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Turbo e economia, isso é possível?

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  • D Offline
    D Offline
    DuDu_Civic
    escreveu em última edição por
    #7

    leva uma coisa em consideração, a não ser q vc faça um sistema no escape q deixe a turbina parada, ele vai ficar soprando pressão pra fora e pode rodar demais o eixo causando um desgaste prematuro

    pessoal costuma fazer um sistema com borboleta de santana antigo, um pra gnv e outro pra turbo

    []s

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    • F Offline
      F Offline
      Fahrell
      escreveu em última edição por
      #8

      veja bem… essa história do turbo + economia sempre é pol?mica por diferenças de interpretação...

      ? claro que o turbo em só aumenta absurdamente a efici?ncia de um motor, por reduzir ou mesmo eliminar qualquer problema de restrição ao enchimento volum?trico original do motor desde marcha lenta e multiplicar esse enchimento quando pressuriza..

      o problema ?... se enche mais, entra mais ar... se o carro tem dispositivos de gerenciar a mistura para esse mais ar seja la ele qual for, rende mais potência... se rende mais potencia, gasta mais...

      ou seja... se vc turbinar um carro original de 100cv e passar a utiliz?-lo com 200cv, vc vai gastar mais... se vc continuar utilizando no máximo 100cv, mesmo com o carro podendo render mais, então a teoria nos diz que vc vai gastar menos combustivel... pois esses mesmos 100cv estarão sendo gerados com vêrios fatores melhores que quando o carro estava aspirado, rpm mais baixa gerando o mesmo torque, mais velocidade de gases, melhor enchimento dos cilindros mesmo sem pressão positiva considerável, etc...

      existem muitos fatores envolvidos, mas é mais ou menos isso da? que falei...

      na minha humilde opinião, é impossível economizar na prática turbinando um motor.... em relação ao original... mas se for comparar com um aspirado de potencia equivalente ao turbo, o turbo será sempre mais eficiente, em teoria.

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        miozao
        escreveu em última edição por
        #9

        veja bem… essa história do turbo + economia sempre é pol?mica por diferenças de interpretação...

        ? claro que o turbo em só aumenta absurdamente a efici?ncia de um motor, por reduzir ou mesmo eliminar qualquer problema de restrição ao enchimento volum?trico original do motor desde marcha lenta e multiplicar esse enchimento quando pressuriza..

        o problema ?... se enche mais, entra mais ar... se o carro tem dispositivos de gerenciar a mistura para esse mais ar seja la ele qual for, rende mais potência... se rende mais potencia, gasta mais...

        ou seja... se vc turbinar um carro original de 100cv e passar a utiliz?-lo com 200cv, vc vai gastar mais... se vc continuar utilizando no máximo 100cv, mesmo com o carro podendo render mais, então a teoria nos diz que vc vai gastar menos combustivel... pois esses mesmos 100cv estarão sendo gerados com vêrios fatores melhores que quando o carro estava aspirado, rpm mais baixa gerando o mesmo torque, mais velocidade de gases, melhor enchimento dos cilindros mesmo sem pressão positiva considerável, etc...

        existem muitos fatores envolvidos, mas é mais ou menos isso da? que falei...

        na minha humilde opinião, é impossível economizar na prática turbinando um motor…. em relação ao original... mas se for comparar com um aspirado de potencia equivalente ao turbo, o turbo será sempre mais eficiente, em teoria.

