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Turbo e economia, isso é possível?

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    LeonardoZ
    escreveu em última edição por
    #3

    edit … o booster é uma boa sim... mas se nao me engano tem que ter uma certa pericia para ajustar apressao... sem contar que acho que existe diferentes tipos... 2 estagios 3 estagios etc... :^^:

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    • M Offline
      M Offline
      miozao
      escreveu em última edição por
      #4

      a maneira mais economica que vai conseguir montar um turbinado é com

      • bico auxiliar p/ fase turbo

      • controle de ponto

      o bico auxiliar só vai mandar mais combustivel quando realmente precisar (quando tiver pressão), do contrário, será um carro normal…

      os bicos originais alimentam o carro na fase aspirada e a fase turbo entra o auxiliar.

      meu carro faz a mesma coisa que fazia quando era só passado é alcool, e agora turbo.

      claro, isso depende de como anda, pq com o po em baixo com o bicão xuxando alcool pra dentro deve fazer nem metade :^^:

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        ALEXANDRE BH MINAS
        escreveu em última edição por
        #5

        a maneira mais economica que vai conseguir montar um turbinado é com

        • bico auxiliar p/ fase turbo

        • controle de ponto

        o bico auxiliar só vai mandar mais combustivel quando realmente precisar (quando tiver pressão), do contrário, será um carro normal…

        os bicos originais alimentam o carro na fase aspirada e a fase turbo entra o auxiliar.

        meu carro faz a mesma coisa que fazia quando era só passado é alcool, e agora turbo.

        claro, isso depende de como anda, pq com o po em baixo com o bicão xuxando alcool pra dentro deve fazer nem metade  :^^:

        [snapback]526759[/snapback]

        isso que eu queria saber, o lance de usar um tipo de buster seria justamente para manter uma pressao tao baixa no inicio que o carro ficaria como se fosse original mesmo pisando até o talo, agora depois que acionasse o botaozinho do capeta a historia seria diferente, saca

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          miozao
          escreveu em última edição por
          #6

          isso que eu queria saber, o lance de usar um tipo de buster seria justamente para manter uma pressao tao baixa no inicio que o carro ficaria como se fosse original mesmo pisando até o talo, agora depois que acionasse o botaozinho do capeta a historia seria diferente, saca

          [snapback]526768[/snapback]

          mais não adianta nada você ter um booster, mantendo a pressao inicial em 0.2 e ter 4 bicos arrombados pra alimentar 1.5 bar

          eles vão ficar mijando em baixa, não pulverizando corretamente, aumentando pra caramba o consumo

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            DuDu_Civic
            escreveu em última edição por
            #7

            leva uma coisa em consideração, a não ser q vc faça um sistema no escape q deixe a turbina parada, ele vai ficar soprando pressão pra fora e pode rodar demais o eixo causando um desgaste prematuro

            pessoal costuma fazer um sistema com borboleta de santana antigo, um pra gnv e outro pra turbo

            []s

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #8

              veja bem… essa história do turbo + economia sempre é pol?mica por diferenças de interpretação...

              ? claro que o turbo em só aumenta absurdamente a efici?ncia de um motor, por reduzir ou mesmo eliminar qualquer problema de restrição ao enchimento volum?trico original do motor desde marcha lenta e multiplicar esse enchimento quando pressuriza..

              o problema ?... se enche mais, entra mais ar... se o carro tem dispositivos de gerenciar a mistura para esse mais ar seja la ele qual for, rende mais potência... se rende mais potencia, gasta mais...

              ou seja... se vc turbinar um carro original de 100cv e passar a utiliz?-lo com 200cv, vc vai gastar mais... se vc continuar utilizando no máximo 100cv, mesmo com o carro podendo render mais, então a teoria nos diz que vc vai gastar menos combustivel... pois esses mesmos 100cv estarão sendo gerados com vêrios fatores melhores que quando o carro estava aspirado, rpm mais baixa gerando o mesmo torque, mais velocidade de gases, melhor enchimento dos cilindros mesmo sem pressão positiva considerável, etc...

              existem muitos fatores envolvidos, mas é mais ou menos isso da? que falei...

              na minha humilde opinião, é impossível economizar na prática turbinando um motor.... em relação ao original... mas se for comparar com um aspirado de potencia equivalente ao turbo, o turbo será sempre mais eficiente, em teoria.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                miozao
                escreveu em última edição por
                #9

                veja bem… essa história do turbo + economia sempre é pol?mica por diferenças de interpretação...

