosse com garantia limitada.

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
                          W Offline
                          welsobral
                          escreveu em última edição por
                          #78

                          opa amigos só uma duvida quanto mais for destachato maior consumo pois montei meu forjado 2.0 pistao 83.5mm é pistao iapel nao rodei nem 800km ainda percebi q ta vindo um consumo no carro autinho mesmo….

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Flavio Cruz
                            escreveu em última edição por
                            #79

                            mais isso é obvio… destaxado aproveita menos a resultante da queima... a univa vantagem é que pode atolar mistura dentro.. entao la vem potencia...

                            mais pra aproveitar o maximo o combustivel para consumo? somente taxaralho

                            1 Resposta Última resposta
                            • 1 Offline
                              1 Offline
                              16volts
                              escreveu em última edição por
                              #80

                              concordo com tudo o que foi falado…

                              mas pq não definir um objetivo de potência e com isso uma taxa que consiga propiciar um bom compromisso?

                              simples assim...

                              que eu tenho visto, 9-9,5 tem sido uma taxa bem usada com álcool e 500-600hp... sem quebrar, inclusive andando de final com moto.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                sidney dourado
                                escreveu em última edição por
                                #81

                                motor de ayrton senna de 1988

                                o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  AnD_20V
                                  escreveu em última edição por
                                  #82

                                  concordo com tudo o que foi falado…

                                  mas pq não definir um objetivo de potência e com isso uma taxa que consiga propiciar um bom compromisso?

                                  simples assim...

                                  que eu tenho visto, 9-9,5 tem sido uma taxa bem usada com álcool e 500-600hp... sem quebrar, inclusive andando de final com moto.

                                  é que falei a umas 6 paginas atrás, questão de gosto.

                                  e saber também o real objetivo/necessidade, coisa dificil de ver hoje em dia.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    fusca84
                                    escreveu em última edição por
                                    #83

                                    motor de ayrton senna de 1988

                                    o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                    o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                    mas esse ai é o setup de corrida.

                                    na época em que a formula 1 era uma categoria que envolvia bastante dinheiro e os caras não ligavam para custos, existiam 2 motores. um para corrida e outro para classificação que dizem entregar perto de 1500cv @ 5bar.

                                    []s

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
                                      G Offline
                                      Gui_Jpa
                                      escreveu em última edição por
                                      #84

                                      motor de ayrton senna de 1988

                                      o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                      o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                      mas esse ai é o setup de corrida.

                                      na época em que a formula 1 era uma categoria que envolvia bastante dinheiro e os caras não ligavam para custos, existiam 2 motores. um para corrida e outro para classificação que dizem entregar perto de 1500cv @ 5bar.

                                      []s

                                      e sem wastegaste.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        sidney dourado
                                        escreveu em última edição por
                                        #85

                                        o f1 mais potente: [lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986](lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986)

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          Gui_Jpa
                                          escreveu em última edição por
                                          #86

                                          o f1 mais potente: [lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986](lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986)

                                          lamentavel que a f1 deixou de ser um esporte de macho pra ser um playground de gurizinhos…

                                          1 Resposta Última resposta

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