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Turbo e economia, isso é possível?

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  • M Offline
    M Offline
    miozao
    escreveu em última edição por
    #9

    veja bem… essa história do turbo + economia sempre é pol?mica por diferenças de interpretação...

    ? claro que o turbo em só aumenta absurdamente a efici?ncia de um motor, por reduzir ou mesmo eliminar qualquer problema de restrição ao enchimento volum?trico original do motor desde marcha lenta e multiplicar esse enchimento quando pressuriza..

    o problema ?... se enche mais, entra mais ar... se o carro tem dispositivos de gerenciar a mistura para esse mais ar seja la ele qual for, rende mais potência... se rende mais potencia, gasta mais...

    ou seja... se vc turbinar um carro original de 100cv e passar a utiliz?-lo com 200cv, vc vai gastar mais... se vc continuar utilizando no máximo 100cv, mesmo com o carro podendo render mais, então a teoria nos diz que vc vai gastar menos combustivel... pois esses mesmos 100cv estarão sendo gerados com vêrios fatores melhores que quando o carro estava aspirado, rpm mais baixa gerando o mesmo torque, mais velocidade de gases, melhor enchimento dos cilindros mesmo sem pressão positiva considerável, etc...

    existem muitos fatores envolvidos, mas é mais ou menos isso da? que falei...

    na minha humilde opinião, é impossível economizar na prática turbinando um motor…. em relação ao original... mas se for comparar com um aspirado de potencia equivalente ao turbo, o turbo será sempre mais eficiente, em teoria.

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    :d

    só se o cara for muuuuuuuuuuuuito sussegado…. mais como a maioria turbina pra ver o osso mesmo... hehehehehe quase nunca economiza.

    mais meu carro ficou bem econômico, pelo menos eu acho, pois praticamente não mudou em relação a antes de turbinar.

    claro sempre falando, em andar de boa... se pisar e o monoponto de 2.0 é alcool tocha alcool pra dentro pra acompanhar a ventania da .50 ehehehhehe o tanque vai que vai :^^:

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    • A Offline
      A Offline
      Arthur... 0
      escreveu em última edição por
      #10

      mais não adianta nada você ter um booster, mantendo a pressao inicial em 0.2 e ter 4 bicos arrombados pra alimentar 1.5 bar

      eles vão ficar mijando em baixa, não pulverizando corretamente, aumentando pra caramba o consumo

      [snapback]526778[/snapback]

      mais se ele colocar 0.2 de pressao inicial os bicos originais ja alimentam por causa da inje?ao, e quando ele for usar o booster é so colocar bico extra acho que desse jeito o carro ficaria economico (quase igual original a alcool) … (falei alguma besteira ?)

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        miozao
        escreveu em última edição por
        #11

        mais se ele colocar 0.2 de pressao inicial os bicos originais ja alimentam por causa da inje?ao, e quando ele for usar o booster é so colocar bico extra acho que desse jeito o carro ficaria economico (quase igual original a alcool) … (falei alguma besteira ?)

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        pra você ter uma idéia de como a injeção não aguenta alimentar quase nada acima do original.

        meu carro, original, passado é alcool, já dava falta em alta (passado com xip :^^:), bicos originais. (chegou a deixar o coletor incandescente uma vez que segurei uns minutos de final.

        com xip original, bicos abertos 40%, alcool e turbo, eles alimentam até 0.2 bar +/-, ai cai de 860mv a sonda, e entra o auxiliar. que segura as pontas até a pressão que tiver regulada.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SemControle
          escreveu em última edição por
          #12

          nossa miozao, o coletor ficou incandescente?por falta?

          nossa nao dilatou a ponto de travar nada? nao derreteu, ou essa falta aspirado nao da nada desses problemas?

          o antigo corsa saiu fogo do catalizador rasgado devido a mistura rica :^^:

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            miozao
            escreveu em última edição por
            #13

            nossa miozao, o coletor ficou incandescente?por falta?

            nossa nao dilatou a ponto de travar nada? nao derreteu, ou essa falta aspirado nao da nada desses problemas?

            o antigo corsa saiu fogo do catalizador rasgado devido a mistura rica :^^:

            [snapback]526808[/snapback]

            acho que não… o carro ainda era aspirado, tava com xip é alcool e o 027.7... madrugadão eu indo pro sitio, pista deserta.. eu segurei um temão o po embaixo... qdo parei la na porteira parecia neon debaixo do carro :^^:

            e aqueles estralos tópicos de ferro queimando ... deixei esfriar um pouco e já era.

            depois turbinei e já to desde abril de 2004 turbo e nada de problema, nem deve ter dado nada :d

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Le
              escreveu em última edição por
              #14

              olha meu caso

              meu carro eh carburado, deve fazer de boa….sem turbinar uns 4,5 km/l de alcool, ja qdo piso deve fazer uns 3 km/l, deve ta gordo pra caramba, mas deixei assim por 2 motivos....

              01- nao tenho como saber da mistura, to sem sonda e hallmeter e pressao de comb.