                ? claro que o turbo em só aumenta absurdamente a efici?ncia de um motor, por reduzir ou mesmo eliminar qualquer problema de restrição ao enchimento volum?trico original do motor desde marcha lenta e multiplicar esse enchimento quando pressuriza..

                o problema ?... se enche mais, entra mais ar... se o carro tem dispositivos de gerenciar a mistura para esse mais ar seja la ele qual for, rende mais potência... se rende mais potencia, gasta mais...

                ou seja... se vc turbinar um carro original de 100cv e passar a utiliz?-lo com 200cv, vc vai gastar mais... se vc continuar utilizando no máximo 100cv, mesmo com o carro podendo render mais, então a teoria nos diz que vc vai gastar menos combustivel... pois esses mesmos 100cv estarão sendo gerados com vêrios fatores melhores que quando o carro estava aspirado, rpm mais baixa gerando o mesmo torque, mais velocidade de gases, melhor enchimento dos cilindros mesmo sem pressão positiva considerável, etc...

                existem muitos fatores envolvidos, mas é mais ou menos isso da? que falei...

                na minha humilde opinião, é impossível economizar na prática turbinando um motor…. em relação ao original... mas se for comparar com um aspirado de potencia equivalente ao turbo, o turbo será sempre mais eficiente, em teoria.

                [snapback]526785[/snapback]

                :d

                só se o cara for muuuuuuuuuuuuito sussegado…. mais como a maioria turbina pra ver o osso mesmo... hehehehehe quase nunca economiza.

                mais meu carro ficou bem econômico, pelo menos eu acho, pois praticamente não mudou em relação a antes de turbinar.

                claro sempre falando, em andar de boa... se pisar e o monoponto de 2.0 é alcool tocha alcool pra dentro pra acompanhar a ventania da .50 ehehehhehe o tanque vai que vai :^^:

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Arthur... 0
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  mais não adianta nada você ter um booster, mantendo a pressao inicial em 0.2 e ter 4 bicos arrombados pra alimentar 1.5 bar

                  eles vão ficar mijando em baixa, não pulverizando corretamente, aumentando pra caramba o consumo

                  [snapback]526778[/snapback]

                  mais se ele colocar 0.2 de pressao inicial os bicos originais ja alimentam por causa da inje?ao, e quando ele for usar o booster é so colocar bico extra acho que desse jeito o carro ficaria economico (quase igual original a alcool) … (falei alguma besteira ?)

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    miozao
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    mais se ele colocar 0.2 de pressao inicial os bicos originais ja alimentam por causa da inje?ao, e quando ele for usar o booster é so colocar bico extra acho que desse jeito o carro ficaria economico (quase igual original a alcool) … (falei alguma besteira ?)

                    [snapback]526795[/snapback]

                    pra você ter uma idéia de como a injeção não aguenta alimentar quase nada acima do original.

                    meu carro, original, passado é alcool, já dava falta em alta (passado com xip :^^:), bicos originais. (chegou a deixar o coletor incandescente uma vez que segurei uns minutos de final.

                    com xip original, bicos abertos 40%, alcool e turbo, eles alimentam até 0.2 bar +/-, ai cai de 860mv a sonda, e entra o auxiliar. que segura as pontas até a pressão que tiver regulada.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SemControle
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      nossa miozao, o coletor ficou incandescente?por falta?

                      nossa nao dilatou a ponto de travar nada? nao derreteu, ou essa falta aspirado nao da nada desses problemas?

                      o antigo corsa saiu fogo do catalizador rasgado devido a mistura rica :^^:

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        miozao
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        nossa miozao, o coletor ficou incandescente?por falta?