        [snapback]526785[/snapback]

        :d

        só se o cara for muuuuuuuuuuuuito sussegado…. mais como a maioria turbina pra ver o osso mesmo... hehehehehe quase nunca economiza.

        mais meu carro ficou bem econômico, pelo menos eu acho, pois praticamente não mudou em relação a antes de turbinar.

        claro sempre falando, em andar de boa... se pisar e o monoponto de 2.0 é alcool tocha alcool pra dentro pra acompanhar a ventania da .50 ehehehhehe o tanque vai que vai :^^:

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Arthur... 0
          escreveu em última edição por
          #10

          mais não adianta nada você ter um booster, mantendo a pressao inicial em 0.2 e ter 4 bicos arrombados pra alimentar 1.5 bar

          eles vão ficar mijando em baixa, não pulverizando corretamente, aumentando pra caramba o consumo

          [snapback]526778[/snapback]

          mais se ele colocar 0.2 de pressao inicial os bicos originais ja alimentam por causa da inje?ao, e quando ele for usar o booster é so colocar bico extra acho que desse jeito o carro ficaria economico (quase igual original a alcool) … (falei alguma besteira ?)

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            miozao
            escreveu em última edição por
            #11

            mais se ele colocar 0.2 de pressao inicial os bicos originais ja alimentam por causa da inje?ao, e quando ele for usar o booster é so colocar bico extra acho que desse jeito o carro ficaria economico (quase igual original a alcool) … (falei alguma besteira ?)

            [snapback]526795[/snapback]

            pra você ter uma idéia de como a injeção não aguenta alimentar quase nada acima do original.

            meu carro, original, passado é alcool, já dava falta em alta (passado com xip :^^:), bicos originais. (chegou a deixar o coletor incandescente uma vez que segurei uns minutos de final.

            com xip original, bicos abertos 40%, alcool e turbo, eles alimentam até 0.2 bar +/-, ai cai de 860mv a sonda, e entra o auxiliar. que segura as pontas até a pressão que tiver regulada.

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SemControle
              escreveu em última edição por
              #12

              nossa miozao, o coletor ficou incandescente?por falta?

              nossa nao dilatou a ponto de travar nada? nao derreteu, ou essa falta aspirado nao da nada desses problemas?

              o antigo corsa saiu fogo do catalizador rasgado devido a mistura rica :^^:

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                miozao
                escreveu em última edição por
                #13

                nossa miozao, o coletor ficou incandescente?por falta?

                nossa nao dilatou a ponto de travar nada? nao derreteu, ou essa falta aspirado nao da nada desses problemas?

                o antigo corsa saiu fogo do catalizador rasgado devido a mistura rica :^^:

                [snapback]526808[/snapback]

                acho que não… o carro ainda era aspirado, tava com xip é alcool e o 027.7... madrugadão eu indo pro sitio, pista deserta.. eu segurei um temão o po embaixo... qdo parei la na porteira parecia neon debaixo do carro :^^:

                e aqueles estralos tópicos de ferro queimando ... deixei esfriar um pouco e já era.

                depois turbinei e já to desde abril de 2004 turbo e nada de problema, nem deve ter dado nada :d

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Le
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  olha meu caso

                  meu carro eh carburado, deve fazer de boa….sem turbinar uns 4,5 km/l de alcool, ja qdo piso deve fazer uns 3 km/l, deve ta gordo pra caramba, mas deixei assim por 2 motivos....

                  01- nao tenho como saber da mistura, to sem sonda e hallmeter e pressao de comb.

                  02- tenho medo de dar falta e furar pistao

                  minha logica eh....

                  ta na chuva eh pra se molhar ...... :^^:

                  :d

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    nossa so consigo imaginar isso igual ao meu com mistura rica ou catalizador entupido

                    se os motores usam a mistura pra resfriar os pistoes e tava pobre imagina-se a dilatacao e todo problema conhecido dos turbos so q em aspirado leva-se mais tempo pra alcancar tal ponto triste

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Alex JF
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      :d

                      só se o cara for muuuuuuuuuuuuito sussegado….  mais como a maioria turbina pra ver o osso mesmo... hehehehehe  quase nunca economiza.[snapback]526792[/snapback]

                      nestes casos a economia não é um fator que é levado em conta, pois como diria um ditado da época do meu pai: cavalo anda, cavalo bebe… :^^:

                      se o cara que um carro forte (turbo ou aspirado), a última coisa que ele tem que se importar é com consumo

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        miozao
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        nossa so consigo imaginar isso igual ao meu com mistura rica ou catalizador entupido

                        se os motores usam a mistura pra resfriar os pistoes e tava pobre imagina-se a dilatacao e todo problema conhecido dos turbos so q em aspirado leva-se mais tempo pra alcancar tal ponto triste

                        [snapback]526818[/snapback]

                        pra ver como uma injeção original não alimenta 0.2 bar sozinha nem a pau.