              02- tenho medo de dar falta e furar pistao

              minha logica eh....

              ta na chuva eh pra se molhar ...... :^^:

              :d

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SemControle
                escreveu em última edição por
                #15

                nossa so consigo imaginar isso igual ao meu com mistura rica ou catalizador entupido

                se os motores usam a mistura pra resfriar os pistoes e tava pobre imagina-se a dilatacao e todo problema conhecido dos turbos so q em aspirado leva-se mais tempo pra alcancar tal ponto triste

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Alex JF
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  :d

                  só se o cara for muuuuuuuuuuuuito sussegado….  mais como a maioria turbina pra ver o osso mesmo... hehehehehe  quase nunca economiza.[snapback]526792[/snapback]

                  nestes casos a economia não é um fator que é levado em conta, pois como diria um ditado da época do meu pai: cavalo anda, cavalo bebe… :^^:

                  se o cara que um carro forte (turbo ou aspirado), a última coisa que ele tem que se importar é com consumo

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    miozao
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    nossa so consigo imaginar isso igual ao meu com mistura rica ou catalizador entupido

                    se os motores usam a mistura pra resfriar os pistoes e tava pobre imagina-se a dilatacao e todo problema conhecido dos turbos so q em aspirado leva-se mais tempo pra alcancar tal ponto triste

                    [snapback]526818[/snapback]

                    pra ver como uma injeção original não alimenta 0.2 bar sozinha nem a pau.

                    hj em dia, já turbo, acertadinho e tal, eu piso, escandalizo, e a temp fica de boa (ainda mais depois que limpei o radiador :^^: )

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SemControle
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      pior q o lance de consumo é de se levar em conta mesmo em carro original se eu andar igual veiao faz 12 e poko agora como eu to me soltando e mandando a bota quero ver descarbonizar caiu pra 10, so q sei la ainda nao mestiga a acelerar nesse carro, acredito q qnd andar como andava nao passa de 8km/l

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SemControle
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        pra ver como uma injeção original não alimenta 0.2 bar sozinha nem a pau.

                        hj em dia, já turbo, acertadinho e tal, eu piso, escandalizo, e a temp fica de boa (ainda mais depois que limpei o radiador  :^^: )

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                        ? posso dizer q esse sonho de turbinar vou precisar realizar antes de morrer

                        ja acredito q sera o unico sonho q poderei realizar um dia

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #20

                          uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

                          bicos, dosador, bomba, ponto?

                          qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            miozao
                            escreveu em última edição por
                            #21

                            uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?

                            bicos, dosador, bomba, ponto?

                            qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?

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                            bicos

                            depois, caso a bomba não estiver 100%, a própria.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              SemControle
                              escreveu em última edição por
                              #22

                              legal entao, as limitacoes estao fora da central e tem como contornar, se levar em conta a capacidade adaptativa da central ela podera acertar o tempo de abertura dos bicos pra menos conforme o tamanho dos mesmos

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                miozao
                                escreveu em última edição por
                                #23

                                legal entao, as limitacoes estao fora da central e tem como contornar, se levar em conta a capacidade adaptativa da central ela podera acertar o tempo de abertura dos bicos pra menos conforme o tamanho dos mesmos

                                [snapback]526845[/snapback]

                                não muito

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  ALEXANDRE BH MINAS
                                  escreveu em última edição por
                                  #24

                                  leva uma coisa em consideração, a não ser q vc faça um sistema no escape q deixe a turbina parada, ele vai ficar soprando pressão pra fora e pode rodar demais o eixo causando um desgaste prematuro

                                  pessoal costuma fazer um sistema com borboleta de santana antigo, um pra gnv e outro pra turbo

                                  []s

                                  [snapback]526783[/snapback]

                                  interessante, essa do desgaste prematuro eu nao tinha pensado.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    ALEXANDRE BH MINAS
                                    escreveu em última edição por
                                    #25

                                    se existisse uma forma de ter um turbo , mas o mesmo ficasse tipo desligado e sem desgastar a turbina, isso sim seria otimo, o problema é que ela ficaria girando sem utilidade e por isso geraria um desgaste.

                                    bem, era mais ou menos isso que eu queria saber, na minha cabeça rolava de colocar um turbo totalmente desligado até que o dono quisesse que ele entrasse, mas tá vendo que isso é complicado.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      miozao
                                      escreveu em última edição por
                                      #26

                                      se existisse uma forma de ter um turbo , mas o mesmo ficasse tipo desligado e sem desgastar a turbina, isso sim seria otimo, o problema é que ela ficaria girando sem utilidade e por isso geraria um desgaste.

                                      bem, era mais ou menos isso que eu queria saber, na minha cabeça rolava de colocar um turbo totalmente desligado até que o dono quisesse que ele entrasse, mas tá vendo que isso é complicado.

                                      [snapback]526859[/snapback]

                                      por isso que gosto de turbinão :d

                                      dá pra andar de boa sem usar pressão, e qdo quiser, só pisar no acelerador :^^:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        ALEXANDRE BH MINAS
                                        escreveu em última edição por
                                        #27

                                        por isso que gosto de turbinão  :d

                                        dá pra andar de boa sem usar pressão, e qdo quiser, só pisar no acelerador  :^^:

                                        [snapback]526860[/snapback]

                                        não deixa de ser uma otima dica, usando um turbo maior isso retardaria a sua entrada n

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • L Offline
                                          L Offline
                                          LeonardoZ
                                          escreveu em última edição por
                                          #28

                                          esse lan?e de incandescente nao é tao tenebroso… o passat 1.8t 20v aqui de casa depois de uma esticada booooa fica incandescente tb... sem problema algum...

                                          1 Resposta Última resposta

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