                        nossa nao dilatou a ponto de travar nada? nao derreteu, ou essa falta aspirado nao da nada desses problemas?

                        o antigo corsa saiu fogo do catalizador rasgado devido a mistura rica :^^:

                        [snapback]526808[/snapback]

                        acho que não… o carro ainda era aspirado, tava com xip é alcool e o 027.7... madrugadão eu indo pro sitio, pista deserta.. eu segurei um temão o po embaixo... qdo parei la na porteira parecia neon debaixo do carro :^^:

                        e aqueles estralos tópicos de ferro queimando ... deixei esfriar um pouco e já era.

                        depois turbinei e já to desde abril de 2004 turbo e nada de problema, nem deve ter dado nada :d

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Le
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          olha meu caso

                          meu carro eh carburado, deve fazer de boa….sem turbinar uns 4,5 km/l de alcool, ja qdo piso deve fazer uns 3 km/l, deve ta gordo pra caramba, mas deixei assim por 2 motivos....

                          01- nao tenho como saber da mistura, to sem sonda e hallmeter e pressao de comb.

                          02- tenho medo de dar falta e furar pistao

                          minha logica eh....

                          ta na chuva eh pra se molhar ...... :^^:

                          :d

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SemControle
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            nossa so consigo imaginar isso igual ao meu com mistura rica ou catalizador entupido

                            se os motores usam a mistura pra resfriar os pistoes e tava pobre imagina-se a dilatacao e todo problema conhecido dos turbos so q em aspirado leva-se mais tempo pra alcancar tal ponto triste

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              Alex JF
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              :d

                              só se o cara for muuuuuuuuuuuuito sussegado….  mais como a maioria turbina pra ver o osso mesmo... hehehehehe  quase nunca economiza.[snapback]526792[/snapback]

                              nestes casos a economia não é um fator que é levado em conta, pois como diria um ditado da época do meu pai: cavalo anda, cavalo bebe… :^^:

                              se o cara que um carro forte (turbo ou aspirado), a última coisa que ele tem que se importar é com consumo

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                miozao
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                nossa so consigo imaginar isso igual ao meu com mistura rica ou catalizador entupido

                                se os motores usam a mistura pra resfriar os pistoes e tava pobre imagina-se a dilatacao e todo problema conhecido dos turbos so q em aspirado leva-se mais tempo pra alcancar tal ponto triste

                                [snapback]526818[/snapback]

                                pra ver como uma injeção original não alimenta 0.2 bar sozinha nem a pau.

                                hj em dia, já turbo, acertadinho e tal, eu piso, escandalizo, e a temp fica de boa (ainda mais depois que limpei o radiador :^^: )

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
                                  S Offline
                                  SemControle
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  pior q o lance de consumo é de se levar em conta mesmo em carro original se eu andar igual veiao faz 12 e poko agora como eu to me soltando e mandando a bota quero ver descarbonizar caiu pra 10, so q sei la ainda nao mestiga a acelerar nesse carro, acredito q qnd andar como andava nao passa de 8km/l

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    SemControle
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    pra ver como uma injeção original não alimenta 0.2 bar sozinha nem a pau.

                                    hj em dia, já turbo, acertadinho e tal, eu piso, escandalizo, e a temp fica de boa (ainda mais depois que limpei o radiador  :^^: )

                                    [snapback]526821[/snapback]

                                    ? posso dizer q esse sonho de turbinar vou precisar realizar antes de morrer

                                    ja acredito q sera o unico sonho q poderei realizar um dia

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

                                      bicos, dosador, bomba, ponto?

                                      qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

                                        bicos, dosador, bomba, ponto?

                                        qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

                                        [snapback]526827[/snapback]

                                        bicos

                                        depois, caso a bomba não estiver 100%, a própria.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #22

                                          legal entao, as limitacoes estao fora da central e tem como contornar, se levar em conta a capacidade adaptativa da central ela podera acertar o tempo de abertura dos bicos pra menos conforme o tamanho dos mesmos

                                          1 Resposta Última resposta

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