                        hj em dia, já turbo, acertadinho e tal, eu piso, escandalizo, e a temp fica de boa (ainda mais depois que limpei o radiador :^^: )

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          pior q o lance de consumo é de se levar em conta mesmo em carro original se eu andar igual veiao faz 12 e poko agora como eu to me soltando e mandando a bota quero ver descarbonizar caiu pra 10, so q sei la ainda nao mestiga a acelerar nesse carro, acredito q qnd andar como andava nao passa de 8km/l

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SemControle
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            pra ver como uma injeção original não alimenta 0.2 bar sozinha nem a pau.

                            hj em dia, já turbo, acertadinho e tal, eu piso, escandalizo, e a temp fica de boa (ainda mais depois que limpei o radiador  :^^: )

                            [snapback]526821[/snapback]

                            ? posso dizer q esse sonho de turbinar vou precisar realizar antes de morrer

                            ja acredito q sera o unico sonho q poderei realizar um dia

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              SemControle
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

                              bicos, dosador, bomba, ponto?

                              qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                miozao
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

                                bicos, dosador, bomba, ponto?

                                qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

                                [snapback]526827[/snapback]

                                bicos

                                depois, caso a bomba não estiver 100%, a própria.

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
                                  S Offline
                                  SemControle
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  legal entao, as limitacoes estao fora da central e tem como contornar, se levar em conta a capacidade adaptativa da central ela podera acertar o tempo de abertura dos bicos pra menos conforme o tamanho dos mesmos

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    miozao
                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    legal entao, as limitacoes estao fora da central e tem como contornar, se levar em conta a capacidade adaptativa da central ela podera acertar o tempo de abertura dos bicos pra menos conforme o tamanho dos mesmos

                                    [snapback]526845[/snapback]

                                    não muito

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
                                      A Offline
                                      ALEXANDRE BH MINAS
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      leva uma coisa em consideração, a não ser q vc faça um sistema no escape q deixe a turbina parada, ele vai ficar soprando pressão pra fora e pode rodar demais o eixo causando um desgaste prematuro

                                      pessoal costuma fazer um sistema com borboleta de santana antigo, um pra gnv e outro pra turbo

                                      []s

                                      [snapback]526783[/snapback]

                                      interessante, essa do desgaste prematuro eu nao tinha pensado.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        ALEXANDRE BH MINAS
                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        se existisse uma forma de ter um turbo , mas o mesmo ficasse tipo desligado e sem desgastar a turbina, isso sim seria otimo, o problema é que ela ficaria girando sem utilidade e por isso geraria um desgaste.

                                        bem, era mais ou menos isso que eu queria saber, na minha cabeça rolava de colocar um turbo totalmente desligado até que o dono quisesse que ele entrasse, mas tá vendo que isso é complicado.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          miozao
                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          se existisse uma forma de ter um turbo , mas o mesmo ficasse tipo desligado e sem desgastar a turbina, isso sim seria otimo, o problema é que ela ficaria girando sem utilidade e por isso geraria um desgaste.

                                          bem, era mais ou menos isso que eu queria saber, na minha cabeça rolava de colocar um turbo totalmente desligado até que o dono quisesse que ele entrasse, mas tá vendo que isso é complicado.

                                          [snapback]526859[/snapback]

                                          por isso que gosto de turbinão :d

                                          dá pra andar de boa sem usar pressão, e qdo quiser, só pisar no acelerador :^^:

                                          1 Resposta Última resposta

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